João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

JPG

Citação de: _JonasThern_ em 07 de Setembro de 2013, 21:04
Citação de: Bailey em 07 de Setembro de 2013, 19:49
_JonasThern_ , discordando mas aceitando a tua visão do JVP no Benfica em 8 anos de carreira aqui, que avaliação fazes por exemplo do rendimento do Rui Costa então?

O Rui Costa em termos de rendimento, no Benfica, também não poderia ser imortal. No entanto foi um gajo que sempre demonstrou respeito e amor pelo Benfica. Nunca teve "vergonha" de dizer que era dos nossos. Volto a dizer. Só um grupo muito restrito deveria ser imortal. Um dos critérios que deveria ser tomado em conta é a longevidade no clube (e esse era, desde logo, factor eliminativo para o Rui Costa, ao contrário do João Pinto). Outro é o rendimento enquanto jogador do clube (e aí, a meu ver, o João Pinto não corresponde), e ainda o respeito para com o Benfica (aqui aponto-lhe o episódio de 93. Em 2000 foi despedido, podia ter ido para onde quisesse e ninguém lhe podia apontar nada).

Rui Costa para mim não devia ser imortal, a nivel de futebol senior não terá dado mais ao clube do que o Aimar por exemplo.

Mas isso é para outros tópicos

JPG

Citação de: Bailey em 07 de Setembro de 2013, 19:46
Citação de: Fyssas em 07 de Setembro de 2013, 17:10
Não me interessando muito por isto, apenas o facto de haver bastante discordância sobre ele ser Imortal ou não é o suficiente para ele não o ser. Imortal deveria ser para ídolos indiscutíveis do clube, a meu ver.

estás sempre em grande, isso bate tudo o que é lógica:

Entre discutir o sim e o não para algo, como há quem defenda o não, o não ganha.

Estou sempre a aprender.

isto não é uma eleição em que se vai para a categoria por 50%+1 voto. é necessário haver (quase) unânimidade, e JVP não tem, e penso que nunca a terá. Já houve uma votação em que penso que pela primeira vez um jogador foi a votos para as 3 categorias e ganhou saudade, acho que está bem aqui

Foi um idolo para ti, como era para mim, mas hoje não o vejo como tal, longe disso.  Bolas, para mim esbarra logo num obstáculo enorme: não estou certo que ele tenha algum benfiquismo, se o tem disfarça bem.

DE resto, aceita que nem todos pensem como tu, e não venhas outra vez com a conversa da idade porque eu lembro-me perfeitamente de ele ter vindo para o Benfica depois de sair do Atlético.

Bailey

Citação de: JPG em 08 de Setembro de 2013, 00:54
Citação de: _JonasThern_ em 07 de Setembro de 2013, 21:04
Expandir...
Citação de: Bailey em 07 de Setembro de 2013, 19:49
_JonasThern_ , discordando mas aceitando a tua visão do JVP no Benfica em 8 anos de carreira aqui, que avaliação fazes por exemplo do rendimento do Rui Costa então?

O Rui Costa em termos de rendimento, no Benfica, também não poderia ser imortal. No entanto foi um gajo que sempre demonstrou respeito e amor pelo Benfica. Nunca teve "vergonha" de dizer que era dos nossos. Volto a dizer. Só um grupo muito restrito deveria ser imortal. Um dos critérios que deveria ser tomado em conta é a longevidade no clube (e esse era, desde logo, factor eliminativo para o Rui Costa, ao contrário do João Pinto). Outro é o rendimento enquanto jogador do clube (e aí, a meu ver, o João Pinto não corresponde), e ainda o respeito para com o Benfica (aqui aponto-lhe o episódio de 93. Em 2000 foi despedido, podia ter ido para onde quisesse e ninguém lhe podia apontar nada).

Rui Costa para mim não devia ser imortal, a nivel de futebol senior não terá dado mais ao clube do que o Aimar por exemplo.

Mas isso é para outros tópicos

O JVP não está obviamente ao nível do historial do Eusébio, do Torres, do Coluna, do Humberto Coelho. Isso é óbvio para todos.

Agora se vocês os dois reconhecem que o Rui Costa em face ao seu rendimento (e como ele há outros naquele tópico), então por uma questão de coerência neste fórum, o JVP também devia lá estar.

Ou então faça-se uma secção de Imortais "a sério".

Sim porque vocês basicamente acabaram por concordar onde eu queria chegar.

Quanto a medir Imortais pelo benfiquismo (aparente) ou falta dele, o David Luiz já deu uma boa resposta quanto a isso.

LMAB89

Citação de: _JonasThern_ em 04 de Setembro de 2013, 18:11
Vivi o tempo do João Pinto. E vivi-o já tendo alguns anos de futebol na barriga. Não, não sou nenhum puto que nasceu para lá de 2000 e não, também não era nenhuma criança/adolescente que na altura idolatrava o João Pinto porque era o jogador mais badalado do Benfica.

Na altura já via futebol com olhos de ver e por isso agora é que me rio quando dizem que era JVP + 10 ou que ele saltou x música porque estava com raiva do que o Benfica lhe tinha feito. Muito antes do Benfica lhe fazer, já ele tinha aprontado uma bem maior ao clube.

