Entrevista exclusiva com o Dep. Optimização do Rend. Desportivo

RedStar1982

Caros amigos benfiquistas, gostava de deixar alguns pontos bem definidos.

CRUPTY:

O facto de teres tido o cuidado de indicar que és licenciado em Desporto de alto rendimento em Cardiff responde e confere a gravidade da questão (no que diz respeito ao titulo académico e correcção ética no assumir de um grau académico que não tem - coloco a possibilidade de serem outros a o atribuir), bem como o cerne da questão. E amigo, da minha parte nunca verás qualquer tipo de atitude ofensiva para com o trabalho de seja quem for, independentemente do grau académico, estatuto social e\ou formação! Critiquei de forma construtiva de acordo com o paradigma em que me insiro, e com argumentos validos. Tenho todo o respeito pela pessoa do Bruno Mendes.

PESSOAL:
Compreendo que o próprio não saiba sequer destas minhas criticas (e do Firenze por exemplo) e portanto não se "defenda", nem tem obrigação de se explicar, muito menos num fórum. Se souber, ficava bem responder? Sim ficava.

Assim como fiquei desiludido com a não resposta do André (moderador que aprecio muito pelo seu trabalho) ao meus comentário, o que me leva a concluir que não lhe convém responder. (Amigo André, sem ofensa mas o silencio por vezes leva a conclusões precipitadas).

As minhas criticas foram apontadas a partir de uma entrevista escrita, e não podendo interpelar o mesmo, fiz criticas com o intuito de fomentar uma discussão salutar sobre o departamento de optimização desportiva (atenção que pelo que soube recentemente ainda está tudo muito verde - já me explico).

EAGLE HEART25:

O facto de não seres licenciado ou teres formação na área do desporto e treino desportivo, tens todo o direito de questionar o porque das "coisas". Se não for por mais, por seres benfiquista.

Já tive oportunidade de discutir o congresso realizado em Coimbra e retirei conclusões pertinentes, nomeadamente em relação ao Bruno Mendes e à sua função na estrutura encarnada. Mal tenha tempo, coloco aqui o que tenho a dizer.

Abraço e aceitem as criticas, melhorar é a nossa obrigação e devia ser o nosso prazer como profissionais!

E para picar o Bruno Mendes (ou quem não concorda com as minhas criticas) , gostei da sua clara necessidade de se distanciar do paradigma cartesiano e da componente do físico no que respeita ao treino desportivo durante o congresso!

Nota: No treino, já no que diz respeito à "recuperação fisiológica, foi muito interventivo e de forma consistente.

::) ^-^

RedStar1982

Citação de: Crupty em 05 de Junho de 2008, 19:45
Citação de: EagleHeart25 em 05 de Junho de 2008, 18:21
Eu não sou licenciado em Desporto nem em nada do género, pelo que não posso de forma alguma apreciar o trabalho de Bruno Mendes da mesma forma que vocês. Contudo, com base no que conheço do trabalho dele e naquilo que dizem pessoas intimamente ligadas ao Benfica, creio que o firenze tem razão pelo menos num aspecto: Ênfase excessiva na vertente física, inclusivamente aplicação desadequada de  "cargas" (não sei se o termo adequado é este...) a alguns atletas, potenciando lesões causadas pelo esforço (e difultando a recuperação de outras lesões).
Parece-me que o Bruno Mendes é um tipo relativamente competente no que toca às atribuições do departamento que coordena, independentemente de ser licenciado ou não. Acho que errado que peça para ser tratado como se fosse formado, não o sendo, mas isso não faz com que seja pior profissional. Para preparador físico (cargo que ocupou nos últimos meses, nos séniores), não tem nem competência nem experiência, tal como o próprio reconheceu.
Não me parece que nem o firenze nem o Red Star questionaram a competência do Bruno Mendes, apenas apontaram algumas lacunas. Todos as temos e o Bruno Mendes não é claramente excepção. Ainda tem muito que aprender, independentemente de ser respeitado em Cardiff ou noutro lado qualquer...

Boa tarde

Mais uma vez verifico algum discordia, nao por serem voces simplesmente por nao ser verdade. Ou seja, jamais voces podem caracterizar uma pessoa que num departamento de optimização do rendimento, onde são feitas analises, avaliações e controlo do treino, poderia uma pessoa nao ser pelo menos "apaixonada" pela vertente fisica, mas contudo nao é o caso que seja mencionado. Passando a explicar, eu estive no congresso e foi mencionada por Bruno Mendes, que o mais importante era o jogo e nao a vertente física sendo o seu próprio departamento um departamento de apoio ao desenvolvimento de algumas capacidades fisicas dos atletas em si.

