João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Nielsen

Citação de: Ft.johИИ em 04 de Novembro de 2025, 22:20Pessoal não sei se já foi aqui dito, mas todo o material relevante (respostas, punchlines, etc) que vai saindo destas cabeças dos garotões do serbenfiquista está a ser transmitida à equipa do JNL. Continuem a dar ideias e dêem like no que forem achando bom.

Vamos lá dar tudo até dia 8!
A 4 dias da segunda volta é que se lembram disto? lol

Pembridge

#72391
O Expresso está-lhe a dar forte. Outro, desta vez do Fúria. Partilhe-se:

Link: https://tribuna.expresso.pt/odeio-futebol-moderno/2025-11-05-uma-questao-de-benfiquismo--o-capitulo-final-c494c976

Uma questão de benfiquismo — o capítulo final

Tudo começou com Futre. Jorge de Brito, o último dos grandes patriarcas do benfiquismo histórico, num acto que ainda hoje não sabemos se de gestão, se de paixão, quis dar ao Benfica um relâmpago de opulência e comprou um deus em segunda mão. O Benfica não aguentaria o rombo financeiro e a direcção não se manteria em funções durante muito mais.

E chegou 1994. Um ano ruim, um ano de presságios.

Morreu Senna, morreu Cobain, e no Público chamaram "rasca" a toda uma geração. Lisboa encheu-se de dinossauros de borracha e seria esta a metáfora perfeita para o que viria a suceder. Elegemos Damásio e, nesse momento, o Benfica perdeu o pudor e começou a ter vergonha da sua própria grandeza.

Seria fastidioso seguir em detalhe o fio da história de então até hoje. Basta dizer que se sucederia Vale e Azevedo, depois Luis Filipe Vieira, e que o mandato de Manuel Vilarinho, entre um e outro, serviria apenas como paliativo numa espiral vertiginosa de má gestão, indigência, e, sobretudo, de delapidação do benfiquismo como o conhecíamos. Porque isto é o que verdadeiramente interessa para o nosso caso: o Benfica deixou de ser um clube para se tornar numa saudade.

É deste benfiquismo degradado, deste benfiquismo resignado à mediocridade, que o Benfica hoje padece. E que teima fazer de um clube monstruoso uma coisa assim-assim.
É esse benfiquismo que se personifica em Rui Costa. Ele é o alfa e o ómega da mediania, o produto e o cúmulo da decadência. Acompanhem-me no raciocínio: enquanto jogador foi o filho sacrificado — a vítima do "Benfica que tem de vender para tapar buracos" —, durante o exílio forçado legitimou lunáticos como Vale e Azevedo e, quando finalmente regressou, à vigésima quinta hora, saltou quase directamente para o dirigismo. Enquanto tal alinhou-se com o regime de Vieira, e o mesmo halo de santidade que o protegia como jogador seria o mesmo que o anestesiaria como dirigente. Finalmente na presidência, cumprir-se-ia o círculo perfeito: o mito corporativo sentar-se-ia no trono, como o holograma de um passado idealizado que nunca teria existido. Lamento, mas é excessivo chamar velha glória a um futebolista que passou doze dos dezassete anos da sua carreira sénior noutros clubes.

Ora, o benfiquista médio que olha para Rui Costa e vê redenção, deveria era ver reincidência. O seu consulado é esse momento primordial em que a pureza e a culpa se beijam na boca. E o Benfica, ao lado disso? Perde. Perde sempre. Como tinha perdido. Como perdeu. Como perderá. Mas este benfiquista, este lesado do Vietname, dos anos 90 em diante, assimilou que, às tantas, o Benfica seria mesmo assim. Por isso não será surpreendente ouvir de lendas intocáveis como Humberto Coelho, vice-ainda-não-se-sabe-bem-de-quê na lista de Rui Costa, que o Benfica é um clube ganhador porque vence nas modalidades amadoras ou no futebol feminino. Chega até ser delirante assistir ao tipo de respostas que o benfiquista devoto de Rui Costa dá, quando confrontado com os nossos fracassos.

— A formação não está a resultar. Simples: "Apostar na formação não é ganhar títulos!"
— O Benfica gastou mais e ganhou menos que os rivais entre 2021 e 2025? Não tem problema: "Rui Costa é o homem certo, e quem não estiver contente que mude de clube!"
— O passivo aumentou cento e cinquenta e sete milhões em quatro anos. Essa agora: "Força, Rui Costa!"

"Força, Rui Costa!", eis a divisa da resignação, o grito manso de um povo que desistiu de ser grande.

A verdade é que tivemos oportunidades para mudar isto. Não muitas, mas tivemos. Em 2020, Noronha avançou e diz-se que perdeu. Mas agora há outra oportunidade. As probabilidades parecem todas contra ele, mas ele não desiste, e o Benfica tem um historial de surpresas. Noronha não é um herói dos relvados, nem nunca pretendeu ser, é um cavalheiro como Vieira de Brito, Borges Coutinho, João Santos ou Jorge de Brito. Um benfiquista de carne e osso, como há muito julgávamos terem deixado de existir. E tem este defeito imperdoável: ao ambicionar um Benfica grandioso, expõe a ferida da nossa pequenez.

