Minervino Pietra

Defesa, (1954-03-01 - 2024-03-07),
Portugal
Equipa Principal: 10 épocas (1976-1986), 320 jogos (25818 minutos), 25 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (5), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (2)

Moikano

Lenda descansa em paz, com o coração apertado me despeço.

imightbewrong

Obrigado por tudo.

Noticia profundamente triste.

Descanse em paz.

Mestre30

Citação de: bmuc79 em 08 de Março de 2024, 02:02Fdx... Que notícia triste.

Já andava na luta desde que td o plantel foi apanhado pelo covid na Amadora e descobriram-lhe um cancro numa ronda de exames.
Andava com altos e baixos mas sem nunca desistir, uma característica que tinha como jogador, um lutador.

Pessoa simples, humilde e acessível a td a gente, que semeava o Benfiquismo por onde passava, um embaixador do clube.
Tenho camisolas e bolas autografadas pq ele simpatizou cmg desde que me conheceu. Adorava o meu Benfiquismo, qd lhe disse que era Benfiquista do Norte e tinha ido viver para Lisboa para estar mais perto do Estádio da Luz e do Benfica.

Ficou com uma certa mágoa por n o terem deixado ficar no Seixal a fazer qualquer coisa e recordo as palavras sobre a mudança da presidência para o Rui Costa que guardo para mim, mas está td a bater ponto por ponto.
N estar no dia a dia do clube foi como se o matassem, foi um vazio.
Mas percebi e aceito a opção do clube, para ele, uma pessoa habituada aquela rotina, é que n é fácil aceitar.

Até qualquer dia amigo, sim amigo pq tive a oportunidade, o prazer e a honra de o conhecer e fazer amizade.
Foi pena n ter tido tempo de fazermos o almoço como combinamos  há uns tempos.

😔😔
Tanto quanto sei, o Rui Costa visitou o Pietra todas as semanas e disse-lhe que o Benfica pagaria um tratamento especial para o caso dele. Infelizmente a doença alastrou para vários sítios :(

Lutou imenso e o Benfica nunca lhe falhou com nada.

Que descanse em paz.

fdpdc666

Álvaro Magalhães: «Pietra foi dos melhores que conheci no futebol»
Treinador recorda antigo companheiro de equipa.

Álvaro Magalhães conviveu com Minervino Pietra no Benfica entre 1981/82 e 1986/87, data em que o antigo internacional português falecido na quinta-feira abandonou os relvados. E o hoje treinador não tem dúvidas: «Pietra foi das melhores pessoas que conheci futebol. Lutávamos pela mesma posição mas ele ajudou-me muito na integração; falava muito comigo com críticas construtivas. Na mística do Benfica, ao início tratávamos os mais velhos por senhor. Mas, rapidamente, ele colocou-me à-vontade e passámos a ser colegas, tratando-nos por tu e com uma relação muito boa. Foi um grande profissional e que vai deixar saudades. Tinha disponibilidade para trabalhar e depois nos tempos de brincadeira tinha sempre um sorriso no rosto», recorda.

Além das qualidades humanas, Álvaro também destaca as qualidades futebolísticas do também antigo lateral.  «O treinador é que decidia e mas no final  da carreira ele já não jogava muito mas ajudava e dava conselhos. Fazia grande balneário. Grande homem. Foi dos melhores laterais que conheci. Bebi muito da sua experiência, defendia e atacava bem com uma fibra que já não há», garante.

Hugo Forte in A Bola

Godescalco

fdpdc666

Shéu recorda Pietra: «Tinha muito daquilo que é a identificação da mística»
Figura histórica do Benfica faleceu aos 70 anos.

Shéu Han recordou Minervino Pietra, que faleceu, na quinta-feira, aos 70 anos, com quem conviveu no Benfica e na Seleção Nacional.

«Ele tinha muito daquilo que é a identificação da mística, que muitas vezes nós tentamos explicar em pormenor, mas não conseguimos e apenas podemos visualizá-la através da atitude. A atitude dele era sempre de insatisfação, no sentido de encontrar o seu destino para ganhar jogos e vencer adversários. Essa foi a marca indelével que ele nos deixou», afirmou, em declarações à Lusa.

«Já o conhecia desde os anos 70 e o seu percurso foi, de algum modo, paralelo ao meu. Privámos muitas vezes no mesmo quarto durante várias temporadas. Ele foi sempre um homem e um atleta de uma estirpe muito particular, tenaz e senhor do seu compromisso com o clube em que estava. Naturalmente, deixa um legado tremendo de ensinamento e vontade de vencer. É a imagem com que fico e que ele também deixou ao país», completou.

Pietra e Shéu coincidiram em campo em quase 280 duelos e festejaram 11 títulos em conjunto pelo Benfica.

Rafael Fernandes in A Bola

fdpdc666

Rui Vitória recorda Pietra: «Representava o futebol português e também o benfiquismo»
Minervino fez parte da equipa técnica do treinador.

Minervino Pietra fez parte da equipa técnica de Rui Vitória quando o treinador português esteve ao leme da equipa do Benfica. Em conversa com A BOLA, Rui Vitória lembra os momentos que passaram juntos, e exalta o espírito benfiquista de Pietra:

«O Pietra foi um elemento da minha equipa técnica enquanto estive no Benfica, e acho que tanto o Benfica como o futebol português perderam um elemento de um carácter muito grande, que representava o futebol português e também o benfiquismo. Levava essa mística do Benfica para todo o lado e para toda a gente com quem falava. É uma perda muito grande, tanto para o Benfica como para o futebol português. Tive o privilégio de partilhar com ele imensos momentos, alegrias e tristezas, e fica para mim uma pessoa de um coração grande, com um benfiquismo muito grande e com quem tive o maior prazer de trabalhar.»

in A Bola

Mikaeil

Um muito obrigado ao @ProfetaBenfica por conseguir verbalizar muito do que me vai na alma.

@ProfetaBenfica
O universo não nos dá tréguas. Estamos encostados às cordas, a tentar respirar, e as pancadas não param de chegar e esta deixa-me completamente ko.

Semana negra esta dos 120 anos do clube.

slbenfica_croft

Dia triste. Mais um.

Sentimentos à família. Muita força.

O Minervino ganhou o seu lugar na nossa História. Paz à sua alma.

JustMe

Um Benfica cada vez mais vazio das referências que o tornaram em tempos um clube verdadeiramente glorioso. Até sempre, gigante Pietra.

Maytay

Sinto muito , 70 anos ainda tinha muito para dar.

Não vi jogar mas é como o tivesse porque lembro-me de falarem nele com um dos miticos jogadores do SLB.

Di_Maria

Os verdadeiros.

Do verdadeiro Benfica, não o SLV 2003.

Que descanse em Paz.

Eduardo Gomes

joker17

Mais um dos Enormes que se vai.

Respeito e gratidão eternos, senhor Pietra