João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

The_Riggs

Citação de: fdpdc666 em 15 de Setembro de 2025, 11:01Noronha Lopes anuncia escolhas para a estrutura e ideias para o futebol do Benfica.
Candidato à presidência do clube confirma Tomás Amaral e Pedro Ferreira caso vença as eleições.

Noronha Lopes ao centro, ladeado por Pedro Ferreira e Nuno Gomes

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, anunciou esta segunda-feira as escolhas de Pedro Ferreira, para diretor geral para o futebol (após 17 anos ligado aos encarnados, incluindo como coordenador do scouting, e chefe do recrutamento do Nottingham Forest), e de Tomás Amaral para diretor desportivo (ele que cumpriu essas funções no Spartak Moscovo após cinco anos no scouting das águias), caso vença as eleições agendadas para 25 de outubro.

«São dois ativos extraordinários para o futuro do Benfica. O Pedro e o Tomás trazem um profundo conhecimento do que é o Benfica e uma experiência nacional e internacional fundamental para os desafios que temos pela frente: recuperar a cultura de vitória no Benfica, voltar a concretizar uma ambição nacional e europeia, e garantir que o fazemos com uma estrutura em que a competência está presente em toda a linha, que reúne as condições ideais para um trabalho realizado de forma conjunta por toda a gente no futebol. Só assim poderemos colocar o Benfica novamente no topo», justificou o candidato.

No modelo projetado por Noronha Lopes, o primeiro vai liderar «a área do futebol (Profissional, Formação e Feminino), com presença diária junto da Equipa A, supervisão de staff e balneário, cogestão do mercado e articulação transversal com Marketing, Comunicação, RH, Financeiro e Jurídico», enquanto o segundo será «o elo operacional com a Equipa A e com o Departamento de Scouting, participando no mercado, produzindo relatórios de suporte às contratações e assegurando a ligação diária ao Diretor-Geral e à equipa técnica».

O objetivo é ir ao encontro de uma transformação do modelo de futebol, com vista a criar «uma liderança unificada, uma estrutura coesa que trabalha em conjunto, com um investimento criterioso no mercado aliado a uma aposta amplamente reforçada na formação».

«O foco passará por criar plantéis curtos, equilibrados e competitivos, com recrutamento mais inteligente — 'contratar menos, mas bem' — com perfis por posição e KPIs, uma integração real da Formação para vencer e não apenas para vender, e a criação de um Departamento de Data Analytics para decidir melhor e mais depressa, com recurso a IA e metodologias de vanguarda».

in A Bola

Perfeito. JNL rapidamente acaba com as dúvidas todas que se tem. Incrível. Já ninguém pode duvidar de como vai funcionar "a gente a mais".

Madiria

Citação de: Francescoli em 15 de Setembro de 2025, 10:50
Citação de: Diogo20 em 15 de Setembro de 2025, 10:45O JNL era apenas um vice presidente da área financeira e antes disso era apenas um suplente a vice, como é que ele meteu o bandido no Benfica? Tinha pouca autoridade.

Isso é uma cartilha muito mal construída.

A forma como se deturpa é engraçada.

Ele nunca meteu o Vieira no clube, nem eu acho isso. Simplesmente coincidiu no tempo com esse facto, respondi isso a uma parvoíce que me responderam a mim. Para parvo, parvo e meio.

Para que fique claro, eu acho que o Noronha Lopes dará um excelente Presidente. Simplesmente acredito, neste momento, que há uma alternativa melhor. Votarei com toda a convicção nele numa segunda volta, que vai existir quase de certeza.

Nào vou voltar a falar de eleições aqui, já devia ter aprendido isso em todas as anteriores.

Se não consigo perceber a postura de alguns apoiantes do JDM no "bota a baixo" constante ao JNL... Também não consigo de todo perceber apoiantes do JNL (nos quais me incluo) a hostilidade toda que têm com alguém que acha que ao dia de hoje JDM seria uma melhor opção que JNL.

JNL e JDM são as caras contra o Vieirismo, as caras mais visíveis, mais audíveis, que estiveram nas assembleias gerais, que ajudaram a chegar aos novos estatutos, que querem mudar o Benfica... Que seguem linhas idênticas (obviamente com algumas visões diferentes) do que deveria ser o clube.

Não conseguir respeitar que alguém prefira outro candidato, vai ao encontro da famosa frase do Vieira "temos democracia a mais no Benfica".
E não, temos democracia a menos no Benfica! Precisamos de um presidente que rompa com o passado, mas tão importante como isso, é termos uma oposição forte e ativa (dentro do bom senso e democracia) que se mantenha ativa no clube.

JNL é claramente o minha opção, mas como já referi várias vezes, que não se queime o JDM. É uma pessoa muito importante, com bons pensamentos, boas ideias, e que mantenha ativo após as eleições e na oposição... Só ganha o Benfica com isto.