Ainda ontem via o Paneira na televisão. Naquela expressão fechada, vindo directamente dos campos pelados do Portugal telúrico, habitava o anti-Rui Costa: rijo, frontal, rosto limpo, insubmisso. O jogador que foi inexplicavelmente corrido por Damásio, que galgava aquele lado direito e, depois de aplicar sempre a mesma finta curta, levantava a bola para ir parar à cabeça do Rui Águas. Paneira disse — e quem tem ouvidos que ouça:

"Quando nos candidatámos em 2020 queríamos a mudança. Em 2025, o pouco que mudou foi: o Sporting ganhou oito títulos, tem mais 166% de vitórias que o Benfica, o Porto mais 133%. O Benfica tem só mais um troféu que o... Braga. É muito pouco. Os sócios têm de decidir. Os números falam por si. Se isto for suficiente, eu sou o primeiro a fazer campanha pelo Rui Costa."

Ora, se ainda houver no benfiquista um vestígio de amor-próprio, um resquício que seja de consciência — essa coisa rara e quase ridícula — então há esperança para o Benfica. Pode ser que, então, no próximo Sábado, 8 de Novembro, vote contra o medo, contra a acomodação, contra a idolatria de um nome, contra uma cultura de mediocridade. Pode ser que vote a favor de uma ideia de responsabilidade e exigência. A favor dessa ideia antiga e essencial de que o Benfica pode ser, não o maior, mas o melhor. Melhor do que é. Melhor do que todos. Melhor do que Portugal.

Exactamente como sempre foi.

Benfiquista de Baguim

Citação de: Oindeciso em 05 de Novembro de 2025, 11:01Malta hoje vou-me encontrar com colega meu que não vejo há algum tempo e que votou no Vieira ele tem 50 votos, preciso que me deem pontos chave de argumentação para o converter, ele não gosta nem do Noronha nem do Ruim. Acho que ele se vai converter mas eu quero ter a certeza que ele depois no momento de colocar a cruz não mete no Ruim.

Por isso ajudem-me ai com pontos chave que eu não me posso esquecer.

Voto a voto enche a galinha o papo .

Pergunta-lhe se gosta do Benfica? se a resposta for positiva, pergunta-lhe se gosta do Benfica actual e aí ele terá a resposta em quem deve votar.

Smashin

Citação de: Nielsen em 05 de Novembro de 2025, 12:54
Citação de: Ft.johИИ em 04 de Novembro de 2025, 22:20Pessoal não sei se já foi aqui dito, mas todo o material relevante (respostas, punchlines, etc) que vai saindo destas cabeças dos garotões do serbenfiquista está a ser transmitida à equipa do JNL. Continuem a dar ideias e dêem like no que forem achando bom.

Vamos lá dar tudo até dia 8!
A 4 dias da segunda volta é que se lembram disto? lol
4 dias?

Lembro-me de terem andado aí pós debate btv a ouvir ideias.

abar85

Pegar na questão de só agora, e até utilizando o Pedro Ferreira, o Rui Costa achar que o Benfica precisa de um chief Scout! Aliás, nem sei se é o Rui Costa ou o Mário Branco! A incompetência de um presidente.

Falar com o Pedro Ferreira e perceber quantos clubes na Europa e há quanto tempo têm uma posição dessas, e ver se o Benfica nesse aspecto, mais uma vez é muito mal gerido.

SLBImpério

Citação de: Pembridge em 05 de Novembro de 2025, 12:48Grande texto do Manuel Cardoso.

Link: https://expresso.pt/opiniao/2025-11-05-o-benfica-precisa-da-viragem-do-seculo-ddff32cd


O Benfica precisa da viragem do século


Dos 87 710 sócios que votaram na primeira volta das eleições do Benfica, 54 812 pediram uma mudança de rumo. 54 812 associados consideram que o maior clube associativo do Mundo não pode perder constantemente campeonatos para outros com menor força social. Não é tolerável ter o quádruplo dos eleitores dos rivais e ganhar apenas um quarto dos campeonatos. Mais do que recordes, o Benfica precisa de se recordar do que era. E para isso não precisa dos livros do Guinness, bastam os livros de história.

Na segunda volta, só há um candidato que personifica essa mudança: João Noronha Lopes. Há quem tente transmitir a ideia de que não convence os benfiquistas. No mínimo, convenceu mais de 27 000 associados na primeira volta, uma mobilização que garantiria a vitória em qualquer outra eleição da história dos atos eleitorais de clubes. Convenceu também benfiquistas reconhecidos pela sua competência a aderir apaixonadamente ao seu projecto.

