José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

pevmac

Majin Buu

Citação de: Arafat em 19 de Setembro de 2025, 14:57Um gajo que treinou jogadores de fina flor, quando vir meia duzia de treinos de alguns cepos que por ali andam e que só temos em consideração pelo preço que pagamos..... minha mãe,  vai deitar as mãos á cabeça
ele nos primeiros tempos ainda fez milagres, vamos ver se volta essa versão.

Once_Human

Citação de: Trapattoni em 19 de Setembro de 2025, 14:40
Citação de: Once_Human em 19 de Setembro de 2025, 14:30
Citação de: cristiano_1904 em 19 de Setembro de 2025, 08:08Espero que com o Mourinho, os concertos da Taylor Swift no estádio da Luz nunca mais voltem a acontecer.

@Trapattoni olha este garotão
Já levou repreensão camarada.

Eu só sei uma coisa, os Iron Maiden anunciam concerto na Luz e logo a seguir o Mourinho assina.

Coincidência? Não me parece. 😎

imightbewrong

Citação de: pevmac em 19 de Setembro de 2025, 14:58Quando chega o Mozer?
Vi-o ha pouco na Shell a abastecer o porshe. Pareceu-me ver com ele os dois jogadores que chegam de Madrid em virtude do negocio com o Simao.

S1Benfica

Citação de: Arafat em 19 de Setembro de 2025, 14:57Um gajo que treinou jogadores de fina flor, quando vir meia duzia de treinos de alguns cepos que por ali andam e que só temos em consideração pelo preço que pagamos..... minha mãe,  vai deitar as mãos á cabeça

Assim de cabeça, Yasser, quais são os principais cepos?

ABenficaC

Citação de: DD em 19 de Setembro de 2025, 14:36
Citação de: ABenficaC em 19 de Setembro de 2025, 14:31É por isto que Carlos Daniel é o melhor. Boas analises e sem medo.

CitaçãoNada tem feito pior à carreira de José Mourinho do que os seus aduladores permanentes, como se fosse preciso mais coragem para lhe enaltecer o notável currículo do que para lhe apontar os sinais de estagnação. Ou como se dizer que o futebol das equipas de Mourinho tem perdido qualidade fosse sinónimo de desrespeito pelo trajeto do setubalense. Obviamente não é, ou não é necessariamente e no meu caso não é decerto, mas há pelo menos uma década, desde o último título de campeão no Chelsea, que o melhor treinador português de sempre não se parece com o melhor treinador português de sempre.

O futebol que recordamos do seu FC Porto e do primeiro Chelsea é hoje uma saudade, e mesmo os resultados estão longe de acompanhar a reputação que fez por merecer. E nem as lembradas presenças recentes em finais europeias são um desmentido eloquente. Sendo sempre meritório lá chegar, ninguém nega, também é sempre muito provável que o vencedor da Liga Europa ou da Liga Conferência seja um emblema inglês, italiano ou espanhol, mesmo que não de primeira linha. Tirando o exemplo solitário do Eintracht de Frankfurt – mesmo assim de um campeonato forte – é preciso ir ao Porto de Villas-Boas em 2011 para encontrar um vencedor da Liga Europa de outro país que não os que citei.  E em quatro anos de Liga Conferência só o Olympiacos interrompeu a norma geográfica. Exemplo concreto: na época passada, e num dos anos mais horríveis do trajeto recente tanto de Tottenham como de Manchester United (duas equipas que Mourinho treinou), esses emblemas lutaram entre si na final da Liga Europa. Ou seja, Rúben Amorim esteve perto de vencer uma prova europeia no trágico ano de estreia além-Mancha e Ange Postecoglu celebrou-a dias antes de ser despedido. E até o West Ham, não propriamente um clube com histórico de conquistas, treinado por David Moyes, não propriamente um dos melhores treinadores do mundo, esteve em finais europeias em anos consecutivos e venceu uma delas.

Discussão diferente é se José Mourinho serve para treinar o Benfica e se o clube fica mais bem servido do que estava. E aí a resposta é sim, duas vezes, natural e obviamente. Ou mesmo se, aqui chegados, Rui Costa podia decidir algo muito diferente, e aí a resposta é não, natural e obviamente. Claro que haveria a possibilidade de escolher outro técnico, mas encontrar quem reunisse, como Mourinho, competências técnicas, conhecimento do futebol português, currículo rico e, particularmente relevante dada a premência, estivesse livre no mercado, não era tarefa fácil. E acresce o contexto pré-eleitoral, que a escolha do treinador tinha, no mínimo, de representar acréscimo de esperança para os adeptos. O erro de Rui Costa foi outro e repetido: insistiu sem se perceber porquê em Bruno Lage como antes em Roger Schmidt, quando já eram evidentes os sinais de que iria, muito provavelmente, correr mal. Se tivesse mudado de treinador antes do Mundial, como devia ter feito, mais favorável seria o contexto para o novo treinador, qualquer que ele fosse.

