Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

RedVC

Citação de: Trezeguet em 10 de Abril de 2015, 09:25

Tenho ideia que o 4º a contar da esquerda na 3ª fila é Torbjorn Nilsson.
Esteve para vir para o Benfica. Teria sido interessante. Era um avançado frio e letal.  Apesar do convite de Eriksson foi para o Kaiserslautern. É provável que Fernando Martins não tenha avançado com o que era preciso. Na Alemanha marcou umas duas dezenas de golos em umas seis dezena de jogos. Penso que não teve o sucesso que merecia. E penso também que no Benfica teria sido grande. Era muito pequeno mas lembro-me. E fiquei sempre com essa atravessada.

Era um tempo de suecos ilustres no Benfica. Uns bons anos depois fui estudar para a Suécia. E lá havia gente que conhecia e gostava do Benfica por via desta galeria ilustre: Eriksson, Stromberg, Thern, Schwarz, Magnusson. Faltou Torbjorn Nilsson.

Trezeguet

Citação de: RedVC em 11 de Abril de 2015, 01:02
Citação de: Trezeguet em 10 de Abril de 2015, 09:25

Tenho ideia que o 4º a contar da esquerda na 3ª fila é Torbjorn Nilsson.
Esteve para vir para o Benfica. Teria sido interessante. Era um avançado frio e letal.  Apesar do convite de Eriksson foi para o Kaiserslautern. É provável que Fernando Martins não tenha avançado com o que era preciso. Na Alemanha marcou umas duas dezenas de golos em umas seis dezena de jogos. Penso que não teve o sucesso que merecia. E penso também que no Benfica teria sido grande. Era muito pequeno mas lembro-me. E fiquei sempre com essa atravessada.

Era um tempo de suecos ilustres no Benfica. Uns bons anos depois fui estudar para a Suécia. E lá havia gente que conhecia e gostava do Benfica por via desta galeria ilustre: Eriksson, Stromberg, Thern, Schwarz, Magnusson. Faltou Torbjorn Nilsson.

RedVC

Tanto quanto sei Sandberg nunca jogou oficialmente pelo Benfica.

Ao contrário de Joakim Nilsson que no princípio da época de 1986/1987 jogou 71 minutos pelo Benfica. Não sei porque não ficou. Era bom jogador mas talvez não do nível dos outros Suecos que o antecederam. Aliás era da selecção Sueca. Fez um Europeu ('92) e um Mundial ('90). Acabou por ir para o Malmoe.

RedVC

Sven e Toni ganharam dois jogos extraordinários nas antas.

Aquela final da Taça com aquele golo do Carlão...

Que equipa!!! Néné, Bento, Bastos Lopes, Oliveira, Álvaro, Stromberg;
José Luis, Pietra, Veloso, Filipovic, Carlos Manuel

e aquela dos dois golos de César Brito! Paneira e Valdo deram o veneno e César lançou as setas. Segundo Eriksson não mais do que um jogador periférico mas que, digo eu, ali ganhou a imortalidade como todo o César que se preze.

Veni, Vidi, Vici! Avé César

Duas da melhores recordações futebolísticas. Duas tardes radiosas para um menino que aprendia a Ser Benfiquista. Dois relatos sorvidos à palavra. E a explosão da vitória final!

Por isso e por muito mais,muito obrigado a estes dois Senhores!. Ficarão para sempre eternizados na minha memória de menino. Assim:

FAGL_BEN

Numa altura em que a falta de educação e de respeito estão na moda e parecem ser requisitos fundamentais para se ser um catedrático do futebol, provocando os mais elevados elogios, convém recordar Sven-Göran Eriksson - um treinador que considerava e cumprimentava toda a gente (testemunho de um antigo ginasta do clube) e que nunca gritou com nenhum dos seus atletas, nem nos treinos (o testemunho de Diamantino, seu jogador)! E revolucionou o futebol em Portugal - mentalidade, processos de treino, tácticas...

