Vangelis Pavlidis

Avançado, 27 anos,
Grécia
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 123 jogos (8614 minutos), 74 golos
Em 2026/2027: 13 jogos (932 minutos), 14 golos

Títulos: Supertaça (1), Taça da Liga (1)

Golden_Mean

Citação de: Lopes1986 em 15 de Setembro de 2026, 16:44
Citação de: Mercurio_10 em 15 de Setembro de 2026, 16:43É sempre fácil ser melhor e arranjar melhor, depois aparecem os Cabrais, os Tengstedts, os Yaremchuks, os Ferryras ou os Nicos Castillos.
Nos ultimos 30 anos contam-se por uma mao os PL superiores...se tanto...
Jonas, e acabou.

Lopes1986

Citação de: Golden_Mean em 15 de Setembro de 2026, 18:39
Citação de: Mercurio_10 em 15 de Setembro de 2026, 16:43É sempre fácil ser melhor e arranjar melhor, depois aparecem os Cabrais, os Tengstedts, os Yaremchuks, os Ferryras ou os Nicos Castillos.
Jonas, e acabou.
Para mim tambem mas nao quis criar polemica e aceito que achem o Tacuara ou o Lima superiores...mas o rendimento do Homem com equipas bem mais fracas e treinadas por pedreiros...

JPSilva

Citação de: Shoky em 15 de Setembro de 2026, 12:46
Citação de: Andris em 15 de Setembro de 2026, 12:17
Citação de: André Sousa em 15 de Setembro de 2026, 11:38O que mais impressiona nos penaltis é que além de serem muito bem colocados, consegue variar na escolha da zona onde mete a bola.

O penalti em Turim quase que nem devia entrar para a contabilidade, já que escorrega, mas é o que é. Grande taxa de acerto, ainda assim. Do melhor que tivemos nesse aspeto.
Sem dúvidas. De tal forma que, quando é penalty e é ele a bater, costumo dar, praticamente, por garantido que será golo. Eventualmente, irá falhar algum, mas a taxa de acerto é absurda.

E depois é como escreves, varia sempre, de tal forma que diria que o GR nem adivinhou o lado na maior parte dos que ele marcou (mas isto escrevo sem certezas).

Citação de: André Sousa em 15 de Setembro de 2026, 11:38Creio que as estatísticas do Simão em penaltis já andaram por aí. Volta e meia é assunto que aparece. Assim de cabeça só me recordo do penalti que falhou no jogo contra o Gil, defesa do Jorge Baptista.
Seria interessante alguém puxar isso. Diria que o SImão deve ter uns 2/3 em 30 e tal tentativas, o que também é excelente. Mesmo o Cardozo deve estar acima dos 85%, presumo.

O Cardozo tinha séries horrendas, onde falhava aos 3 a cada 4.
Todos nos lembramos delas. E era mental, porque ele era máquina a bater. E com confiança era tudo saco.
Infelizmente, falhou alguns bem decisivos. Turim, à cabeça (roubado, eu sei), e Barcelos e Setúbal nos descontos.

O Lima era foda.
Acho que só falhou 2. Um decisivo em Paços de Ferreira, à barra. Mas na hora da verdade, era sempre saco.

Jonas também era incrível na eficácia e curiosamente nunca gostei da forma como batia. Pareciam sempre perto de defender os GR. Mas a verdade é que convertia. Só me lembro de um falhado que custou caro, em Vila do Conde, para a Taça.

O Cardozo a dada altura marcava mais livres que penaltis, bizarro

cwally

Citação de: Madiria em 14 de Setembro de 2026, 20:16Falha golos?! Sim, falha!

Mas não me lixem com "F", este gajo faz de número "10", cai nas alas quando é necessário, defende...
Mas acima de tudo, tem números impressionantes!!!
Estamos a 14 de Setembro e o homem já leva 14, sim! 14 golos!

Quem nos dera ter um "mal amado" destes para cada posição!!!
Ainda está para nascer o primeiro jogador que não falha golos.

E, na mesma lógica, o primeiro guarda-redes que não sofre golos.

