João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Ramiro Lopes

Citação de: sergio19azb em 10 de Outubro de 2025, 08:53
Citação de: Ramiro Lopes em 10 de Outubro de 2025, 08:49
Citação de: RGouveia.SLB em 10 de Outubro de 2025, 08:34
Citação de: Red_Wings em 10 de Outubro de 2025, 02:48
Citação de: RGouveia.SLB em 10 de Outubro de 2025, 01:04Puxei há bocado atrás na box para ver a entrevista. Felizmente respondeu à altura, tudo explicadinho e sem rodeios.
Não cedeu à jornaleira.

E isto não surpreende em nada. Quanto maior é a ameaça ao vieirismo, mais são as jogadas sujas.

Fiz o mesmo.

Só não gostei foi do silêncio final quando ela disse "só não ficámos a saber em quais empresas internacionais é que trabalhou..." e ele em vez de matar o assunto, calou-se e deixou a dúvida no ar, o que não é nada confortável para quem ficou desconfiado.

Fiquei preocupado com as consequências disto. Muito...

Não ficaram como quem diz. Eles sabem bem onde o homem trabalhou.
Não tinha de estar ali a fazer um desenho de algo que é público.
Não era fazer um desenho, era matar a pergunta que lhe foi feita 3 ou 4 vezes na entrevista e que ele desviou a resposta ou escusou-se a responder. Quem não conhece o trajecto do Noronha Lopes, por certo que ficou desconfiado pela falta de resposta. Legitimamente, diga-se.

Terminava a entrevista com "Trabalhei nas empresas A, B, C, D e agora aguardo pelas reportagens da TVI sobre os negócios dos outros candidatos porque de certeza que haverá muito para mostrar".

Agora que a equipa dele o prepare bem para estas últimas 2 semanas porque vai ser do mais baixo que vai existir.

Em que é que essa resposta contra-argumenta o que eu disse?
Eu não estou a dizer que ele não tem CV ou que não trabalhou em grandes empresas. Estou a dizer que ele devia ter respondido a isso na entrevista e matado o assunto.

O JNL disse na entrevista que geriu durante 25 anos nas maiores de todo o mundo.
A jornalista perguntou-lhe várias vezes que empresas eram essas.
O JNL desviou a resposta ou não respondeu. Aliás, é assim que acaba a entrevista.

A próxima vez que lhe puserem um microfone à frente é para lhe perguntar isso e coisas ainda piores, por isso tem de estar preparado para o que vem aí porque a tendência é piorar.

É só esse o meu ponto.

OrangeEagle

Bem eu que normalmente até procuro SteakHouses próxima vez que for a Lisboa lá terei que ir ao ViraFrangos, isso é garantido.

Given to Fly

Citação de: Ramiro Lopes em 10 de Outubro de 2025, 09:04
Citação de: sergio19azb em 10 de Outubro de 2025, 08:53
Citação de: Ramiro Lopes em 10 de Outubro de 2025, 08:49
Citação de: RGouveia.SLB em 10 de Outubro de 2025, 08:34
Citação de: Red_Wings em 10 de Outubro de 2025, 02:48
Citação de: RGouveia.SLB em 10 de Outubro de 2025, 01:04Puxei há bocado atrás na box para ver a entrevista. Felizmente respondeu à altura, tudo explicadinho e sem rodeios.
Não cedeu à jornaleira.

E isto não surpreende em nada. Quanto maior é a ameaça ao vieirismo, mais são as jogadas sujas.

Fiz o mesmo.

Só não gostei foi do silêncio final quando ela disse "só não ficámos a saber em quais empresas internacionais é que trabalhou..." e ele em vez de matar o assunto, calou-se e deixou a dúvida no ar, o que não é nada confortável para quem ficou desconfiado.

Fiquei preocupado com as consequências disto. Muito...

Não ficaram como quem diz. Eles sabem bem onde o homem trabalhou.
Não tinha de estar ali a fazer um desenho de algo que é público.
Não era fazer um desenho, era matar a pergunta que lhe foi feita 3 ou 4 vezes na entrevista e que ele desviou a resposta ou escusou-se a responder. Quem não conhece o trajecto do Noronha Lopes, por certo que ficou desconfiado pela falta de resposta. Legitimamente, diga-se.

Terminava a entrevista com "Trabalhei nas empresas A, B, C, D e agora aguardo pelas reportagens da TVI sobre os negócios dos outros candidatos porque de certeza que haverá muito para mostrar".

Agora que a equipa dele o prepare bem para estas últimas 2 semanas porque vai ser do mais baixo que vai existir.

Em que é que essa resposta contra-argumenta o que eu disse?
Eu não estou a dizer que ele não tem CV ou que não trabalhou em grandes empresas. Estou a dizer que ele devia ter respondido a isso na entrevista e matado o assunto.