RedVC

Os dois primeiros anos ou seja a sua primeira passagem por aqui foram fascinantes.
Pela mudança pelo sucesso pelo encanto de tudo o que a equipa nos dava.
Tive o privilégio de ver essa equipa jogar ao vivo.

Alexandre1976

O melhor treinador que vi no Benfica.Revolucionou mentalidades tinha postura e abriu um filão de grandes jogadores vindos do seu pais.Foi mais marcante a sua primeira passagem pois tinha á sua disposição um plantel de grande qualidade e com muitos anos de Benfica.Na segunda passagem teve que lidar com todo o lodo que envolvia o nosso futebol á conta do porco azul.Apesar dos grandes jogadores que tinha toda a máfia dos pintinhos minou-lhe o trabalho.Um grande senhor e um grande treinador que passou pelo Benfica sempre com a colaboração do grande Toni.

RedVC

Citação de: Alexandre1976 em 01 de Fevereiro de 2016, 00:26
O melhor treinador que vi no Benfica.Revolucionou mentalidades tinha postura e abriu um filão de grandes jogadores vindos do seu pais.Foi mais marcante a sua primeira passagem pois tinha á sua disposição um plantel de grande qualidade e com muitos anos de Benfica.Na segunda passagem teve que lidar com todo o lodo que envolvia o nosso futebol á conta do porco azul.Apesar dos grandes jogadores que tinha toda a máfia dos pintinhos minou-lhe o trabalho.Um grande senhor e um grande treinador que passou pelo Benfica sempre com a colaboração do grande Toni.

Como eu não vi Otto Glória (na sua fase aúrea) ou Bella Guttman posso então dizer que Eriksson foi o treinador que mais me impressionou. Aqueles dias da sua primeira passagem foram emocionantes. Era criança e tinha a convicção de que com ele nunca perderíamos. Foi uma caminhada triunfal. Alguns jogos foram tão marcantes que ainda me lembro de detalhes da minha vida associados a eles.

Na segunda passagem foi mesmo o início do lodo. A maré mudou ali. Eriksson sentiu isso também. Foi um fartar vilanagem. Durante duas décadas foi uma coleção de apitos dourados, rebuçadinhos, café com leite e fruta para dormir. Foi um nojo.

Depois também Eriksson se perdeu. Ficou ultrapassado. Ainda viveu dos "rendimentos" por alguns anos mas já não era o mesmo. O carisma tinha-se evaporado. Escândalos na vida pessoal e algumas derrotas marcantes marcara o fim da sua época ao mais alto nível.

Mas para nós Benfiquista ficou aquele "esplendor na relva". Para os que tiveram a sorte de viver os dias

puderam guardar nos seus corações momentos e figuras inesquecíveis. Eu guardei.

Alexandre1976

Fotos e recordações fantásticas.Foi o primeiro grande Benfica que vi.Só a maioria dos craques que estão na primeira fila da foto do plantel davam para ganhar os jogos com facilidade.E que gozo deu quando o primeiro alto louro e tosco de seu nome Stromberg se transformou em pouco tempo num dos mais completos médios que passaram pelo Benfica nos ultimos largos anos.Só foi pena que essa epopeia tenha durado 2 anos pois com a ida de Eriksson e Stromberg para Itália e a venda do pequeno genial para o Bordéus bem como a veterania de alguns jogadores e a politica salarial apertada de Fernando Martins tenha deitado tudo por água a baixo.

VitorPaneira7

Citação de: RedVC em 01 de Fevereiro de 2016, 00:50
Citação de: Alexandre1976 em 01 de Fevereiro de 2016, 00:26

Como eu não vi Otto Glória (na sua fase aúrea) ou Bella Guttman posso então dizer que Eriksson foi o treinador que mais me impressionou. Aqueles dias da sua primeira passagem foram emocionantes. Era criança e tinha a convicção de que com ele nunca perderíamos. Foi uma caminhada triunfal. Alguns jogos foram tão marcantes que ainda me lembro de detalhes da minha vida associados a eles.

