David Luiz

Defesa, 37 anos,
Brasil
Equipa Principal: 5 épocas (2007-2011), 131 jogos (11281 minutos), 6 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Americano69

joase, então diz-me as equipas que o Benfica eliminou para chegar às finais da década de 80 e realça quais os "tubarões" que apanhámos.

BENFIKA

Aqui ja se fala de tudo menos do D.Luiz...

joase

Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 14:56
Citação de: pcssousa em 26 de Janeiro de 2011, 14:42
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 13:35
Citação de: johncleese em 26 de Janeiro de 2011, 13:32
É óbvio que a Lei Bosman teve repercussões, por alguma razão Ajax, PSV, Steaua de Bucareste, Benfica ou Estrela Vermelha deixaram de ter reais possibilidades de vencer uma Liga dos Campeões...

Na minha opinião isso tem pouco ou nada a ver com a Lei Bosman, mas sim com o novo formato da Champions e também com a brutal discrepância de receitas (nomeadamente as televisivas) entre os principais campeonatos e os restantes. Se antes da Lei Bosman andassem sempre na Champions os 3/4 melhores de Espanha, Inglaterra, Itália as possibilidades de qualquer um dos clubes acima referido ganhar a Champions seria quase nula.
Discordo integralmente... e o passado fala por si, a força dominantre na europa do futebol nos anos 60 foi o Benfica, nos anos 70 o Ajax... com ou sem 3/4 espanhois, italianos e ingleses sê-lo-iam à mesma... Não falo de PSV, Steaua ou Estrela Vermelha cujas conquistas europeias foram ocasionais, o primeiro e terceiro com apenas uma final e o segundo com duas... curiosamente qualquer um dos 3 ganhou a sua taça através do desempate por penalties.

Continuo a discordar, até porque não referi apenas o formato da Champions, referi também a diferença gigantesca de receitas que existem hoje em dia, e o próprio contexto sócio-económico que em nada se pode comparar com as décads de 60/70. Hoje em dia, lei Bosman ou não, nunca na vida jogadores como Cruyff, Eusébio, ou outros resistiriam aos milhões dum Real, ou dum Barça, ou dum Manchester. No entanto, volto a referir que a minha argumentação vinha na sequência das vitórias ocasionais referidas pelo John e não por equipas que marcaram uma era como o Ajax dos 70's ou o Benfica dos 60's.

Americano
O Benfica era presença constante na disputa da Champions até à Lei Bosman.
O facto de não a ganhar não quer dizer que não era de facto um candidato.
Um exemplo do que te digo. O Chelsea nunca a ganhou, mas desde que apareceu o magnata é sempre um candidato.

Ghost.Of.Red

Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 14:58
joase, então diz-me as equipas que o Benfica eliminou para chegar às finais da década de 80 e realça quais os "tubarões" que apanhámos.

Marselha - na altura era top europeu, anos seguinte foi à Final perdendo contra o Estrela Vermelha e depois venceu o Milan com golo de Boli.

joase

Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 14:58
joase, então diz-me as equipas que o Benfica eliminou para chegar às finais da década de 80 e realça quais os "tubarões" que apanhámos.
vou pesquisar, porque isso não sei de cabeça. Mas antes disso posso-te dizer que qualquer que seja a equipa que eliminou é uma grande equipa, porque como tu disseste e bem só jogavam os verdadeiros campeões, logo, grandes equipas.

Americano69

joase, volto a dizer a Lei Bosman e a alteração do formato da Champions não distam assim tanto no tempo, na tua opinião a primeira é o factor decisivo, na minha a segunda (e a crescente diferença nas receitas) é mais importante.

iloy

Citação de: Ghost.Of.Red em 26 de Janeiro de 2011, 15:03
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 14:58
joase, então diz-me as equipas que o Benfica eliminou para chegar às finais da década de 80 e realça quais os "tubarões" que apanhámos.

Marselha - na altura era top europeu, anos seguinte foi à Final perdendo contra o Estrela Vermelha e depois venceu o Milan com golo de Boli.

muita muita sofrida esta vitoria contra o marselha

Riquelme_10

Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 15:03
joase, volto a dizer a Lei Bosman e a alteração do formato da Champions não distam assim tanto no tempo, na tua opinião a primeira é o factor decisivo, na minha a segunda (e a crescente diferença nas receitas) é mais importante.

Eu acho que acima de tudo têem sido a fraquissima gestâo e rumo desportivo que o Benfica tem tido a afastar o clube dessas finais ou desse estatuto...

Ghost.Of.Red

Citação de: iloy em 26 de Janeiro de 2011, 15:05
Citação de: Ghost.Of.Red em 26 de Janeiro de 2011, 15:03
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 14:58
joase, então diz-me as equipas que o Benfica eliminou para chegar às finais da década de 80 e realça quais os "tubarões" que apanhámos.