O JNL disse na entrevista que geriu durante 25 anos nas maiores de todo o mundo.
A jornalista perguntou-lhe várias vezes que empresas eram essas.
O JNL desviou a resposta ou não respondeu. Aliás, é assim que acaba a entrevista.

A próxima vez que lhe puserem um microfone à frente é para lhe perguntar isso e coisas ainda piores, por isso tem de estar preparado para o que vem aí porque a tendência é piorar.

É só esse o meu ponto.

O JNL quase nunca disse a palavra "Mcdonalds" nos últimos 5 mesesl, ou sei disse foi uma vez. Mesmo quando as outras pessoas mencionam, ele obviamente não nega, mas é muito muito muito contido sobre o assunto, quando podia bem puxar dos galões de ter sido responsável europeu e MUNDIAL mais tarde. Por isso, de certeza que ele tem cláusulas que o impedem de andar a falar nisso, porque ele só beneficiava em puxar dos galões de dizer que foi chefe para a europa e vice mundial.

Não sei se ontem ele percebeu mal a pergunta ou se não podia mesmo dizer, mas o que eu acho que teria feito diferente era " quanto acha que ganha um VP da Mcdonalds europa e depois do mundo ? "

+1benfiquista

Citação de: ubica13 em 10 de Outubro de 2025, 09:04Serviu para mostrar o desespero dos costistas. Acredito que a sua imagem sofreu um bocado mas ainda é recuperável. Vai ter de jogar o jogo sujo, tal como eles.

Não tem as mesmas armas nem seria benéfico para ele.

Sr Aimar

Citação de: sergio19azb em 10 de Outubro de 2025, 08:45Mandei MSG à Sandra Felgueiras e respondeu-me no insta lol

Diz que só demonstra factos e que o objetivo é informar.

Otária do crl 🤣

Sim informar com mentiras à mistura... mas é normal já faz parte do seio familiar da dita cuja.

josel

A Sandra Felgueiras?
A fazer uma peça encomendada? Nunca diria.

E sim, é sarcasmo.

bencross26

O facto de a reportagem não ter tido repercussão nos outros canais/jornais mostra bem que não é notícia, é encomenda. O record bem tenta manter aquilo em destaque mas não colou. Ajudar não ajuda, mas também não creio que esta situação possa vir a tirar muitos votos. O sócio que vota Noronha não é um analfabeto funcional como os que votam em certos candidatos, é uma pessoa informada ou que se quer informar, e irá com maior ou menor facilidade perceber que isto é uma mão cheia de nada.

gazetadosdesportos

Já o apelidam de Vale e Azevedo 2.0, dizem que o que quer é tacho para salvar as empresas dele e viver à custa do Benfica. Esta reportagem pode ser fatal para o JNL.

parreira 96

Ja fui perguntar de onde vinha a encomenda de ontem

Slb04Sempre

Citação de: bencross26 em 10 de Outubro de 2025, 09:12O facto de a reportagem não ter tido repercussão nos outros canais/jornais mostra bem que não é notícia, é encomenda. O record bem tenta manter aquilo em destaque mas não colou. Ajudar não ajuda, mas também não creio que esta situação possa vir a tirar muitos votos. O sócio que vota Noronha não é um analfabeto funcional como os que votam em certos candidatos, é uma pessoa informada ou que se quer informar, e irá com maior ou menor facilidade perceber que isto é uma mão cheia de nada.

Há uma franja do eleitorado que anda a navegar entre a mudança e a continuidade, é desses que tenho medo

Astor

Citação de: gazetadosdesportos em 10 de Outubro de 2025, 09:12Já o apelidam de Vale e Azevedo 2.0, dizem que o que quer é tacho para salvar as empresas dele e viver à custa do Benfica. Esta reportagem pode ser fatal para o JNL.

Já o chamavam e acusavam disso tudo antes da reportagem, não é por aí.

krak

Citação de: SpaceCadet em 09 de Outubro de 2025, 22:33Poupo-vos trabalho, é só copiar o texto em baixo e colar neste formulario para fazer uma queixa à ERC sobre a encomenda de hoje https://www.erc.pt/pt/portal-das-participacoes/

Assunto: Notícia lesiva da imparcialidade e do dever de veracidade jornalística — TVI/CNN Portugal / IOL

Identificação do queixoso
Nome: [Nome completo]
Morada: [Endereço completo]
Contacto: [Telefone / E-mail]

Identificação da notícia
Órgão de comunicação: TVI/CNN Portugal
Título: "Empresas de Noronha Lopes acumulam prejuízos de quase três milhões"
Data de publicação: 9 de outubro de 2025
Link: https://cnnportugal.iol.pt/benfica/eleicoes-benfica/empresas-de-noronha-lopes-acumulam-prejuizos-de-quase-tres-milhoes/20251009/68e7e857d34ee0c2fed11498

Exposição dos factos

Apresento queixa formal relativamente à notícia acima identificada, publicada pela CNN Portugal e replicada no portal IOL, por entender que o seu conteúdo viola princípios essenciais do jornalismo, nomeadamente veracidade, imparcialidade, rigor informativo e respeito pelo contraditório, conforme previstos na legislação aplicável e no Código Deontológico dos Jornalistas.

