João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

redlightdistrict

não gosto nada dele, se me cruzasse com ele na rua olhava para o outro lado, não deve ter um pingo de Benfiquismo

Rickfy

O JVP enquanto esteve no Benfica foi sempre o jogador que mais suor e sangue deu pela equipa. Isso de ele andar acomodado não correspondende á verdade. O gajo corria, lutava, batalhava que se fartava, apanhava pau a torto e a direito pois todos sabiam que no Benfica bastava eliminar o João Pinto que metade do trabalho defensivo pra eliminar o Benfica estava feito. No Benfica daquele tempo até os lançamentos laterais eram todos feitos para o João Pinto, se não fosse ele a desiquilibrar ninguém mais o fazia. Principalmente a partir de 95 e até chegar o Poborsky em 98 não havia ninguém capaz de meter respeito aos adversários, era só marcar o JVP e o Benfica estava anulado.
Fazia mau balneário? Soube de algumas potenciais estrelas como Donizete e Paulo Nunes que depois de sairem do clube vieram mandar bocas contra o João Pinto. Bem, coitados estavam habituados a serem os patrões por onde passassem e como não o conseguiram ser aqui revoltaram-se contra o nosso "menino de ouro". Que fizessem dentro do campo por merecerem estatuto. O JVP era o capitão de equipa e veio dar o peito às balas em alguns dos momentos mais dificeis que o clube passou, como por exemplo depois de vigo. Era o capitão de equipa e teve que estar a defender os colegas todos aquando da passagem do Vale pelo clube em que os jogadores começaram a ter salários em atraso e na indefinição de sairem ou não do clube. Era o JVP a proteger o balneário contra o Vale e isso também custou-lhe a fama de criar mau balneário.
O JVP sempre foi muito profissional e nunca, depois de ter sido corrido do Benfica, se lhe ouviu dizer uma única palavra contra o clube. Também não o ouvimos fazer juras de amor, mas eu não consigo exigi-lo tal coisa depois do que se passou.
O Paneira foi mais romântico, fez bonito e diz-se que rejeitou o sporting  e foi para guimarães. Mas isso não foi suficiente para ele passar aqui pelo fórum como um super benfiquista que todos adoram, devido á sua presença na sport tv e por não estar durante os jogos a declarar o seu amor pelo Benfica.
Não recrimino o JVP por ter ido para os lagartos. Foi pena para mim, e para nós benfiquistas, mas ele tinha que pensar nele primeiro. Foi lá ganhou mais uns títulos, sempre nos respeitou na mesma.
Enquanto nós sofriamos nos anos 90, o JVP sofreu na pele tudo aquilo que nós sofriamos e era ele o expoente máximo do sofrimento dentro de campo.
Ele está bem aqui na Saudade, se calhar estaria melhor nos imortais pois o JVP, por qualquer um que tenha vivido nos anos 90 será sempre lembrado será sempre imortal. Mas uma vez o JVP aqui na saudade, os critérios para os jogadores irem parar aos imortais será mais elevado julgo eu.

rude

brunomartins

inacreditavel como continua na Saudade

Bailey

Citação de: brunomartins em 29 de Junho de 2013, 12:04
inacreditavel como continua na Saudade

nesta fase do campeonato é somente por teimosia e não querer dar o braço a torcer, pelo surreal que é ele ter sido posto aqui.

_JonasThern_

Discordo... Um jogador que tanta discórdia causa nunca na vida poderia ser imortal, pelo menos num fórum de opinião. Teimosia é de quem insiste nisso.

Um imortal tem que ser consensual. Sim, bem sei que muitos dos que lá estão não o são. Mas estamos a falar deste caso específico.

Blitzer

Quando o "Menino de Ouro" passou a "Grande Artista"
João Pinto mudou-se para Alvalade há 13 anos

O dia 2 de julho de 2000 ficará para sempre marcado como o dia em que João Vieira Pinto, capitão e símbolo maior benfiquista da década de 90, daria uma machadada no coração de muitos adeptos das águias ao assinar pelo maior rival, Sporting, depois oficialmente dispensado do clube da Luz com vista à "reestruturação da equipa".

"O Benfica iniciou agora um novo ciclo na sua história, o qual implica profundas mudanças, reajustamentos e alterações sobre o passado recente. É neste contexto que foi celebrado este acordo", revelou a SAD das águias, em comunicado, a 4 de junho do mesmo ano.

O "Menino de Ouro" findava naquele dia um ciclo de oito anos na Luz, depois de se ter formado no Boavista, antes de rumar ao Atlético Madrid onde não foi feliz, acabando por regressar ao Bessa uma época volvida.

Agora livre, JVP assumia não ter propostas e a única coisa em que pensava dizia ser a Seleção Nacional, já que Portugal começava a sua participação no Campeonato da Europa, organizado pela Holanda e Bélgica, a 12 de junho, frente à Inglaterra. O avançado, com 28 anos na altura, acabaria por rubricar exibições de grande calibre e despertar a cobiça de vários clubes europeus mas o destino estaria logo ali do outro lado da Segunda Circular. Uma contratação que acabaria por se suceder à revelia das declarações de Luís Duque, que poucas horas antes havia avançado que leões "desistiam da contratação" do internacional português.

Não esquecendo o percurso na Luz, do qual se "orgulhou", João Vieira Pinto abraçava agora um desafio do mesmo tamanho em Alvalade, passando de "Menino de Ouro", forma como era carinhosamente tratado, para o "Grande Artista". E foi, ou não tivesse levado o Sporting ao segundo campeonato em três épocas, onde formou uma dupla letal e memorável com Mário Jardel no centro do ataque. Um pontapé no marasmo leonino que em 2000 havia interrompido um ciclo de 18 anos sem ganhar qualquer liga.