P.S. este meu discurso é exatamente o mesmo caso seja JDM a ser eleito presidente.

IloveSLB2014

O banana já não pode dizer no debate ao JNL " onde estão os seus seus homens do futebol shôr Noronha?". Como disse ao Benítez

Red skin

Citação de: Francescoli em 15 de Setembro de 2025, 11:03
Citação de: Velazquez em 15 de Setembro de 2025, 10:58
Citação de: Francescoli em 15 de Setembro de 2025, 10:54Porque sinto, pessoalmente, que o Benfica precisa de um corte total com o passado, inclusivamente geracional.

Nada me move contra JNL, é simplesmente a minha opinião nesta altura.

Obrigado, abraço.
Considera-lo melhor porque nunca esteve em nenhuma direção e é mais novo?

Não só, claro. Acho-o muitíssimo bem preparado em todos os temas que envolvem Benfica.

Obvio que o know-how global do JNL é inegável. Mas sempre que vejo o João Diogo falar sobre qualquer assunto sinto que domina totalmente a matéria e tem tido a postura de dizer sempre que vai trazer gente competente e ouvir quem sabe mais que ele.

Tb gosto da preparação do JDM... e respeito quem vota nele (muito mais do que em quem vota em Vieira e Costa), mas há aqui questões a ter em conta: o melhor estudante de medicina não significa ser o melhor médico... e nós também temos de avaliar a equipa com a qual se rodeia o candidato presidencial e sobretudo as suas reais chances de conseguir obter aquilo que se deseja. Acho o JDM um excelente candidato e acho que deve manter a sua candidatura até ao fim, até porque acho que a sua verdadeira corrida n é para Outubro, mas é lá mais para a frente... e dito isto, devo apelar ao voto útil em JNL :D

Chicobento

Citação de: Red skin em 15 de Setembro de 2025, 10:46Dito isto, acho que a verdadeira oposição se deve unir em torno de JNL, é a minha opinião. A cena fria e racional, "aahh numa segunda volta eu voto nele", ok, mas para mim é um relaxamento nosso contra quem está no poder... n nos podemos esquecer das manigâncias que têm sido feitas ao longo de anos para se perpetuarem no poder. Não podemos dar abébias, por muito que isso custe aos apoiantes de JDM. Por isso apelo ao voto útil.

Segundo as sondagens, as duas candidaturas juntas (38,5+12,1) já teriam mais de 50%. Mais uma razão para o pessoal insistir que se juntassem. Acabava-se logo à primeira volta

paulomaia1972

O debate ideal seria Rui Costa frente a Nuno Gomes, isto para calar os chamados chalupas.

Baron_Davis

Citação de: IloveSLB2014 em 15 de Setembro de 2025, 11:06O banana já não pode dizer no debate ao JNL " onde estão os seus seus homens do futebol shôr Noronha?". Como disse ao Benítez

Quem manda no preguiçoso nem fudendo o deixaria ir a debates

Diogo20

Citação de: Baron_Davis em 15 de Setembro de 2025, 11:09
Citação de: IloveSLB2014 em 15 de Setembro de 2025, 11:06O banana já não pode dizer no debate ao JNL " onde estão os seus seus homens do futebol shôr Noronha?". Como disse ao Benítez

Quem manda no preguiçoso nem fudendo o deixaria ir a debates
O Ruim vai andar escondido até ao dia 25 de Outubro. Só o beneficia assim, mas em breve terá que falar.

Savicevic

Citação de: Francescoli em 15 de Setembro de 2025, 10:50
Citação de: Diogo20 em 15 de Setembro de 2025, 10:45O JNL era apenas um vice presidente da área financeira e antes disso era apenas um suplente a vice, como é que ele meteu o bandido no Benfica? Tinha pouca autoridade.

Isso é uma cartilha muito mal construída.

A forma como se deturpa é engraçada.

Ele nunca meteu o Vieira no clube, nem eu acho isso. Simplesmente coincidiu no tempo com esse facto, respondi isso a uma parvoíce que me responderam a mim. Para parvo, parvo e meio.

Para que fique claro, eu acho que o Noronha Lopes dará um excelente Presidente. Simplesmente acredito, neste momento, que há uma alternativa melhor. Votarei com toda a convicção nele numa segunda volta, que vai existir quase de certeza.

Nào vou voltar a falar de eleições aqui, já devia ter aprendido isso em todas as anteriores.

A questão aqui é que não há certeza absolutamente nenhuma que o JNL chega à segunda volta. A sondagem de ontem tem uma amostra pouco credível por uma série de motivos, com o JNL e o Manteigas sobreavaliados e o Vieira manifestamente subavaliado, bem como o Rui Costa, na minha opinião. A sondagem não expressa votos de outras regiões do país, e por aí fora.