Só na cabeça de alguns é que isso existe.

edit: curtam lá este cepo
https://www.youtube.com/watch?v=GB2MIIK7TbA

Golden_Mean

Citação de: Lopes1986 em 15 de Setembro de 2026, 18:41
Jonas, e acabou.
Para mim tambem mas nao quis criar polemica e aceito que achem o Tacuara ou o Lima superiores...mas o rendimento do Homem com equipas bem mais fracas e treinadas por pedreiros...
Eu adoro o Cardozo, sempre o defendi, e é dos meus jogadores preferidos. Tinha o bonus das bolas paradas, e de ser um jogador "de jogos grandes".

Dito isto, só o Jonas teve duas primeiras épocas no Benfica superiores ao Pavlidis, nos ultimos 30 anos. É um jogador top para a nossa realidade, e numa idade em que temos de garantir que faça carreira no clube.

PattyBrooks

Citação de: JMota25 em 15 de Setembro de 2026, 09:58Pavlidis é o Avançado do Mês de Agosto da Liga!

A 14 de Setembro, Pavlidis, número 14 do Benfica, um dia depois de conquistar o seu 14° golo da temporada, foi considerado o melhor avançado do mês de Agosto. Simbologia.

André Sousa

Citação de: vinsanity em 15 de Setembro de 2026, 17:17esse Jorge Baptista era tipo Marco Tábuas, fazia as exibições da carreira contra nós...

Jorge Baptista, Peçanha, Costinha, William...

Uma série deles.

Madiria

Citação de: Lopes1986 em 15 de Setembro de 2026, 18:41
Jonas, e acabou.

Estou como vocês, Jonas, obviamente e claramente acima.
Depois vai um pouco de gostos.
Diria que Cardozo a um nível idêntico (não consigo dizer que o Pavlidis é superior ao  que foi o Cardozo...), mas acho-o bastante superior ao Lima, por exemplo. Mas muito!

Mas e independentemente dos gostos, tirando o Jonas (que acho que é unânime o melhor avançado dos últimos 30 anos), o Pavlidis não fica em nada atrás do já referido Lima, do Mitroglou, do G.Ramos (infelizmente passou cá pouco tempo).
Sendo que na minha opinião pessoal, e respeitando outras opiniões, já deu mais que qualquer destes atrás que referi.

duarteslb

Nao me fodam, adoro o Pavlidis, mas o Cardozo era superior.

Sexta-Feira

Citação de: duarteslb em 15 de Setembro de 2026, 23:58Nao me fodam, adoro o Pavlidis, mas o Cardozo era superior.

Não era!
Hoje em dia, o Cardozo no Benfica teria muitos problemas.
Há muito menos paciência.

Houve muita paciência com o Cardozo, porque ele apareceu numa altura de vacas magras e crescimento financeiro e desportivo do clube.

O Cardozo não era completo como o Pavlidis, apesar de ser um jogador estimado pelos adeptos. Pelos anos que aqui esteve.
O Cardozo era um pinheiro goleador.
O Pavlidis faz jogar a equipa. Dá sequência.

Rei

Citação de: duarteslb em 15 de Setembro de 2026, 23:58Nao me fodam, adoro o Pavlidis, mas o Cardozo era superior.

O Pavlidis é muito mais jogador que o Cardozo, não brinquem com coisas sérias. Podemos ter um sentimento especial pelo Cardozo, mas não tinha de todo a capacidade do Pavlidis nos vários momentos do jogo. O Cardozo era um ponta de lança sobretudo de grande área, era matador e tinha um pé esquerdo fabuloso, mas o Pavlidis é mais completo, tem mais capacidade técnica, mais criatividade, e tem um raio de ação muito maior. Em termos futebolísticos está noutro patamar. O Pavlidis em algumas dessas equipas do Benfica tinha feito carradas de golos, tantos ou mais que o Cardozo.

André Sousa

Citação de: Rei em 16 de Setembro de 2026, 00:06O Pavlidis é muito mais jogador que o Cardozo, não brinquem com coisas sérias. Podemos ter um sentimento especial pelo Cardozo, mas não tinha de todo a capacidade do Pavlidis nos vários momentos do jogo. O Cardozo era um ponta de lança sobretudo de grande área, era matador e tinha um pé esquerdo fabuloso, mas o Pavlidis é mais completo, tem mais capacidade técnica, mais criatividade, e tem um raio de ação muito maior. Em termos futebolísticos está noutro patamar. O Pavlidis em algumas dessas equipas do Benfica tinha feito carradas de golos, tantos ou mais que o Cardozo.

