Eleições 2025

Mattamouros

Malta, longe de mim vir fazer aqui de advogado de defesa destes cabrões que nos lideram mas, a César o que é de César.

Isto está no site do Benfica na proposta de Regulamento Eleitoral para 2025

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/09/03/clube-benfica-regulamento-eleitoral-para-as-eleicoes-dos-orgaos-sociais-dia-25-de-outubro-2025

É agarrar e ir ver.

E sim, eu também li o esclarecimento que fala em cartões de sócio e nuvens. Mas isso parece-me apenas a questão de os cadernos eleitorais serem digital, e nao físico (o que obrigaria cada um a votar na sua morada de residência como nas eleições do país)

E se quiserem procurar no de 2021 que Pereira da Costa diz ser a base e ao qual vai recorrer em caso de chumbo (embora este tenha lá uma linha que diz que servem apenas para aquelas eleicoes) também lá está o mesmo embora o nr do artigo seja diferente.

A questão de um sócio a votar com 50 cartões diferentes é impossível com base no regulamento publicado no site.

Não sei se já alguém tinha falado aqui disto, mas fica a partilha.

E já agora, isto está apenas no regulamento de 2021 e na proposta de 2025. Não há nada a falar sobre identificação nos estatutos, mas os regulamentos são clarinhos como a água.

Portanto, direi que não precisamos de panicar. Não por aqui.

Se me quiserem dizer que 99,99% dos cartões de sócio ficam riscados quando votas (eu como delegado do SoB fiz o teste em 2021 e nao consegui votar 2 vezes como é obvio) mas que nos restantes 0,01 passam.. bom.. de quem meteu um papel com 50 votos nas mãos do DSO numa AG eu já acredito em tudo.. agora a questão da identificação parece-me um não assunto..

Jonny-Venezuela

Citação de: joaoaria em 06 de Setembro de 2025, 22:54Deixa ver se percebo.

Plano A : Voto eléctrónico nas ilhas e no estrangeiro - contra os estatutos
Plano B : Cadernos eleitorais não impressos - Contra os estatutos
Plano C : Voto apenas com o cartão de sócio e sem necessidade de Cartão do cidadão para uma pessoa poder votar pela família toda e pelos mortos

O que mais me admira é que o PMAG deve pensar que a experiência de 2020 se vai repetir porque andamos todos a comer gelados com a testa.

O Plano A

Eles podem colocar qualquer número que quiserem, pois não há ninguém fora deles que possa confirmar a validade dos dados apresentados.

O Plano B

Permite aumentar fraudulentamente o número de votos para os socios que lhes convém.

O Plano C

Permite facilmente a uma pessoa votar várias vezes
através da criação de novos cartões socios artificiais.

Se eles fizerem isso umas 6 ou 7 vezes em cada centro de votação (o que nem é muito) Com 50 votos cada um deles, podem obter 5.000 votos sem muito esforço.

Noisiv

Citação de: Esbutenado em 07 de Setembro de 2025, 00:19
Citação de: Noisiv em 07 de Setembro de 2025, 00:09
Citação de: joaoaria em 06 de Setembro de 2025, 22:54Deixa ver se percebo.

Plano A : Voto eléctrónico nas ilhas e no estrangeiro - contra os estatutos
Plano B : Cadernos eleitorais não impressos - Contra os estatutos
Plano C : Voto apenas com o cartão de sócio e sem necessidade de Cartão do cidadão para uma pessoa poder votar pela família toda e pelos mortos

O que mais me admira é que o PMAG deve pensar que a experiência de 2020 se vai repetir porque andamos todos a comer gelados com a testa.

Tenham um pouco de noção que para alguém votar por si e por outra pessoa implica ter de voltar para o fim da fila. Alguém ia detectar isso.

Por cada apresentação de um cartão de sócio só será entregue um único boletim de voto.

Num local de pouca afluência, onde "valeria" a pena voltar ao fim da fila em tempo útil, seria difícil que alguém das listas da oposição não desse conta de uma ou mais caras que já tenham visto.

A única forma passível de corromper a votação seria através da deslocação de dado indivíduo a outra mesa de voto. Não é impossível, mas roça um pouco uma teoria da conspiração se pensarmos que isto poderia acontecer em grande escala para ter real influência nos resultados.

Lembrem-se de que os votos serão físicos.

Teoria da conspiração 😂😂😂
Sabes quantas mesas de voto existem só no estádio da luz, por exemplo? Se as pessoas votassem apenas com a apresentação do cartão de sócio de certeza absoluta que NÃO ia haver vigarice.
Mas o idiota do PMAG leva novamente com os estatutos nas trombas, que exigem a apresentação de cartão de cidadão.

Certo.

Mas quantos delegados da oposição existem por mesa? Epá. Ou comem todos gelados com a testa, ou teria de ir tudo para lá de olhos vendados.

Zetuga

Já aqui se explicou e mostrou que para votar vai ser preciso cartao de socio e identificação.

Mas só para desvanecer, fiquem a saber que na Inglaterrra so a partir de agora e' necessário levar identificação para votar. Ate agora, recebia-se um papel em casa, e apenas se tinha que referenciar a morada. Nao só se podia ir votar por outra pessoa, como isso era aceite.

