João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Anarquista

pcssousa, eu sei o que é "colocar palavras na boca dos outros"; a minha dúvida não era essa. Não o fiz, daí expressar a minha confusão em relação a esse assunto. Tiveste oportunidade de te explicar objectivamente e preferiste não o fizeste. A mim, tanto me dá como se me deu. Se consideras isso, resta-me escrever que não compreendeste as minhas palavras e fizeste, pelo menos, uma interpretação errónea.

Bailey, concordo perfeitamente contigo, e sublinho a parte em que referes "o JVP é sem dúvida Imortal, face à sua qualidade, aos seus anos de capitao, e a tudo o que deu enquanto jogador do clube.".

Como referi atrás, para mim, o que interessa é o que se faz dentro do clube. Pouco me importa se, anos mais tarde, cuspiu no prato que lhe deu de comer. Enquanto jogador, foi profissional qb para eu o considerar Imortal.

Cenotaph

JVP foi o Benfica durante largos anos, para mim era imortal, mas aceito q é figura pouco consensual.

Anti-Corruptos

Citação de: sardao em 24 de Agosto de 2014, 18:13
Nesta época estava a um nível altíssimo

https://www.youtube.com/watch?v=HGohN_2SyI4

Vi esse jogo no Bessa no meio dos Panteras Negras lol. Ainda era muído e entrava à borla.

Manpaz1904

Citação de: xtintas em 19 de Agosto de 2014, 19:07
Gostava que alguém sério e com carácter me respondesse por que é que o João Pinto está na saudade é o Mário Wilson está nos imortais. Mas uma resposta séria, com classe, sem ironias de merda, sem smiles, sem graçolas, sem ofender e chamar infiltrado, etc.

Lanço o desafio.
Simplificando, o João Pinto nunca será imortal porque há moderadores que não deixam.

pcssousa

Citação de: Manpaz1904 em 26 de Agosto de 2014, 01:23
Citação de: xtintas em 19 de Agosto de 2014, 19:07
Gostava que alguém sério e com carácter me respondesse por que é que o João Pinto está na saudade é o Mário Wilson está nos imortais. Mas uma resposta séria, com classe, sem ironias de merda, sem smiles, sem graçolas, sem ofender e chamar infiltrado, etc.

Lanço o desafio.
Simplificando, o João Pinto nunca será imortal porque há moderadores que não deixam.

Foi a votação, aberta a todos os users. Votaram inequivocamente saudade.

zefo

Citação de: pcssousa em 26 de Agosto de 2014, 10:53
Citação de: Manpaz1904 em 26 de Agosto de 2014, 01:23
Citação de: xtintas em 19 de Agosto de 2014, 19:07
Gostava que alguém sério e com carácter me respondesse por que é que o João Pinto está na saudade é o Mário Wilson está nos imortais. Mas uma resposta séria, com classe, sem ironias de merda, sem smiles, sem graçolas, sem ofender e chamar infiltrado, etc.

Lanço o desafio.
Simplificando, o João Pinto nunca será imortal porque há moderadores que não deixam.

Foi a votação, aberta a todos os users. Votaram inequivocamente saudade.

Então nesta não concordo com os nossos camaradas

TeamRocket37

A maior injustiça neste fórum, esta neste tópico....


Star

Citação de: Anti-Corruptos em 26 de Agosto de 2014, 00:34
Citação de: sardao em 24 de Agosto de 2014, 18:13
Nesta época estava a um nível altíssimo


https://www.youtube.com/watch?v=HGohN_2SyI4

Vi esse jogo no Bessa no meio dos Panteras Negras lol. Ainda era muído e entrava à borla.

que maquina que tinhamos no ataque e outra na baliza..

Anti-Corruptos

O JVP para mim estava ao nível do Figo ou Rui Costa, ou seja era jogador de classe mundial e podia jogar em praticamente qualquer equipa na Europa.

Foi magnifico podermos ter um jogador deste calibre e português no Benfica durante tanto tempo, enquanto os outros da geração dele ganhavam provas europeias e disputavam prémios individuais.

