João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

sagan1976

E dou de barato. Tão cedo não teremos em Portugal um avançado como o JVP. Numa época em que se falava da crise de avançados na Selecção (apesar de termos Cadete e Domingos, por exemplo... mas nenhum destes pertenceu à Geração de Ouro) o JVP foi pau para toda a obra. Lembro-me de um jogo contra a Alemanha que o Rei Artur o colocou a ponta de lança (não, não foi o da expulsão do Rui em que o cu-de-chumbo Barbosa fez uma jogatana do caralho e o Oceano tambem...) e ele sozinho, apesar do 0-0, pôs a cabeça em água àqueles panzers.
Sempre me surpreendeu que o Mundo não se apercebesse do valor daquele jogador ou fosse lá qual fosse o motivo porque ele não voltou ao estrangeiro.

Trezeguet

Citação de: sagan1976 em 10 de Março de 2011, 11:12
E dou de barato. Tão cedo não teremos em Portugal um avançado como o JVP. Numa época em que se falava da crise de avançados na Selecção (apesar de termos Cadete e Domingos, por exemplo... mas nenhum destes pertenceu à Geração de Ouro) o JVP foi pau para toda a obra. Lembro-me de um jogo contra a Alemanha que o Rei Artur o colocou a ponta de lança (não, não foi o da expulsão do Rui em que o cu-de-chumbo Barbosa fez uma jogatana do caralho e o Oceano tambem...) e ele sozinho, apesar do 0-0, pôs a cabeça em água àqueles panzers.
Sempre me surpreendeu que o Mundo não se apercebesse do valor daquele jogador ou fosse lá qual fosse o motivo porque ele não voltou ao estrangeiro.
nesse na Alemanha Silvino e Beto fizeram jogão tambem.

vinsanity

fez esta jogada

http://www.youtube.com/watch?v=xsPxxsdW3Bc

eu gostava de voltar a arranjar esse programa, que foi o best of 96. tinha lá cenas hilariantes

WRT21

Cresci a ve lo levar o Glorioso ás costas...Nao consigo nao gostar dele...IDOLO!

Chefe

Citação de: Edu em 09 de Março de 2011, 23:26
Citação de: Chefe em 06 de Março de 2011, 16:17
Expandir...
Citação de: Edu em 05 de Março de 2011, 22:06
Citação de: Far(away) em 05 de Março de 2011, 19:32
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.
Ora bem, claro que sim. Só os mais novos é que não viram. No entanto, o pessoal da nossa geração ou mais velho sabe que é pura verdade.

João Pinto foi o melhor jogador que vi jogar no Benfica.
Eu sou mais velho que tu...
E não concordas, Chefe? Estou a ser injusto?
Sinceramente acho que JVP a certa altura deixou de ser solução para ser parte do problema. Não fez mais do que 2 temporadas a bom nível, o resto mediano para o valor que se dizia ter ou mesmo mediocre. No fim arrastava-se em campo, muitas vezes literalmente porque estava constantemente no chão. Tenho a mesma opinião do _JonasThern_

Roy Kent

Não acho nada que tenha sido o melhor jogador que o Benfica teve, nos últimos 15 anos, Di Maria e Simão para mim foram melhores, e o Simão também não apanhou grandes equipas no Benfica.

O JVP era dos jogadores daquela geração com mais talento, tanto é que na altura em Portugal era superior ao Rui Costa, ao Figo e aos outros, no entanto o JVP ficou acomodado e não deu o salto que precisava, as últimas épocas no Benfica foram totalmente miseráveis.

Maquiavel21

Citação de: G-Man em 11 de Março de 2011, 13:53
Não acho nada que tenha sido o melhor jogador que o Benfica teve, nos últimos 15 anos, Di Maria e Simão para mim foram melhores, e o Simão também não apanhou grandes equipas no Benfica.

O JVP era dos jogadores daquela geração com mais talento, tanto é que na altura em Portugal era superior ao Rui Costa, ao Figo e aos outros, no entanto o JVP ficou acomodado e não deu o salto que precisava, as últimas épocas no Benfica foram totalmente miseráveis.

