Que se passa com a equipa Junior?

Wampyro

No ano passado á 14ª jornada tinhamos menos 1 ponto! Resultante de 1 derrota e 3 empates

EagleHeart25

Citação de: Wampyro em 11 de Dezembro de 2007, 11:38
No ano passado á 14ª jornada tinhamos menos 1 ponto! Resultante de 1 derrota e 3 empates

Só tinhamos menos um ponto do que temos este ano?? Estava convencido de que tínhamos uma pontuação bastante menor do que a deste ano.
Obrigado pelo esclarecimento.
Um abraço  :drunk:

danhel

Estive para não acrescentar mais nada a este tópico, de momento, uma vez que a análise técnica do amigo André foi suficientemente esclarecedora. No entanto, face a alguns comentários que me parecem algo fora de contexto e que em vez de explicações fundamentadoras preferiram repetir frases feitas, vou relembrar aos seus autores que apenas fiz a seguinte pergunta: "Que se passa com a equipa de juniores (...) que já esbanjou o avanço amealhado no primeiro terço do campeonato?"
Um abraço para todos

danhel

Citação de: Borges Coutinho em 11 de Dezembro de 2007, 00:24
Caro Denhel, o problema foi ter percebido as suas palavras demasiado bem...

Aquele abraço.

PS: espero não o ter extenuado com o volume de caracteres desta vez.

Amigo Borges Coutinho fico contente que tenha percebido assim tão bem. Foi pena foi não ter respondido à pergunta. Fica para a próxima, com certeza. Quanto ao número de caracteres, continua a ser muito alto. Chego ao fim do texto completamente exausto. Se puder reduzir um pouco mais ainda, seria óptimo. Não me desgastava tanto.
Um abraço

danhel

Citação de: EagleHeart25 em 11 de Dezembro de 2007, 10:17
Este plantel é fortíssimo, tem inúmeros jogadores de qualidade indiscutível, com atributos mais do que suficientes para nos dar muitas alegrias. Tenho pena que a equipa ainda não tenha encontrado a estabilidade e que esteja descaracterizada com a vinda de "reforços" que não têm vindo a acrescentar nada de novo. Tenho ainda pena que não seja notória a evolução/ crescimento dos jogadores, nem em termos colectivos nem individuais, mas para isso ainda há tempo.
Espero que este tropeço tenha servido para fortalecer os laços entre os atletas,pois parece-me que esta é a grande limitação desta equipa: a ausência de espírito de grupo. Não creio que se trate de uma "crise", já que estes jogadores têm condições para dar a volta por cima. São a única equipa de juniores dos últimos anos que tem reunidas todas as condições para nos oferecer a taça do campeonato nacional e espero que esta fantástica "colheita" de 89/90 nos dê esta alegria.
Em relação ao João Alves, nunca escondi que não gosto da sua forma de trabalhar (considero-a totalmente desajustada daquilo que deve ser o futebol moderno) nem da sua postura junto dos jogadores e não consigo compreender muitas das suas opções. No entanto, considero que a sua presença nos juniores traz alguma visibilidade ao trabalho desenvolvido nas nossas camadas jovens e isto é algo que nos tem faltado.   
O que é importante é não nos esquecermos que esta equipa já nos deu muitas alegrias e que temos que continuar a apoia-la, sobretudo nos momentos mais negativos.

Já agora, esta afirmação do Formarateltas suscitou-me uma dúvida

Citação de: Formaratletas em 11 de Dezembro de 2007, 00:15
(...)
Relembro que na época passada a equipa estava numa posição mais complicada e na fase final tivemos uma boa prestação, sobretudo se tivermos em conta que jogamos com uma equipa praticamente de sub18.
(...)

André, se me puderes ajudar: no ano passado por esta altura, qual era a nossa pontuação? E qual a nossa posição na tabela classificativa?

Obrigado,
RMF

Excelente análise amigo EagleHeart25. Um pouco diferente da do amigo André mas tocando em pontos fundamentais. Gostei do que li.
Um abraço.

Borges Coutinho

Citação de: danhel em 11 de Dezembro de 2007, 12:35
Citação de: Borges Coutinho em 11 de Dezembro de 2007, 00:24
Caro Denhel, o problema foi ter percebido as suas palavras demasiado bem...

Aquele abraço.

PS: espero não o ter extenuado com o volume de caracteres desta vez.

Amigo Borges Coutinho fico contente que tenha percebido assim tão bem. Foi pena foi não ter respondido à pergunta. Fica para a próxima, com certeza. Quanto ao número de caracteres, continua a ser muito alto. Chego ao fim do texto completamente exausto. Se puder reduzir um pouco mais ainda, seria óptimo. Não me desgastava tanto.
Um abraço

3 palavras só:

VALE E AZEVEDO...