Volto a Mourinho. Durante anos surgiram no país, recorrentemente, "novos Mourinhos", gente que parecia prometer uma revolução de ideias e métodos em diversas áreas de atividade. E havia Mourinhos nas empresas, Mourinhos nas finanças, Mourinhos nos jornais, esperança de Mourinhos por todo o lado. Mas Mourinho, o bom e velho Mourinho, era só um e colecionava títulos em Inglaterra, Itália, Espanha, na Europa. Passados estes anos, o problema deste novo Mourinho, o autêntico, ele próprio, é que tem de voltar a ser parecido com o velho Mourinho. E concretizo: tem de voltar a ser pelo menos tão eficaz no treino como é a comunicar, empenhar-se mais na construção de um jogar sedutor (em que se defende bem mas também se ataca com criatividade) do que refugiar-se num pragmatismo comum ao discurso de técnicos banais, voltar a valorizar jogadores em vez de chocar de frente com eles, manter equipas técnicas competentes com gente que o interpele, criar grupos unidos em vez de colecionar inimigos. Só o velho Mourinho pode dar ao Benfica e devolver ao futebol um novo Mourinho, claramente melhor que o da última década.

https://www.zerozero.pt/opiniao/um-novo-mourinho/2640
Por isto é que ele quase nunca comenta futebol portugues
Pois. Imagino logo o careca Pedro Sousa e outros lambes botas a caírem-lhe em cima por falar que o Mourinho está pior e não é o melhor do mundo

ABenficaC

O Mourinho fez melhores trabalhos com "cepos" que muitas vezes com "craques"

Arafat

Citação de: ABenficaC em 19 de Setembro de 2025, 15:02
Pena nao termos o Belhoti, faria bem de Derlei

pevmac

Citação de: imightbewrong em 19 de Setembro de 2025, 14:59
Vi-o ha pouco na Shell a abastecer o porshe. Pareceu-me ver com ele os dois jogadores que chegam de Madrid em virtude do negocio com o Simao.

Tens a certeza que não eram o Rushfeldt e o Luzhny!?

Festivus

Porque muitos desses "cepos" eram jogadores que na verdade tinham potencial que ainda não tinha sido extraído deles. Se esse potencial não estiver lá, não há milagres.

Arafat

Citação de: pevmac em 19 de Setembro de 2025, 15:03

Eram o Tote e o Julio

20Nico Gaitan20

oi??

Ele é que transformava "cepos" em craques é mais isso.

Principalmente nos seus primeiros 10 anos de carreira

S1Benfica

Citação de: imightbewrong em 19 de Setembro de 2025, 14:57
Citação de: Santolas em 19 de Setembro de 2025, 14:55
Citação de: imightbewrong em 19 de Setembro de 2025, 14:54
Citação de: Festivus em 19 de Setembro de 2025, 14:52
Citação de: imightbewrong em 19 de Setembro de 2025, 14:5013-10-2001

UD Leiria 1-1 Benfica

https://www.zerozero.pt/jogo/2001-10-13-ud-leiria-benfica/17716

Mourinho vs Toni
O Toni ainda cá estava  à 8ª jornada na temporada de 2001/2002?! Quando é que entrou o Jesualdo?

Depois do Toni ter saido apos a 16jornada quando fomos escandalosamente roubados no Bessa depois de termos sido escandalosamente roubados em casa contra os unidos de telheiras - ultimo jogo com o Estadio da Luz inteiro - e quando ainda tinhamos sido roubados na jornada 14 em Paços de Ferreira quando o redes do Paços sai da area para derrubar o Mantorras aos 20 e tal minutos e leva so amarelo.
Lembras-te disso de cabeça? É PTSD

Lembro-me.

O jogo em Paços foi a um sabado a noite com transmissao na rtp1. Estava com febre porque tinha bilhetes para ir ver os Radio Macau em Sintra mas nem me conseguia levantar da cama.

O jogo com os unidos foi a um sabado a noite sem transmissao em sinal aberto. Ouvi na radio.  Foi aquele jogo do penaldo do Jardel assinalado pelo Duarte Gomes.

O jogo com o Boavista foi num domingo a noite na altura do Natal. Vi o jogo no cafe da Aldeia. O meu tio disse logo que iamos ficar em quinto lugar por causa dos arbitros :D

Uma coisa de que não te recordas é o preço do bilhete dos Macau (apenas porque não foste tu que o compraste, claro).

Trapattoni

Citação de: Arafat em 19 de Setembro de 2025, 15:04

Eram o Tote e o Julio
Esperava que fossem Pesaresi e Julio Cesar do Real Madrid.

imightbewrong

Nao, eram mesmo do Atletico. Jose Castro e Jose Manuel Jurado.