Por sua vez, numa das entrevistas que efectuei a pessoa em causa, esta mencionada que "apesar de ser impossivel de quatificar, acredita que o seu departamento intrefere de 15 a 20% no desenvolvimento do atleta" ou seja verifica-se aqui q nao esta poderante a vertente fisica na sua formação. Por outro lado, mais adiante pelo mesmo foi referido que o seu trabalho passa pela recuperação de atleta e nao pela lesão, e no seminário de coimbra apresentou dados da UEFA (logo acredito na credibilidade) que houve uma redução de certa de 64% das lesões o que é notório. Isto é o departamento, não caiam no erro de por ser coordenador de um departamento so pense nesse departamento.

Por sua vez, é necessario informar (infelizmente pois estao sempre a criticar algumas pessoas) que Cardiff é considerado como uma das melhores faculdade do mundo de desporto. Não é so Run and Kick, pois 70% dos alunos formados aqui no ano passado estão a trabalhar na Primiership, onde 4 clubes chegaram a fase final da liga dos campeões

Abraço a vocês

Boa tarde

Mais uma vez verifico algum discordia, nao por serem voces simplesmente por nao ser verdade. Ou seja, jamais voces podem caracterizar uma pessoa que num departamento de optimização do rendimento, onde são feitas analises, avaliações e controlo do treino, poderia uma pessoa nao ser pelo menos "apaixonada" pela vertente fisica, mas contudo nao é o caso que seja mencionado. Passando a explicar, eu estive no congresso e foi mencionada por Bruno Mendes, que o mais importante era o jogo e nao a vertente física sendo o seu próprio departamento um departamento de apoio ao desenvolvimento de algumas capacidades fisicas dos atletas em si.

Por sua vez, numa das entrevistas que efectuei a pessoa em causa, esta mencionada que "apesar de ser impossivel de quatificar, acredita que o seu departamento intrefere de 15 a 20% no desenvolvimento do atleta" ou seja verifica-se aqui q nao esta poderante a vertente fisica na sua formação. Por outro lado, mais adiante pelo mesmo foi referido que o seu trabalho passa pela recuperação de atleta e nao pela lesão, e no seminário de coimbra apresentou dados da UEFA (logo acredito na credibilidade) que houve uma redução de certa de 64% das lesões o que é notório. Isto é o departamento, não caiam no erro de por ser coordenador de um departamento so pense nesse departamento.

Por sua vez, é necessario informar (infelizmente pois estao sempre a criticar algumas pessoas) que Cardiff é considerado como uma das melhores faculdade do mundo de desporto. Não é so Run and Kick, pois 70% dos alunos formados aqui no ano passado estão a trabalhar na Primiership, onde 4 clubes chegaram a fase final da liga dos campeões

Abraço a vocês

Amigo, por utilizares um português com alguns erros (o que posso entender), tive alguma, senão muita dificuldade em entender o que pretendias dizer.

No entanto queria dizer algo:

Amigo, claro que podemos (e devemos caracterizar as pessoas) para mais quando temos bases para tal, e a sua entrevista e por exemplo prelecção em Coimbra permite definir o tipo de profissional que é, que area abrange, o que tem para dar, o que não gostamos etc.

Se disse que o mais importante era o jogo e não o físico tem de ser coerente no que afirma e faz como produtor desportivo que o é no Benfica. Não vi essa preocupação.

Não vou entrar em estudo, muito menos em dados de estudos que desconheço, mas deixo uma pergunta, diminuir as lesões não será paralelismo de pouca capacidade fisiológica durante a competição? Atenção, não o estou a afirmar. Digo apenas que esse tipo de variável só por si nada diz.

Amigo, não entres nessas menções "honrosas", de nada servem no mundo cientifico, mostra e serás elogiado, falar por falar não chega. Olha, para mostrar o contrario, sabes o que o Carlos Queirós disse em Portugal à uns meses? Pessoal, la pouca gente sabe o que faz no treino, temos centenas de quantificações e dados, mas depois o resto? Não sabem o que fazer. Isto depois de afirmar que era uma mais valia contar com alguns dos novos profissionais do desporto espalhados pelo nosso Portugal.