Bagão Félix, o Presidente do Conselho Fiscal, foi ministro em dois executivos. O vice-presidente financeiro é o CEO do Pestana, ou seja, do maior grupo empresarial do ramo de atividade com mais peso na economia do país, ao passo que o actual Ministro da Economia fez toda a sua carreira em cargos políticos. O vice-presidente para o Património é vice-CEO da Mota Engil: julgo que já tivemos Ministros das Infraestruturas com um CV mais fraco. O presidente da Mesa da Assembleia-Geral foi eleito juiz do Tribunal Constitucional aos 32 anos - praticamente a idade do Belloti. Doutorado em Harvard, é um jurista mais qualificado do que o atual Presidente da Assembleia da República, a segunda figura do Estado. O elenco de Noronha Lopes não é só superior ao de Rui Costa, é capaz de superior ao do governo da República. E bem, porque o Benfica é maior que Portugal.

Rui Costa apostou noutro tipo de equipa. Apesar dos 400 milhões em contratações, o reforço que trouxe mais impacto ao mandato de Rui Costa foi Luís Bernardo, um hábil jogador que já pontificou na defesa do Sporting, sobretudo na marcação cerrada a Renato Sanches. Rui Costa não tem uma política desportiva, mas faz política com os desportivos. O voleibol perdeu os últimos cinco jogos contra o Sporting, por isso Rui Costa contratou pessoas para fazer manchetes. As notícias que saíram na imprensa durante a campanha mostram que, afinal de contas, Rui Costa não tem assim tanta dificuldade em garantir títulos. O Benfica vive uma crise de crença, pelo que a candidatura da continuidade quer fazer-nos acreditar.

Querem fazer-nos acreditar que o candidato da mudança é um novo Vale e Azevedo, quando Noronha Lopes esteve na lista que escorraçou Vale e Azevedo do Clube e foi Rui Costa que ajudou a credibilizar aquele que viria a ser o pior presidente da história do Benfica. Querem fazer-nos acreditar que a candidatura da mudança tem vice-presidentes que não vão estar a tempo inteiro, quando é a lista de Rui Costa que recandidata um vice-presidente que foi em simultâneo administrador da SAD do União de Santarém. Querem fazer-nos acreditar que Noronha não sabe gerir sequer uma cadeia de restaurantes, quando foi Rui Costa que deixou falir um restaurante no Saldanha. Querem fazer-nos acreditar que há uma campanha que quer o poder a todo o custo, quando foi a campanha de Rui Costa que usou meios do clube para atacar um sócio que fez perguntas. Querem fazer-nos acreditar que há pessoas na candidatura de Noronha Lopes sem funções definidas, quando é a lista de Rui Costa que causa embaraço a Humberto Coelho, não lhe comunicando que funções terá como vice-presidente. Cada acusação, uma confissão.

No Sábado, os benfiquistas têm a oportunidade de provar que ninguém está acima do Benfica. Os ídolos não se sobrepõem à missão do Sport Lisboa e Benfica: ganhar. Acreditar no projecto falhado de Rui Costa por gratidão é desconsiderar quem não mereceu a mesma condescendência: Cosme Damião. É que, em 1926, a visão do fundador foi contestada por sócios que queriam uma mudança. Cosme Damião defendia que o clube continuasse amador. Ribeiro dos Reis e Ferreira Bogalho, entre outros, consideravam essa visão desfasada dos tempos e propunham uma modernização. Preocupados com as dívidas decorrentes da construção de infraestruturas e com a perda de competitividade face aos rivais de Lisboa, a oposição defendia um modelo profissional e uma gestão mais complexa. Em discordância, Cosme Damião afastou-se do dirigismo por uns anos, mas os oposicionistas estavam certos. O Benfica tornou-se num dos maiores clubes do Mundo porque, em 1926, os sócios decidiram pelo progresso. Um século depois, façamos o mesmo.



Retirado do texto:

O elenco de Noronha Lopes não é só superior ao de Rui Costa, é capaz de superior ao do governo da República. E bem, porque o Benfica é maior que Portugal.

É verdade! Não desanimem, por várias vezes as pessoas optam pela pior opção

Seja pela ignorância, baixo intelecto,o que julgam serem interesses próprios etc
Portugal não é dos mais pobres e atrasados da Europa por acaso, é porque merece.
Temos uma lista fantástica e a luta não termina aqui, a mudança no Benfica e Portugal vai ser geracional e vai demorar, quanto mais empenhados tiverem os que querem a mudança menos tempo demorará.


hormigo97

#72396
Citação de: Smashin em 05 de Novembro de 2025, 12:23
Citação de: hormigo97 em 05 de Novembro de 2025, 10:53Fui apelidado de "Fedelho Drogado" por um gajo qualquer de uma Casa do Benfica no Algarve, por argumentar com factos em relação ao que leva as pessoas a votar no Rui. 🤣 Estas pessoas não podem ter 50 votos...


