Estádio da Luz

Sr_Benfiquista_91

O apoio é muito mais intenso fora da Luz, nem tem comparação.

Além disso, já está mais que na hora de nos deixarem cantar o hino à capela.

Zlatan

Um ambiente que nem assustaria um gatinho. Ir à Luz, em clássicos, tem de acagaçar os adversários. As equipas entraram em campo completamente tranquilas, sem aquele friozinho... foi a sensação com que fiquei.

Em relação ao apoio do público já é outro tema. Acho que a preparação do jogo falhou, em contraste com o que já fizemos.

capelada

Isto já dá vontade é de começar a arrancar telemóveis e cartolinas das mãos da malta, no domingo ouviu-se um Glorioso SLB que nem chegou ao B.

Depois, a malta das claques, agora só quer mesmo ir para lá fumar ganzas e rebentar petardos, é que nem tentam. Eu que até defendia a existência de claques, epá, estarem lá ou não estarem neste momento era a mesma coisa e apanhávamos menos multas (a Liga encheu os cofres este ano, já vamos em mais de 100 000 €). Deixem o espaço para quem quer ir para lá e vão fazer o que têm para fazer para outro sítio qualquer.

O Farol é mais outro do género Hélder, tem cativo porque sim, independentemente da incompetência repetidamente demonstrada para o cargo.

Hooijdonk

Estive no estádio no clássico, e tenho estado, porque tenho redpass há 3 anos (desde que o Vitória assumiu as rédeas da equipa). 

Sempre ouvi falar do inferno da luz, mas só o senti uma vez, no jogo que já muitos referiram: Benfica - Bayern.
O Benfica marcou primeiro contra um colosso, e os adeptos rejubilaram. Bater com os pés ou nas cadeiras, para além dos assobios/gritos/cânticos deram uma aura diferente aquele jogo.

No clássico contra o Porto, o estádio começou quente, mas a apatia rapidamente se instalou.
Assobiei sempre que o porto tinha a bola e fui gozado por um velhote com a sua neta, bati na cadeira da minha frente (com as mãos) pediram-me para não o fazer. Cantei, para ouvir 3 pessoas ao meu lado cantarem e um silêncio descomunal cair sobre nós. Saí com o meu espírito na lama e sem voz.

O que acho que está mal: as "claques", os Diabos são dificilmente perceptíveis e eu estou no terceiro anel quase por cima deles. Os NN desde há uns jogos que não os ouço cantar. O resto do estádio parece que vive num teatro. Bater palmas em momentos chave e é isso.
Enquanto mudar as claques parece ser uma coisa "burocrática" exequível com vontade,  mudar os restantes adeptos é difícil: não creio que o amor mova grande parte daquelas pessoas, talvez seja mais o estatuto de ver um jogo do Benfica.

Resumidamente: aquele ambiente entristece-me. Pede-se ao Benfica que faça o que pode fazer: aproximas as nossas duas claques, providenciar liderança. Mudar a coreografia inicial: 60 000 bandeirinhas eram mais espectaculares que 60 000 cartolinas (que vejo há precisamente 3 anos): podem ser usadas no resto do jogo, podem ser levadas para casa como souvenir, dão um efeito diferente!

Outra coisa: Há quanto tempo não temos uma musica para um jogador? Desde o Cardozo perigoso? Tarjas? Durante o clássico os seguranças andaram a pedir para tira-las. Bandeiras: só os DV e os NN, 5 no total se não estou em erro.

Mr.Shinfai

Citação de: anarcos em 16 de Abril de 2018, 20:50
Citação de: Pokrl em 15 de Abril de 2018, 20:11
Inferno da luz? É insultuoso continuar a ouvir esta expressão, insultuoso à história da velhinha luz. Insultuoso.