Quanto à resposta à sua pergunta, ela está na minha primeira resposta:
Não se passa nada. Porquê? Porque em futebol as derrotas são relativamente mais frequentes que os campeonatos ganhos sem derrotas e sem golos sofridos.
E se vir os comentários das restantes pessoas que comentaram aqui verá que todos apelam à calma (e há até interessantes comparações com a época transacta), mas se mesmo assim, caro denhel, lhe parecer que o mundo vai acabar amanhã porque a equipa há 3 jogos que não ganhe, não se enerve é só o famigerado "benfiquismo catastrofista" que por aí grassa.

Aquele abraço.

EagleHeart25

Há que ter calma, efectivamente. Não estamos em crise, trata-se apenas de um momento menos bom, mas o futebol está cheio deles. Ainda há muito campeonato para jogar.
No entanto, compreendo a apreensão do caríssimo danhel, já que, na verdade, o futebol praticado pelos nossos juniores ainda não foi convincente. Com excepção do jogo frente ao sporting e no monte da galega (como, aliás, o André já referiu), fiquei sempre com a impressão que os nossos miúdos sabem fazer muito melhor. Temos fantásticos valores em termos individuais, só falta jogarem no colectivo, como uma unidade. Já disse várias vezes que acho preocupante que a esta altura do campeonato não existam rotinas/automatismos na equipa.
Contudo, acho que este pode ser um bom momento para reflectir sobre o que se passou, para fortalecer o colectivo, atacar em força os jogos que se avizinham e para dar condições para que os nossos atletas nos mostrem aquilo que de melhor têm.
Não se pode entrar em pessimismos e nós, os adeptos, temos que ser os primeiros a transmitir aos jogadores a confiança necessária para levantar a cabeça, para se unirem para contornar este momento menos feliz.
:bandeiraslb2:

andre_04_SLB

Quase que poderia afirmar que estávamos já a 9 pontos do Sporting e atrás do Estrela da Amadora. O início da época não foi o esperado, ou melhor, foi realmente o esperado, pois só quem não conhecia as circunstâncias poderia pensar que o Benfica na 1ª Fase iria dar "show de bola". É natural que com um plantel constituido, maioritariamente por atletas de primeiro ano, que os resultados imediatos não fossem os melhores. Contudo, e como sempre escrevi, tinha a perfeita consciência da grande equipa técnica presente nos Juniores, liderada pelo Mister Bruno Lage, e que iria potenciar ao máximo a evolução dos atletas de forma a eles fazerem uma Fase Final de muita qualidade. E continúo a dizer, não fosse aquela paragem de 3 semanas da 3ª para a 4ª jornada, com os nossos sub-18 a fazerem 5 jogos num espaço de 7 dias, as coisas poderiam ter sido muito diferentes.

Bekambol

Creio que temos uma boa equipa e muito boas análises à mesma. Continuo a acreditar na nossa equipa, nos nossos Juniores.

Passaro51

Citação de: andre_DV04_SLB em 11 de Dezembro de 2007, 14:18

Quase que poderia afirmar que estávamos já a 9 pontos do Sporting e atrás do Estrela da Amadora. O início da época não foi o esperado, ou melhor, foi realmente o esperado, pois só quem não conhecia as circunstâncias poderia pensar que o Benfica na 1ª Fase iria dar "show de bola". É natural que com um plantel constituido, maioritariamente por atletas de primeiro ano, que os resultados imediatos não fossem os melhores. Contudo, e como sempre escrevi, tinha a perfeita consciência da grande equipa técnica presente nos Juniores, liderada pelo Mister Bruno Lage, e que iria potenciar ao máximo a evolução dos atletas de forma a eles fazerem uma Fase Final de muita qualidade. E continúo a dizer, não fosse aquela paragem de 3 semanas da 3ª para a 4ª jornada, com os nossos sub-18 a fazerem 5 jogos num espaço de 7 dias, as coisas poderiam ter sido muito diferentes.
<ai está o André no meu entender tocou na ferida.
No Futebol actual não basta bons jogadores, bons treinadores, boas tácticas etc etc é preciso Organização e Planeamento.
Um abraço

EagleHeart25

Ou seja: este ano temos apenas mais um ponto do que no ano passado nesta altura, mas os nossos rivais mais directos pontuaram muito menos - correcto?
No ano passado foi bastante óbvia a evolução e o crescimento dos atletas e da equipa como um todo, melhorando de jogo para jogo, mas no início do campeonato qualquer um diria que a equipa era muito "fraquinha. As condições de partida da nossa equipa de juniores são, este ano, muito mais favoráveis do que no ano passado, pois temos um núcleo de jogadores experientes ao qual se vieram juntar atletas de grande valia vindos dos juvenis. Não me tinha apercebido é que os rivais(nomeadamente o sporting) tivessem este ano uma equipa mais fraca do que no ano passado, ou pelo menos, com indíces de eficácia mais baixos, tendo pontuado muito menos do que na época transacta. Concordas com esta análise ou interpretei mal os números que apresentaste?