Numa rápida pesquisa, o perfil do Twitter dá como sendo de Portimão, fervoroso apoiante do Chega.

Não é o presidente da casa de Portimão. Vou tentar perceber qual é.
Mas cheira-me que não é presidente de coisa nenhuma.

Update:
Não existe nenhum Luis Elói como presidente de alguma das casas do Benfica.
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instituicao/casas-do-benfica/contactos/algarve

Chegano e Costista. Mentiroso até à medula.

Se puderes, partilha pff a publicação. Mas também se chega lá facilmente
Foi neste post numa resposta a um grande Benfiquista, o Rafa Sampaio, se andares por aqui, grande abraço! https://www.facebook.com/share/v/17fBbC6AQe/

lmalves

Citação de: Kinkolas em 05 de Novembro de 2025, 00:28Ele tem de falar na empresa falida do Banana. Falido e mau gestor é o Banana, não JNL.

Tem de falar nas negociatas da empresa dele com o Proença e que se calhar por isso é que ele tá preso pelos tomates ao Proença e inventa que apoiou o projeto e não a pessoa. Mandar a buja no mesmo sentido dizendo que assim sendo, então os sócios do Benfica que não gostam de JNL também podem votar nele não pela pessoa, mas pelo projeto e que agradece.

Chafurdar na questão Balde Azebedo em 1996. Aliou-se a ele, negociou com ele. O facto de Damásio ter ganho nesse ano não invalida nem apaga a aliança com o Balde.

Relembrar e dizer para quem não sabe, que o Banana esteve na disposição de ir para o Sporting mas o pai impediu.

Mostrar os títulos ganhos pelos rivais durante este mandato.

Mostrar o dinheirão gasto e o não retorno desportivo.

Citar o Vieira a referir-se ao Banana como preguiçoso de merda, etc.

Enaltecer as coisas boas de Vieira e dizer que com Rui Costa ganhamos menos do que com Vieira.

Dizer que Rui Costa em quatro anos nunca foi ás casas do Benfica, Vieira dizia que ele não gostava, e agora em período eleitoral lembrou-se de lá ir e ainda diz que gosta de estar no meio dos benfiquistas.

Dizer que o Sporting só era campeão de 20 em 20 anos e no mandato de Rui Costa são bicampeões, coisa que só os nossos bisavós se lembram. Dizer que o Porto mesmo falido também ganhou mais que nós.

Reforçar que tem dinheiro mais que suficiente e que não precisa de trabalhar mais na vida por isso parem com essa conversa de merda do tacho. Tacho tem o Ruie que andou 13 anos na sombra do Vieira sem fazer nada e a receber salário. E agora finge que não esteve lá a mamar e assinar sem ler.

Perguntar qual seria a profissão do Rui Costa se não andasse no Benfica ao contrário de JNL que tem toda uma carreira em altos cargos em Portugal e lá fora. Não tem de provar nada a ninguém.

Dizer que tem mais qualificações e experiência que o Banana, e que a sua lista é composta por gente com nível de estudos superior e trabalho ao contrário da lista do Banana que é só analfabetos com a quarta classe.

Dizer que o Nuno Gomes tem mais anos e títulos no Benfica que o Banana, não faz sentido endeusar o Banana e não endeusar o Nuno Gomes.

Dizer que o Nuno Gomes quis sair do Benfica porque não queria tacho e não queria ficar sem fazer nada no clube, ao contrário precisamente do Rui Costa que acomodou-se década e meia debaixo da asa do Vieira.

Desmontar aquela treta de o Banana ter reerguido o clube desde 2021, mas reerguer de quê? De uma direção da qual o Rui Costa fazia parte? É preciso ter lata.

Perguntar o que caralho vem o Humberto Coelho fazer para o clube quando nem sabe ainda as funções que vai ter? Isto é que é organização, planeamento, estrutura?... Ou será isto sim, um tacho?

Dizer que o Banana não tem ideias nem projeto, até hoje não abriu a boca para nada sobre o que pretende no próximo mandato, não diz pão.

Lançar para o ar que o Banana tem acordo com a TVI pelos direitos televisivos daí aquele denegrir de imagem ao JNL com notícias e reportagens de merda.

Se voltarem a falar da merda do Mário Branco, colocar a pergunta ao contrário e perguntar se o Mourinho sair, se o Mário Branco vai atrás também e se são siameses.

Dizer aos sócios que não têm que ter medo dele, porque quando se vem de um mandato onde se enterra tanto dinheiro e não se ganha nada, estando taco a taco com o Braga a nível de troféus, então temos de ter medo é do atual presidente.

Dizer que o Banana não merece mais segundas oportunidades nem mais tempo porque por incrível que pareça, ele já está no clube como dirigente há 17 anos.

Dizer que no Porto correram de goleada com o Pinto da Costa, que foi quem fez daquele clube aquilo que é e não tiveram medo da mudança.