Isto.
O cimento a vibrar com a multidão, como se fosse novo terramoto de 1755.
A almofadinha dobrável que se levava para sentar o cú, e que acabava no relvado quando havia bronca.
Os guarda-chuvas abertos a irem de caralho no festejo de um golo, e a molha a ser ainda mais épica.
As queijadas de Sintra compradas para entreter a fome.
Os chapéus de cartolina feitos de caixas de camisa para proteger do sol.
Os cachecóis, usados até romper, tricotados pelas nossas Mães enquanto ficavam nos carros à espera que acabassem os jogos, ouvindo o relato na rádio.
Eu, no 3º Anel, às cavalitas nos ombros do meu Pai, para conseguir ver aquelas "formigas" no relvado que pareciam correr atrás de uma migalha de pão.
As gargantas a gritar até ficarem em sangue.
Os andrades que quando cá vinham, ainda estavam a atravessar a ponte da Arrábida e já estavam todos borrados por saberem o que os esperava.
O Toni, o Shéu, o Chalana, que tratávamos por tu sem faltar ao respeito (quando hoje quem usa o "sr." para os nomear é o que os enxovalha).

Tanta gente a falar no "Inferno da Luz" sem fazer puta de ideia.
Nunca lá vi "faixas", nem "coreografias", nem "faróis", nem NN/DV, nem "tochas", nem o crl...
Só lá vi o único que era preciso para fazer esse Inferno: Benfiquistas!

Desculpem o desabafo. Estou velho.

Benfica premium. Não tem que prestar contas a ninguém, os sócios são mera fonte de receita np r&c.

L1968

Citação de: anarcos em 16 de Abril de 2018, 20:50
Citação de: Pokrl em 15 de Abril de 2018, 20:11
Inferno da luz? É insultuoso continuar a ouvir esta expressão, insultuoso à história da velhinha luz. Insultuoso.

Isto.
O cimento a vibrar com a multidão, como se fosse novo terramoto de 1755.
A almofadinha dobrável que se levava para sentar o cú, e que acabava no relvado quando havia bronca.
Os guarda-chuvas abertos a irem de caralho no festejo de um golo, e a molha a ser ainda mais épica.
As queijadas de Sintra compradas para entreter a fome.
Os chapéus de cartolina feitos de caixas de camisa para proteger do sol.
Os cachecóis, usados até romper, tricotados pelas nossas Mães enquanto ficavam nos carros à espera que acabassem os jogos, ouvindo o relato na rádio.
Eu, no 3º Anel, às cavalitas nos ombros do meu Pai, para conseguir ver aquelas "formigas" no relvado que pareciam correr atrás de uma migalha de pão.
As gargantas a gritar até ficarem em sangue.
Os andrades que quando cá vinham, ainda estavam a atravessar a ponte da Arrábida e já estavam todos borrados por saberem o que os esperava.
O Toni, o Shéu, o Chalana, que tratávamos por tu sem faltar ao respeito (quando hoje quem usa o "sr." para os nomear é o que os enxovalha).

Tanta gente a falar no "Inferno da Luz" sem fazer puta de ideia.
Nunca lá vi "faixas", nem "coreografias", nem "faróis", nem NN/DV, nem "tochas", nem o crl...
Só lá vi o único que era preciso para fazer esse Inferno: Benfiquistas!

Desculpem o desabafo. Estou velho.

Porra fiquei com uma nostalgia, ali sim era ir á bola esperar 3 ou 4 horas pelo jogo mesmo á chuva, depois vinha a vénia o jogo começava e era o inferno.

Pontix

O speaker deveria ser o profissional que informava dos 11, das equipas de arbitragem, prémios de melhor jogador, regras e alertas de segurança, substituições e descontos. Mais nada. Parece um circo.

Viper1982

Citação de: Pontix em 17 de Abril de 2018, 13:51
O speaker deveria ser o profissional que informava dos 11, das equipas de arbitragem, prémios de melhor jogador, regras e alertas de segurança, substituições e descontos. Mais nada. Parece um circo.

O speaker... era despacha-lo para o outro lado da 2a circular...
"só nós sentimos assim..." F**** qué isto!?
Andaram toda a semana a dizer para cantar-mos "Eu amo o BEnfica" e faz-me aquela cagada no principio do jogo.
Ele sente tanto o jogo como eu sinto vontade de ir trabalhar à segunda de manha depois de termos perdido em nossa casa com o Pior CRAR que vi na luz dos ultimos anos.
É só isto...

william

Estive na luz, bancada Emirates... Eu compreendo que com a ansiedade as pessoas tendem a ficar caladas, expectantes... mas porra, tão caladas?

