João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Joaoac

Citação de: marcopauloferreira em 22 de Agosto de 2009, 18:40
Realmente JOAOAC, o JOÃO PINTO não só devia ser um imortal como devia constar dum grupo mais restrito ainda de jogadores porque há imortais que não deram metade do que o JOÃO PINTO deu pelo BENFICA e ainda por cima na altura que foi.

Nao entendo é como alguma pessoa pode chamar ao JVP de traidor!!?! Ele so fez o que todos faziam,deu seguimento a carreira dele..

MxPxFx

Citação de: Eagle Fly Free em 22 de Agosto de 2009, 17:01

Há por aqui muita falta de sensatez e de hipocrisia. Todos os meninos que aqui dizem que o João Vieira Pinto não fez o suficiente para ser imortal, ou desconhecem de todo aquilo que foram aqueles oito anos, ou então atiram postas de pescada muito generalizadas.

Aliás, todos os benfiquistas consideravam João Vieira Pinto um Imortal do clube em 1997. Isto é absolutamente indiscutível.

Só têm estado a sobressair os erros que cometeu, mas eu não teria problema em reavivar as vossas memórias. Até porque parece que falam daquilo que não sabem.

Ponto A: "No Benfica avalia-se o jogador pelos seus comportamentos".

Isto é apenas parcialmente verdade. Alçguns jogadores ao longo da História do Benfica cometeram erros inclassificáveis, mas pelo facto de serem jogadores excepcionais sempre ficaram ligados à História do Benfica, isto é, seriam aqui o que chamaram de "Imortais".

Um deles, agora ao que parece tão popular, chama-se Vítor Baptista. O Vítor Baptista desrespeitou o clube tantas e tantas vezes, foi tão mau enquanto profissional do clube que até esteve para ser expulso.  Outro, Félix Antunes. Esse mesmo, talvez o primeiro grande central da História do Benfica, foi suspenso depois de ter feito algumas maldades à camisola do Benfica. Mas há mais, se quiserem...

Portanto, é óbvio que há gente que afirma coisas mas é óbvio que nada sabe da "cultura do clube".

Ponto B: "O João Vieira Pinto não fez o suficiente em campo para ser considerado um imortal do clube".

Definamos o que é a "suficiência" em campo. É jogar os 90 minutos ? é ser preponderante ? é fazer assistências ? é marcar golos decisivos ?
Daquilo que eu me recordo, O João Pinto fez isto tudo.

Podemos comparar com outro jogador que é hoje idolatrado neste Fórum: Rui Costa. Esse mesmo. "O maestro" que chorou pelo Benfica. Eu que sempre fui um incondicional fã do Rui Costa, que acompanhei de perto a sua carreira, jamais poderia afirmar que Rui Costa é um imortal do clube. Rui Costa, sim, não fez o suficiente em campo para ser chamado de imortal.
Recordo aqui as suas palavras quando saiu do clube em 1994: "Não me cortem as pernas". Felizmente, o Rui Costa não ficou sem pernas nesse ano.

Primeira conclusão: Há algum motivo para esta celeuma com o JVP ? Há, apenas uma, representou o scp durante 4 épocas.

Aquilo que eu escrevi aqui é uma gota de água em relação à carreira do JVP no Benfica.

Olha... esta questão do RUI COSTA podia dar longas horas de conversa mas eu como um dos que sempre o admirou pelo seu Benfiquismo mas apenas e só por isso porque em campo pouco ou nada o vi a fazer de especial pelo BENFICA. Fez bem menos que muitos outros que se calhar nem sequer têm direito a tópico aqui... já sei que não vale a pena sob risco de ser insultado e ver a morte desejada a mim e aos meus familares outra vez.

Para mim o RUI COSTA, não fez nada de especial pelo BENFICA, nem mesmo quando voltou onde foi idolatrado por todos mas só conseguia fazer 45 minutos mas tinha de, segundo a maior parte dos adeptos, de jogar os 90 minutos SEMPRE, independentemente do que fizesse em campo.

