Karel Poborský

Avançado, 53 anos,
Chéquia
Equipa Principal: 4 épocas (1998-2001), 112 jogos (7896 minutos), 17 golos

DanizaoSlb


ChEsTeR

Citação de: Darkboy em 25 de Fevereiro de 2013, 12:31
Citação de: ChEsTeR em 25 de Fevereiro de 2013, 00:23
se puderes posta tb o golo do poborsky ao farense no 6-2 sff , salvo erro foi o 4º golo do benfica

Créditos ao dfernandes, 80% do trabalho é dele (tratamento da imagem).


TKS O0

G10


rotepa

Acho que nunca tinha postado aqui:

Grande Poborsky. Calhou vires num momento muito pobre do Benfica.

_JonasThern_

O melhor jogador do Benfica naquela altura, juntamente com o Nuno Gomes.

dfernandes

O Poborsky numa equipa com outro nível poderia ter feito muito mais. Estava muito mal acompanhado.

gustavoF

Que grande jogador. Aquele chapéu ao Baia vai ficar na história. Grande Vitor Balizas

Tsoukalos

Citação de: dfernandes em 14 de Abril de 2013, 16:55
O Poborsky numa equipa com outro nível poderia ter feito muito mais. Estava muito mal acompanhado.
bem verdade veio numa época muito má para cá.

miki_moto


dfernandes


Chelas


Zlatan

Karel Poborsky. Jindinchuv/Hadec, República Checa. 30 de Março de 1972. Avançado.
Épocas no Benfica: 4 (1997/2001). Jogos: 112. Golos: 17. Outros clubes: Budejovice, V. Zizkov, Slavia Praga, Manchester United, Lazio e Sparta Praga. Internacionalizações: República Checa.



A seu respeito, espera a família benfiquista que tenha sido o último dos abencerragens. O último dos grandes jogadores que, sarcasticamente, nada ganharam no clube. Karel Poborsky participou em quatro temporadas de luto competitivo. Mesmo com aqueles pés chamejantes. Mesmo com aquele jeito de máquina de costura, do tempo das avozinhas, mas dotada de inteligência, com que furava o pano defensivo dos oponentes. No seu ar de artista, combinação de jogador efusivo e profano, parecendo dizer, tal como um dia Michael Laudrup, que "no futebol não há nada pior do que correr atrás de uma bola". Com ela, então sim, tínhamos homem.

Poborsky havia entrado, em 1996, para a história do futebol português. Melhor, para a contra-história. Com aquele chapéu de aba larga, trocista, que liquidou Vítor Baia e as esperanças de Portugal no Euro da Inglaterra. A mal da Nação. A bem da sua República Checa, cujas cores defendeu ao longo dos anos, através de grandes desempenhos, atingindo a excelsitude da centena de internacionalizações.



Proveniente do Manchester United, chegou ao Benfica, na presidência de João Vale e Azevedo, decorria a época de 96/97. Na mesma semana, quase sem se treinar, apresentou-se na Antas, frente ao FC Porto. Perdeu o Benfica (2-0), mas o treinador Graeme Souness ficou agradado e o checo tornou-se num dos inapeáveis do onze. Ainda na primeira temporada, já em plena segunda volta do Campeonato, participou com golos nos triunfos perante o Sporting e o FC Porto, dando mostras de uma especial queda para as jornadas mais mediáticas.

Fez 112 encontros com a camisola garrida, apontando 17 tentos. Depois de Souness, trabalhou sob o comando de Shéu, Jupp Heynckes, José Mourinho e Toni. Em ano de final de contrato, despediu-se no Algarve, num embate da Taça de Portugal, com o Louletano. Três dias tinha apenas o novo século.



Karel Poborsky chegou a ser a imagem de marca do Benfica. Exemplo da qualidade, virtuosismo. Os adeptos dele se enamoraram, imputando-lhe a responsabilidade de construir a diferença. Por norma, não defraudou. Pena que o edifício colectivo acusasse insuficiências várias. Por isso, no Benfica só espreitou à janela do sucesso, que para mais não davam os frágeis alicerces. Assim percorreu sem glória a estrada vermelha, mas numa condução que deixou resquícios de beleza.

Tópico: Memorial Benfica, Glórias
Autor: Ednilson
Link: http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=22362.165

slbenfica_croft

Poborsky, um oásis no meio da MEDIOCRIDADE ABSOLUTA.

Impact85

#898
Gostei tanto, mas tanto de ver o Poborsky jogar no Benfica..
Que GRANDE jogador.. muita classe.. técnica..

Aquele golo em que ele corre o campo todo...

http://www.youtube.com/watch?v=c2lqge8zu_8


E não me esqueço que quando foi embora, disse que se um dia voltasse a Portugal, só jogaria no Benfica.

Saudade!!  :flagglorioso:

ChEsTeR

então e não há gif para o golo do poborsky em alvalde com brilhante assistencia do scott minto??