Comparar o Di Maria que só fez uma epoca decente no Benfica com o JVP???Há-de ser das coisas mais gritantes que vi neste fórum...
Quanto ao Simao...aceito a comparaçao,visto que,ele tambem carregou a equipa as costas durante algum tempo,mas nao equipas tao mediocres como o JVP.Ninguem se esqueça que o Simao jogou com Miccolis,com o Miguel,com o Tiago e por aí fora...

Spider1502

Citação de: WRT21 em 10 de Março de 2011, 15:19
Cresci a ve lo levar o Glorioso ás costas...Nao consigo nao gostar dele...IDOLO!

Tenho a mesma opinião!

Roy Kent

E o JVP não jogou com grandes jogadores também ? LOL

Parece que nos 8 anos que jogou no Benfica só ele é que era bom, o resto era tudo marreco.

O Di Maria fez uma grande época em 3 anos, o JVP fez para aí 3 boas em 8, realmente é totalmente descabida a comparação lol.

lokko

Grande jogador!!!

Pena o Benfica na altura que jogou, não ter tido um bom conjunto após ter sido campeão em 93/94...

JG10

Bailey

Citação de: G-Man em 12 de Março de 2011, 10:51

Parece que nos 8 anos que jogou no Benfica só ele é que era bom, o resto era tudo marreco.

O Di Maria fez uma grande época em 3 anos, o JVP fez para aí 3 boas em 8, realmente é totalmente descabida a comparação lol.

O problema do ditado "uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade".
Depois quem não o viu jogar pensa que estas barbaridades são mesmo verdade.

Volto a dizer, fosse isso verdade, em 8 anos o JVP não teria sido o ídolo que foi, não se tinha confundido JVP com Benfica durante esse tempo, quando como até dizes, até haviam outros jogadores bons, como Preud'Homme ou Poborsky, não havia pessoas a chorar e a revoltarem-se quando o vale a*evedo despediu o JVP. Nem quando o Simão foi vendido se assistiu a uma coisa daquelas.

Pensem nisto: Alguma vez se teria assistido aquelas cenas tivesse o JVP feito 3 boas épocas em 8 como aqui alguns, tentam impingir a ideia?

Detesto a ingratidão e a memória curta. Faz-me pensar como andaremos a tratar os ídolos desta década como o Luisão ou o Simão por exemplo pelas futuras gerações.

Red skin

As boas épocas n se podem ir buscar somente pelo nº de golos... só a falta de memória é q poderá fazer com q se recorra a um expediente desses... o JVP nem sp jogava como avançado, mas como um médio ofensivo... tinha uma posição quase indefinida, q ficava entre a linha avançada e a linha do meio campo...

Para mim teve 2 épocas muito abaixo do q podia fazer... as ultimas, mas tal pelos vistos n terá sido somente por culpa sua... pois chega ao Sporting e à Selecção e desata a jogar à bola!

Roy Kent

Citação de: Bailey em 12 de Março de 2011, 15:53
Citação de: G-Man em 12 de Março de 2011, 10:51

O problema do ditado "uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade".
Depois quem não o viu jogar pensa que estas barbaridades são mesmo verdade.

Volto a dizer, fosse isso verdade, em 8 anos o JVP não teria sido o ídolo que foi, não se tinha confundido JVP com Benfica durante esse tempo, quando como até dizes, até haviam outros jogadores bons, como Preud'Homme ou Poborsky, não havia pessoas a chorar e a revoltarem-se quando o vale a*evedo despediu o JVP. Nem quando o Simão foi vendido se assistiu a uma coisa daquelas.

Pensem nisto: Alguma vez se teria assistido aquelas cenas tivesse o JVP feito 3 boas épocas em 8 como aqui alguns, tentam impingir a ideia?

Detesto a ingratidão e a memória curta. Faz-me pensar como andaremos a tratar os ídolos desta década como o Luisão ou o Simão por exemplo pelas futuras gerações.
92/93, 93/94 e 95/96 fora as melhores, 94/95 foi razoável, o resto foi muito abaixo.

Rodolfo Dias

A última temporada.

Fonte: jornal "A Bola" de 21 de Fevereiro de 2000.