A notícia em causa dá a entender que as empresas associadas ao candidato Noronha Lopes estão em situação financeira precária e que este é um mau gestor, com base em "prejuízos acumulados de quase três milhões de euros".
Contudo, não é fornecido qualquer enquadramento económico que permita ao leitor compreender que estas empresas têm perfil de startup, financiadas com capital de risco, e que é normal apresentar resultados negativos nos primeiros anos de operação enquanto se investe em crescimento.
Essa omissão de contexto induz o público em erro e cria uma perceção distorcida e injusta sobre a competência e a credibilidade do candidato.

Mais grave ainda, após a publicação da notícia, o próprio Noronha Lopes foi questionado em direto na TVI sobre o seu percurso profissional, apesar de o seu currículo ser público e facilmente consultável.
Essa repetição do tema, já devidamente esclarecido, reforça a impressão de perseguição mediática e tentativa de desgaste pessoal, com o claro objetivo de condicionar a opinião pública num momento sensível: a campanha eleitoral para a presidência do Sport Lisboa e Benfica.

Não se trata aqui de mera falta de rigor, mas de um tratamento editorial tendencioso, desproporcional e reiterado, que sugere a intenção de fragilizar a imagem pública de um candidato através de insinuações infundadas e da omissão de informação relevante.

Fundamentação legal

A presente queixa baseia-se nos seguintes princípios e disposições:

Artigo 14.º da Lei n.º 27/2007 (Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido) - obrigação de assegurar objetividade, rigor e pluralismo da informação.

Artigo 9.º do Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99) - dever de ouvir as partes com interesse atendível e de garantir o contraditório.

Artigos 3.º e 6.º do Código Deontológico dos Jornalistas - proibição de omitir informações relevantes que possam distorcer a verdade e obrigação de separar factos de opiniões.

Pedidos à ERC

Que a ERC analise a conduta editorial da TVI/CNN Portugal relativamente à notícia referida e avalie se houve violação dos princípios de veracidade, imparcialidade e contraditório.

Que, caso se verifiquem essas violações, determine a publicação de uma correção ou direito de resposta com o mesmo destaque dado à notícia original.

Que a ERC avalie se a repetição do tema em outros espaços mediáticos (como a TVI) configura assédio informativo ou violação do dever de neutralidade jornalística durante um processo eleitoral interno.

Que o queixoso seja notificado por escrito da decisão final e das medidas adotadas.

[Local], [Data]

Assinatura:

Encham a ERC com isto. Eu já fiz a minha parte

bolotoliko

Fdx, acordei aziado com esta "reportagem" encomendada. Mal-estar mesmo. Receio que isto vai convencer muito atrasadinho a votar na continuação do vieirismo.

Se o vieirismo ganhar, é como se um dos grandes amores da minha vida tenha morrido e deixo o Benfica por tempo indeterminado. Os sócios votaram na continuidade, eu não me identifico com o clube que o SLV se tornará.

Mas pronto, há que acreditar que a revolução se fará.

VSantos

Citação de: sergio19azb em 10 de Outubro de 2025, 08:45Mandei MSG à Sandra Felgueiras e respondeu-me no insta lol

Diz que só demonstra factos e que o objetivo é informar.

Otária do crl 🤣

Uma reportagem onde trocam conceitos financeiros\contabilísticos, o mais chocante para mim, foi pegarem nos Resultados Líquidos que eram de 34.000 euros, e depois dizem que a mesma empresa fatura 34.000 euros, ou seja, Resultados Líquidos = Volume de Faturação.

Falam que tentaram encontrar o nome das empresas onde o Noronha Lopes trabalha\trabalhou e dizem que não encontraram nada, e um mero internauta encontra essas empresas em breves cliques, sem acesso a grandes ferramentas de Compliance\Onboarding.

O objetivo é informar, e fazem este trabalho, nem quero imaginar se o objetivo fosse desinformar...

crodrigues

O Joel do terceiro anel já anda a tentar dar relevância a esta pseudo noticia. Até fala em noticia bombástica e empresas com prejuízos enormes.

Nota-se que é malta que não tem noção das coisas, ou então tenta fazer dos outros parvos. 2.8 milhões não é nada neste tipo de empresa, melhor ainda quando o risco é partilhado por vários investidores.

Para quem investiu sequer alguns trocos em empresas que usam venture capital em regime de peer 2 peer, tem acesso aos relatórios dessas empresas. Algumas demoram algum tempo até atingirem o breakeven, outras morrem pelo caminho e as que crescem e se afirmam no mercado, têm um retorno ridiculamente elevado. Risco elevado para retorno elevado.