Na segunda passagem foi mesmo o início do lodo. A maré mudou ali. Eriksson sentiu isso também. Foi um fartar vilanagem. Durante duas décadas foi uma coleção de apitos dourados, rebuçadinhos, café com leite e fruta para dormir. Foi um nojo.

Depois também Eriksson se perdeu. Ficou ultrapassado. Ainda viveu dos "rendimentos" por alguns anos mas já não era o mesmo. O carisma tinha-se evaporado. Escândalos na vida pessoal e algumas derrotas marcantes marcara o fim da sua época ao mais alto nível.

Mas para nós Benfiquista ficou aquele "esplendor na relva". Para os que tiveram a sorte de viver os dias

puderam guardar nos seus corações momentos e figuras inesquecíveis. Eu guardei.

Teve duas oportunidades  para ter o ouro da champions  e infelizmente teve azar, em Viena não teve Veloso porque este se sacrificou para não ir à final, um amarelo num lance contra o Marselha, e quando tudo aprecia que ia ficar 0-0 apito da bancada, Hernani pára e lá vai Rijkaard.E depois em 91-92 onde num espaço de meses perdeu Ricardo Gomes e Valdo para o mercado, Geraldão não se concretizou, Magnusson não era o mesmo depois da lesão do mundial e Rui Águas parte a perna em Kyev.

Mesmo assim ficou a uma vitória da final em Wembley, uma simples vitória e em Nou Camp apesar do mau inicio, 2-0, o Cesar respondeu e a equipa ganhou confiança, contra o Dream Team um Benfica de retalhos lutou por uma final em Nou Camp.

Nem quero imaginar se não fosse a crise e as saídas.
                                                      Silvino
                   Veloso           Ricardo             Geraldão           Schwarz
                                      Paulo sousa      Thern
                                                  Valdo
                   Paneira                                                  Isaias
                                           Rui Águas

Suplentes-Neno, rui Bento, Rui Costa, Kulkov, José Carlos, Magnusson, William,Pacheco
lembrar que Valdo e Ricardo não contavam como estrangeiros

Mesmo assim eliminamos o Arsenal, tivemos um score de 0-0 e 2-1 com o Barcelona, empatamos com o Sparta (que ganhou em casa ao barcelona, onde empatamos, e eliminou o super marselha de Papin e lda) e 5-0 ao Kyev.

A história podia ter sido outra.

Alexandre1976

Concordo plenamente.A época ficou praticamente comprometida quando a poucas semanas do seu inicio o poeta para se vingar dos 2-0 que enfardára no antro vem buscar Ricardo e Valdo para além de desviar Geraldão.O grande problema foi a falta de consistencia da defesa nomeadamente na zona central onde faltava um patrão como tinham sido Mozer Aldair ou Ricardo.Isto para não falar da máfia do porco azul que por esta altura estáva no auge.Em relação á equipa do Gotemburgo que está exposta merecem destaque outros bons jogadores como o keeper Wernersson o central Hysen que jogou no Liverpool o Lateral Fredriksson que era o capitão e os irmãos Tommy e Tord Holmgren que faziam companhia a Stromberg  no meio campo e claro o avançado Tobjorn Nilsson.Se não estou em erro o IFK chegou ás meias finais da taça dos Campeões em 86 onde foi eliminado pelo Barcelona e em 87 ganhou outra vez a taça UEFA.

dani bergkamp

Citação«Dentro de dez ou quinze anos, estou convencido de que a seleção chinesa estará em condições de vencer um campeonato do mundo. O futuro avizinha-se brilhante para a China», disse o antigo técnico do Benfica, em declarações ao L'Équipe.

Recentemente, o Eriksson tem feito umas afirmação bastante risíveis.