E essa história do JVP + 10... Se me dissessem que em termos de talento era o melhor que por lá andava? Sem dúvida. Em termos de rendimento, nem perto, logo dizer que levava a equipa às costas é hilariante. E isso diz-se sabem porquê? Porque infelizmente o Benfica entrou, nessa altura, na sua pior fase de sempre. E o mítico jogo do 3-6 e a mítica época de 93/94 (à qual o João Pinto está intimamente ligado), por ter sido a última época digna do Benfica assumiu uma importância inexplicável dados os constantes descalabros.

O João Pinto, sendo a cara dessa época, passou a maioria dos anos a colher frutos dessa altura. Daí o seu simbolismo. Não tanto pelo que rendeu nos anos posteriores.

Em comparativo com o Simão, por exemplo.

Em termos de talento: João Pinto > Simão
Em termos de rendimento: Simão>>João Pinto.
Isto

LMAB89

Citação de: ivodaniello em 06 de Setembro de 2013, 22:43
Citação de: moreira1985 em 06 de Setembro de 2013, 17:26
Expandir...
Citação de: _JonasThern_ em 04 de Setembro de 2013, 18:11
Vivi o tempo do João Pinto. E vivi-o já tendo alguns anos de futebol na barriga. Não, não sou nenhum puto que nasceu para lá de 2000 e não, também não era nenhuma criança/adolescente que na altura idolatrava o João Pinto porque era o jogador mais badalado do Benfica.

Na altura já via futebol com olhos de ver e por isso agora é que me rio quando dizem que era JVP + 10 ou que ele saltou x música porque estava com raiva do que o Benfica lhe tinha feito. Muito antes do Benfica lhe fazer, já ele tinha aprontado uma bem maior ao clube.

E essa história do JVP + 10... Se me dissessem que em termos de talento era o melhor que por lá andava? Sem dúvida. Em termos de rendimento, nem perto, logo dizer que levava a equipa às costas é hilariante. E isso diz-se sabem porquê? Porque infelizmente o Benfica entrou, nessa altura, na sua pior fase de sempre. E o mítico jogo do 3-6 e a mítica época de 93/94 (à qual o João Pinto está intimamente ligado), por ter sido a última época digna do Benfica assumiu uma importância inexplicável dados os constantes descalabros.

O João Pinto, sendo a cara dessa época, passou a maioria dos anos a colher frutos dessa altura. Daí o seu simbolismo. Não tanto pelo que rendeu nos anos posteriores.

Em comparativo com o Simão, por exemplo.

Em termos de talento: João Pinto > Simão
Em termos de rendimento: Simão>>João Pinto.
sempre foi um porco....
lembro-me de em 99-00 levarmos 3 na reboleira e ele ria-se que nem um perdido no banco!
aquela exibição em alvalade só aconteceu porque é um chulo!
porque veio atrás do dinheiro do Jorge De Brito!
ps:gostei do teu comentario

"Rui-se que nem um perdido no banco"
Foi mesmo assim?

Se te lembras bem disso, certamente te lembrarás que esse jogo sucede ao 6-2 na Luz contra o Farense....jogo seguinte na Reboleira o génio do Heynckes deixa no banco o Poborsky e o João Pinto (que nem sequer chegou a entrar). Resultado foi esse mesmo. Estrela 3-0 Benfica
Portanto é legitimo rir-se quando a equipa que lhe pagava um salário principesco estava a levar 3...

RedVC

Que critérios objectivos podem ser aplicados para os estatutos de "imortal" ou "saudade"?
Estatísticas? O nível de incoerência é de tal maneira gritante que rapidamente se passa para outro ângulo de argumentação.
Comportamento? Temos casos concretos cujo comparativo com JVP torna tudo muito complicado. Como tornar coerente esse critério?

Não querendo questionar os que estão na secção de "imortais", ainda assim encontramos casos que são paradigmáticos da falta de coerência quanto às duas categorias de argumentação atrás mencionadas. Em nenhum caso eu acho que devem ser retirados para outra secção mas ainda assim vejamos alguns deles que por oposição a João Pinto me parecem interessantes para demonstrar a dificuldade de ter critérios coerentes:

- Vítor Batista - comportamento?!
- Artur Jorge (jogador) - comportamento!? Vale a pena comentar este caso em que até muito acertadamente o jogador foi diferenciado do treinador?
- Luis Viana - em 1 ou 2 décadas, em termos de historia do clube a sua contribuição vai ser lembrada como a de JVP?
- Rogério Vilela - em 1 ou 2 décadas, em termos de historia do clube a sua contribuição vai ser lembrada como a de JVP?
- Saraiva - está na secção pelas estatísticas ou pelo comportamento?
- Artur Correia, o ruço - comportamento!?

Um exemplo distinto e bem positivo é o Senhor Cândido Oliveira (este é um caso que prova a minha ideia de que o tempo tudo apaga: jogador do Benfica foi mais tarde treinador campeão pelo SCP num campeonato dramático contra nós. Um grande senhor do futebol. Tenho por certo de que se se esses eventos tivessem decorrido na última década não estava na secção em que está.

