Eleições 2025

Kyoto

Alguem me explica a dificuldade de imprimir os cadernos eleitorais e facultalos as 108 mesas?

Baron_Davis

Citação de: Kyoto em 20 de Outubro de 2025, 12:04Alguem me explica a dificuldade de imprimir os cadernos eleitorais e facultalos as 108 mesas?

A marosca vai ser aí

Até pinguins vão aparecer a votar se for preciso

MiMiMiccoli10

Citação de: Kyoto em 20 de Outubro de 2025, 12:04Alguem me explica a dificuldade de imprimir os cadernos eleitorais e facultalos as 108 mesas?

Como é que achas que isso resolve alguma coisa?

Isso seria válido se os cadernos estivessem separados por região.

O que interessa ter 108 cadernos iguais físicos em 108 lugares diferentes?

A mesa 1 risca o nome X e a mesa 2 risca o nome Y e depois comparam? Isso ia demorar 6 meses a terminar de contar os votos.

Kyoto

Citação de: MiMiMiccoli10 em 20 de Outubro de 2025, 12:14

Como é que achas que isso resolve alguma coisa?

Isso seria válido se os cadernos estivessem separados por região.

O que interessa ter 108 cadernos iguais físicos em 108 lugares diferentes?

A mesa 1 risca o nome X e a mesa 2 risca o nome Y e depois comparam? Isso ia demorar 6 meses a terminar de contar os votos.
É um ponto valido. Mas podia ser usado em caso de alguma das candidaturas contestasse os resultados.

ze_luz

Porque seria impossível validar se um sócio já votou ou não.

Cadernos físicos só são possíveis se os sócios forem obrigados a votar numa mesa pré-definida.

Nramos

Citação de: Lusiisul em 20 de Outubro de 2025, 01:50
Citação de: Nramos em 19 de Outubro de 2025, 23:42
Citação de: Lusiisul em 19 de Outubro de 2025, 23:21Sinceramente, nem me vou dar ao trabalho de ir a Paris, ao Novotel, só para votar.
Em pleno 2025, com tantas formas seguras de confirmar identidade online, isto é ridículo.

Para piorar, nenhuma das candidaturas me representa minimamente.
Que desespero de eleições. :'(

Confirmar identidade é uma coisa, fiabilizar um voto é outra.

Como votaste nas legislativas?

Confirmar identidade e fiabilizar um voto são duas partes do mesmo processo.
Se conseguimos confirmar a identidade de alguém online de forma segura, também é possível garantir a integridade do voto, falta é vontade para modernizar.

E já agora, nas legislativas votei por correspondência, enviando o boletim dentro do envelope pago pelo Estado.
Se o Estado português consegue implementar soluções para facilitar a participação democrática, porque é que um clube como o Benfica não consegue fazer o mesmo?
Não é por falta de tecnologia, é por falta de querer.

Boa pergunta para o PMAG da direção de Rui Costa, que recusou o voto por correspondência.

O voto eletronico não é fiável, por algum motivo não é utilizado globalmente.

ff77

Citação de: Dandy em 20 de Outubro de 2025, 11:49
Citação de: ff77 em 20 de Outubro de 2025, 11:34Confesso que estou um pouco confuso com este tema dos cadernos eleitorais.
Pelo que entendo, até ao próximo dia 22 sócios com quotas em atraso ainda as podem regularizar de modo a estarem aptos a votar no dia 25. Se assim for, só é possível termos cadernos eleitorais fechados a partir de dia 23 certo?
Se assim for, como podem ser disponibilizados antes a quem quer que seja?

Os cadernos eleitorais estão fechados desde o dia 25 de Setembro.

Os sócios com quotas em atraso, que constem nos cadernos eleitorais, ainda vão a tempo de poder votar (no dia 25 de Outubro) se regularizarem, até 23 de Outubro, as referidas quotas que tenham em atraso.

Se o fizerem, não passarão a integrar os cadernos eleitorais ... uma vez que já os integram desde o dia 25 de Setembro ... mas passarão a poder votar no dia 25 de Outubro.

Então nos cadernos eleitorais não verás se eles estão regularizados ou não?

Nramos

Citação de: RGouveia.SLB em 20 de Outubro de 2025, 00:34Calado há instantes a elogiar bastante o Nuno Gomes e a dizer que ele saiu pelo próprio pé.

Claramente a saltar do barco para tentar novo tacho. Já estará desenganado em relação ao desfecho do vieirsmo-costismo, diria.

Calado já percebeu e está a tentar colar-se, é evidente nas últimas semanas

ze_luz

Citação de: ff77 em 20 de Outubro de 2025, 12:40
Citação de: ff77 em 20 de Outubro de 2025, 11:34Confesso que estou um pouco confuso com este tema dos cadernos eleitorais.
Pelo que entendo, até ao próximo dia 22 sócios com quotas em atraso ainda as podem regularizar de modo a estarem aptos a votar no dia 25. Se assim for, só é possível termos cadernos eleitorais fechados a partir de dia 23 certo?

Os sócios com quotas em atraso, que constem nos cadernos eleitorais, ainda vão a tempo de poder votar (no dia 25 de Outubro) se regularizarem, até 23 de Outubro, as referidas quotas que tenham em atraso.

Se o fizerem, não passarão a integrar os cadernos eleitorais ... uma vez que já os integram desde o dia 25 de Setembro ... mas passarão a poder votar no dia 25 de Outubro.

