Ajuda quanto às posições de jogadores

VitorPaneira7

Gosto de ver basket e apesar de não ser nenhum entendido na modalidade sei acompanhar o jogo a nível de faltas/regras mas quanto ao nivel táctico do jogo e posições em campo não percebo patavina por isso queria pedir ajuda quanto às seguintes questões.

Quais são as posições em campo de um jogador , tipo por exemplo saber o que é um base ou um extremo e a que posições por número correspondem?

o que é necessário pra ser o melhor em cada posição de campo?

Qual a táctica mais usada a nivel de posicionamento de jogadores?

O plantel do Benfica a nivel de posições e qual o 5 inicial provável?

Agradeço muito a quem ajudar.

kneissl

Citação de: VitorPaneira7 em 18 de Setembro de 2006, 21:43
Gosto de ver basket e apesar de não ser nenhum entendido na modalidade sei acompanhar o jogo a nível de faltas/regras mas quanto ao nivel táctico do jogo e posições em campo não percebo patavina por isso queria pedir ajuda quanto às seguintes questões.

Quais são as posições em campo de um jogador , tipo por exemplo saber o que é um base ou um extremo e a que posições por número correspondem?

o que é necessário pra ser o melhor em cada posição de campo?

Qual a táctica mais usada a nivel de posicionamento de jogadores?

O plantel do Benfica a nivel de posições e qual o 5 inicial provável?

Agradeço muito a quem ajudar.

Bem vou tentar explicar-te,  as posições q existem são a de

Base (NBA conhece-se por PG= Point Guard)
2º Base (NBA conhece-se por SG = Shooting Guard)
Extremo (" " " SF= Small Forward)
Extremo-Poste (" " " PF = Power Forward)
Poste ( " " " C = Center)

A base o q é necessário essencialmente é, ter uma boa visão de jogo e saber ler bem o jogo, ser rápido ou compensar a rapidez c/ inteligencia, tecnica, saber driblar obviamente e fazer bons passes para isolar/encontrar jogadores soltos, é o "nº10" do Basket ou seja o Rui Costa lol.

2º Base, pode ter as caracteristicas do 1º mas geralmente são jogadores mais altos e fortes fisicamente, q por não correrem tanto, ou por serem demasiado fortes para a posição de base e demasiado fracos para a posiçao de extremo jogam nesta posição geralmente encontra-se aqui os lançadores de triplos tal como nos extremos.

Extremo são geralmente jogadores altos mas fisicamente fracos (para jogar debaixo das tabelas) ou então de estatura média mas boa pujança fisica, são tb mtas das vezes bons lançadores e defensores tal como o 2º base.

Extremo-Poste são jogadores que sao demasiado fortes e altos para jogar a Extremo, e fracos para jogar a Poste, são jogadores mais rapidos,tecnicistas que os postes e por isso por jogarem debaixo das tabelas podem ganhar mtos ressaltos usando a velocidade e agilidade. Tb são conhecidos por lançar razoalvemente bem para jogadores tão altos, ou seja podem afastar-se da tabela e marcar alguns pontinhos.

Poste é o pivot da equipa, para mim o jogador mais importante pq a eles cabe ganhar ressaltos, desarmar lançamentos, marcar pontos qd pode... sao jogadores fortes, altos, geralmente são fracos no lançamento por isso afundam muito.

A tactica que  mais se  usa  a meu ver é a  de:
                Base
                     2º Base
Extremo                  Extremo
    Ext.Poste
                   Poste

Qto ao plantel do slb fica para quem os conhecer melhor

Amigo das modalidades

as posições tb podem designadas por numeros, 1 a 5... sendo 1-base; 2-2ºbase, 3-extremo; 4-extremo/poste 5-poste....

quanto ao nosso plantel... posso cometer algum erro, mas cá vai:

vou por a posição preferencial em 1ºlugar e depois as outras que o jogador faz.
Tavares - 2/1
A.Johnson- 4
Xico - 1/2
Vini - 3/4 ?
Hallman - 3 ?
Minhava - 1
Stanback - 4/5
MArco - 5
Andrade - 2/3
Leroy - 5
Corey - 2/3
Tiago - 1/2
Hugo - 5

5 inicial mais provavel: Minhava, Andrade, Corey, A.Johnson e Leroy.

Manuel Costa

no 1º jogo em Badajoz, o cinco inicial foi:

1 - Xico Rodrigues
2- Corey Benjamin
3- AJ
4- Ian Stanback
5- Leroy Watkins