Andava eu a berrar e a puxar pela equipa, eu e mais uma duzia de pessoas, e mais pareciamos malucos no meio daquele sector (sector 3), ao ponto de um senhor atras de mim (e eu estava na penultima fila da bancada) me bater nas costas e pedir para sentar... ora porra, sentado estou eu em casa e ver o jogo. e berro na mesma! não o posso fazer no estadio porque?

Estive na vila das aves e em paços de ferreira, e o pessoal não se calou. Ali, é a burguesia... Mas não posso me expressar agora na Luz? Ou só as claques é que tem o dever de apoiar a equipa?

Viper1982

PS: Os NN se é só para fazer uma tarja que na minha opinião não motivou ninguém e por comentários que ouvi no estadio na hora, criaram foi divisão.
E no fim do jogo ir armar p*** aos adeptos do Crac (que infelizmente deram-lhes uma lição no que é apoiar um clube do principio ao fim. Bem que podem ficar em casa....

lPhoenix

Apesar de concordar que hoje em dia as manifestações de benfiquismo tornaram-se artificiais onde parece que nada sai espontaneo, devo dizer que muita da apatia das bancadas vem do campo, como não poderia deixar de ser!!

O Benfica antigamente era quase sempre pressionante, dominador, quase sempre!! Num jogo havia sempre jogadas se sonho e várias oportunidades de golo. Mesmo quando era difícil de levar de vencida uma equipa, estavamos lá na luta a pressionar, sempre em cima, a jogar para a frente ( e não para os lados).

Eu deliciei-me neste jogo com a exibição de luxo do Fejsa e dois bons pormenores do Zivkovic, 2!
Praticar um futebol atractivo de fazer levantar as bancadas não é fazer circular a bola até ao GR para ganhar espaço... 

Houve um momento genuíno, único e tão nosso, nas bancadas da Luz, na época de RV. Foi contra o Sporting, a perder, aí fizemo-nos ouvir não só para dar força ao treinador como para dar força aqueles jogadores que deram tudo e fizeram de tudo para ganhar o jogo.

Nós sabemos apoiar e manifestarmo-nos, só é necessário que exista VONTADE DE VENCER vinda do relvado, do banco e da tribuna presidencial.

A equipa é uma imagem do treinador.
Os adeptos são a imagem da equipa.

MTrigueiros

Os adeptos são os mesmos que foram ao Benfica - Sporting desta época. Muitos também estiveram na meia-final da Liga Europa contra o Fenerbahçe. Alguns destes até estiveram no Benfica - Man Utd.

O que quero dizer com isto? Que os adeptos são o reflexo da equipa. Só há inferno nas bancadas, quando há inferno no relvado. Não vi um pingo de atitude por parte da maioria dos nossos jogadores, nem um corte mais duro, nem um "bora crl" para os colegas ou para o público, nada de nada.

Bambino

Sinceramente acho que estão a ser demasiado críticos.
Estava no terceiro piso superior BTV e achei que os adeptos apoiaram. Alias, foi dos jogos que mais senti as pessoas à minha volta a puxar e a cantar pela equipa.

Quanto às claques, talvez por estar acima delas, não ouvi quase nada. Quer das nossas quer da deles.

Calcio

Citação de: MTrigueiros em 17 de Abril de 2018, 14:49
Os adeptos são os mesmos que foram ao Benfica - Sporting desta época. Muitos também estiveram na meia-final da Liga Europa contra o Fenerbahçe. Alguns destes até estiveram no Benfica - Man Utd.

O que quero dizer com isto? Que os adeptos são o reflexo da equipa. Só há inferno nas bancadas, quando há inferno no relvado. Não vi um pingo de atitude por parte da maioria dos nossos jogadores, nem um corte mais duro, nem um "bora crl" para os colegas ou para o público, nada de nada.
Lembro-me de ver o Pietra a levantar-se do banco para puxar pelos adeptos e nem assim...

Calcio

Grande parte da malta que tem como funções o pré, durante e pós jogo tem de sair.

Só azeite e depois nem o trabalho sabem fazer.
Quanto a este senhor (Farol), já se bate na tecla à demasiado tempo. Despedimento sff.