João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

ruibenfica80

Citação de: Petrov_Carmovich em 10 de Março de 2019, 09:50
Eh gente, não me querendo armar em moderador, porque é que estamos a falar de grandes defesas italianos e alemães no tópico do JVP?

Muito bem metida e merecida!!! Só consigo dizer porque era uma boa conversa. E sabe bem recordar jogadores da nossa meninice.

O JVP foi outro desses. E merece todo o destaque.

Acho que em talento puro rivalizava com o Rui Costa e Figo. O galo é que fico com a ideia que o JVP era muito menos inteligente a jogar. Sempre me pareceu muito emotivo e complicativo. Tipo aqueles gajos que a malta hoje diz que tem o botão de passe avariado no comando da playstation. É pena porque o JVP num bom dia não pedia licença a ninguém. O chato era ter menos dias bons que os jogadores de top mundial.

Era muito estranho ver um gajo que tinha drible, primeiro toque, mudança de velocidade, finalização.....e aquilo muitas vezes saia pouco sumo. Era muito estranho. Infelizmente também só o vi com um parceiro de ataque a sério nos lagartos. E aí foi outro JVP mais maduro.

Não deixa de ser um ídolo de juventude. E um que fez levantar no estádio tantas vezes.

Não lhe levo a mal a saída. Não foi ele a querer sair. E se foi para o Sporting paciência. A partir do momento que corremos com ele, não temos moral para criticar.

Fica mais aquele amargo de boca de ele nunca ter formado uma dupla demolidora com ninguém no Benfica. E não o isento de culpas nisso. Porque um Van Hojdonk, enquanto esteve para aí virado, até com o João Tomás se entendia bem. Já o JVP no Benfica dava a sensação que secava os colegas de ataque. Talvez tenha ganho um estatuto para o qual não tinha maturidade. É a minha opinião.

Pancho Lopes 67

Citação de: ruibenfica80 em 10 de Março de 2019, 14:33
Eh gente, não me querendo armar em moderador, porque é que estamos a falar de grandes defesas italianos e alemães no tópico do JVP?

Muito bem metida e merecida!!! Só consigo dizer porque era uma boa conversa. E sabe bem recordar jogadores da nossa meninice.

Acho que em talento puro rivalizava com o Rui Costa e Figo. O galo é que fico com a ideia que o JVP era muito menos inteligente a jogar. Sempre me pareceu muito emotivo e complicativo. Tipo aqueles gajos que a malta hoje diz que tem o botão de passe avariado no comando da playstation. É pena porque o JVP num bom dia não pedia licença a ninguém. O chato era ter menos dias bons que os jogadores de top mundial.

Era muito estranho ver um gajo que tinha drible, primeiro toque, mudança de velocidade, finalização.....e aquilo muitas vezes saia pouco sumo. Era muito estranho. Infelizmente também só o vi com um parceiro de ataque a sério nos lagartos. E aí foi outro JVP mais maduro.

Não deixa de ser um ídolo de juventude. E um que fez levantar no estádio tantas vezes.

Não lhe levo a mal a saída. Não foi ele a querer sair. E se foi para o Sporting paciência. A partir do momento que corremos com ele, não temos moral para criticar.

Fica mais aquele amargo de boca de ele nunca ter formado uma dupla demolidora com ninguém no Benfica. E não o isento de culpas nisso. Porque um Van Hojdonk, enquanto esteve para aí virado, até com o João Tomás se entendia bem. Já o JVP no Benfica dava a sensação que secava os colegas de ataque. Talvez tenha ganho um estatuto para o qual não tinha maturidade. É a minha opinião.

Sinceramente dos 4 melhores jogadores da geração de Ouro, João Pinto, Luís Figo, Paulo Sousa e Rui Costa, acho que quando apareceram tinham todos o mesmo potencial, se queres te diga para mim o melhor por volta de 1992-1994 até era o JVP, alguém consegue dizer que na temporada 1993-94 o João Pinto não era o melhor jogador português??? Depois cada um seguiu o seu caminho, os outros 3 foram para grandes ligas europeias com enorme cultura táctica e o JVP permaneceu num Benfica em decadência completa, enquanto os outros 3 evoluíram o João Pinto jogava em planteis com 60% de jogadores mediocres num clube totalmente desorganizado com falta de liderança...

FaithNoMore

Citação de: ruibenfica80 em 10 de Março de 2019, 14:33

Por acaso para mim o JVP foi dos jogadores mais inteligentes que vi jogar,e juntava a isso uma técnica elevadissima, a forma como aparecia no espaço vazio a finalizar, a técnica de cabeceamento,a forma como combinava com os extremos ou o médio mais adiantado pelo meio, era qualquer coisa de extraordinário.