É um indicador interessante para a votação que ocorrer no estádio, mas apenas isso.

lonstrup

Citação de: Red skin em 15 de Setembro de 2025, 11:02
Citação de: lonstrup em 15 de Setembro de 2025, 10:57
Citação de: Red skin em 15 de Setembro de 2025, 10:53
Citação de: Mercurio_10 em 15 de Setembro de 2025, 10:48
Citação de: Red skin em 15 de Setembro de 2025, 10:46Dito isto, acho que a verdadeira oposição se deve unir em torno de JNL, é a minha opinião. A cena fria e racional, "aahh numa segunda volta eu voto nele", ok, mas para mim é um relaxamento nosso contra quem está no poder... n nos podemos esquecer das manigâncias que têm sido feitas ao longo de anos para se perpetuarem no poder. Não podemos dar abébias, por muito que isso custe aos apoiantes de JDM. Por isso apelo ao voto útil.

Acho muito, muito difícil ganhar à 1a volta. Mas, as eleições de clubes são dadas a surpresas, desde logo porque o universo que vota é pequeno em relação ao total de possíveis votantes (e nestas são cerca de 180 mil, se não estou em erro), pelo que igualar a melhor votação, algo que dou como garantido, equivale a menos de 1/4 dos possíveis eleitores. De repente, se isto acelerar para 50 ou 60 mil ganha ainda mais imprevisibilidade.

Pode ser difícil, mas acho que q a candidatura de JNL deve lutar por isso... e sobretudo a malta de JNL, por muito que seja provocada, não deve hostilizar quem quer votar no JDM ou no Martim Mayer... porque pode precisar dos seus votos, pois os votantes de Vieira e de Costa vão-se unir contra a mudança... tenho isso como certo.
faz sentido defender a relevância e benefícios de uma vitória à 1a volta.

Mas isto é diferente de fazer apelos a desistências de outros candidatos.

Deve-se apelar no voto em JNL, mas não se deve apelar à desistência de JDM.

A minha opinião.
Concordo absolutamente. E sobretudo não devemos exacerbar certas coisinhas. Já vi isto noutros tópicos, em que alguém dá uma opinião contra corrente e isso gera reações exageradíssimas, o que leva, tb do outro lado a endurecer mais a sua opinião e vice-versa, numa escalada do tipo, ou estás connosco ou és contra nós. Há mais cores entre o preto e o branco.
é um problema do meio de comunicação usado, neste caso as redes sociais.

Os gostos, as citações,  transforma isto numa espécie de jogo de aprovação. E quando vês as coisas como um jogo,  só há duas opções: ganhas ou perdes.

Quando isto podia ser um espaço de diálogo. De troca de opiniões.

SLRIOBOM

Citação de: Savicevic em 14 de Setembro de 2025, 22:18
Citação de: Sérgio Passos em 14 de Setembro de 2025, 22:06@Savicevic Achas o Tomás Amaral uma boa escolha para DD?

Nunca ouvi falar nisso, de onde saiu a informação?

O Benfica já teve um departamento de scouting de grande qualidade, sempre o disse aqui contra a corrente de muitas opiniões que sempre carregaram nessa área quando os problemas sempre foram outros. Os problemas do Benfica, que já vêm desde o Vieira e que se agravaram, por incrível que pareça, com o Rui Costa, prendem-se sobretudo com os processos de decisão (ou falta deles). Contratar jogadores no Benfica tem tido pouco a ver com scouting, avaliação de perfis, análise da própria equipa, análise de dados. E quem paga o preço das más decisões é o clube.

Imagino que o Pedro Ferreira, como diretor-geral, vá escolher pessoas em quem confia para esses lugares. Porque não chega que as pessoas sejam competentes, é preciso que remem todas para o mesmo lado.

Eu não sei nada sobre o Tomás, do Joaquim Pinto (que é agora Chief Scout do Cruzeiro) disseram-me coisas positivas. Mas a verdade é que desses todos quem foi recrutado para uma posição de diretor desportivo foi o Tomás.

Edit: já vi no jornal A Bola. Não sei se é verdade ou não, terei de confirmar.
@Savicevic Sabes se o Pedro Ferreira ainda está no Nottingham é que não é muito ético apresentar um nome que tem "contrato"com outro clube ainda com o Marinakis na jogada

J_PN

Vai dizer que foi buscar nomes que já estiveram no Benfica. Sem fazer ideia do porquê de terem saido.

paulomaia1972

Como é óbvio que neste mês de setembro JNL, Diogo Manteigas e Martim Mayer deveriam reunir e se juntar numa lista só, para salvar este clube.
E não tenho dúvidas que seriam eleitos na 1 volta.
Mas como existem egos e pessoal que quer marcar posições para o futuro, tal desiderato não será possível.