É a velha conversa de se ser tão adorado que basta um bom pormenor para dizerem que fez uma grande exibição quando a outros menos idolatrados basta um erro para fazer um jogo horrível!!!

Eu acho que posso nomear 100 jogadores que fizeram mais pelo BENFICA do que o RUI COSTA... é que para mim as juras de amor pelo BENFICA sempre foram muito bonitas mas começaram a perder sentido quando aos 30 ou 31 podia ter voltado para realmente ajudar e preferiu renovar para ficar no Banco do Milan. Essas coisas não vale a pena relembrar. É que jurar amor assim, podem todos.

E olhem... o SIMÃO para mim já está bem acima do RUI COSTA nas juras de amor. Chorou na despedida, cada vez que fala do BENFICA nota-se que abre o seu coração, aguentou 3 épocas seguidas possíveis transferências e quando fala em voltar diz que não quer voltar quando estiver acabado mas sim para ajudar. Até pode voltar aos 33 ou 34 mas se voltar em melhores condições físicas do que o RUI COSTA (o que é bem possível por ter outro tipo de características físicas que a meu ver o permitem render durante mais anos) vai ser para mim a maior das figuras do clube dos últimos 20 anos.

MxPxFx

Citação de: Joaoac em 22 de Agosto de 2009, 18:49
Realmente JOAOAC, o JOÃO PINTO não só devia ser um imortal como devia constar dum grupo mais restrito ainda de jogadores porque há imortais que não deram metade do que o JOÃO PINTO deu pelo BENFICA e ainda por cima na altura que foi.

Nao entendo é como alguma pessoa pode chamar ao JVP de traidor!!?! Ele so fez o que todos faziam,deu seguimento a carreira dele..

Enfim...

MxPxFx

O ROBERT PIRES tem feito quase o mesmo que o RUI COSTA e tem-no feito ano após ano, vezes sem conta mas a única diferença é que o Francês nunca jogou aqui e não nos rendeu dinheiro algum.

Porque de resto... muito parecido. Quer voltar quando já estiver com 30 e muitos e quase acabado porque é Benfiquista e quer concretizar o sonho do pai.

ricardoshearer

Citação de: Joaoac em 22 de Agosto de 2009, 18:35
É inacreditavel o que se escreve aqui sobre o JVP,se este jogador nao é um "Imortal"duvido que daqui pa frente esse topico venha a ter mais algum jogador
epa sim concordo!...mas agora tou confuso depois ver rui costa nos imortais e katsouranis  na saudade..nao sei que diga....

the_masterplan

Vejamos , ser "imortal" no Benfica , temos que colocar os grandes jogadores dos anos 60-70 e 80! Aí sim , eram imortais pq colecionavam titulos atrás de titulos! Faziam centenas de jogos e faziam centenas de golos ... a partir de 1994 para mim nenhum jogador é imortal nem pode ser imortal pq nao têm esses titulos!! Querem comparar o JVP a um (por exemplo) Eusebio? H.Coelho? Chalana?Diamantino?Coluna etc etc isto sim define a palavra IMORTAL!!

JVP foi um belissimo jogador no benfica , provavalmente juntamente com o preud homme o melhor jogador benfiquista de 95-00 , mas estamos a falar de provavalmente dos piores 5 anos da historia do benfica que so ganhamos 1 taça de portugal , e caros amigos , sem tirar a qualidade do jvp nem do preud homme e ja agora do simao sabrosa , para mim nenhum deles definem a palavra IMORTAL , e podem falar entao o rui costa? No caso do rui costa é diferente pq é um caso especial e unico de amor ao clube , um amor que nasceu no benfica e que acabou no benfica e em termos humanos e futebolisticos rui costa é unico!!

Em relaçao ao JVP , falando apenas na qualidade futebolistica , foi um excelente jogador de futebol , sem duvida nenhuma , foi um bom capitao , e um enorme jogador , e nao esqueçam que entre 92-94 fez as melhores épocas (e tb a epoca 95-96) pq as equipas eram excelentes , recheadas com jogadores á benfica e que ganhavam e que jogavam um futebol espectacular !!

