Porque não dão oportunidades aos Juniores?

tuga_red

e já que falam no menino Bojan de 17 anos do Barça, digo-vos mais, preparem-se para o verem em grande no Euro2008...

ZEBODA

Citação de: tuga_red em 26 de Março de 2008, 14:37
e já que falam no menino Bojan de 17 anos do Barça, digo-vos mais, preparem-se para o verem em grande no Euro2008...

O Bojan é um excelente jogador para além de ser júnior de 1º ano, no entanto não acredito que tire lugar a jogadores como: Raul, Villa, Torres, D.Silva, Tamudo, Reys, Morientes etc...
Tem tempo para ser dos melhores de sempre agora ainda é cedo

Vigilante

Citação de: andre_DV04_SLB em 26 de Março de 2008, 14:21
Com mais qualidade que o Fernando Alexandre há tantos... Lassana Camará, Miguel Rosa, David Simão, Leandro Pimenta. Não podemos querer que todos os jovens chegam lá acima. É preciso saber incutir a mentalidade aos jovens que apenas 3% de todos eles chegam a um clube de topo como o Benfica para vingar. Não podem haver ilusões e colocar nomes para os Seniores de um clube é nitidamente ser irrealista e não ter a mínima noção do que é o futebol nos dias de hoje.

O Sami pode ter feito muitos golos, podia até ter feito o dobro, mas apresentava limitações ao nível técnico para poder singrar imediatamente nos Seniores do Benfica. Há a discussão que ele poderia ter sido ou não emprestado. A verdade é que podia, mas pelo que se sabe, não era do seu interesse renovar para andar emprestado, até porque como quem anda atento sabe, o objectivo inicial sempre foi levá-lo para Inglaterra.

O Nuno Ferreira é um jovem com talento e fez uma evolução progressiva. Chegou ao início da Fase Final numa forma excelente. Na altura da Fase Final teve o azar de não prolongar esse fabuloso momento de forma, embora tenha feito sempre boas exibições. Aqui defendo o empréstimo. O Benfica preferiu não oferecer-lhe e apostar tudo no Miguel Vítor no ano seguinte. É correcto. Alguém esperaria ter 2 jovens da formação integrados no plantel profissional num curto espaço de tempo? O Nuno foi fazer a sua vida, tem uma maturidade fantástica, tem qualidade, e o futuro logo dirá.

Sempre se reconheceu qualidades no Tiago Gomes (Lateral Esquerdo) e por isso mesmo ele está emprestado. Deixem o futuro encarregar-se de oferecer as respostas quando à sua afirmação.

A pergunta do tópico é para mim ridícula. Mas quem é que não dá oportunidades aos Juniores? O Benfica tem 3 jogadores Juniores emprestados para lhes dar uma maior margem de evolução. Tem Juniores a treinar com os Seniores.

O que queriam? O Benfica a lançar jovens de ano a ano? Pois, todos queríamos, mas caso não se lembrem, este é o ano 1 do Caixa Futebol Campus. E faz toda a diferença. O Sporting tem um Departamento de Optimização do Rendimento Desportivo a trabalhar arduamente no estudo cientifico sob forma de evoluir ao máximo as potencialidades físicas e técnicas de um jogador. Desde que ano? 1997. O Benfica apenas o tem desde 2006, altura em que abriu o Centro de Estágio. Façam as contas e nesse espaço de 9 anos de diferença grande de trabalho entre os dois clubes, os jogadores que saíram da formação do Sporting.

E mais, o Benfica é um colosso Mundial e não um clube que vai à Europa como o Sporting. Lançar jovens da formação é o futuro, mas não pode o Benfica com as responsabilidades que tem ao nível desportivo entrar na política do Sporting de ter imensos jovens na equipa principal. A equipa precisa de maturidade, qualidade e experiência. Para dessa forma, integrar da melhor forma os jovens talentos.

Se é tão ridicula fexa o tópico.

Contas :
Simão
Quaresma
Moutinho
Nani
Rui patricio
Miguel Veloso
Cristiano Ronaldo
Carlos Martins
Pereirinha
Adrien
Djaló

Assim de cabeça são 11 dá uma média de 1 por ano.

Mas é como digo tens toda a razão ceguinhos somos nós.

andre_04_SLB

Estás a dar-me razão. Ainda não percebeste isso?

Faz então as contas desde 2007, para ser menos injusta, tirando os Seniores de 1º ano que o Benfica não tinha condições para aproveitar.

Plantel Senior do Sporting:

Adrien Silva (228 minutos) e Luiz Paez (98 minutos).

