João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Çula

Estão a falar do Jaime Pacheco que quando foi despedido do Maiorca disse não entender o porquê das críticas por não pôr o Eto'o a titular, e que no Boavista campeão não calçava pois havia lá melhores?
Do Jaime Pacheco que em 1994 (com o Paços Ferreira) veio perder à luz disse que para ele JVP era um jogador banal que por ter ganho 2 campeonatos de júniores jogava de salto alto mas não tinha qualidade para calçar umas chinelas rasas?
Foi campeão nacional quando o sistema estava a bombar forte e feio e os seus jogadores bebiam 20 cafés por dia (apesar de ter construido um bela equipa).
Para mim vai ser sempre o rei do bombo!

Red skin

O q Jaime Pacheco diz n se escreve....

O Jupp Heynckes fez um trabalho no Benfica q fala por ele... O Vale tb...

cernache1

Citação de: Slb-Ag em 04 de Março de 2011, 23:11
Citação de: JNF em 04 de Março de 2011, 23:08
Ag, mas com aquelas equipas que ele tinha, fez algo de extraordinário?
no Guimarães? Fez um excelente trabalho. Jogavam muito bem, do que me lembro, batiam o pé a qualquer equipa.
No Boavista, era um futebol mais físico, à medida que os plantéis enfraqueciam de qualidade, era bastante feio. Mas tinham resultados extraordinários.
Se um Autouri esteve no Benfica (e na minha opinião até merecia), porque é que o Jaime não havia de vir?

E todos sabem como eram alcançados esses resultados...

Red skin

Citação de: cernache1 em 05 de Março de 2011, 11:10
Citação de: Slb-Ag em 04 de Março de 2011, 23:11
Citação de: JNF em 04 de Março de 2011, 23:08
Ag, mas com aquelas equipas que ele tinha, fez algo de extraordinário?
no Guimarães? Fez um excelente trabalho. Jogavam muito bem, do que me lembro, batiam o pé a qualquer equipa.
No Boavista, era um futebol mais físico, à medida que os plantéis enfraqueciam de qualidade, era bastante feio. Mas tinham resultados extraordinários.
Se um Autouri esteve no Benfica (e na minha opinião até merecia), porque é que o Jaime não havia de vir?

E todos sabem como eram alcançados esses resultados...

Com o major na Liga e com os cafés....

Gostei q o Boavista tivesse ganho esse campeonato... mas os jogadores dos axadrezados podiam fazer tudo em campo impunemente! Futebol bonito? n! Porradinha!

pcssousa

Citação de: slbenfica_croft em 04 de Março de 2011, 22:33
Citação de: Shoky em 04 de Março de 2011, 22:27
Vá...não fiquem picados.
Ele até era a par de Preud´Homme o meu ídolo de infância.
Só não vê quem não quer que ele estava acomodado. Basta ver os números das últimas 3 épocas.
até podia tar acomodado, mas o BENFICA não tinha sequer equipa de futebol...

akilo não era nda, absolutamente nada...

Michel e JVP +9.Houve uma altura em k ainda tinha a ajuda do Poborsky, depois acabou-se...

Olha o Michel k era um fantastico profissional elogiou mtas vezes o JVP e a forma como dava a cara dentro e fora de campo pelo clube.

Eu até posso concordar com um pouco dessa do acomodado, mas gosto sempre de relembrar os mais distraidos, k os gajos k jogavam de encarnado com o simbolo do BENFICA eram uma vergonha miserável.

Alem do mais há mta gente k simplesmente não consegue perdoar o JVP por ter ido pro sporting.
Sim, Michel e JVP +9 e os outros, Valdo, Ricardo Gomes e afins eram todos marretas... aliás, toda a gente sabe que nenhum desses dois jogava um charuto.

_JonasThern_

Citação de: pcssousa em 05 de Março de 2011, 17:36
Citação de: slbenfica_croft em 04 de Março de 2011, 22:33
Citação de: Shoky em 04 de Março de 2011, 22:27
Vá...não fiquem picados.
Ele até era a par de Preud´Homme o meu ídolo de infância.
Só não vê quem não quer que ele estava acomodado. Basta ver os números das últimas 3 épocas.
até podia tar acomodado, mas o BENFICA não tinha sequer equipa de futebol...

akilo não era nda, absolutamente nada...

Michel e JVP +9.Houve uma altura em k ainda tinha a ajuda do Poborsky, depois acabou-se...

Olha o Michel k era um fantastico profissional elogiou mtas vezes o JVP e a forma como dava a cara dentro e fora de campo pelo clube.

Eu até posso concordar com um pouco dessa do acomodado, mas gosto sempre de relembrar os mais distraidos, k os gajos k jogavam de encarnado com o simbolo do BENFICA eram uma vergonha miserável.

Alem do mais há mta gente k simplesmente não consegue perdoar o JVP por ter ido pro sporting.
Sim, Michel e JVP +9 e os outros, Valdo, Ricardo Gomes e afins eram todos marretas... aliás, toda a gente sabe que nenhum desses dois jogava um charuto.

E quem diz esses diz Mozer, Edilson, Poborsky, Nuno Gomes, Dimas, Paulo Bento, Hélder, etc. Tivemos bastantes marretas, é verdade. E o Joao Pinto esteve no Benfica, na fase em que o clube teve um maior número de marretas juntos. Mas também é um facto que tivemos muito bons jogadores. Isso do João Pinto levar a equipa às costas ou de ser Preud´Homme, João Pinto e mais nove não passa de uma forma simplista de ver as coisas, ou seja, de uma grande treta.

Far(away)

#4446
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.