Poe-se a responsabilidade no eleitor, que todos devíamos efectivamente ter, mas abrem-se oportunidades.... O Brexit pode ser um bom exemplo. 😂

Seven Red

Se os cadernos eleitorais não fossem digitais, cada sócio só ia poder votar numa secção de voto específica, correspondente à morada que tem registada na ficha de sócio.
Ia ser uma grande confusão com o pessoal  a querer votar num  sítio e a não poder.

Jb3011

Citação de: xeriff em 06 de Setembro de 2025, 19:17
Citação de: Seven Red em 06 de Setembro de 2025, 18:50
Citação de: Di_Maria em 06 de Setembro de 2025, 18:38Esperem lá, eu posso levar 2 cartões de sócio e votar como se nada fosse?

Sem BI, sem nada?

Isto é mesmo verdade?
Diria que podes votar com um cartão, depois voltar para o fim da fila e quando voltares a chegar à frente votares com outro. Votares com 2 cartões ao mesmo tempo acho que dá muito nas vistas  :)
sim mas depois o dono de um desses cartões já não vai poder votar logo o número de votantes não altera pode é alterar em quem se vota
E isso não é problema suficiente????

kingvata

Citação de: Di_Maria em 06 de Setembro de 2025, 18:38Esperem lá, eu posso levar 2 cartões de sócio e votar como se nada fosse?

Sem BI, sem nada?

Isto é mesmo verdade?

Calma, há erros e está-se a trabalhar nisso contra esta gente.

Mas, mesmo no regulamento da direção já não diz isso:

Artigo 14.º
Identificação dos eleitores
A identificação do sócio eleitor perante a mesa eleitoral faz-se mediante apresentação do cartão de sócio e do bilhete de identidade ou cartão de cidadão ou de documento de identificação civil com fotografia, desde que aceite pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral ou da secção de voto.

ramasr

Citação de: kingvata em 07 de Setembro de 2025, 09:28

Sem BI, sem nada?

Isto é mesmo verdade?

Artigo 14.º
A identificação do sócio eleitor perante a mesa eleitoral faz-se mediante apresentação do cartão de sócio e do bilhete de identidade ou cartão de cidadão ou de documento de identificação civil com fotografia, desde que aceite pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral ou da secção de voto.

Obrigado pelo esclarecimento, mas fico preocupado que um comunicado que fala da importância do ato eleitoral, que cita se estar a preparar a maior eleição que este clube já viu...que tudo está a fazer...etc...

OMITE ESTE FACTO DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO, ESCREVE QUE BASTA O CARTÃO DE SÓCIO E É REGISTADO NA NUVEM.

Isto demostra, por parte da MAG, até agora, incompetência e falta de responsabilidade.

Ou são maus, ou é má fé.

Noisiv

Citação de: Zetuga em 07 de Setembro de 2025, 08:39Já aqui se explicou e mostrou que para votar vai ser preciso cartao de socio e identificação.

Mas só para desvanecer, fiquem a saber que na Inglaterrra so a partir de agora e' necessário levar identificação para votar. Ate agora, recebia-se um papel em casa, e apenas se tinha que referenciar a morada. Nao só se podia ir votar por outra pessoa, como isso era aceite.

Poe-se a responsabilidade no eleitor, que todos devíamos efectivamente ter, mas abrem-se oportunidades.... O Brexit pode ser um bom exemplo. 😂

Noutros países é igual. Mas em Portugal reina o chico-espertismo e a falta de honestidade.

kingvata

Citação de: ramasr em 07 de Setembro de 2025, 09:49
Citação de: kingvata em 07 de Setembro de 2025, 09:28

Sem BI, sem nada?

Isto é mesmo verdade?

Artigo 14.º

Obrigado pelo esclarecimento, mas fico preocupado que um comunicado que fala da importância do ato eleitoral, que cita se estar a preparar a maior eleição que este clube já viu...que tudo está a fazer...etc...

OMITE ESTE FACTO DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO, ESCREVE QUE BASTA O CARTÃO DE SÓCIO E É REGISTADO NA NUVEM.

Isto demostra, por parte da MAG, até agora, incompetência e falta de responsabilidade.

Ou são maus, ou é má fé.
Why not both?  :ashamed:

vieirah1904

Citação de: Noisiv em 06 de Setembro de 2025, 23:57
Citação de: vieirah1904 em 06 de Setembro de 2025, 16:02
Citação de: Esbutenado em 06 de Setembro de 2025, 13:09
Citação de: Since1904 em 06 de Setembro de 2025, 12:48https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/09/06/clube-benfica-esclarecimento-mesa-da-assembleia-geral

Considerando algumas dúvidas que têm sido colocadas à Mesa da Assembleia Geral, cabe, desde já, esclarecer o seguinte:
1. Nos termos do regulamento eleitoral, proposto pela Direção, e dos Estatutos, o voto presencial no território continental será sempre físico, com boletim em papel e mesas de voto distribuídas territorialmente, mas sem cadernos eleitorais impressos.

