Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

RedVC

Citação de: Trezeguet em 15 de Abril de 2015, 14:39
Citação de: RedVC em 11 de Abril de 2015, 01:02
Citação de: Trezeguet em 10 de Abril de 2015, 09:25

Tenho ideia que o 4º a contar da esquerda na 3ª fila é Torbjorn Nilsson.
Esteve para vir para o Benfica. Teria sido interessante. Era um avançado frio e letal.  Apesar do convite de Eriksson foi para o Kaiserslautern. É provável que Fernando Martins não tenha avançado com o que era preciso. Na Alemanha marcou umas duas dezenas de golos em umas seis dezena de jogos. Penso que não teve o sucesso que merecia. E penso também que no Benfica teria sido grande. Era muito pequeno mas lembro-me. E fiquei sempre com essa atravessada.

Era um tempo de suecos ilustres no Benfica. Uns bons anos depois fui estudar para a Suécia. E lá havia gente que conhecia e gostava do Benfica por via desta galeria ilustre: Eriksson, Stromberg, Thern, Schwarz, Magnusson. Faltou Torbjorn Nilsson.

Hakan Sandberg. Foi quase.

VitorPaneira7

RedVC

Veio outro tanque.

(o m2 de Benfiquismo aqui é uma coisa obscena!)

Fake Blood

faneca_slb4ever

Um dos melhores de sempre da nossa história.

Mudou o futebol.

BlankFile

Citação de: faneca_slb4ever em 17 de Julho de 2016, 23:16
Um dos melhores de sempre da nossa história.

Mudou o futebol.

Sem dúvida.

Autêntico visionário mesmo.

Jakub

Esta para nos como o Cruyff esta(va) para o Barcelona.

Um visionario que nos mudou mentalidade e filosofia. Uma pena nao ter coroado o seu comando com uma Taca dos Clubes Campeoes Europeus.

faneca_slb4ever

Citação de: Jakub em 18 de Julho de 2016, 01:47

Um visionario que nos mudou mentalidade e filosofia. Uma pena nao ter coroado o seu comando com uma Taca dos Clubes Campeoes Europeus.

Mesmo.

lost_paradise

Citação de: faneca_slb4ever em 18 de Julho de 2016, 09:02
Citação de: Jakub em 18 de Julho de 2016, 01:47

Mesmo.
O Diamantino é um comentador regular na Bola TV e como foi treinado por ele, já abordou a experiência Eriksson por várias ocasiões. Desde os métodos de treino inovadores ao facto de motivar os jogadores para encararem todas as partidas a sério. Só tem rasgados elogios a fazer e fala dele como uma enorme referência de alguém que mudou o futebol do Benfica.

Depois dos vários da mítica escola Húngara no Benfica e que tanto marcam o clube até aos anos 70 é capaz de ser o treinador mais revolucionário e impactante que nós já tivemos no sentido em que para a realidade Benfica, era um homem muito à frente de tudo o que estávamos habituados.

RedVC

Trouxe inovações

● na metodologia de treino,
● na preparação dos jogos (fim estágios longos c/ privação do convívio familiar),
● nas táticas de jogo,
● aumento do ritmo do jogo e do poderio físico
● forma de estar dentro e fora de campo (elegante, assertivo, sempre honesto)

Exigência e classe com rosto humano e títulos. Marcou-nos a todos para sempre.

Na primeira passagem, dois anos de glória, ganhou 2 campeonatos e uma taça de Portugal e foi finalista da Taça UEFA.

Na sua segunda passagem, três anos mas só um campeonato ganho e uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Tinha um plantel de luxo que só dava... para a Europa. Mesmo assim quem não se lembra como ganhou esse último campeonato? Com os dois golos de César Brito, um clima de terror, histerismo e violência, com balneários conspurcados, com agressões, cuspidelas. E mesmo assim ganharam os melhores.

Kyoto

tive enorme decepção quando o Vieira falhou o seu regresso. hoje olho para tras e acho que foi melhor assim. provavelmente iria manchar um bocadinho a enorme imagem que por ca deixou

Çula

Citação de: Kyoto em 18 de Julho de 2016, 17:23
tive enorme decepção quando o Vieira falhou o seu regresso. hoje olho para tras e acho que foi melhor assim. provavelmente iria manchar um bocadinho a enorme imagem que por ca deixou

Já não me lembro se em vez dele veio o Quique ou o Jesus, mas seja como for já estava longe de ser o que o Benfica precisava nessa altura.

Tudo na vida tem o seu tempo, e o tempo de Eriksson já tinha passado.

Olhando para a sua carreira, dá a sensação que ou geriu mal as escolhas que fez, ou a partir de certa altura o futebol europeu evoluiu mais depressa do que ele e acabou por "apanhá-lo".

Imaginando aquilo que podia ter sido o seu palmarés depois de sair do Benfica em 1984, e depois ver aquilo que realmente conquistou é inevitável sentir que ficou muito aquém daquilo que se poderia esperar.

Cyrus

Devo.lhe o meu benfiquismo..

faneca_slb4ever

Citação de: Çula em 18 de Julho de 2016, 20:03
Citação de: Kyoto em 18 de Julho de 2016, 17:23

Já não me lembro se em vez dele veio o Quique ou o Jesus, mas seja como for já estava longe de ser o que o Benfica precisava nessa altura.

Tudo na vida tem o seu tempo, e o tempo de Eriksson já tinha passado.

Olhando para a sua carreira, dá a sensação que ou geriu mal as escolhas que fez, ou a partir de certa altura o futebol europeu evoluiu mais depressa do que ele e acabou por "apanhá-lo".

Imaginando aquilo que podia ter sido o seu palmarés depois de sair do Benfica em 1984, e depois ver aquilo que realmente conquistou é inevitável sentir que ficou muito aquém daquilo que se poderia esperar.

Isto.