Abraço e fiquem bem.

firenze

Claro que não quis generalizar a esse ponto mas entenda que é o resultado de uma cultura futebolística muito própria que teve origem em investigações de na década de 50/60 que provavam, erradamente, que a maior percentagem em obter um golo num jogo de futebol resultava de jogo directo!!

Agora...

Treinadores principais como
Rafa Benitez, Arsene Wenger, Avram Grant, Mourinho....

e Treinadores adjuntos como Carlos Queiroz, Walter di Salvo, Pako Ayestarán

por exemplo não me parece que reflictam essa cultura Inglesa mas sim uma marcada tendência de continentalização do futebol inglês!

RedStar1982

Citação de: firenze em 05 de Junho de 2008, 21:28
Claro que não quis generalizar a esse ponto mas entenda que é o resultado de uma cultura futebolística muito própria que teve origem em investigações de na década de 50/60 que provavam, erradamente, que a maior percentagem em obter um golo num jogo de futebol resultava de jogo directo!!

Agora...

Treinadores principais como
Rafa Benitez, Arsene Wenger, Avram Grant, Mourinho....

e Treinadores adjuntos como Carlos Queiroz, Walter di Salvo, Pako Ayestarán

por exemplo não me parece que reflictam essa cultura Inglesa mas sim uma marcada tendência de continentalização do futebol inglês!

Só assim se verificou uma crescente competitividade com as principais ligas europeias (clubes).

caixaslb

Citação de: RedStar1982 em 05 de Junho de 2008, 20:06
Citação de: Crupty em 05 de Junho de 2008, 19:45
Citação de: EagleHeart25 em 05 de Junho de 2008, 18:21
Eu não sou licenciado em Desporto nem em nada do género, pelo que não posso de forma alguma apreciar o trabalho de Bruno Mendes da mesma forma que vocês. Contudo, com base no que conheço do trabalho dele e naquilo que dizem pessoas intimamente ligadas ao Benfica, creio que o firenze tem razão pelo menos num aspecto: Ênfase excessiva na vertente física, inclusivamente aplicação desadequada de  "cargas" (não sei se o termo adequado é este...) a alguns atletas, potenciando lesões causadas pelo esforço (e difultando a recuperação de outras lesões).
Parece-me que o Bruno Mendes é um tipo relativamente competente no que toca às atribuições do departamento que coordena, independentemente de ser licenciado ou não. Acho que errado que peça para ser tratado como se fosse formado, não o sendo, mas isso não faz com que seja pior profissional. Para preparador físico (cargo que ocupou nos últimos meses, nos séniores), não tem nem competência nem experiência, tal como o próprio reconheceu.
Não me parece que nem o firenze nem o Red Star questionaram a competência do Bruno Mendes, apenas apontaram algumas lacunas. Todos as temos e o Bruno Mendes não é claramente excepção. Ainda tem muito que aprender, independentemente de ser respeitado em Cardiff ou noutro lado qualquer...

Boa tarde

Abraço a vocês

Boa tarde

Abraço a vocês

Amigo, por utilizares um português com alguns erros (o que posso entender), tive alguma, senão muita dificuldade em entender o que pretendias dizer.

No entanto queria dizer algo:

Amigo, claro que podemos (e devemos caracterizar as pessoas) para mais quando temos bases para tal, e a sua entrevista e por exemplo prelecção em Coimbra permite definir o tipo de profissional que é, que area abrange, o que tem para dar, o que não gostamos etc.

Se disse que o mais importante era o jogo e não o físico tem de ser coerente no que afirma e faz como produtor desportivo que o é no Benfica. Não vi essa preocupação.

Não vou entrar em estudo, muito menos em dados de estudos que desconheço, mas deixo uma pergunta, diminuir as lesões não será paralelismo de pouca capacidade fisiológica durante a competição? Atenção, não o estou a afirmar. Digo apenas que esse tipo de variável só por si nada diz.

Amigo, não entres nessas menções "honrosas", de nada servem no mundo cientifico, mostra e serás elogiado, falar por falar não chega. Olha, para mostrar o contrario, sabes o que o Carlos Queirós disse em Portugal à uns meses? Pessoal, la pouca gente sabe o que faz no treino, temos centenas de quantificações e dados, mas depois o resto? Não sabem o que fazer. Isto depois de afirmar que era uma mais valia contar com alguns dos novos profissionais do desporto espalhados pelo nosso Portugal.