Plantel Senior do Benfica:

Miguel Vítor (343 minutos), Romeu Ribeiro (46 minutos), André Carvalhas (chamado ao banco 2 vezes), David Simão (chamado ao banco 5 vezes), Abdoulaye Fall (chamado ao banco 1 vez), Ruben Lima (chamado ao banco 1 vez).

E agora Vigilante?

Bola7

pelo que vi no tornio sub19 nenhum tem caapcidade para se afirmar já na equipa senior...

andre_04_SLB

Citação de: Bola7 em 26 de Março de 2008, 16:17
pelo que vi no tornio sub19 nenhum tem caapcidade para se afirmar já na equipa senior...

Opiniões, das quais discordo. Romeu Ribeiro acrescentaria pouco a uma equipa que tem Petit e, sobretudo, Augustin Gilles Binya. Miguel Rosa poderia acrescentar coisas diferentes que não existem actualmente nos Seniores. André Carvalhas, de igual forma.

ZEBODA

Tendo em conta as lesões do Petit e o tempo que o Binya esteve na CAN, acho que o Romeu seria útil, o M.Vitor é muito superior ao ED.
O Carvalhas era mais que útil, acho que se entrasse bem seria um dos jogadores mais preponderantes.

tuga_red

Citação de: ZEBODA em 26 de Março de 2008, 15:14
Citação de: tuga_red em 26 de Março de 2008, 14:37

O Bojan é um excelente jogador para além de ser júnior de 1º ano, no entanto não acredito que tire lugar a jogadores como: Raul, Villa, Torres, D.Silva, Tamudo, Reys, Morientes etc...
Tem tempo para ser dos melhores de sempre agora ainda é cedo

veremos... Luis Aragonés adora-o.

Golden_Mean

Citação de: andre_DV04_SLB em 26 de Março de 2008, 16:00
Estás a dar-me razão. Ainda não percebeste isso?

Faz então as contas desde 2007, para ser menos injusta, tirando os Seniores de 1º ano que o Benfica não tinha condições para aproveitar.

Plantel Senior do Sporting:

Adrien Silva (228 minutos) e Luiz Paez (98 minutos).

Plantel Senior do Benfica:

Miguel Vítor (343 minutos), Romeu Ribeiro (46 minutos), André Carvalhas (chamado ao banco 2 vezes), David Simão (chamado ao banco 5 vezes), Abdoulaye Fall (chamado ao banco 1 vez), Ruben Lima (chamado ao banco 1 vez).

E agora Vigilante?

Peço desculpa por me estar a intrometer na discussão.

O Adrien é mais aposta no Sporting que o Miguel Vitor foi no Benfica por exemplo.

Para uma boa integração é preciso também dar confiança aos jovens. Que confiança recebeu Miguel Victor por exemplo? Adu? Romeu Ribeiro?

"Fazes agora dois jogos, mas depois vais para o banco porque vamos ali comprar o 4º central do São Paulo para 3º/4º central da equipa."

E não é que o rapaz fez uns bons jogos, e de repente desapareceu. O problema não é ter sido emprestado, na situação em que estava (5º central) foi mesmo o melhor, o problema foi terem ido buscar um central fraco e não continuarem a apostar nele e a darem-lhe confiança. O Miguel Victor teria feito pior que o EdCarlos? Não me parece.

O mesmo para o Romeu Ribeiro, tivesse ficado no plantel e darem-lhe confiança para ser uma aposta regular que concerteza mostraria ser um elemento util á equipa (como o Sporting está a fazer com Adrien).

Os jovens promissores deviam crescer no Benfica, ainda para mais quando o plantel não é muito forte.

O Barcelona quando tem as grandes equipas que ganham tudo, tem lá sempre espanhois da "cantera" ou que chegaram muito jovens. O Barça tem Puyol, Valdez, Iniesta, Xavi, Oleguer. Jogadores que já estão no clube há muitos anos, que não andaram a "rodar", ficaram por lá a aprender com os melhores, a entrar aos poucos. E não precisam de ser todos craques, basta serem uteis em vários aspectos. Como o exemplo do Manchester United que tem O'Shea, Wes Brown, Fletcher há vários anos e são suplentes.

No Benfica apostam-se em "pérolas" Sul-Americanas em detrimento dos jovens promissores que têm vários anos de Benfica.

andre_04_SLB

Pelo contrário. O Adrien é um jovem cheio de talento e por aquilo que tem mostrado, para além do conhecimento que as pessoas já têm dele, merecia muito mais do que 228 minutos. O Adrien não tem um ano ganho, comparativamente ao Romeu. Isto porque não compete. No início do ano ainda o fez, agora está parado. Vai jogando aqui e ali mas isso não chega para o processo evolutivo de um jogador, ainda por cima nesta altura da sua vida que é crucial no seu desenvolvimento e afirmação enquanto jogador de futebol.