Nem faz sentido, a elegibilidade ou não de um sócio para votar deve ser confirmada no momento do voto.
Isso é válido para sócios que paguem, que não paguem a quota ou que se demitam de sócios (por falecimento ou razões pessoais p.ex.).

ff77

Citação de: RGouveia.SLB em 20 de Outubro de 2025, 00:34Calado há instantes a elogiar bastante o Nuno Gomes e a dizer que ele saiu pelo próprio pé.

Claramente a saltar do barco para tentar novo tacho. Já estará desenganado em relação ao desfecho do vieirsmo-costismo, diria.
É um pateta esse Calado, mas sem dúvida que isso é um barómetro.

ff77

Citação de: ze_luz em 20 de Outubro de 2025, 12:42

Nem faz sentido, a elegibilidade ou não de um sócio para votar deve ser confirmada no momento do voto.
Isso é válido para sócios que paguem, que não paguem a quota ou que se demitam de sócios (por falecimento ou razões pessoais p.ex.).
Então serve de zero o acesso prévio aos cadernos eleitorais.

Sexta-Feira

O que me enerva neste clube, é que independentemente das boas intenções das pessoas, há sempre sócios do Benfica interessados naquilo que as listas lhes podem oferecer no futuro. De lista A a Z, há sempre pessoas que não ignoram isso nem por um segundo.

São muito poucos aqueles que dão a cara, exclusivamente por amor ao Benfica.

É uma coisa que com o passar dos anos me venho a aperceber cada vez mais.
Há sempre uma merdice qualquer.
Uns escondem bem escondido, outros já nem se dão ao trabalho.

ze_luz

Citação de: ff77 em 20 de Outubro de 2025, 12:45
Citação de: ze_luz em 20 de Outubro de 2025, 12:42

Então serve de zero o acesso prévio aos cadernos eleitorais.

No essencial, ressalvando que o software de consulta do caderno está devidamente auditado (como acredito que estará, pela confiabilidade da empresa que o vai fazer) serve de zero.

SiAn

Citação de: Lusiisul em 20 de Outubro de 2025, 01:56
Citação de: NoNickBoy em 20 de Outubro de 2025, 00:33
Citação de: jjlope00 em 20 de Outubro de 2025, 00:32
Citação de: Lusiisul em 19 de Outubro de 2025, 23:21Sinceramente, nem me vou dar ao trabalho de ir a Paris, ao Novotel, só para votar.
Em pleno 2025, com tantas formas seguras de confirmar identidade online, isto é ridículo.

Para piorar, nenhuma das candidaturas me representa minimamente.
Que desespero de eleições. :'(
Diz logo que vais votar Rui Costa, ninguém te leva a mal.

Duvido que o dono deste login seja sequer benfiquista, quanto mais ir votar 😂

Sou sócio do Benfica há mais de 20 anos, pago as quotas e acompanho o clube mesmo vivendo fora de Portugal.
Ser benfiquista não é fazer coro com a opinião dos outros, é querer o melhor para o clube.
Se para ti discordar = não ser benfiquista, então o problema não é meu.

Com todo o respeito e percebendo a frustração e desilusão que tu ou qualquer sócio têm por não conseguirem aceder a uma mesa de voto para exercer um direito e um dever que lhe assiste, resumir o voto electrónico à "forma segura de confirmar a identificação" é desconhecer requisitos básicos de autenticação, protecção e integridade que um sistema de votação electrónica fiável necessita de ter.

Basta fazeres uma breve pesquisa no Google para perceberes a complexidade dessa solução e do investimento que é necessário fazer quer em tecnologia, quer em recursos humanos e físicos.

Obviamente que nem tu, nem a esmagadora maioria dos sócios têm de saber esses detalhes técnicos e, por isso mesmo, na minha opinião, é incompreensível que a direção, a MAG e alguns candidatos, de forma demagógica e populista, lancem este tema para rua como se fosse apenas uma questão de vontade e que quem acha que não existem condições para se realizar uma votação electrónica está a limitar o acesso à participação de "todos" os sócios.

Aliás, se a direção queria o voto electrónico e se estava tão confiante das suas virtudes, bastava ter publicado os termos relacionados com a partilha de responsabilidades e garantias que a empresa fornecedora do sistema assumia. Assim, o pessoal especializado podia avaliar a solução proposta com mais rigor.

Mas não, preferiram lançar o tema para o ar e tirar proveito da ignorância dos sócios no assunto, para fazerem crer que a não aceitação do voto electrónico nestas eleições restringe-se apenas a uma questão de vontade e que esses candidatos/listas querem "reduzir" a democracia e a pluralidade no Benfica, escolhendo quem pode ou não votar.

Neste momento, a forma mais transparente de votação seria o recurso ao voto físico presencial e por correspondência. O fisico e presencial está lá com as suas limitações mas com a maior fiabilidade, o por correspondência, não há e até hoje o presidente da MAG não deu quaisquer justificações segundo sei.

Pelo menos, para já, a lei (os estatutos) está a ser respeitada e é assim que acontece em democracia.

Dandy

Neste momento, seria precoce fazê-lo ... pois até ao final do dia 22 de Outubro há sócios que poderão regularizar as quotas.

Mas IMAGINO QUE, a 23 de Outubro, a MAG já saberá a totalidade dos associados que poderão votar (se desejarem votar, claro).

Ou seja:

Aqueles que constavam nos cadernos eleitorais, a 25 de Setembro, com a quota de Agosto já paga ... MAIS ... aqueles que também constavam nos cadernos eleitorais (a 25 de Setembro) sem ter a quota de Agosto paga mas que, entretanto, pagaram aquela.

Como? ...

Mediante a ACUALIZAÇÃO do documento que detinham a 25 de Setembro.

Se esse documento mudar de nome, de "Cadernos Eleitorais" para outra coisa qualquer, isso já seria um outro debate.