2. ⁠O controlo da identidade e da possibilidade de voto é feito através da scannerização do cartão de sócio, que descarrega em tempo real o direito de voto no caderno eleitoral digital único, na nuvem, processo assegurado pela empresa certificadora, prevenindo duplicações e garantindo a centralização de todo o processo.

3. ⁠Assim, cada sócio só poderá, naturalmente, votar uma vez, independentemente do local.

4. ⁠Nas Regiões Autónomas e no estrangeiro, o modelo varia consoante a decisão das candidaturas, a tomar apenas após a oficialização das listas (10 de outubro).

5. ⁠Se todas as listas estiverem de acordo, aplica-se o voto eletrónico remoto ou supervisionado, operado em plataforma certificada, com autenticação segura e auditoria independente.

6. ⁠Se, porém, existir oposição de alguma lista, nesses círculos prevalece o voto físico, replicando o sistema do Continente: mesas de voto locais, boletins em papel e validação pela mesma infraestrutura centralizada do caderno eleitoral digital.

7. ⁠Dado que a decisão sobre a modalidade de voto nos círculos externos, por imposição estatutária, só ocorre após 10 de outubro, a logística tem de estar duplamente preparada: por um lado, garantir desde logo a infraestrutura de voto físico deslocalizado, como salvaguarda; por outro, ter a plataforma de voto eletrónico pronta a ativar caso haja concordância unânime das listas.

8. ⁠Desta forma, no momento da decisão, o Clube apenas comunica a modalidade aplicável a cada círculo, assegurando total segurança, transparência e continuidade logística, sem margem para improviso e no respeito pela Democracia que funda o Sport Lisboa e Benfica.

9. ⁠Sublinha-se, por último, que está a ser preparada a maior operação logística eleitoral de sempre, certificada e auditável.

Noronha Lopes e Manteigas, a tentativa de fraude vai ser por aqui. A apresentação do cartão de cidadão, ou de outro documento de identificação pessoal e intransmissível, tem que ser uma obrigatoriedade para votar. Caso contrário não tenho a mínima dúvida que os vieiro-bananistas vão andar a recolher cartões de sócio para que a mesma pessoa vote por umas 50.
Muita atenção com este ponto, a possível trafulhice passa por aqui.
Não se fiem nestes vigaristas por um segundo que seja, não assumam que eles vão ter um pingo de honestidade, porque não têm.

Nas eleições de 2020 havia vídeos no YouTube de presidentes de Casas a passar cartões de sócio nas máquinas de voto antes das urnas abrirem. Cartões esses que recolheram na vila ou na aldeia em casa dos sócios idosos.

O regime conhece bem esse truque.

Onde é que estão esses vídeos?

Se fazes um statement desses tens de apresentar prova. Isso era mais que suficiente para se terem impugnado essas eleições.

Cheguei a vê-los no Facebook na página de uma das Casas. Obviamente que depois foram apagados.

MBACANO

Se a razão para estes estatutos contra o voto electrónico não serem justos é "só" terem sido aprovados por 7500 sócios, na maior votação de sempre em AG, se calhar vale a pena lembrar que os estatutos que permitem o voto electrónico foram aprovados numa AG por apenas cento e poucos sócios.
Porque razão hão de ser mais importantes uns estatutos com uma medida que nunca havia sido utilizada na história do Benfica e que tanta polemica e instabilidade trás, do que uns estatutos aprovados por 50 vezes mais sócios e que se limitam a colocar tudo como sempre se fez no Benfica e se faz no mundo inteiro?

Diogo20

Citação de: MBACANO em 07 de Setembro de 2025, 10:45Se a razão para estes estatutos contra o voto electrónico não serem justos é "só" terem sido aprovados por 7500 sócios, na maior votação de sempre em AG, se calhar vale a pena lembrar que os estatutos que permitem o voto electrónico foram aprovados numa AG por apenas cento e poucos sócios.
Porque razão hão de ser mais importantes uns estatutos com uma medida que nunca havia sido utilizada na história do Benfica e que tanta polemica e instabilidade trás, do que uns estatutos aprovados por 50 vezes mais sócios e que se limitam a colocar tudo como sempre se fez no Benfica e se faz no mundo inteiro?
O argumento da votação dos estatutos por poucas pessoas não tem ponta por onde se pegue.

3 pontos:

-Foram os estatutos mais votados de sempre na história do Benfica. Há militância no Benfica e isso é de saudar.

-Foi em dia de jogo com mais de 50 mil pessoas no estádio. Não votaram porque não quiseram.

-A direção nem divulgou a votação nos seus meios de informação e logo num dia que foi das Casas do Benfica.

Mandam esse argumento com o propósito de justificar a merda do voto eletrónico e denegrir uma candidatura que é contra o poder.

MBACANO

Citação de: johnnybgood em 06 de Setembro de 2025, 17:58Artigo 14.º

Estatutos do clube a serem claros mais uma vez, mais uma vez o PMAG a lançar focos de distracção dos assuntos importantes. Nada de novo nesta gente.
Expliquem-me sff o que isto quer dizer?
O presidente da MAG é que decide se aceita que a verificação da identidade dos sócios seja efectuada????