Nas épocas de 96 a 2000 o seu rendimento baixou pq os planteis , meu deus! nao valiam a ponta de um corno , doi, mas é a verdade , e o joao nunca mais fez uma brilhante época pq o futebol é um jogo colectivo e nao individual e por isso nunca mais foi o mesmo ..

JVP , Imortal? nao! nem ele nem simao nem preud homme ...A palavra IMORTAL é uma palavra que em benfiquista quer dizer GANHADOR ...e me desculpem , apesar de simao do jvp e do preud homme serem 3 dos melhores jogadores que eu vi jogar no benfica , na minha opiniao nenhum deles é IMORTAL!

ricardoshearer

Citação de: Joaoac em 22 de Agosto de 2009, 18:49

fdx realmente ate pareçe que foi ele que NAQUELA altura quis sair do benfica...

Joaoac

marcopauloferreira mas alguem no seu perfeito juizo pode comparar o Simao com o Rui Costa?! O Simao deu muito mas muito mais ao Benfica que nem tem comparaçao..Simao JVP fizeram carreira no Benfica o Rui fez carreira em Italia

Uma coisa é o que feram ao Benfica outra coisa é o seu Benfiquismo,como já disse ha muito tempo atras,por mim JVP já estava a trabalhar no/com Benfica ha muito tempo!!

MxPxFx

Citação de: ricardoshearer em 22 de Agosto de 2009, 18:58
É inacreditavel o que se escreve aqui sobre o JVP,se este jogador nao é um "Imortal"duvido que daqui pa frente esse topico venha a ter mais algum jogador
epa sim concordo!...mas agora tou confuso depois ver rui costa nos imortais e katsouranis  na saudade..nao sei que diga....

O KATSOURANIS no Saudade a mim não me admira tal é a cegueira do pessoal. Já eu e alguns o criticavamos desde o ínicio da época passada e ainda diziam que era o melhor médio do plantel... rótulo esse que eu LI com os meus próprios olhos em vários jornais durante a época horrível que fez no ano passado. E o YEBDA é que era uma merda.

Eu sei que passo por ridículo às vezes porque vou contra a maior parte das opiniões por gostar do BINYA (jogador que continuo a apreciar e ainda julgo ter qualidades para estar no plantel), ter apreciado na altura (ainda que não estivesse registado aqui no fórum nessa altura) o contributo do FERNANDO AGUIAR pois apesar das óbvias limitações dava tudo que tinha e não tinha em campo pelo BENFICA. Tenho a minha forma de ver as coisas e para mim o KATSOURANIS devia era estar nos ex-funcionários e bem lá no fundo... na última página mesmo!

Joaoac

O Katso na saudade é pra rir..acho que existe gente neste forum que faz de alguns jogadores coisas que nunca foram e nunca serao,depois ainda se critica os jornais por fazerem coisas parecidas  :estrelas:

ricardoshearer

Citação de: marcopauloferreira em 22 de Agosto de 2009, 19:05
Expandir...

O KATSOURANIS no Saudade a mim não me admira tal é a cegueira do pessoal. Já eu e alguns o criticavamos desde o ínicio da época passada e ainda diziam que era o melhor médio do plantel... rótulo esse que eu LI com os meus próprios olhos em vários jornais durante a época horrível que fez no ano passado. E o YEBDA é que era uma merda.

Eu sei que passo por ridículo às vezes porque vou contra a maior parte das opiniões por gostar do BINYA (jogador que continuo a apreciar e ainda julgo ter qualidades para estar no plantel), ter apreciado na altura (ainda que não estivesse registado aqui no fórum nessa altura) o contributo do FERNANDO AGUIAR pois apesar das óbvias limitações dava tudo que tinha e não tinha em campo pelo BENFICA. Tenho a minha forma de ver as coisas e para mim o KATSOURANIS devia era estar nos ex-funcionários e bem lá no fundo... na última página mesmo!
concordo com tudo o que disseste..principalmente a parte do fernando aguiar ...e nao esquecer que fernando aguiar foi campeao pelo slb!