Petrov_Carmovich

https://www.youtube.com/watch?v=xsPxxsdW3Bc (para relembrar, mas não voltar ao assunto dos defesas alemães lol)

Pancho Lopes 67

Citação de: Petrov_Carmovich em 10 de Março de 2019, 14:52
https://www.youtube.com/watch?v=xsPxxsdW3Bc (para relembrar, mas não voltar ao assunto dos defesas alemães lol)

Foi precisamente por eu meter esse video que começados a falar dessa geração alemã, página 480 lol...

Bailey

A jogar futebol o JVP era dos jogadores mais inteligentes a jogar. Dizia-se que pensava as jogadas mais a frente do que os outros todos.

Pode-se é dizer que emocionalmente pode ter lhe faltado alguma inteligencia por se envolver em demasiados confilitos dentro do campo e ver um número de expulsões anormal para o posto de capitão.
No entanto em relação a isso convém referir que jogou nos anos "azulados" dos anos 90 em que cada jogo com o porto havia uma tentativa de lhe acabarem com a carreira com cada porrada que lhe davam. Mas é também verdade que em 2002 consegue agredir (ao de leve mas não interessa) o árbitro do jogo.

O JVP o problema para mim foi terem no posto a capitão pois ele perfil de capitão nunca teve, mas face a quase total ausencia de referencias do balneario devido a limpeza do balneario promovida pelo artur jorge, foi colocado num papel que nunca deveria ter sido o seu.

Imaginem daqui por 2 anos, haver uma revolução de balneario e porem o joão félix a capitão do Benfica... não cola pois não? Foi o que se passou basicamente. Com a agravante do JVP nem sequer vir da formação do Benfica.

Petrov_Carmovich

Citação de: Pancho Lopes 67 em 10 de Março de 2019, 14:55
Citação de: Petrov_Carmovich em 10 de Março de 2019, 14:52

Foi precisamente por eu meter esse video que começados a falar dessa geração alemã, página 480 lol...

Ups, cometi um erro. ;D

Alexandre1976

O próprio Manuel José afirmou quando o treinou no Boavista que era um jogador que estava sempre um passo á frente dos outros.Para mim atingiu o auge em 93-94 e não foi só por aquilo que fez no alvalixo.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 10 de Março de 2019, 15:29
O próprio Manuel José afirmou quando o treinou no Boavista que era um jogador que estava sempre um passo á frente dos outros.Para mim atingiu o auge em 93-94 e não foi só por aquilo que fez no alvalixo.

Ele foi incrível nessa temporada, não só no campeonato mas na Taça das Taças também, e nos grandes jogos tal como a equipa transformava-se. Como eu disse os outros 3 foram para grandes ligas e evoluíram enquanto ele permaneceu num Benfica a cair aos bocados, no entanto as vezes também me pergunto se aquela lesão que ele teve em 1995 no jogo contra o Sporting não tirou algo dele...

Alexandre1976

Não terá diminuído as suas capacidades já que na época seguinte(95-96)voltou a fazer uma excelente temporada.Provavelmente a sua ultima grande época no Benfica.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 10 de Março de 2019, 15:37
Não terá diminuído as suas capacidades já que na época seguinte(95-96)voltou a fazer uma excelente temporada.Provavelmente a sua ultima grande época no Benfica.

Sim verdade, foi a 2ªmelhor temporada da carreira dele, a 3ª foi a do título na lagartagem e depois talvez 2005-06 no Boavista que poucos se lembram mas ele estava jogar que se fartava, uma piada não ter sido convocado para o Mundial, preferia-lo te-lo na frente do que o Pauleta, ele na selecção mesmo nos tempos negros de Benfica jogava sempre mto bem, lá como tava rodeado de qualidade entendia-se facilmente com qualquer jogador... Embora a temporada 1991-92 no Boavista acho que também foi muito boa mas não classifico porque não via futebol, em 1992-93 senão tem tido a lesão e o Ivic a queima-lo no inicio da temporada, penso que seria uma das 3 melhores épocas dele...

ruibenfica80

Citação de: Pancho Lopes 67 em 10 de Março de 2019, 15:41
Citação de: Alexandre1976 em 10 de Março de 2019, 15:37

Sim verdade, foi a 2ªmelhor temporada da carreira dele, a 3ª foi a do título na lagartagem e depois talvez 2005-06 no Boavista que poucos se lembram mas ele estava jogar que se fartava, uma piada não ter sido convocado para o Mundial, preferia-lo te-lo na frente do que o Pauleta, ele na selecção mesmo nos tempos negros de Benfica jogava sempre mto bem, lá como tava rodeado de qualidade entendia-se facilmente com qualquer jogador... Embora a temporada 1991-92 no Boavista acho que também foi muito boa mas não classifico porque não via futebol, em 1992-93 senão tem tido a lesão e o Ivic a queima-lo no inicio da temporada, penso que seria uma das 3 melhores épocas dele...

Compreendo que o JVP era muito interessante de ver jogar. Era fácil gostar dele.