É tramado ser coerente quando se é opinativo. Num dado tempo ou em tempos distintos. Com um mesmo caso ou com comparativos. É tramado ser coerente. O mais fácil é rapidamente cair na incoerência? Mas não é essa a natureza do ser humano principalmente quando lida com paixões tais como as grandes figuras do nosso querido Sport Lisboa e Benfica?

De argumento em argumento ficamos rapidamente reduzidos à força efectiva ditada pela maioria de opiniões votantes. Isso é bom pois a democracia é um mecanismo com o qual me identifico, que exige o respeito pela diferença e que permite a argumentação e o contraditório que deve ser bem informado e tanto quanto possível coerente. Agora o que é certo é que não nos torna isentos de resultados absurdos.
E neste caso final o resultado é absurdo. É pois... E por isso está mal resolvido.

Querem uma prova? Quantas páginas de fórum tem JVP? Comparem isso com... Cosme Damião 40 páginas; José Águas 20; Coluna 48; Eusébio 186. Mas isto faz algum sentido?! Estas são para mim as 4 de entre as 10 maiores figuras da nossa história. JVP não está seguramente entre as 20 maiores mas lá que foi mais importante do que muitos outros "imortais" lá isso foi. Na minha maneira de ver...

Não será esse o caso pois este fórum não deverá existir daqui a 20 anos mas nessa altura tenho por certo que para a maioria dos Benfiquistas a contribuição de JVP será olhada de forma bem mais justa e equilibrada. Isto claro, na minha maneira de ver...

Fyssas

Citação de: RedVC em 08 de Setembro de 2013, 09:10
Querem uma prova? Quantas páginas de fórum tem JVP? Comparem isso com... Cosme Damião 40 páginas; José Águas 20; Coluna 48; Eusébio 186. Mas isto faz algum sentido?! Estas são para mim as 4 de entre as 10 maiores figuras da nossa história. JVP não está seguramente entre as 20 maiores mas lá que foi mais importante do que muitos outros "imortais" lá isso foi. Na minha maneira de ver...

Destas 400 páginas, 380 são a discutir se ele devia estar aqui ou como Imortal. No dia em que esses tópicos tiverem a discutir esse assunto, avisa ;)

Puritan

Citação de: Fyssas em 08 de Setembro de 2013, 13:54

Destas 400 páginas, 380 são a discutir se ele devia estar aqui ou como Imortal. No dia em que esses tópicos tiverem a discutir esse assunto, avisa ;)

Isto para já não falar que 95% dos ususários do SB não viu Eusébio, Coluna ou José Águas a jogar.

É mais fácil e natural falar de situações que vimos e vivemos.

Bailey

Citação de: Puritan em 08 de Setembro de 2013, 14:11
Expandir...

Isto para já não falar que 95% dos ususários do SB não viu Eusébio, Coluna ou José Águas a jogar.

isso não impede de muitos virem para este tópico. Viram jogar o JVP somente pelo sporting.

Puritan

Citação de: Bailey em 08 de Setembro de 2013, 14:14
Citação de: Puritan em 08 de Setembro de 2013, 14:11
Expandir...

isso não impede de muitos virem para este tópico. Viram jogar o JVP somente pelo sporting.

Pois, alguns calculo que sim.

Eu só posso falar por mim. Sigo o Benfica atentamente desde 1990, antes disso era muito novo. Acompanhei toda a carreira do JVP no Benfica. Aliás, ainda me lembro dele no Boavista.

RedVC

Bom, esse é justamente o meu raciocínio. É um assunto mal resolvido. Com o tempo as coisas irão ao seu devido lugar. Sei o suficiente da história do nosso clube para ter essa certeza.

Enquanto não o ouvir dizer mal do nosso clube não mudarei de opinião. Eu tive o prazer de o ver jogar e sei bem o que ele valia.

É também a minha última mensagem neste tópico. Já disse o que tinha a dizer baseado no que eu vi. Repetir-me é coisa que não me interessa. Existem outras figuras bem mais interessantes na nossa história.

Puritan

João Pinto foi o jogador mais talentoso da sua geração. Mais do que Figo ou Rui Costa, por exemplo.

A sua carreira não espelhou nem de perto nem de longe a verdadeira genialidade que encerrava.

Puritan

Citação de: FranciscoFernandes em 15 de Setembro de 2013, 17:55
http://www.youtube.com/watch?v=KoRodSVmPZs

I rest my case

O JVP esteve 8 anos no Benfica.

Por mais mágica que tenha sido essa exibição, e foi-o, é preciso ter em conta toda a carreira cá.

ivodaniello

Citação de: Puritan em 08 de Setembro de 2013, 15:33
João Pinto foi o jogador mais talentoso da sua geração. Mais do que Figo ou Rui Costa, por exemplo.

A sua carreira não espelhou nem de perto nem de longe a verdadeira genialidade que encerrava.

Acho isso exagerado. o Figo era um jogador do crl