Dizer que não tem lagartos nem andrades na sua lista, mas o Banana trabalha/trabalhou com lagartos dentro do clube. Voltar a tocar no nojento do Luís Bernardo.

Apelar aos benfiqusitas para votarem com a cabeça, para pensarem bem e não ir votar com o coração ou com a nostalgia, e que o facto de Rui Costa ter sido grande jogador e ter chorado num amigável não faz dele mais benfiquista nem mais competente nem melhor opção que os outros, e que o Banana não é dono do clube nem tem de ser Presidente só porque sim.

Este último debate não é para falar de projetos nem estruturas nem ideias. É para engolir o outro Banana sem dó. Não deixa-lo respirar sequer. Mentiras é para desmontar na hora. Dar expose total no Banana e que se foda os tempos.

Falta alguma coisa? Acrescentem.

Top!

sbremoved_57202

Citação de: hormigo97 em 05 de Novembro de 2025, 13:01
Citação de: Smashin em 05 de Novembro de 2025, 12:23
Citação de: hormigo97 em 05 de Novembro de 2025, 10:53Fui apelidado de "Fedelho Drogado" por um gajo qualquer de uma Casa do Benfica no Algarve, por argumentar com factos em relação ao que leva as pessoas a votar no Rui. 🤣 Estas pessoas não podem ter 50 votos...


Numa rápida pesquisa, o perfil do Twitter dá como sendo de Portimão, fervoroso apoiante do Chega.

Não é o presidente da casa de Portimão. Vou tentar perceber qual é.
Mas cheira-me que não é presidente de coisa nenhuma.

Update:
Não existe nenhum Luis Elói como presidente de alguma das casas do Benfica.
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instituicao/casas-do-benfica/contactos/algarve

Chegano e Costista. Mentiroso até à medula.

Se puderes, partilha pff a publicação. Mas também se chega lá facilmente
Foi neste post numa resposta a um grande Benfiquista, o Rafa Sampaio, se andares por aqui, grande abraço! https://www.facebook.com/share/v/17fBbC6AQe/

É Portimão, confirma-se. Mas é tão presidente da Casa de Portimão como eu sou Presidente da República. É um Zé Ninguém patético.



sbremoved_57202

Citação de: Kinkolas em 05 de Novembro de 2025, 00:28Ele tem de falar na empresa falida do Banana. Falido e mau gestor é o Banana, não JNL.

Tem de falar nas negociatas da empresa dele com o Proença e que se calhar por isso é que ele tá preso pelos tomates ao Proença e inventa que apoiou o projeto e não a pessoa. Mandar a buja no mesmo sentido dizendo que assim sendo, então os sócios do Benfica que não gostam de JNL também podem votar nele não pela pessoa, mas pelo projeto e que agradece.

Chafurdar na questão Balde Azebedo em 1996. Aliou-se a ele, negociou com ele. O facto de Damásio ter ganho nesse ano não invalida nem apaga a aliança com o Balde.

Relembrar e dizer para quem não sabe, que o Banana esteve na disposição de ir para o Sporting mas o pai impediu.

Mostrar os títulos ganhos pelos rivais durante este mandato.

Mostrar o dinheirão gasto e o não retorno desportivo.

Citar o Vieira a referir-se ao Banana como preguiçoso de merda, etc.

Enaltecer as coisas boas de Vieira e dizer que com Rui Costa ganhamos menos do que com Vieira.

Dizer que Rui Costa em quatro anos nunca foi ás casas do Benfica, Vieira dizia que ele não gostava, e agora em período eleitoral lembrou-se de lá ir e ainda diz que gosta de estar no meio dos benfiquistas.

Dizer que o Sporting só era campeão de 20 em 20 anos e no mandato de Rui Costa são bicampeões, coisa que só os nossos bisavós se lembram. Dizer que o Porto mesmo falido também ganhou mais que nós.

Reforçar que tem dinheiro mais que suficiente e que não precisa de trabalhar mais na vida por isso parem com essa conversa de merda do tacho. Tacho tem o Ruie que andou 13 anos na sombra do Vieira sem fazer nada e a receber salário. E agora finge que não esteve lá a mamar e assinar sem ler.

Perguntar qual seria a profissão do Rui Costa se não andasse no Benfica ao contrário de JNL que tem toda uma carreira em altos cargos em Portugal e lá fora. Não tem de provar nada a ninguém.

Dizer que tem mais qualificações e experiência que o Banana, e que a sua lista é composta por gente com nível de estudos superior e trabalho ao contrário da lista do Banana que é só analfabetos com a quarta classe.

Dizer que o Nuno Gomes tem mais anos e títulos no Benfica que o Banana, não faz sentido endeusar o Banana e não endeusar o Nuno Gomes.

Dizer que o Nuno Gomes quis sair do Benfica porque não queria tacho e não queria ficar sem fazer nada no clube, ao contrário precisamente do Rui Costa que acomodou-se década e meia debaixo da asa do Vieira.

