João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Petrov_Carmovich

Eu talvez já tenha dito isto: Eu não tenho memória curta, e foi uma besta de presidente que o expulsou do clube, claro que não gostei de o ver no SCP, mas não deixei de gostar dele por causa disso. Entendo as razões que o levaram para lá. Há é gente ingrata aqui.

RP89

Citação de: Bailey em 29 de Março de 2013, 15:17
se calhar não há "bons" e "maus", e se calhar convém é analisar o que ambos deram ao Benfica e não as juras de amor, à David Luíz que na práctica valem zero. Como tinhas 4 aninhos na altura, acho difícil que consigas analisar na plenitude o que ele deu ao Benfica. É difícil de entrar esse pormenor na cabeça?

Quanto ao teu tom, infelizmente devido a regras do fórum não te  posso responder como merecias.
Nao tenhas problemas desses, que se estás muito incomodado com o mau tom das crianças, que não tiveram o privilégio de ver JVP jogar, podes mandar PM e "responder-me como eu mereço". Não esperes é que perca tempo a ler o que escreves por PM.

David Luiz? Que tem? Farto de dizer que não faz nada nos imortais estou eu.
Imortal é nos actos, não é no que se diz.
É tão imortal como o Javi Garcia, ou seja, zero.

Toma lá um pormenor dificil de entrar na cabeça, já que gostas de os dar aos outros, Paneira também foi posto na rua com 29/30 anos. Foi para o Vitória.
É a tal diferença que faz alguém imortal ou não.

CitaçãoEm 1995 sai para o V. Guimarães. Foi a única hipótese que apareceu?

Não, felizmente não. Tive várias hipóteses, quer para o estrangeiro, quer para Portugal, de clubes de grande dimensão, mas fiz a melhor opção para mim em termos desportivos.

Isto sim, é um IMORTAL.

João Pinto? Sporting, Benfica, Braga, Boavista, a merda é toda a mesma para ele.

faneca_slb4ever

Acalmem lá isso sff.

Deixem lá os imortais, saudades, etc etc.

Cada um com os seus.

Bailey

Citação de: faneca_slb4ever em 29 de Março de 2013, 16:11
Acalmem lá isso sff.

Deixem lá os imortais, saudades, etc etc.

Cada um com os seus.

Alguém me há-de esclarecer que assuntos é que se podem discutir aqui afinal. Se não é suposto discutir-se  o papel do João Pinto no Benfica, neste tópico então é suposto discutir o quê?

Há gente que passa quase todos os dias a toda a hora a discutir o treinador. Este é o tópico destinado a discutir João Pinto enquanto foi jogador do Benfica.

Como um fórum grande como este é, cada um escolhe os assuntos que decide falar.

Posições extremadas como aconteceu entre mim e o RP89, acontece em qualquer discussão. Contrário ao que até ele possa pensar, não tenho nada sequer contra ele, ele defende a posição dele, eu a minha. Uma "discussão" deste tipo no fórum, para mim tem a sua "piada", contando que nunca se passem certos limites. Isto tem sempre a sua importância relativa.

darkwolf

Citação de: Theroux em 29 de Março de 2013, 15:42
Isto está quente ahah

A minha opinião:

1) Um benfiquista com bom senso (basta isto) NUNCA, mas NUNCA deverá apontar algo de negativo ao JVP.

2) O JVP apesar de ter ficado na história do Benfica, não está ao nível de outros jogadores da sua geração, como o Rui ou o Nuno Gomes, em termos de benfiquismo.

2.1) O JVP optou por se distanciar dos clubes que representou e isso reflecte-se no apreço que os adeptos têm por ele: não me lembro de ver qualquer benfiquista, seja onde for, a desejar vê-lo de novo no Benfica. Transformou-se num homem do futebol, sem clube, como o Pauleta.

3) Um JVP (levando apenas em conta a sua passagem pelo Benfica) vale, assim por alto, 10 David Luizes.

o Pauleta está ligado ao PSG. O JVP é uma pessoa que passou pelo futebol, jogou muito bem mas para ele nenhum clube o encantou.

_JonasThern_

Só uma coisa para encerrar a minha discussão por aqui. O João Pinto NUNCA, mas NUNCA andou com o Benfica às costas. É algo que se diz devido à qualidade inegável do João Pinto e ao facto de ter coincidido com a pior fase de sempre do Benfica. A nostalgia do 3-6 e o facto do João Pinto ter sido durante várias épocas, o único jogador do plantel resistente dessa altura levou a que se criasse essa falsa ideia. Tudo é muito bonito na teoria, na prática, a verdade é que muitos jogadores que partilharam o balneàrio com o João Pinto nessa altura, tiveram um rendimento superior. Sem muito esfõrço, Preud'Homme, Poborsky, Hélder, Nuno Gomes, e até mesmo Edilson, Dimas e Paulo Bento que em 94/95 tiveram muito melhor (ou menos mal se preferirem) que o João Pinto. E isto analisando muito por alto. Se analisarmos época a época (tirando as épocas de 93/94 e de 95/96 em que o João Pinto teve, de facto, muito bem), arranja-se facilmente 3/4 jogadordes por época com rendimento superior.