Abraço e fiquem bem.

ai ai... meu rapazinho.. falando em erros...HÁ... com um H

firenze

"apesar de ser impossivel de quatificar, acredita que o seu departamento intrefere de 15 a 20% no desenvolvimento do atleta"

Desculpem mas não tinha reparado nesta pérola!!

andre_04_SLB

Como é óbvio não vou falar sem ter conhecimento, como tal não posso responder às questões do RedStar e do Firenze. E ainda para mais, perdi toda a vontade de o fazer quando o RedStar começa por apontar os erros escritos de uma pessoa, em vez de ir ao cerne da questão e procurar demonstrar a sua opinião.

O Sr. Bruno Mendes tem muito que fazer, "prejudicou" a sua vida pessoal e o seu curriculum ao optar por não terminar o curso para poder ajudar e desempenhar com o maior número de horas possíveis o seu trabalho no Sport Lisboa e Benfica, logo não é obrigado a responder de imediato a estas questões. Contudo, tenho a certeza que em breve, terá todo o gosto em esclarecer os sócios e simpatizantes do clube.

Cumprimentos

RedStar1982

Citação de: andre_DV04_SLB em 11 de Junho de 2008, 13:23
Como é óbvio não vou falar sem ter conhecimento, como tal não posso responder às questões do RedStar e do Firenze. E ainda para mais, perdi toda a vontade de o fazer quando o RedStar começa por apontar os erros escritos de uma pessoa, em vez de ir ao cerne da questão e procurar demonstrar a sua opinião.

O Sr. Bruno Mendes tem muito que fazer, "prejudicou" a sua vida pessoal e o seu curriculum ao optar por não terminar o curso para poder ajudar e desempenhar com o maior número de horas possíveis o seu trabalho no Sport Lisboa e Benfica, logo não é obrigado a responder de imediato a estas questões. Contudo, tenho a certeza que em breve, terá todo o gosto em esclarecer os sócios e simpatizantes do clube.

Cumprimentos

Obrigado pelo esclarecimento André!

Amigo, tenho como disse imenso respeito pelo teu trabalho em prol deste espaço pelo Benfica, e não é isto que vou dizer que me fará recuar. Mas seria hipócrita se não respondesse da seguinte maneira:

Compreendo que não pretendas, não possas ou mesmo que não tenhas vontade em responder às nossas questões, mas não acredito que todo este espaço temporal (até agora que te pronunciaste) tenha sido por acaso. Desculpa a frontalidade, como digo, não és obrigado a nada.

Depois, se perdeste a vontade em responder por supostamente eu RedStar1982 ter apontado erros de escrita do user CRUPTY, amigo, então nunca tiveste vontade em responder, pois a tua acusação, ou afirmação é ridícula, sim ridícula, nunca eu iria sequer hostilizar alguém por erros de português, alias também eu os dou e até houve quem viesse aqui apenas, repito apenas para me indicar um. Eu de forma educada e frontal disse ao user CRUPTY que não percebi bem o texto pelo seu português, e DISSE que compreendia pelo facto de estar na Inglaterra a estudar. Não gosto de conversa da treta, nunca gostei! Fica a rectificação.

Depois, e porque pelos vistos foi tocada uma ferida, queria deixar de novo (pela 3ª ou 4ª vez) que as minhas criticas são construtivas e pertinentes. Claro que o Bruno Mendes não é obrigado a responder aqui, e mais, nunca aqui ninguém o ofendeu ou pretendeu retirar valor, aqui foram colocadas questões duvidas. Se prejudicou a sua vida pessoal e curriculum sinceramente é de louvar. O que não me impede de reiterar todas as minhas criticas.

André, eu e o Firenze por exemplo mostramos argumentos e fomos ao cerne da questão.

Se não quiserem responder e fazer destes tópicos espaços de culto e homenagem com "palas"...continuem! Com todo o respeito!

RedStar1982

CAIXASLB:

Obrigado pela correcção, peço desculpa pelo erro.

Já agora, o que acrescentas à discussão?

::)

caixaslb

Citação de: RedStar1982 em 12 de Junho de 2008, 00:21
CAIXASLB:

Normalmente tenho o hábito de não me pronunciar acerca de assuntos para os quais não estou habilitado ou capaitado, por isso não contribuo para a discussão do tema. Mas achei piada ao facto de se tentar "pisar" alguém que supostamente está fora do país e por isso apresenta difilculdades de escrita. E acho ridiculo quando se chega a esse ponto. Estamos num forum onde as abreviaturas, e por vezes os erros ortográficos são uma constante. Mas pronto, ja a minha avó dizia "não cuspas para o ar que te pode cair na cara"!