Desmontar aquela treta de o Banana ter reerguido o clube desde 2021, mas reerguer de quê? De uma direção da qual o Rui Costa fazia parte? É preciso ter lata.

Perguntar o que caralho vem o Humberto Coelho fazer para o clube quando nem sabe ainda as funções que vai ter? Isto é que é organização, planeamento, estrutura?... Ou será isto sim, um tacho?

Dizer que o Banana não tem ideias nem projeto, até hoje não abriu a boca para nada sobre o que pretende no próximo mandato, não diz pão.

Lançar para o ar que o Banana tem acordo com a TVI pelos direitos televisivos daí aquele denegrir de imagem ao JNL com notícias e reportagens de merda.

Se voltarem a falar da merda do Mário Branco, colocar a pergunta ao contrário e perguntar se o Mourinho sair, se o Mário Branco vai atrás também e se são siameses.

Dizer aos sócios que não têm que ter medo dele, porque quando se vem de um mandato onde se enterra tanto dinheiro e não se ganha nada, estando taco a taco com o Braga a nível de troféus, então temos de ter medo é do atual presidente.

Dizer que o Banana não merece mais segundas oportunidades nem mais tempo porque por incrível que pareça, ele já está no clube como dirigente há 17 anos.

Dizer que no Porto correram de goleada com o Pinto da Costa, que foi quem fez daquele clube aquilo que é e não tiveram medo da mudança.

Dizer que não tem lagartos nem andrades na sua lista, mas o Banana trabalha/trabalhou com lagartos dentro do clube. Voltar a tocar no nojento do Luís Bernardo.

Apelar aos benfiqusitas para votarem com a cabeça, para pensarem bem e não ir votar com o coração ou com a nostalgia, e que o facto de Rui Costa ter sido grande jogador e ter chorado num amigável não faz dele mais benfiquista nem mais competente nem melhor opção que os outros, e que o Banana não é dono do clube nem tem de ser Presidente só porque sim.

Este último debate não é para falar de projetos nem estruturas nem ideias. É para engolir o outro Banana sem dó. Não deixa-lo respirar sequer. Mentiras é para desmontar na hora. Dar expose total no Banana e que se foda os tempos.

Falta alguma coisa? Acrescentem.

Grande @Kinkolas . Com textos assim, não sei como é que nenhuma benfiquista te dá o pito.

lucasslb1904

Citação de: Kinkolas em 05 de Novembro de 2025, 00:28Ele tem de falar na empresa falida do Banana. Falido e mau gestor é o Banana, não JNL.

Tem de falar nas negociatas da empresa dele com o Proença e que se calhar por isso é que ele tá preso pelos tomates ao Proença e inventa que apoiou o projeto e não a pessoa. Mandar a buja no mesmo sentido dizendo que assim sendo, então os sócios do Benfica que não gostam de JNL também podem votar nele não pela pessoa, mas pelo projeto e que agradece.

Chafurdar na questão Balde Azebedo em 1996. Aliou-se a ele, negociou com ele. O facto de Damásio ter ganho nesse ano não invalida nem apaga a aliança com o Balde.

Relembrar e dizer para quem não sabe, que o Banana esteve na disposição de ir para o Sporting mas o pai impediu.

Mostrar os títulos ganhos pelos rivais durante este mandato.

Mostrar o dinheirão gasto e o não retorno desportivo.

Citar o Vieira a referir-se ao Banana como preguiçoso de merda, etc.

Enaltecer as coisas boas de Vieira e dizer que com Rui Costa ganhamos menos do que com Vieira.

Dizer que Rui Costa em quatro anos nunca foi ás casas do Benfica, Vieira dizia que ele não gostava, e agora em período eleitoral lembrou-se de lá ir e ainda diz que gosta de estar no meio dos benfiquistas.

Dizer que o Sporting só era campeão de 20 em 20 anos e no mandato de Rui Costa são bicampeões, coisa que só os nossos bisavós se lembram. Dizer que o Porto mesmo falido também ganhou mais que nós.

Reforçar que tem dinheiro mais que suficiente e que não precisa de trabalhar mais na vida por isso parem com essa conversa de merda do tacho. Tacho tem o Ruie que andou 13 anos na sombra do Vieira sem fazer nada e a receber salário. E agora finge que não esteve lá a mamar e assinar sem ler.

Perguntar qual seria a profissão do Rui Costa se não andasse no Benfica ao contrário de JNL que tem toda uma carreira em altos cargos em Portugal e lá fora. Não tem de provar nada a ninguém.

Dizer que tem mais qualificações e experiência que o Banana, e que a sua lista é composta por gente com nível de estudos superior e trabalho ao contrário da lista do Banana que é só analfabetos com a quarta classe.

Dizer que o Nuno Gomes tem mais anos e títulos no Benfica que o Banana, não faz sentido endeusar o Banana e não endeusar o Nuno Gomes.