O Cardozo tecnicamente era superior. O problema é que fisicamente existia um universo de distância entre ambos.

Rei

Citação de: André Sousa em 16 de Setembro de 2026, 00:08
Citação de: Rei em 16 de Setembro de 2026, 00:06O Pavlidis é muito mais jogador que o Cardozo, não brinquem com coisas sérias. Podemos ter um sentimento especial pelo Cardozo, mas não tinha de todo a capacidade do Pavlidis nos vários momentos do jogo. O Cardozo era um ponta de lança sobretudo de grande área, era matador e tinha um pé esquerdo fabuloso, mas o Pavlidis é mais completo, tem mais capacidade técnica, mais criatividade, e tem um raio de ação muito maior. Em termos futebolísticos está noutro patamar. O Pavlidis em algumas dessas equipas do Benfica tinha feito carradas de golos, tantos ou mais que o Cardozo.

O Cardozo tecnicamente era superior. O problema é que fisicamente existia um universo de distância entre ambos.

Não concordo nada. Não quero com isto dizer que o Cardozo fosse mau em termos técnicos, mas o Pavlidis é outra loiça. Há vários exemplos que poderia dar, o Cardozo nunca faria a jogada que o Pavlidis fez frente ao Sporting na Luz na época em que eles se tornaram bicampeões. E também é muito por ter qualidade técnica que liga muito bem o jogo ofensivo da equipa, o Cardozo apesar de tudo tinha mais dificuldade em espaços curtos e isso não se explica só com os atributos físicos.

SLBRulez

Citação de: Rei em 16 de Setembro de 2026, 00:12
Citação de: André Sousa em 16 de Setembro de 2026, 00:08

Não concordo nada. Não quero com isto dizer que o Cardozo fosse mau em termos técnicos, mas o Pavlidis é outra loiça. Há vários exemplos que poderia dar, o Cardozo nunca faria a jogada que o Pavlidis fez frente ao Sporting na Luz na época em que eles se tornaram bicampeões. E também é muito por ter qualidade técnica que liga muito bem o jogo ofensivo da equipa, o Cardozo apesar de tudo tinha mais dificuldade em espaços curtos e isso não se explica só com os atributos físicos.
O Pavlidis a nível associativo é superior. Mas o Cardozo era mais clutch e acho que tinha mais facilidade em marcar do nada que o grego.

O Cardozo também não era o tosco com a bola nos pés como se pinta.

Mas diria que os 3 grandes avançados do Benfica nos últimos 20 anos seria Cardozo, Jonas e Pavlidis

André Sousa

Citação de: Rei em 16 de Setembro de 2026, 00:12Não concordo nada. Não quero com isto dizer que o Cardozo fosse mau em termos técnicos, mas o Pavlidis é outra loiça. Há vários exemplos que poderia dar, o Cardozo nunca faria a jogada que o Pavlidis fez frente ao Sporting na Luz na época em que eles se tornaram bicampeões. E também é muito por ter qualidade técnica que liga muito bem o jogo ofensivo da equipa, o Cardozo apesar de tudo tinha mais dificuldade em espaços curtos e isso não se explica só com os atributos físicos.

Claro que se explica.

O Cardozo tecnicamente falando, e isolando aquilo que é a técnica, era muito bom. O seu grande problema era a falta de agilidade. O pé esquerdo foi dos melhores que passou pela Luz.

O Cardozo tem um lance contra o Rio Ave para a Taça da Liga, em 09/10, onde mete um passe a rasgar para o Di Maria que era algo que só não fazia mais vezes porque não tinha a capacidade motora para tal. A recepção precisava de sair perfeita para ter oportunidade de fazer o passe. Ele não conseguia corrigir pequenos erros técnicos com a capacidade física. O Pavlidis consegue-o.

O golo que falas... é claro que o Cardozo nunca o faria. Não tem capacidade física para o fazer. Imaginas o Cardozo a mudar de direção assim? Claro que não.

E atenção, o Pavlidis até é um jogador com algum erro a nível de recepção. É um pouco ingrato porque recebe muita bola de costas para a baliza mas quem leia isso pensa que ele é um Saviola de 09/10.