P.S. Vocês ainda não perceberam que não é o Sr. Bruno Mendes que pede às pessoas que o tratem por professor? Ele sabe bem que não o é! Mas porque não fazem um comunicado para a imprensa a reclamar! É a imprensa que o trata por professor... até ja vi no jornal fisioterapeuta!! ai ai esta gente....é pena quando a dedicação, empenho, trabalho e profissionalismo não são reconhecidos à custa de tanta inveja!!

RedStar1982

Citação de: caixaslb em 12 de Junho de 2008, 01:39
Citação de: RedStar1982 em 12 de Junho de 2008, 00:21
CAIXASLB:

Normalmente tenho o hábito de não me pronunciar acerca de assuntos para os quais não estou habilitado ou capaitado, por isso não contribuo para a discussão do tema. Mas achei piada ao facto de se tentar "pisar" alguém que supostamente está fora do país e por isso apresenta difilculdades de escrita. E acho ridiculo quando se chega a esse ponto. Estamos num forum onde as abreviaturas, e por vezes os erros ortográficos são uma constante. Mas pronto, ja a minha avó dizia "não cuspas para o ar que te pode cair na cara"!

P.S. Vocês ainda não perceberam que não é o Sr. Bruno Mendes que pede às pessoas que o tratem por professor? Ele sabe bem que não o é! Mas porque não fazem um comunicado para a imprensa a reclamar! É a imprensa que o trata por professor... até ja vi no jornal fisioterapeuta!! ai ai esta gente....é pena quando a dedicação, empenho, trabalho e profissionalismo não são reconhecidos à custa de tanta inveja!!

Já reparaste que tudo que acusas ou pelo menos insinuas é completamente descabido e mentira.

1-Onde me viste "pisar" o user em questão?

"Amigo, por utilizares um português com alguns erros (o que posso entender), tive alguma, senão muita dificuldade em entender o que pretendias dizer." BY RedStar1982

R: Não viste, não percebo porque insistem...

2-Se não é ele que pede, pelo menos permite, o que está errado. Para mais até aqui na entrevista foi tratado de tal forma. Mas já agora o que pensas sobre isso? Está ou não errado? É que aqui falou-se disso mas nunca no que diz respeito à honra e bom nome do Bruno Mendes. Nem sequer ao seu valor.

3-Inveja? De quem? Eu coloquei criticas de forma construtiva e com argumentação, ponto final, ele ou alguém que tente refutar-me...é isso que nos faz evoluir...ou estarei errado? É esse o processo cientifico, ou não?

4-Continuo com a sensação de que se pretende calar quem não concorda, ou mesmo quem como eu apenas quer discutir de forma correcta algumas questões! Ou tb não posso questionar o meu Benfica?

Por mim, este assunto está encerrado, até alguém de facto quiser discutir as questões centrais!

firenze

Corroboro a opinião do user RedStar.

Mesmo com opiniões de pessoas que não são licenciadas em Desporto a discussão pode ser útil, desde que não se façam endeusamentos a ninguém...Por isso entendo que este tema de discussão devia ser explorado, para percebermos melhor as ideias do Bruno e também para nós expormos as nossas numa perspectiva construtiva.

Para ser totalmente claro, na entrevista do André ao Bruno Mendes, na minha opinião, existem graves incoerências metodológicas segundo uma concepção de treino que eu defendo global e sistémica em função de um determinado modelo de jogo, sempre subjacente à dimensão táctica do jogo.

Acrescento ainda que apesar da comunicação social muitas vezes ser pouco cuidada no tratamento que dá aos profissionais de Futebol nesta entrevista em causa lemos Prof. Bruno Mendes como também em diversas outras circunstâncias....por isso esse argumento que atribui a culpa do tratamento de Prof. aos outros cai pela base.

Por outro lado não está em causa os sacrifícios que fez pelo Benfica porque isso são opções de vida! Se ele tivesse continuado o curso poderia não estar no Benfica e se convidado para dar aulas numa Faculdade!Quem sabe??Foram opções dele e não podem servir de arremesso!Só não acabou o curso porque não quis. Existem pessoas que tiram uma licenciatura a centenas de km de casa, aos 40 anos com filhos e com outra profissão em simultâneo, ok????