Dizer que o Nuno Gomes quis sair do Benfica porque não queria tacho e não queria ficar sem fazer nada no clube, ao contrário precisamente do Rui Costa que acomodou-se década e meia debaixo da asa do Vieira.

Desmontar aquela treta de o Banana ter reerguido o clube desde 2021, mas reerguer de quê? De uma direção da qual o Rui Costa fazia parte? É preciso ter lata.

Perguntar o que caralho vem o Humberto Coelho fazer para o clube quando nem sabe ainda as funções que vai ter? Isto é que é organização, planeamento, estrutura?... Ou será isto sim, um tacho?

Dizer que o Banana não tem ideias nem projeto, até hoje não abriu a boca para nada sobre o que pretende no próximo mandato, não diz pão.

Lançar para o ar que o Banana tem acordo com a TVI pelos direitos televisivos daí aquele denegrir de imagem ao JNL com notícias e reportagens de merda.

Se voltarem a falar da merda do Mário Branco, colocar a pergunta ao contrário e perguntar se o Mourinho sair, se o Mário Branco vai atrás também e se são siameses.

Dizer aos sócios que não têm que ter medo dele, porque quando se vem de um mandato onde se enterra tanto dinheiro e não se ganha nada, estando taco a taco com o Braga a nível de troféus, então temos de ter medo é do atual presidente.

Dizer que o Banana não merece mais segundas oportunidades nem mais tempo porque por incrível que pareça, ele já está no clube como dirigente há 17 anos.

Dizer que no Porto correram de goleada com o Pinto da Costa, que foi quem fez daquele clube aquilo que é e não tiveram medo da mudança.

Dizer que não tem lagartos nem andrades na sua lista, mas o Banana trabalha/trabalhou com lagartos dentro do clube. Voltar a tocar no nojento do Luís Bernardo.

Apelar aos benfiqusitas para votarem com a cabeça, para pensarem bem e não ir votar com o coração ou com a nostalgia, e que o facto de Rui Costa ter sido grande jogador e ter chorado num amigável não faz dele mais benfiquista nem mais competente nem melhor opção que os outros, e que o Banana não é dono do clube nem tem de ser Presidente só porque sim.

Este último debate não é para falar de projetos nem estruturas nem ideias. É para engolir o outro Banana sem dó. Não deixa-lo respirar sequer. Mentiras é para desmontar na hora. Dar expose total no Banana e que se foda os tempos.

Falta alguma coisa? Acrescentem.

Isto já chegou ao Noronha ou ainda não?

Guilherme20

Citação de: Pembridge em 05 de Novembro de 2025, 12:56O Expresso está-lhe a dar forte. Outro, desta vez do Fúria. Partilhe-se:

Link: https://tribuna.expresso.pt/odeio-futebol-moderno/2025-11-05-uma-questao-de-benfiquismo--o-capitulo-final-c494c976

Uma questão de benfiquismo — o capítulo final

Tudo começou com Futre. Jorge de Brito, o último dos grandes patriarcas do benfiquismo histórico, num acto que ainda hoje não sabemos se de gestão, se de paixão, quis dar ao Benfica um relâmpago de opulência e comprou um deus em segunda mão. O Benfica não aguentaria o rombo financeiro e a direcção não se manteria em funções durante muito mais.

E chegou 1994. Um ano ruim, um ano de presságios.

Morreu Senna, morreu Cobain, e no Público chamaram "rasca" a toda uma geração. Lisboa encheu-se de dinossauros de borracha e seria esta a metáfora perfeita para o que viria a suceder. Elegemos Damásio e, nesse momento, o Benfica perdeu o pudor e começou a ter vergonha da sua própria grandeza.

Seria fastidioso seguir em detalhe o fio da história de então até hoje. Basta dizer que se sucederia Vale e Azevedo, depois Luis Filipe Vieira, e que o mandato de Manuel Vilarinho, entre um e outro, serviria apenas como paliativo numa espiral vertiginosa de má gestão, indigência, e, sobretudo, de delapidação do benfiquismo como o conhecíamos. Porque isto é o que verdadeiramente interessa para o nosso caso: o Benfica deixou de ser um clube para se tornar numa saudade.

É deste benfiquismo degradado, deste benfiquismo resignado à mediocridade, que o Benfica hoje padece. E que teima fazer de um clube monstruoso uma coisa assim-assim.
É esse benfiquismo que se personifica em Rui Costa. Ele é o alfa e o ómega da mediania, o produto e o cúmulo da decadência. Acompanhem-me no raciocínio: enquanto jogador foi o filho sacrificado — a vítima do "Benfica que tem de vender para tapar buracos" —, durante o exílio forçado legitimou lunáticos como Vale e Azevedo e, quando finalmente regressou, à vigésima quinta hora, saltou quase directamente para o dirigismo. Enquanto tal alinhou-se com o regime de Vieira, e o mesmo halo de santidade que o protegia como jogador seria o mesmo que o anestesiaria como dirigente. Finalmente na presidência, cumprir-se-ia o círculo perfeito: o mito corporativo sentar-se-ia no trono, como o holograma de um passado idealizado que nunca teria existido. Lamento, mas é excessivo chamar velha glória a um futebolista que passou doze dos dezassete anos da sua carreira sénior noutros clubes.