Não vi essas atitudes que alguns dizem que teve contra o SLB, mas se as proferiu fico desapontado, mas não me parece que se deva dar tanto relevo a isso quando o JVP deu tanto ao clube no período mais negro da nossa história.

JVP

Para mim o João Vieira Pinto é imortal. Melhor jogador que eu vi jogar com o manto sagrado. Estranho que esteja nesta secção mas o que realmente me importa é o que ele significa para mim e possivelmente para toda a minha geração.


Bailey

Citação de: JVP em 25 de Setembro de 2014, 02:11
Para mim o João Vieira Pinto é imortal. Melhor jogador que eu vi jogar com o manto sagrado. Estranho que esteja nesta secção mas o que realmente me importa é o que ele significa para mim e possivelmente para toda a minha geração.



Gosto desse nick

Tiago1982

Citação de: JVP em 25 de Setembro de 2014, 02:11
Para mim o João Vieira Pinto é imortal. Melhor jogador que eu vi jogar com o manto sagrado. Estranho que esteja nesta secção mas o que realmente me importa é o que ele significa para mim e possivelmente para toda a minha geração.

Quem ia aos treinos na Luz na altura do JVP sabe bem a imponência que ele tinha. Era quase uma "rock star" no balneário do Benfica.

Tenho imensas memórias de ir aos treinos e a certa altura era mesmo o João Pinto e os outros.

Uns não lhe perdoaram a saída para o Sporting.

Outros ainda não lhe perdoaram as palavras contra o Benfica.

Num fórum onde atletas que foram a enterrar com a bandeira do Sporting são Imortais, causa-me estranheza o JVP estar aqui, mas é como dizes e bem.

Cada um de nós tem o seu ranking.

Mais grave é o exemplo do Silvino que está nos ex-funcionários e o Neno, por exmeplo, está na Saudade.

Um defendeu (e capitaneou) a equipa em finais europeias e está nos ex-funcionários, o outro que coexistiu com ele no plantel e tem um palmarés semelhante, está na Saudade.


zefo

Foram feitas votações?

Alguns que dizes nunca deveriam sair do ex-funcionarios e estão imortais e saudade. Este é um caso deste que fazer?

Está decidido ....


Holmesreis

O meu contributo para a «imortalidade» do JVP reside no facto de ele não ter saído do Benfica por vontade própria. A relação com Vale e Azevedo tinha chegado a um ponto de não-retorno, primeiro foi a mal fadada venda para o Corunha que foi impedida pelos sócios e depois as divergências com Heynckes que insistia em colocá-lo no ponto mais avançado do terreno e a «cobrar» uma média de 20 golos por época. Só quem nunca tivesse visto JVP a jogar é que poderia pensar que tal medida surtia efeito, sobretudo quando era o saco de pancadas preferido dos defesas adversários, muitas vezes com a total complacência dos árbitros corruptos do costume.
Quando rescindiu com o Benfica, foi alvo de uma marcação cerrada do FCP que chegou ao ponto de lhe ligar diariamente, prometendo mundos e fundos. Apesar de respeitar os azuis e brancos (era o seu clube de coração em criança), sentiu que aceitar uma proposta do Sporting (ligeiramente inferior em termos salariais, mas superior em prémios de assinatura e outros extras) significaria uma menor traição aos olhos de adeptos e sócios benfiquistas. Além disso, naquela altura as suas relações com Veiga eram por demais conhecidas e não queria enfurecê-lo ao assinar pelos porcos.

Foi nosso capitão, sentiu o nosso clube como poucos, jogou lesionado, carregou a equipa às costas em épocas onde a qualidade do plantel era por demais confrangedora. A certa altura, sentiu-se como o Ryan Giggs quando ia actuar pelos jogos da selecção do País de Gales: «Sou o único gajo com classe nesta equipa de medíocres». E isso provocou-lhe o deslumbramento e a desmotivação.

Foi mercenário?

Foi arrogante?

Foi ingrato?

António Simões e Pietra também colocaram a instituição «Sport Lisboa e Benfica» em tribunal, mas não é por isso que os deixo de considerar como páginas eternas do nosso clube.

Imortal, pela Mística que transpirava em cada gota de suor com o Manto Sagrado envergado.