O Benfica apostou no Miguel Vítor porque lançou-o numa equipa profissional, de nível Senior, para lhe dar competitividade e uma "almofada" de experiência. O mesmo com o Ruben Lima e com o Romeu. O Sporting apostou no Adrien? Se sim, não o deixava no banco, outras vezes fora das convocatórias, para dar minutos a jogadores como... Farnerud.

Temos diferentes conceitos de aposta, mas eu mantenho a ideia que o meu está certo. Apostar nos jovens é tê-los lá por gracinha, a serem suplentes do David Luiz, do Luisão, do Zoro, do Katsouranis? Só para dizer que lá andam? Isso não é apostar, e por isso mesmo eles foram emprestados para a evolução deles ser maior, porque bem podiam continuar aqui e o Benfica ser campeão de Juniores. Mas o Benfica pensou primeiro nos jogadores, na sua evolução, e na sua aposta a nível Senior.

r22branco

Citação de: andre_DV04_SLB em 26 de Março de 2008, 23:53
Pelo contrário. O Adrien é um jovem cheio de talento e por aquilo que tem mostrado, para além do conhecimento que as pessoas já têm dele, merecia muito mais do que 228 minutos. O Adrien não tem um ano ganho, comparativamente ao Romeu. Isto porque não compete. No início do ano ainda o fez, agora está parado. Vai jogando aqui e ali mas isso não chega para o processo evolutivo de um jogador, ainda por cima nesta altura da sua vida que é crucial no seu desenvolvimento e afirmação enquanto jogador de futebol.

O Benfica apostou no Miguel Vítor porque lançou-o numa equipa profissional, de nível Senior, para lhe dar competitividade e uma "almofada" de experiência. O mesmo com o Ruben Lima e com o Romeu. O Sporting apostou no Adrien? Se sim, não o deixava no banco, outras vezes fora das convocatórias, para dar minutos a jogadores como... Farnerud.

Temos diferentes conceitos de aposta, mas eu mantenho a ideia que o meu está certo. Apostar nos jovens é tê-los lá por gracinha, a serem suplentes do David Luiz, do Luisão, do Zoro, do Katsouranis? Só para dizer que lá andam? Isso não é apostar, e por isso mesmo eles foram emprestados para a evolução deles ser maior, porque bem podiam continuar aqui e o Benfica ser campeão de Juniores. Mas o Benfica pensou primeiro nos jogadores, na sua evolução, e na sua aposta a nível Senior.

eu diria mais, nos últimos 10 anos, as temporadas em que o Benfica fez um maior aproveitamento das camadas jovens foi quando exisitia as equipas satélites... na altura o Alverca. É fundamental dar maturidade competitiva as jovens antes de os lançar nas equipas principais. O sucesso deles depende muito dessa maturidade, que só se adquire com jogos num outro nível competitivo, que não o campeonato de juniores.

Golden_Mean

Costumo lêr com bastante atenção as suas opiniões, e em relação a este assunto tenho outra perspectiva em relação á aposta feita nestes dois jovens da nossa formação, apesar de compreender os argumentos que apresenta.

Só uma ressalva, não defendo esta politica para todos os jogadores vindos da formação (impensável ter 4/5 simultâneamente a serem apostas nos seniores), apenas para 1/2 que mostrem qualidade e capacidade para serem opção.

Apostar não é necessariamente pegar desde logo a titular. O Adrien ainda á pouco tempo teve uma oportunidade de jogar a titular, e infelizmente lesionou-se. Tem entrado na equipa, tem trabalhado inserido numa equipa de 1ª linha em Portugal, tem ganho o seu espaço (p.e. Paulo Bento já chegou a deixar no banco Miguel Veloso em detrimento do Adrien). Será que se tem sido emprestado ao Aves teria sido melhor para ele? Acredito sinceramente que não, apesar de lá poder jogar mais minutos.
A questão do Farnerud penso que não tem influência, já que num plantel todos devem ter hipóteses de jogar, e a presença de um não impede que o outro tb esteja em campo, já que possuem caracteristicas diferentes.

Concordo que emprestar o Miguel Vitor e o Romeu Ribeiro ao Aves foi apostar neles, apenas não acho que da melhor forma.
Penso que ao incluir o Katsouranis como hipótese para central mostra logo que haveria espaço, além do mais com a CAN seria menos um central, e com o historial de lesões que temos o Miguel Vitor teria certamente a sua oportunidade, até porque a epoca é longa e com 4 comeptições, bastava ter confiança e saber transmitir-lha.
O mesmo se aplica ao Romeu Ribeiro, teria certamente oportunidade de mostrar o que valia.