Ora, o benfiquista médio que olha para Rui Costa e vê redenção, deveria era ver reincidência. O seu consulado é esse momento primordial em que a pureza e a culpa se beijam na boca. E o Benfica, ao lado disso? Perde. Perde sempre. Como tinha perdido. Como perdeu. Como perderá. Mas este benfiquista, este lesado do Vietname, dos anos 90 em diante, assimilou que, às tantas, o Benfica seria mesmo assim. Por isso não será surpreendente ouvir de lendas intocáveis como Humberto Coelho, vice-ainda-não-se-sabe-bem-de-quê na lista de Rui Costa, que o Benfica é um clube ganhador porque vence nas modalidades amadoras ou no futebol feminino. Chega até ser delirante assistir ao tipo de respostas que o benfiquista devoto de Rui Costa dá, quando confrontado com os nossos fracassos.

— A formação não está a resultar. Simples: "Apostar na formação não é ganhar títulos!"
— O Benfica gastou mais e ganhou menos que os rivais entre 2021 e 2025? Não tem problema: "Rui Costa é o homem certo, e quem não estiver contente que mude de clube!"
— O passivo aumentou cento e cinquenta e sete milhões em quatro anos. Essa agora: "Força, Rui Costa!"

"Força, Rui Costa!", eis a divisa da resignação, o grito manso de um povo que desistiu de ser grande.

A verdade é que tivemos oportunidades para mudar isto. Não muitas, mas tivemos. Em 2020, Noronha avançou e diz-se que perdeu. Mas agora há outra oportunidade. As probabilidades parecem todas contra ele, mas ele não desiste, e o Benfica tem um historial de surpresas. Noronha não é um herói dos relvados, nem nunca pretendeu ser, é um cavalheiro como Vieira de Brito, Borges Coutinho, João Santos ou Jorge de Brito. Um benfiquista de carne e osso, como há muito julgávamos terem deixado de existir. E tem este defeito imperdoável: ao ambicionar um Benfica grandioso, expõe a ferida da nossa pequenez.

Ainda ontem via o Paneira na televisão. Naquela expressão fechada, vindo directamente dos campos pelados do Portugal telúrico, habitava o anti-Rui Costa: rijo, frontal, rosto limpo, insubmisso. O jogador que foi inexplicavelmente corrido por Damásio, que galgava aquele lado direito e, depois de aplicar sempre a mesma finta curta, levantava a bola para ir parar à cabeça do Rui Águas. Paneira disse — e quem tem ouvidos que ouça:

"Quando nos candidatámos em 2020 queríamos a mudança. Em 2025, o pouco que mudou foi: o Sporting ganhou oito títulos, tem mais 166% de vitórias que o Benfica, o Porto mais 133%. O Benfica tem só mais um troféu que o... Braga. É muito pouco. Os sócios têm de decidir. Os números falam por si. Se isto for suficiente, eu sou o primeiro a fazer campanha pelo Rui Costa."

Ora, se ainda houver no benfiquista um vestígio de amor-próprio, um resquício que seja de consciência — essa coisa rara e quase ridícula — então há esperança para o Benfica. Pode ser que, então, no próximo Sábado, 8 de Novembro, vote contra o medo, contra a acomodação, contra a idolatria de um nome, contra uma cultura de mediocridade. Pode ser que vote a favor de uma ideia de responsabilidade e exigência. A favor dessa ideia antiga e essencial de que o Benfica pode ser, não o maior, mas o melhor. Melhor do que é. Melhor do que todos. Melhor do que Portugal.

Exactamente como sempre foi.


Quem lê o Expresso (ou outra coisa qualquer) não vota RC.

BENFIKA

Se quem está no poder não tivesse as casas controladas como "braço armado", era bem possível a mudança acontecer já nestas eleições.

Mas com as casas a defenderem o presidente em funções como se fosse a sua familia, a fazerem campanha, a recrutarem votos, é praticamente impossível.

O Rui vai vencer estas eleições com uma margem considerável, mas não será graças a ele mas sim graças ao trabalho de campanha das casas e à campanha suja do Luis Bernardo  :disgust:

pete92


Nuno Gomes, Vitor Paneira e Tomas Amaral  :slb2:

cwally

Citação de: hormigo97 em 05 de Novembro de 2025, 10:53Fui apelidado de "Fedelho Drogado" por um gajo qualquer de uma Casa do Benfica no Algarve, por argumentar com factos em relação ao que leva as pessoas a votar no Rui. 🤣 Estas pessoas não podem ter 50 votos...


Na verdade, ninguém devia ter 50 votos. NINGUEM.