MxPxFx

Citação de: the_masterplan em 22 de Agosto de 2009, 19:00
Vejamos , ser "imortal" no Benfica , temos que colocar os grandes jogadores dos anos 60-70 e 80! Aí sim , eram imortais pq colecionavam titulos atrás de titulos! Faziam centenas de jogos e faziam centenas de golos ... a partir de 1994 para mim nenhum jogador é imortal nem pode ser imortal pq nao têm esses titulos!! Querem comparar o JVP a um (por exemplo) Eusebio? H.Coelho? Chalana?Diamantino?Coluna etc etc isto sim define a palavra IMORTAL!!

JVP foi um belissimo jogador no benfica , provavalmente juntamente com o preud homme o melhor jogador benfiquista de 95-00 , mas estamos a falar de provavalmente dos piores 5 anos da historia do benfica que so ganhamos 1 taça de portugal , e caros amigos , sem tirar a qualidade do jvp nem do preud homme e ja agora do simao sabrosa , para mim nenhum deles definem a palavra IMORTAL , e podem falar entao o rui costa? No caso do rui costa é diferente pq é um caso especial e unico de amor ao clube , um amor que nasceu no benfica e que acabou no benfica e em termos humanos e futebolisticos rui costa é unico!!

Em relaçao ao JVP , falando apenas na qualidade futebolistica , foi um excelente jogador de futebol , sem duvida nenhuma , foi um bom capitao , e um enorme jogador , e nao esqueçam que entre 92-94 fez as melhores épocas (e tb a epoca 95-96) pq as equipas eram excelentes , recheadas com jogadores á benfica e que ganhavam e que jogavam um futebol espectacular !!

Nas épocas de 96 a 2000 o seu rendimento baixou pq os planteis , meu deus! nao valiam a ponta de um corno , doi, mas é a verdade , e o joao nunca mais fez uma brilhante época pq o futebol é um jogo colectivo e nao individual e por isso nunca mais foi o mesmo ..

JVP , Imortal? nao! nem ele nem simao nem preud homme ...A palavra IMORTAL é uma palavra que em benfiquista quer dizer GANHADOR ...e me desculpem , apesar de simao do jvp e do preud homme serem 3 dos melhores jogadores que eu vi jogar no benfica , na minha opiniao nenhum deles é IMORTAL!

Aqui está o que digo. Termos humanos e futebolísticos o RUI COSTA é único?!?!?! Para quem? Para a Fiorentina? Para o Milan? Em termos humanos então é o que me dá mais gozo... que termos humanos??? Futebolísticos tem também a sua graça... porquê?

Tu consegues ao menos explicar essas afirmações com factos?! Se sim, estarei aqui para lê-los com muito gosto. Já eu digo que ao RUI COSTA se permite tudo e espero mesmo que para o ano não se possa dizer nem ai nem ui acerca do RUI COSTA, porque se ganharmos este ano (Deus queira que sim) aí é que o RUI COSTA passa a ser mesmo um Deus porque isto e aquilo, independentemente dos verdadeiros factos.

Golden

Se ser Imortal é sinónimo de Benfiquismo e de sofrer pelo clube, então eu também tenho que lá estar.

Golden nos Imortais
:metal:

ricardoshearer

Citação de: Joaoac em 22 de Agosto de 2009, 19:03
marcopauloferreira mas alguem no seu perfeito juizo pode comparar o Simao com o Rui Costa?! O Simao deu muito mas muito mais ao Benfica que nem tem comparaçao..Simao JVP fizeram carreira no Benfica o Rui fez carreira em Italia

Uma coisa é o que feram ao Benfica outra coisa é o seu Benfiquismo,como já disse ha muito tempo atras,por mim JVP já estava a trabalhar no/com Benfica ha muito tempo!!
jvp nos imortais concordo...agora trabalhar mais para o slb nao...o benfica nao pode ser tipo santa casa da miserdicordia e arranjar tachinhos para ex jogadores...