andre_04_SLB

Citação de: EagleHeart25 em 11 de Dezembro de 2007, 14:29

Ou seja: este ano temos apenas mais um ponto do que no ano passado nesta altura, mas os nossos rivais mais directos pontuaram muito menos - correcto?
No ano passado foi bastante óbvia a evolução e o crescimento dos atletas e da equipa como um todo, melhorando de jogo para jogo, mas no início do campeonato qualquer um diria que a equipa era muito "fraquinha. As condições de partida da nossa equipa de juniores são, este ano, muito mais favoráveis do que no ano passado, pois temos um núcleo de jogadores experientes ao qual se vieram juntar atletas de grande valia vindos dos juvenis. Não me tinha apercebido é que os rivais(nomeadamente o sporting) tivessem este ano uma equipa mais fraca do que no ano passado, ou pelo menos, com indíces de eficácia mais baixos, tendo pontuado muito menos do que na época transacta. Concordas com esta análise ou interpretei mal os números que apresentaste?

O Sporting tinha uma boa equipa na época passada. Fazia de atletas como Rui Patricio, Daniel Carriço, Tiago Pinto, João Martins e Marco Matias (apenas já a terminar a época) o seu núcleo duro e onde apresentava claramente mais valias que este ano não as tem. Parece-me que o Sporting tem este ano melhores individualidades, mas em termos de grupo não está tão forte. Creio que dificilmente o Guarda-Redes Golas será tão bom como é Rui Patricio, ou que algum dos centrais seja melhor do que inclusivamente, Marco Lança. As Laterais defensivas são claramente abaixo da média para um Sporting.

O meio-campo é o seu melhor sector, creio que é melhor do que o nosso, apesar das excelentes opções que temos. Vejo um excelente futuro em jogadores como o Diogo Rosado, André Santos, Adrien Silva ou Rabiu Ibrahim. A estratégia no jogo do Seixal, e eu falei nisso em todas as análises que fiz, era contrariar a grande qualidade do Sporting nesse sector. O Benfica adoptou essa filosofia, reforçando o meio-campo com Leandro Pimenta e Lassana Camará, num apoio defensivo e de coberturas rápidas a David Simão. O Porto era claramente a melhor equipa do Campeonato. Com melhores individualidades (Candeias, Fredson, Edson, Rui Pedro, Tiago Silva, Bura...) e um colectivo mais experiente, pois se não me engano, apenas o companheiro de defesa do Bura - André Pinto - era de primeiro ano.

Recorrendo às estatísticas do ano passado, o Benfica chegou a esta fase (16 de Dezembro) a 7 pontos do líder Sporting e com mais 2 de vantagem sobre o Estrela. Como disse na minha primeira intervenção neste tópico, recuso-me a fazer qualquer tipo de paralelismo com o ano passado. O plantel deste ano é francamente mais forte, os adversários são outros, as gerações mudaram. Que na época passada, o trabalho desenvolvido, independentemente dos resultados finais, foi absolutamente satisfatório, penso que não há ninguém que duvida (pronto, estou a ser optimista, o adepto do Benfica é, por vezes, demasiado "resultadista"). Este ano é um ano crucial para a formação do clube. Estamos perante a grande geração dos últimos largos anos e estamos todos com imensa expectativa para poder, em breve, efectuar uma avaliação mais conhecedora no que a evoluções diz respeito. Penso que ainda é cedo, mas em breve, espero eu, a base será solidificada e os frutos terão de começar a aparecer.

Força Benfica!

ednilson

Não estou minimamente a par das camadas jovens para poder dar uma opinião, mas gostava de lançar aqui uma questão.

Tenho lido por aqui alguns comentários em relação á aposta em jovens estrangeiros e na ideia de que isso possa transmitir uma falta de aposta nos jovens portugueses, nomeadamente os que já lá estão á vários anos.

Eu de á alguns anos para cá que tenho a ideia que falta claramente competividade aos nossos jovens, aqueles que são lançados (é como quem diz....) na equipa principal, salvo raras excepções. Parece-me a mim que esta aposta em jovens estrangeiros de qualidade, deveria servir para que os "nossos" jovens adquirissem essa necessária competitividade.

O que acham?

Por outro lado, estará esta aposta a desmotivar alguns jogadores?

soudelta

desmotiva ou motiva ainda mais
a trabalharem mais
pq so evoluindo como jogadores poderam no fim da epoca dar o salto pro futebol senior
e arranjarem clubes interessados neles

coristaslb

No Futebol actual não basta bons jogadores, bons treinadores, boas tácticas etc etc é preciso Organização e Planeamento.
Um abraço
[/quote]Ora ai está identificado o actual problema dos Juniores.