Mas olha que a geração de ouro não ganhou nada. E tínhamos talvez os 2 melhores do mundo em assistências na época. Tanto o Figo como o Rui Costa eram obviamente capazes de meter a bola e dar números brutais de golos a bons avançados.

Vais ver os números do JVP e.....apenas bonzinhos. O Pauleta foi melhor avançado. Se o JVP tinha mais talento? Não tenho dúvida nenhuma. Agora algum problema ele tinha de ter porque os números são o que são.

E não vamos fazer de conta que não passamos anos a desejar que um Batistuta da vida aparecesse na nossa seleção.

Daí eu ter muita desconfiança da tal inteligência de jogo do JVP. Porque o gajo tinha técnica à brava, sabia finalizar, driblar, mudava de velocidade, jogava de cabeça. Tudo uma questão de tamanho? Não me parece.

O estagnar por ter ficado a jogar cá......pois....não desenvolveu qualquer coisa. Então como é que ficamos? O que é que ele não desenvolveu? É que os atributos técnicos ele tinha todos.

Mas que lhe faltava qualquer coisa para ser top.....ninguém consegue dizer o contrário.

Pancho Lopes 67

Citação de: ruibenfica80 em 11 de Março de 2019, 10:23
Compreendo que o JVP era muito interessante de ver jogar. Era fácil gostar dele.

Mas olha que a geração de ouro não ganhou nada. E tínhamos talvez os 2 melhores do mundo em assistências na época. Tanto o Figo como o Rui Costa eram obviamente capazes de meter a bola e dar números brutais de golos a bons avançados.

Vais ver os números do JVP e.....apenas bonzinhos. O Pauleta foi melhor avançado. Se o JVP tinha mais talento? Não tenho dúvida nenhuma. Agora algum problema ele tinha de ter porque os números são o que são.

E não vamos fazer de conta que não passamos anos a desejar que um Batistuta da vida aparecesse na nossa seleção.

Daí eu ter muita desconfiança da tal inteligência de jogo do JVP. Porque o gajo tinha técnica à brava, sabia finalizar, driblar, mudava de velocidade, jogava de cabeça. Tudo uma questão de tamanho? Não me parece.

O estagnar por ter ficado a jogar cá......pois....não desenvolveu qualquer coisa. Então como é que ficamos? O que é que ele não desenvolveu? É que os atributos técnicos ele tinha todos.

Mas que lhe faltava qualquer coisa para ser top.....ninguém consegue dizer o contrário.

Não podes ir por números, o João Pinto teve uma temporada ou outra que fez uma marca de golos interessantes mas era uma avançado mais de auxílio ao ponta de lança e de desequilíbrio. O Pauleta era gajo que vivia de golos mas senão marcasse 1 golo não tinhas nada bom para dizer da exibição dele, vê o Euro 2004 e o Mundial 2006 foi miserável nessas duas competições com jogadores de topo Mundial a servi-lo, no entanto sem ser finalizar não fazia mais nada, era fraco a jogar de costas para a baliza e nem a merda de uma tabelinha conseguia fazer, a diferença sentia-se bem quando Nuno Gomes entrava (do qual não sou fã) mas é inegável que esse sabia entender-se mto melhor com Figos e companhia. Os golos não são sempre tudo e dou-te um bom exemplo de um ex-avançado do Benfica e do Porto, O Yuran jogava que se fartava, trabalhava tanto na frente, ganhava bolas, fazia tabelinhas, entendia-se na perfeição com a equipa quando atacava, e tem números fracos de golos, no entanto para mim foi um grandíssimo avançado, dava gosto ve-lo jogar e sentir o quanto o futebol da equipa fluía bem com ele na frente mesmo não marcando golos era fundamental.

Em relação a geração de Ouro nunca ter ganho nada, para mim também tem muito a ver com terem tido treinadores mediocres quando estavam no pico, em 1996 António Oliveira? O Domingos fez um excelente campeonato nesse ano sendo melhor marcador e chega ao Euro em vez de jogar com João Pinto e Domingos, joga com João Pinto e Sá Pinto? Ridículo, ainda para mais vindo do Oliveira que é tripeiro abanca um tripeiro que estava em grande forma. Depois falhas o apuramento para o Mundial 1998 sendo roubado na Alemanha mas também ter o Artur Jorge foi brincar com o fogo, esse gajo depois do PSG nunca mais fez um trabalho competente. E depois quem volta para o Mundial 2002? O grande António Oliveira, e esse Mundial dispensa apresentações pois todos sabemos a caldeirada que foi nos bastidores. Não percebo porque por volta de 1997 não tentamos ir buscar um estrangeiro, especialmente alguém que tivesse ligação ao nosso país, o Bobby Robson assentava que nem uma luva, ou até o Eriksson, embora este fosse mais difícil porque ainda estava no pico da idade de treinador e tinha em mente ser campeão italiano...

Cob92

Merece carta icones no proximo Fifa  :smokin:

Bailey