Marselha - na altura era top europeu, anos seguinte foi à Final perdendo contra o Estrela Vermelha e depois venceu o Milan com golo de Boli.

muita muita sofrida esta vitoria contra o marselha

Sofrida?

Levamos o maior banho de bola de que me lembro num Benfica a sério, na 1.ª mão.

Ghost.Of.Red

Citação de: Riquelme_10 em 26 de Janeiro de 2011, 15:06
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 15:03
joase, volto a dizer a Lei Bosman e a alteração do formato da Champions não distam assim tanto no tempo, na tua opinião a primeira é o factor decisivo, na minha a segunda (e a crescente diferença nas receitas) é mais importante.

Eu acho que acima de tudo têem sido a fraquissima gestâo e rumo desportivo que o Benfica tem tido a afastar o clube dessas finais ou desse estatuto...

Subscrevo na íntegra

Americano69

Citação de: joase em 26 de Janeiro de 2011, 15:03
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 14:58
joase, então diz-me as equipas que o Benfica eliminou para chegar às finais da década de 80 e realça quais os "tubarões" que apanhámos.
vou pesquisar, porque isso não sei de cabeça. Mas antes disso posso-te dizer que qualquer que seja a equipa que eliminou é uma grande equipa, porque como tu disseste e bem só jogavam os verdadeiros campeões, logo, grandes equipas.

Não, porque o "verdadeiro" campeão da Macedónia ou das Ilhas Faroé não é uma equipa maior que o 2º ou 3º classificado espanhol, como é evidente. Agora, como é óbvio, se o campeonato português é em média o 7º/8º melhor da Europa, e numa análise muito simplista, se só fossem os campeões é natural que o campeão nacional tivesse "obrigação" de chegar aos 1/4 de final (repetindo que as coisas não são lineares). Hoje em dia é evidente que qualquer campeão nacional não está de forma alguma entre as 7/8 melhores equipas participantes, acho que isso é evidente para todos.

Americano69

Citação de: iloy em 26 de Janeiro de 2011, 15:05
Citação de: Ghost.Of.Red em 26 de Janeiro de 2011, 15:03
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 14:58
joase, então diz-me as equipas que o Benfica eliminou para chegar às finais da década de 80 e realça quais os "tubarões" que apanhámos.

Marselha - na altura era top europeu, anos seguinte foi à Final perdendo contra o Estrela Vermelha e depois venceu o Milan com golo de Boli.

muita muita sofrida esta vitoria contra o marselha

Certo, mas o Marselha foi nas meias, e antes disso?

joase

Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 15:03
joase, volto a dizer a Lei Bosman e a alteração do formato da Champions não distam assim tanto no tempo, na tua opinião a primeira é o factor decisivo, na minha a segunda (e a crescente diferença nas receitas) é mais importante.
Aqui reside a nossa discordância...obviamente uma leva a outra. Ou seja, o facto de existir a tal Lei Bosman permitiu que umas equipas (com mais dinheiro, mesmo por vezes virtual) conseguissem os melhores jogadores. Isto leva a grandes desequilíbrios de receitas quer entre campeonatos, quer entre as equipas do mesmo campeonato.
Ora obviamente com desequilíbrios de qualidade entre equipas, obviamente vai haver grandes diferenças a nível de receitas...é um ciclo vicioso.

joase

Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 15:07
Citação de: iloy em 26 de Janeiro de 2011, 15:05
Citação de: Ghost.Of.Red em 26 de Janeiro de 2011, 15:03
Citação de: Americano69 em 26 de Janeiro de 2011, 14:58
joase, então diz-me as equipas que o Benfica eliminou para chegar às finais da década de 80 e realça quais os "tubarões" que apanhámos.

Marselha - na altura era top europeu, anos seguinte foi à Final perdendo contra o Estrela Vermelha e depois venceu o Milan com golo de Boli.

muita muita sofrida esta vitoria contra o marselha

Certo, mas o Marselha foi nas meias, e antes disso?
Derry City República da Irlanda    1 - 6    Portugal Benfica
Budapest Honvéd Hungria    0 - 9    Portugal Benfica
Benfica Portugal    4 - 0    União Soviética FC Dnipro Dnipropetrovsk
Olympique de Marseille França    2 - 2(a)    Portugal Benfica
Milan Itália    1–0    Portugal Benfica

Vieri

É evidente que a Lei Bosman só favoreceu os ricos em detrimento ds pobres. Antigamente era difícil um jogador português sair para o estrangeiro. Agora muitos saem aos 16 anos.
Parece-me evidente também que a actual Liga dos Campeões tem um formato que só favorece os clubes desses países mais ricos.
Antes tinhamos um Real, um Milan e um MU na Taça dos Campeões, hoje temos esses mais o Barcelona, Arsenal, Chelsea, Inter, Juventus etc...
É evidente que neste cenário dá-se o efeito bola de neve e os clubes dos países ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e menos competitivos.