Voltando ao assunto anterior, também critico o trabalho do Jaime Pacheco mais o do Prof. José Soares e o Prof. Natal que o acompanham no Boavista porque conferem um enfoque demasiado à vertente física...Agora, existem diferentes vias de atingir o sucesso! Por exemplo eles foram campeões!!!

Trapatoni também foi campeão com os atletas do Benfica a correrem de meias em caixas de areia!!!

Para ser claro, não sou fundamentalista!! Existem diversas vias de desenvolvimento de um processo de treino, umas mais enriquecedoras que outras!

Se existem vacas sagradas é outra questão...

Passaro51

Acredito que neste fórum deve constituir-se um vasto fórum onde os profissionais das áreas, do Treino, da Psicologia, da Medicina e da Administração, bem como simples adeptos e simpatizantes se possam encontrar e comunicar as suas experiências e investigações, proporcionando um rico debate científico, face aos crescentes desafios de actualização neste domínio e, à necessidade de convergência entre os vários sectores.

Por isso a discussão deve propiciar conhecimentos técnicos e científicos com a finalidade de optimizar o seu desempenho nas actividades de nível desportivo.

Deve preparar todos nós para o desenvolvimento do espírito crítico, à participação efectiva, consciente e responsável.

Capacitar cada um de nós ligado ao desporto, ao desenvolvimento de competências para gerir o seu próprio processo de trabalho, desenvolvendo habilidades e atitudes que propiciem a ampliação da capacidade pessoal e de equipe, na organização e no preparo, para enfrentar situações rotineiras e inéditas do trabalho.

Devemos propiciar situações que desenvolvam atitudes éticas voltadas para o trabalho de qualidade individual e cooperativo, levando ao exercício profissional ou mesmo amador consciente e responsável.

Pela pertinência das matérias, pela oportunidade de gerar interacções positivas entre todos os participantes neste forum, estou totalmente de acordo com o princípio de discussão técnico científica que os users, firenze e redstar1982 entre outros tem tido sobre um assunto importantíssimo como é este.

Aliás de em vez de se abrir só temas sobre os jogos em si, penso que seria utilíssimo abrir temas como a psicologia no desporto, a força, a velocidade, a organização o planeamento, a comunicação etc etc etc etc.

Acredito que nem todos neste fórum, como é o meu caso, estarão preparados para discutir alguns dos assuntos. Acredito sim que, com essa discussão técnico/cientifica todas vamos perceber e se calhar entender melhor determinadas "coisas"  do Futebol.

Pelo que atrás foi dito Parabéns ao Fitenze e RedStar1982, que não conheço de nenhum lado, pela Vossa iniciativa e não me parece que as opiniões deles tenham alguma coisa a haver com Bruno Mendes, enquanto pessoa.

Esperemos que iniciativas como esta possam contribuir para mais e melhor informação e consciencialização de uma área essencial que é o futebol.

Um abraço e mais uma vez obrigada.

RedStar1982

Estamos a analisar as causas. Nos últimos anos, o FC Porto tem estado por cima. Mas há uma coisa importante: o Rui Costa e o presidente colocaram, à nossa disposição, novos meios, que antes não existiam. Há dois programas novos ["Datatrax" e "Mundo Treinador"] de rendimento individualizado dos jogadores, que permitem ver tudo o que se passa no campo, seja a nível técnico, táctico ou físico. Se isso acontece este ano, significa que tudo o que se passou para trás foi uma perda de tempo. Agora, pelo menos, temos uma reacção. BY QUIQUE FLORES

Sei que já se abordou o tema num outro tópico, mas para que se possa aprofundar o o conhecimento dos benfiquistas nesta nova temática da optimização do desportista, deixo aqui para discussão este "novo" sistema de analise desportiva.

MANOCAS37

Eu estive no congresso em Coimbra aonde participou o Bruno Mendes.
O maior erro que eu posso apontar pelo pouco que ainda aprendi no curso é que o Departamento preocupa-se da Optimização em termos físicos, não tendo em atenção a tarefa que vai ser realizada.
Parece um pouco ainda presa ao modelo inglês de divisão Física e da Técnica/táctica.

Dou um exemplo foi mostrado que é um exercício do Binya em que ele esta num maquina acho que foi ajustada para o próprio Binya, que esta com uma bola na mão, e imagino que tem pesos e faz constantes "lançamentos laterais" sempre parado na mesma posição. Pode ganhar em força, mas o movimento do lançamento lateral não está a ser optimizado.