"Tive muito tempo para pensar e tenho a certeza de que escolhi bem. Tive mais convites honrosos mas tomei a melhor opção. Aqui há muitos jogadores de craveira internacional e capazes de fazer uma excelente época?, sublinhou o jogador convencido de que lhe vai dar "projecção e um futuro risonho", na apresentação oficial pelo clube de Alvalade.

Uma das bandeiras do mandato de Manuel Damásio foi o contrato vitalício de João Vieira Pinto. O menino bonito da Luz passava a ganhar cerca de 20 mil contos por mês (cerca de 100 mil euros), tentando blindar o histórico número 8 encarnado do assédio dos colossos europeus.

Barcelona e Manchester United mostraram interesse mas foi o Deportivo que se chegou à frente. A formação da Corunha apresentou uma proposta formal ao Benfica e Vale e Azevedo pressionava JVP a enjeitar a possibilidade de rumar à Galiza mas o avançado português sempre negou a hipótese de sair de onde se sentia bem.

Jupp Heynckes, técnico do Benfica no defeso de 2000, dava o primeiro sinal de que algo estava para mudar no reino da Luz ao referir que o "Menino de Ouro" devia "fazer 15 golos por ano", um treinador que "não contava comigo" segundo defendeu o próprio mais tarde. A 4 de junho do mesmo ano acabaria por ser assinado o divórcio de casamento que parecia perfeito.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior_premium.aspx?content_id=830934

Rickfy

Sacanas do Heynckes e do Vale e Azevedo. Este último está a pagar pelo que fez! Que o Vale cumpra os anos de prisão todinhos, até ao fim!

Tiago1982

Volta e meio venho aqui agradecer tudo o que fez em campo pelo Benfica! Aqueles 3 golos em Alvalade foram míticos!

Símbolo de uma geração no Benfica.

Foi Grande. A Luz levantava-se para aplaudir quando o nome dele era ecoado no speaker.

Quem ia ao estádio e aos treinos nessa altura sabe bem que era DE MUITO LONGE a figura de proa da equipa. Quando ele saia dos balneários para treinar haviam sempre malta a correr para ele para pedir autógrafos.

E, que eu visse, sempre correspondeu com simpatia.

Enorme João Pinto!

Virus

http://youtu.be/hdEiPXi2yfc?t=2m47s

(...)
"Não foram muitas as vezes que me apeteceu chorar.
Como todas as vezes tiveram um interprete, o João Pinto.
E não me refiro somente aos golos frente ao Sporting.
Nesse jogo prefiro me lembrar do lance místico, em que deixa passar
a bola por baixo das pernas para o Hélder ou o Isaías marcar.

Quando, podia ter a vontade legitima de tentar marcar mais um golo.
Mas não era necessário, a historia já lhe havia concedido um lugar.

E bem recentemente quando fintou metade da Seleção Alemã.
Quando fintou os Deuses Alemães e perante a Gloria, falhou.
E eu tive vontade de chorar e covardemente, não chorei.

O João Pinto é o presente e é a memoria das lágrimas que eu deveria ter derramado.

E mesmo que nunca mais finte nenhum jogador, que nunca mais marque
um golo e que nunca mais nos maravilhe com lances de génio.

Ele é a esperança de eu poder chorar.

Obrigado João."

:cry2:

:flagglorioso: :slb2: :drool:

Huguenot

O Chefe tem razão. Ele disse o que eu e outros já dissemos aqui várias vezes.

O João Pinto fez três boas épocas no Benfica (92/93, 93/94 e 95/96). Nas outras cinco acomodou-se, especialmente depois da rábula do "menino não sai!", e não rendeu nem de perto nem de longe aquilo que se esperava e se exigia dele.

Foi um grande jogador de futebol mas nunca será um imortal do clube.

Bailey

do clube é, do fórum não.

Mas também do mesmo fórum que durante um ano e tal pôs o David Luiz a Imortal, e tem o Artur Jorge dividido em dois, vale o que vale.

Quanto à tua "razão " e do chefe.. também digo o mesmo. Vale o que vale. Na minha opnião zerinho. Tu concerteza dirás o mesmo da minha.

Huguenot

Citação de: Bailey em 06 de Julho de 2013, 03:21
do clube é, do fórum não.

Mas também do mesmo fórum que durante um ano e tal pôs o David Luiz a Imortal, e tem o Artur Jorge dividido em dois, vale o que vale.

Quanto à tua "razão " e do chefe.. também digo o mesmo. Vale o que vale. Na minha opnião zerinho. Tu concerteza dirás o mesmo da minha.

Eu percebo o teu apreço pelo João Pinto, até porque ele foi de facto um ídolo dos benfiquistas durante alguns anos.

Mas os factos falam por si. Só isso.

E eu nem tenho qualquer espécie de animosidade em relação ao João Pinto: nem por ele ter feito a brincadeirinha no Verão quente, nem por ter jogado no Sporting a seguir de ter sido dispensado, nem por ser ele mesmo simpatizante do Porto.

Tenho é pena que só tenha jogado um terço daquilo que podia ter jogado aqui.

JoséTorres

Epá neste tópico só deve haver 2 páginas a falar dele enquanto jogador. O resto é só saudade/imortal.

Caguem lá nisso sff. Isso fica no vosso critério pessoal e isso é que interessa.

OmarLittle

Citação de: JoséTorres em 06 de Julho de 2013, 15:18
Epá neste tópico só deve haver 2 páginas a falar dele enquanto jogador. O resto é só saudade/imortal.

Caguem lá nisso sff. Isso fica no vosso critério pessoal e isso é que interessa.
Se gostasse de Techno era imortal, claramente.