Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

SousaLB

Na selecção inglesa, apesar de tudo, se compararmos com o trabalho dos antecessores e dos sucessores, acabou por nem estar muito mal. Foi 3 vezes aos 4ºs (Mundial 2002, Euro 2004 e Mundial 2006), tendo sido eliminado uma vez pelo vencedor da competição (2002) e duas nos penalties. Se pensarmos bem, teve as melhores prestações na selecção inglesa pós-Euro 96 (que a Inglaterra disputou em casa). O treinador que lhe sucedeu nem sequer conseguiu levar a selecção ao Euro 2008.

Depois, no City, se bem me lembro já ficou um bocado aquém... E a partir daí acabou, basicamente.

Infelizmente já não sou do tempo dos seus trabalhos no Benfica (a 1ª época da qual tenho algumas memórias nítidas é a de 93/94, com o Toni), mas li muito sobre o assunto, sei que foi muito grande :)

Çula

Citação de: SousaLB em 19 de Julho de 2016, 01:28
Na selecção inglesa, apesar de tudo, se compararmos com o trabalho dos antecessores e dos sucessores, acabou por nem estar muito mal. Foi 3 vezes aos 4ºs (Mundial 2002, Euro 2004 e Mundial 2006), tendo sido eliminado uma vez pelo vencedor da competição (2002) e duas nos penalties. Se pensarmos bem, teve as melhores prestações na selecção inglesa pós-Euro 96 (que a Inglaterra disputou em casa). O treinador que lhe sucedeu nem sequer conseguiu levar a selecção ao Euro 2008.

Depois, no City, se bem me lembro já ficou um bocado aquém... E a partir daí acabou, basicamente.

Infelizmente já não sou do tempo dos seus trabalhos no Benfica (a 1ª época da qual tenho algumas memórias nítidas é a de 93/94, com o Toni), mas li muito sobre o assunto, sei que foi muito grande :)

Claro que foi grande, no Benfica então foi enorme.

Mas é exactamente por isso que digo que um treinador deste calibre teria de ter ganho muito mais do que ganhou a partir de certa altura.

Se a Wiki está correcta, desde que saiu do Benfica em 1984, até aos dias de hoje, foi campeão nacional (falando apenas de campeonatos nacionais) por duas vezes (1991 e 2000).
É inevitável olhar para o palmarés do homem e não ficar com a sensação que acabou por ganhar muito menos do que aquilo que poderia (deveria) ter ganho.

crowseye

Citação de: Çula em 18 de Julho de 2016, 20:03
Citação de: Kyoto em 18 de Julho de 2016, 17:23
tive enorme decepção quando o Vieira falhou o seu regresso. hoje olho para tras e acho que foi melhor assim. provavelmente iria manchar um bocadinho a enorme imagem que por ca deixou

Já não me lembro se em vez dele veio o Quique ou o Jesus, mas seja como for já estava longe de ser o que o Benfica precisava nessa altura.

Tudo na vida tem o seu tempo, e o tempo de Eriksson já tinha passado.

Olhando para a sua carreira, dá a sensação que ou geriu mal as escolhas que fez, ou a partir de certa altura o futebol europeu evoluiu mais depressa do que ele e acabou por "apanhá-lo".

Imaginando aquilo que podia ter sido o seu palmarés depois de sair do Benfica em 1984, e depois ver aquilo que realmente conquistou é inevitável sentir que ficou muito aquém daquilo que se poderia esperar.

O user mais underrated do forum. Bela reflexão.

Chelas

Eriksson é o novo treinador do Shenzhen FC, da segunda divisão chinesa

Apenas um mês depois de ter deixado o comando técnico do Shanghai SIPG, Sven-Goran Eriksson foi esta segunda-feira anunciado como novo treinador do Shenzhen FC, da segunda divisão chinesa, clube que rescindiu contrato com o holandês Clarence Seedorf.

«A vasta experiência, filosofia de jogo avançada e profundo conhecimento do futebol na China de Eriksson podem levar a equipa a uma nova era de sucesso», lê-se no comunicado do emblema chinês.

Seedorf deixou o Shenzhen em 9.º lugar, falhando assim o objetivo de ascender ao escalão principal.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=644205

Red2802

Faz hoje 69 anos.

Parabéns a um dos maiores da história do S.L. Benfica.

RedVC

Sven Goran Eriksson merece calorosos parabéns de todos os Benfiquistas.
Foi um grande treinador e um grande Senhor ao serviço do nosso Clube.

Maka

Boa entrevista ao Rui Miguel Tovar, no Observador.

mMateus

"Um jovem de 35 anos apresenta-se como o novo treinador do Benfica, em 1982.
O resto é história ..."

https://www.youtube.com/watch?v=Q-RcTj02rzs

@Bakero83

Naruto

Ainda vinhas a tempo.

Gostei de ver a sua referencia no record.

Era treinador que gostava imenso de ver voltar ao Benfica.

Acho que é um bom treinador apesar do seu palmarés.

BlankFile

É uma Lenda viva do Benfica e sempre será. Um visionário que trouxe uma nova filosofia para o Benfica e para o futebol português na época em que veio. 

Mas naquela altura (2008/2009), ainda bem que veio o Quique Flores e passo a explicar: A época correu mal como seria de esperar e serviu para o Benfica acordar a trazer o Jorje no ano seguinte que espicaçou e acordou o Benfica. Era necessária essa dose de "adrenalina" para o clube acordar. É certo que ganhou muito e também perdeu, mas o clube acordou para as conquistas consecutivas.

O problema é que agora, temos um tremendo erro de casting à frente da equipa... que já ganhou muito é certo, mas já não tem mãos para o bólide que conduz.

karrizen

Citação de: Naruto em 24 de Novembro de 2017, 10:08
Ainda vinhas a tempo.

Gostei de ver a sua referencia no record.

Era treinador que gostava imenso de ver voltar ao Benfica.

Acho que é um bom treinador apesar do seu palmarés.
Era dar uma de Bayern e trazer este grande Senhor até ao final do ano enquanto se se negoceia um treinador para o futuro.

FAGL_BEN

Alexandre1976

Desde que acompanho o Benfica,foi de longe o treinador que mais gostei.Inovou e sobretudo teve sempre uma postura de verdadeiro senhor.Foi no consulado deste Senhor que vivi alguns dos melhores momentos que o Glorioso me proporcionou. :bow2: