João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Chelas

incrivel estar nesta secçao , um imortal :)

DVP_SLB

fred9

Só pelo que fez no 6-3 merecia ser Imortal. Não me lembro de mais nenhum jogador do Benfica brilhar tão intensamente num só jogo como o João Pinto o fez nessa tarde/noite.

Mestre30

dfernandes

Imortal, claro, embora entenda o porquê de não estar nessa secção.

Mas... se não acabou cá a carreira, foi por culpa exclusiva do Benfica, ou das pessoas que o representavam na altura.

A vitória do título 93/94 deve-se quase exclusivamente ao seu talento individual no 6-3 porque, convenhamos, o colectivo não era assim tão forte. Na primeira parte desse jogo, a defesa, por exemplo, meteu água a torto e a direito. Quem nunca viu o jogo e olhe para o resultado, pensa que o 6-3 foi um passeio. Longe disso, estivemos a perder por 2 vezes na primeira parte, e colectivamente sem jogar nada. Depois, veio o talento individual de um jogador fantástico e um erro grosseiro do treinador do Sporting na 2ª parte. Mas, não foi pelo nosso colectivo ser melhor que o deles que os goleamos nessa partida.

Aliás, a grande diferença desses Benfica para os Benfica actuais, é que nesses havia sempre jogadores fora do comum que, sistematicamente, desbloqueavam jogos mesmo que o colectivo não funcionasse, o que foi muitas vezes realidade nessa temporada.

fred9

Citação de: dfernandes em 02 de Abril de 2012, 01:17
Imortal, claro, embora entenda o porquê de não estar nessa secção.

Mas... se não acabou cá a carreira, foi por culpa exclusiva do Benfica, ou das pessoas que o representavam na altura.

A vitória do título 93/94 deve-se quase exclusivamente ao seu talento individual no 6-3 porque, convenhamos, o colectivo não era assim tão forte. Na primeira parte desse jogo, a defesa, por exemplo, meteu água a torto e a direito. Quem nunca viu o jogo e olhe para o resultado, pensa que o 6-3 foi um passeio. Longe disso, estivemos a perder por 2 vezes na primeira parte, e colectivamente sem jogar nada. Depois, veio o talento individual de um jogador fantástico e um erro grosseiro do treinador do Sporting na 2ª parte. Mas, não foi pelo nosso colectivo ser melhor que o deles que os goleamos nessa partida.

Aliás, a grande diferença desses Benfica para os Benfica actuais, é que nesses havia sempre jogadores fora do comum que, sistematicamente, desbloqueavam jogos mesmo que o colectivo não funcionasse, o que foi muitas vezes realidade nessa temporada.

Bruno César... cof cof... Cardozo... cof cof... Nolito .... cof cof

Manpaz1904

Este em "Saudade" e David Luiz nos "Imortais", causa-me alguma confusão. (Não que ache que o DL está "mal colocado")....

dfernandes

Citação de: fred9 em 02 de Abril de 2012, 02:47

Bruno César... cof cof... Cardozo... cof cof... Nolito .... cof cof

Entendo a analogia à situação da equipa não funcionar (também) hoje em dia, mas não compares bons jogadores com um jogador fora de série. Há uma grande... enorme distância.

Citação de: Manpaz1904 em 02 de Abril de 2012, 03:17
Este em "Saudade" e David Luiz nos "Imortais", causa-me alguma confusão. (Não que ache que o DL está "mal colocado")....

O João Pinto está em Saudade porque foi jogar para o Sporting, foi uma peça importante na equipa num ano em que foram campeões, e tornou-se num elemento um pouco hostil ao nosso clube, nos últimos anos de carreira.

O David Luís foi um dos símbolos máximos do Benfica nos últimos anos. Em altura de poucas referências, é natural que seja imortal. É imortal para os critérios largos de hoje em dia, não para os critérios que fizeram de um Mário Coluna ou de um Eusébio, Imortais.

Acima de tudo, são situações diferentes que não podem nem deve ser comparadas.

Cenotaph

Devia estar nos Imortais... de caras

Marafado

Para mim será sempre imortal.

A sua passagem pelo Sporting não me diz nadinha. Foi escorraçado do Benfica pelo maior vigarista que passou por este clube, mas a sua história ficará para sempre associada ao Benfica.

Aquele célebre jogo do 6-3 é tão imortal quanto João Vieira Pinto.

Munha

Passo-me quando leio comentários do género: "O João Pinto está em Saudade porque foi jogar para o Sporting, foi uma peça importante na equipa num ano em que foram campeões, e tornou-se num elemento um pouco hostil ao nosso clube, nos últimos anos de carreira."

Tornou-se num elemento um pouco hostil ao nosso clube nos ultimos anos?!? Quando? Quando ainda estáva no Benfica?!, ou quando foi escorraçado?

IMORTAL! SEMPRE! Quem é que não se lembra da conferência de imprensa que deu no dia em que foi despedido, em que não conseguia parar de chorar?

Saïd Old Roof

O ingresso no Atlético de Madrid (ou quase).

Fonte: "Diário de Lisboa" de 21 de Dezembro de 1989.

dfernandes

Citação de: Munha em 03 de Abril de 2012, 15:52
Passo-me quando leio comentários do género: "O João Pinto está em Saudade porque foi jogar para o Sporting, foi uma peça importante na equipa num ano em que foram campeões, e tornou-se num elemento um pouco hostil ao nosso clube, nos últimos anos de carreira."

Tornou-se num elemento um pouco hostil ao nosso clube nos ultimos anos?!? Quando? Quando ainda estáva no Benfica?!, ou quando foi escorraçado?

IMORTAL! SEMPRE! Quem é que não se lembra da conferência de imprensa que deu no dia em que foi despedido, em que não conseguia parar de chorar?

Tenho pena que te passes com tanta facilidade.

E não sei se sabes, mas passados poucos dias depois de o JVP ter sido dispensado, estava eu na Luz a comprar uma camisola com o nome dele, a qual ainda hoje tenho, e usei várias vezes de forma orgulhosa, mesmo depois de o João Pinto ir para o Sporting.

Eu não estava a dizer que ele não devia ser Imortal. Para mim é, de caras. Estou é a tentar colocar-me no lugar no de quem achou que ele pertencia a "Saudade", fazendo um bocado de papel de "advogado do diabo".

Cenotaph

E como é que corrigimos este mal? Ponham o JVP nos imortais.

GF

Imortal, o meu ídolo de infância.