Bailey

Citação de: _JonasThern_ em 29 de Março de 2013, 16:40
Só uma coisa para encerrar a minha discussão por aqui. O João Pinto NUNCA, mas NUNCA andou com o Benfica às costas. É algo que se diz devido à qualidade inegável do João Pinto e ao facto de ter coincidido com a pior fase de sempre do Benfica. A nostalgia do 3-6 e o facto do João Pinto ter sido durante várias épocas, o único jogador do plantel resistente dessa altura levou a que se criasse essa falsa ideia. Tudo é muito bonito na teoria, na prática, a verdade é que muitos jogadores que partilharam o balneàrio com o Benfica nessa altura, tiveram um rendimento superior. Sem muito esfõrço, Preud'Homme, Poborsky, Hélder, Nuno Gomes, e até mesmo Edilson, Dimas e Paulo Bento que em 94/95 tiveram muito melhor (ou menos mal se preferirem) que o João Pinto. E isto analisando muito por alto. Se analisarmos época a época (tirando as épocas de 93/94 e de 95/96 em que o João Pinto teve, de facto, muito bem), arranja-se facilmente 3/4 jogadordes por época com rendimento superior.

isso é para rir só pode.

pguerreiro

Discordo _JonasThern_, 1993/94 era João Pinto e mais 10, embora tivéssemos um plantel de luxo (e Paulo Sousa e Pacheco tinham saído). Todo o jogo do Benfica passava por ele, a equipa funcionava aos esticões porque tacticamente era uma nódoa, e não foi de estranhar o empate comprometedor de véspera que nos fez ir a Alvalade com o coração nas mãos. Mais uma vez resgatou o Benfica da mediocridade e com isso sagrámo-nos campeões.

Não gosto muito de juízos de valor mas posso dizer que sempre gostei mais do JVP-jogador do que o JVP-pessoa, houve uma série de atitudes que nunca considerei dignas mas que também não vou agora abordar, mas acho que foi durante muito tempo o toque de classe que faltava às más equipas pós-vendaval Artur Jorge.

RedVC

Existe uma forma rápida para mim de ver se João Vieira Pinto é ou não imortal: rever um célebre jogo Sporting 3 - Benfica 6. Tenho-o gravado e por isso é fácil. Eu até nem tenho dúvidas mas se tivesse bastava ver aquelas duas horas de tempestade sobre Alvalade.

Como eu não ainda não andava por cá em 1961 e 1962, então este jogo foi seguramente a maior alegria, o dia em que eu gritei mais, em que tremi de alegria, em que explodi por 6 vezes, em que cantei, saltei, chorei, ri e gozei com gentinha verde (arrogante primeiro e vergada depois ao peso do maior clube de Portugal).
Mas alguém tem dúvidas que este foi o maior jogo que o Benfica fez nas últimos 4-5 décadas. E alguém tem dúvidas qual seria o resultado se João Pinto não tivesse jogado e para onde teria ido o campeonato? Acho que o Senhor Asterónimo Araújo ainda era o massagista mas não deve ter sido tão preponderante embora seja imortal.

Por tudo isto, João Vieira Pinto, muito obrigado. Imortal, obviamente.

TORPEDO88

Eu também sou dos que defendem que o João Pinto deveria estar na secção dos Imortais e sinceramente não consigo compreender quem diz que o João Pinto não levou a equipa as costas na 2ª metade da década de 90, mas pronto isto é um fórum e como tal é natural haver todo o tipo de opiniões e há que respeita-las. Para mim o JVP teve um papel muito semelhante ao que veio a ter mais tarde o Simão Sabrosa no Benfica. Foi o meu 1º idolo e ainda hoje guardo com todo o carinho uma camisola autografada por ele que o próprio me ofereceu.

ivodaniello

Citação de: RP89 em 29 de Março de 2013, 14:39
Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 19:43tinhas 4 anos.

Sabes muita coisa tu. E o Rui Costa não é o mártir que tu pensas. O Rui Costa para tua informação ficou tão lixado que não o deixassem saír para o Barcelona, que nunca mais falou ao presidente da altura. E o Rui Costa já ca andava ... há anos... e anos. O João Pinto teve perto de saír, numa altura que tinha um ano de casa, em que a sua ligação ao Benfica ainda não era forte, ainda nem ele tinha sido campeão.