ELITE

Citação de: Far(away) em 05 de Março de 2011, 19:32
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.

subscrevo

Edu

Citação de: Far(away) em 05 de Março de 2011, 19:32
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.
Ora bem, claro que sim. Só os mais novos é que não viram. No entanto, o pessoal da nossa geração ou mais velho sabe que é pura verdade.

João Pinto foi o melhor jogador que vi jogar no Benfica.

Red skin

Eu tb assino por baixo as palavras do Far... o JVP foi o 2º melhor jogador no Benfica na fase pós Jorge de Brito até Vale e Azevedo... o n.º1 foi o MPH... ambos carregaram um Benfica às costas... bem podem adiantar nomes de jogadores q só tiveram cá um ano, ou q voltaram para fazer os ultimos anos de carreira, ou jogadores altamente irregulares... q na verdade quem fugia à mediania na generalidade dos jogos eram aqueles 2.

Claro q o rendimento do JVP durante as épocas de Vale caiu bastante... mas essa história ainda há-de ser contada na biografia do JVP.

_JonasThern_

Citação de: Far(away) em 05 de Março de 2011, 19:32
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.

Eu também estive lá e não tenho memória curta. E aqui é que está a questão. Lembro-me de bastantes exibições a roçar o medíocre por parte do João Pinto. É um facto que o João Pinto tinha muita qualidade. Talvez o melhor que tivemos nos últimos 20 anos. Se não é o melhor está, concerteza, no top 3. Pena que não tivesse explanado no Benfica toda essa sua inquestionável qualidade.

Quanto ao Preud´Homme e João Pinto e mais 9, reafirmo. Uma grande treta. Se em termos de qualidade podíamos destacar estes dois jogadores dos outros (e mesmo assim seríamos bastante injustos para jogadores como Poborsky ou Nuno Gomes, já para não falar do Valdo ou Ricardo que, apesar de terem acima de 30 anos continuavam a ter também uma enorme qualidade), em termos de rendimento em campo não era assim. Nem perto disso.

Çula

Citação de: _JonasThern_ em 06 de Março de 2011, 02:41
Citação de: Far(away) em 05 de Março de 2011, 19:32
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.

Eu também estive lá e não tenho memória curta. E aqui é que está a questão. Lembro-me de bastantes exibições a roçar o medíocre por parte do João Pinto. É um facto que o João Pinto tinha muita qualidade. Talvez o melhor que tivemos nos últimos 20 anos. Se não é o melhor está, concerteza, no top 3. Pena que não tivesse explanado no Benfica toda essa sua inquestionável qualidade.

Quanto ao Preud´Homme e João Pinto e mais 9, reafirmo. Uma grande treta. Se em termos de qualidade podíamos destacar estes dois jogadores dos outros (e mesmo assim seríamos bastante injustos para jogadores como Poborsky ou Nuno Gomes, já para não falar do Valdo ou Ricardo que, apesar de terem acima de 30 anos continuavam a ter também uma enorme qualidade), em termos de rendimento em campo não era assim. Nem perto disso.

Jonas o Ricardo que voltou não era o mesmo que tinha saído 4 anos antes, nem pouco mais ou menos. Em termos de golos até não esteve mal, mas aquela qualidade que o fez ir para França simplesmente já não existia.

_JonasThern_

Citação de: Çula em 06 de Março de 2011, 02:53
Citação de: _JonasThern_ em 06 de Março de 2011, 02:41
Citação de: Far(away) em 05 de Março de 2011, 19:32
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.

Eu também estive lá e não tenho memória curta. E aqui é que está a questão. Lembro-me de bastantes exibições a roçar o medíocre por parte do João Pinto. É um facto que o João Pinto tinha muita qualidade. Talvez o melhor que tivemos nos últimos 20 anos. Se não é o melhor está, concerteza, no top 3. Pena que não tivesse explanado no Benfica toda essa sua inquestionável qualidade.

Quanto ao Preud´Homme e João Pinto e mais 9, reafirmo. Uma grande treta. Se em termos de qualidade podíamos destacar estes dois jogadores dos outros (e mesmo assim seríamos bastante injustos para jogadores como Poborsky ou Nuno Gomes, já para não falar do Valdo ou Ricardo que, apesar de terem acima de 30 anos continuavam a ter também uma enorme qualidade), em termos de rendimento em campo não era assim. Nem perto disso.

Jonas o Ricardo que voltou não era o mesmo que tinha saído 4 anos antes, nem pouco mais ou menos. Em termos de golos até não esteve mal, mas aquela qualidade que o fez ir para França simplesmente já não existia.

Sem dúvida. O Ricardo que saiu do Benfica era um defesa-central de classe mundial. O que voltou já tinha perdido algumas das suas qualidades, mas para o campeonato português chegava e sobrava. O Valdo, que voltou com ele é que fez uma grande época na altura. Se não me engano foi considerado o melhor jogador do Campeonato dessa época. Ele ou o João Pinto que tambem fez uma grande época em 95/96.

Çula

O Valdo sim, mantinha aquela qualidade. Com Mário Wilson fez grandes jogos era pura classe. O nosso melhor jogador nessa época foi JVP, que a partir de certa altura passou a jogar a ponta de lança e fez a sua época mais produtiva de sempre. Se não me engano quase chegava aos 20 golos no campeonato.

Far(away)

#4454
Amigo Thern eu referi as épocas de 95/96 e 96/97 como exemplo do que disse, e nessas épocas não havia Nuno Gomes, nem Poborsky que chegaram ao Benfica na época de 97/98, sendo que o checo chegou em Janeiro de 98 proviniente do Man Utd. Nessas tais épocas a que me refiro, a influência de JVP em torno do que era o Benfica era por demais evidente. Se tu estiveste lá, então não o podes negar. É tão simples como isto.