Mas o Rui Costa é que é herói. Um herói que na realidade lá se pôs a andar sem ter dado os seus melhores anos da sua carreira ao Benfica. Coisa que olha.. o João Pinto fez. E desde 94 a 2000 oportunidades teve ele para saír. A partir de 97 mais que oportunidades foi literalmente empurrado. Até que finalmente teve mesmo que saír.

Vocês lêem as histórias e mandam as postas de pescada em tom de "eu é que sei" quando nem sequer tavam cá par ver.

Pensas que gajos como o Rui Costa também eram todos inocentes? tábem tá. Inocentes não há.

O que houve foi um jogador que deu os melhores anos da carreira ao Benfica, tendo feito sempre força para ficar, a partir da época de 93/94, foi capitao durante 6 anos, foi idolatrado por grande parte da minha geração. Não sabem do que falam... fiquem calados.
É isso então. Um queria sair para o Barcelona e é mau (mas por acaso saiu para a Fiorentina para o Benfica receber mais), o outro quando o puseram na rua foi parar ao SCP e é bom.  Nem na merda dos jogos de solidariedade se digna a vestir a camisola do Benfica.

Já agora, quem é vossa excelência para mandar calar seja quem for? Nasceste com o cu virado para a lua, foi? Ah, deve ser por eu na altura em que o João era o maior do Mundo e "carregava o Benfica às costas" ter 4 anos, então sou menos que tu.

O gajo que foi dar títulos ao rival directo é Imortal no Benfica. Tá bem.
Imortalíssimo, lá em Alvalade.

Era bonito que assim fosse, certo.

4ever Red Devil

Ousar comparar ou relacionar Rui Costa e João Vieira Pinto em termos de benfiquismo é chegar ao cúmulo da patetice.

JVP é o gajo que ninguém sabe se gosta mais de Benfica, Porto ou Sporting.

O benfiquismo de Rui Costa é conhecido no mundo inteiro, não precisa de provas, por mais historinhas que vocês saibam ou tenham ouvido.

JVP podia perfeitamente ser Imortal pelo que fez em campo que é o que mais importa, mas para defender isso atacar o benfiquismo de alguém que sente o clube de verdade é patético.

4ever Red Devil

E a história da Fiorentina ou Barcelona ser verdade ou não vale zero. Eu amo o Benfica mais do que amo futebol e nunca na vida iria para Fiorentina em vez de para o Barcelona por vontade e iniciativa própria para o Benfica receber mais dinheiro. Nem que fossem 10 vezes mais.

Fazer isso não demonstra benfiquismo, demonstra completa ingenuidade. Eu acho que poderia prejudicar a minha carreira para o Benfica ganhar uma Champions ou assim, agora para o Benfica ganhar mais dinheiro? Por amor de deus.

Bailey

Citação de: 4ever Red Devil em 31 de Março de 2013, 16:57
Ousar comparar ou relacionar Rui Costa e João Vieira Pinto em termos de benfiquismo é chegar ao cúmulo da patetice.

JVP é o gajo que ninguém sabe se gosta mais de Benfica, Porto ou Sporting.

O benfiquismo de Rui Costa é conhecido no mundo inteiro, não precisa de provas, por mais historinhas que vocês saibam ou tenham ouvido.

JVP podia perfeitamente ser Imortal pelo que fez em campo que é o que mais importa, mas para defender isso atacar o benfiquismo de alguém que sente o clube de verdade é patético.

ng comparou benfiquismo nenhum, em vez de chamar pateta aos outros, lê primeiro bem tu antes de passares por tal.

O que eu disse e volto a dizer, já que referem tantas vezes que o João Pinto quis saír em 93, eu retorqui dizendo que isso sucedeu com um ano de clube. E o facto é que nos anos seguintes, o João Pinto teve várias hipóteses de saír como por exemplo o Corunha que na altura era um grande de espanha e várias vezes recusou.

O Rui Costa por seu lado PEDIU para saír em 94. P E D I U. não estou a comparar benfiquismos, que isso nem sequer é mensurável, estou a dar um facto. Pediu para saír para o Barcelona e ficou FODIDO de não o ter conseguido, e toda a gente minimamente documentada sabe que é verdade. Acabou para ir para a Fiorentina. Não me pareceu muito desgostoso com isso. É já especulativo.

Agora o João Pinto no seu tempo de Benfica de 94 para diante, NUNCA QUIS SAíR.

Se me vêem com a treta de 93, e já que isso é tão importante (com um ano de clube, nem sendo ele benfiquista de nascença, ao contrário do ... Rui Costa), eu respondo com isto. Não para dizer que um é mais benfiquista por outro, mas para demonstrar que se isso tem tanta importãncia para o João Pinto com um ano de clube (e depois esquecem-se dos anos seguintes), então que o façam para todos. Inclusivé o Rui Costa.