É que jogar no Benfica, mesmo que menos que no Aves, é outro "calo" que os jogadores ganham.

Cumprimentos.  :slb2:

andre_04_SLB

Aceito e compreendo os argumentos, mas eu pessoalmente teria tido a mesma decisão. O Miguel Vítor e o Romeu Ribeiro são jogadores de posições defensivas onde não existe rotação. Ela só se dá devido a lesões e a um ou outro caso de castigo disciplinar. A questão é que tanto um como outro são jovens e não têm ainda a maturidade e o estofo para singrarem nesse tipo de circunstâncias. O Adrien é um jogador mais ofensivo e num Losango, acaba por ter mais hipóteses de jogar pois pode fazer 4 lugares em campo. O Romeu faria 1, no máximo 2, se o adaptassem a Médio Interior. O Miguel Vítor apenas faria um.

Um caso em tudo semelhante ao que me refiro é o Miguel Veloso. No seu primeiro ano de Senior esteve emprestado ao Olivais e Moscavide. Para além de ter sido ali que começou a jogar a 6, os responsáveis do Sporting viram que numa posição defensiva ele teria poucas oportunidades para singrar imediatamente e que apenas lhe seria incutido um grau de responsabilidade (sempre que fosse chamado, porque seriam poucas vezes), ao que ele não estaria preparado para responder.

Na minha opinião, mais facilmente se gere a situação de um Extremo ou de um Avançado, pois são posições onde há mais rotação, substituições, trocas diversas - mais lesões até, do que de posições defensivas, onde impera a estabilidade, as rotinas, a segurança e a experiência. Mas respeito a opinião e ainda bem que a temos diferente. Assim estive aqui 5 minutos a falar sobre futebol.

Cumprimentos

Bola7

Citação de: andre_DV04_SLB em 26 de Março de 2008, 19:32
Citação de: Bola7 em 26 de Março de 2008, 16:17

Opiniões, das quais discordo. Romeu Ribeiro acrescentaria pouco a uma equipa que tem Petit e, sobretudo, Augustin Gilles Binya. Miguel Rosa poderia acrescentar coisas diferentes que não existem actualmente nos Seniores. André Carvalhas, de igual forma.
olha..pelo pouco que vi apenas o Romeu Ribeiro apresentou maturidade suficiente para jogar nos séniores..por alguma coisa é titular no Aves...o Rosa apesar de qualidade tecnica não tem neste momento a meu ver estofo fisco para jogar nos seniores...nem o Carvalhas...para mim é uma replica mais refinada do Vieirinha...julgo que se deve ter mt atenção ao futuro destes 2...rodar 2 anos num clube amigo é a melhor solução...

Vigilante

Pelo que vejo este tópico tem sido alvo de grandes opinioes e sendo assim não deve ser tão ridiculo.

Relembro-te andré que no antigamente não existiam centros de estágios e outros afins e os jogadores apareciam aliás antigamente existiam os "reservas" que tinham jogadores de enorme talento, sendo que de 1 momento para o outros eram xamados.

Sabes o dificil é encontrar jogadores e acima de tudo trabalhar jogadores, sendo que na minha perespectiva não existe uma ligação sólida entre seniores e juniores e mesmo sobre as várias camadas jovens.

Mas falas do banco e + banco e + banco e empréstimos lol não posso deixar de rir e que o sporting isto e akilo, daqui a 5 anos vais me responder dizendo que so temos 5 anos e que eles têem 15 e etc....

O problema é a organização e a forma como se aposta, pois continuo a afirmar de uma equipa de campea de juniores onde estão os jogadores?????quando me dizes que nõa têem valor, porque os deixaram ir ate juniores e porque os mantiveram na equipa B?

Mais ainda o sporting lançou e ganhou $$$ com simão, quaresma e Ronaldo numa altura que estes andavam com as chuteiras as costas de campo para campo.

VEJA-SE A MÉDIA DE IDADES de Moutiho (21 anos CAPITÃO), M. VELOSO (21), Adrien, Djaló (esteve lesionado), Pereirinha e de um GR. PAtricio (20 anos) que o ANO passado era Junior (Que ja tem mais minutos que os que Inumerou do nosso clube)

Dou o exemplo do nereu teve um momento alto quando fez 1 enorme jogo para as competições europeias, depoix teve 1 momento menos bom e literalmente ABANDONARAM O RAZAZ, passou de bestial a besta.

enfim quando fala de jogadores no banco nem digo nada pois para fazer numero estão lá as cadeiras, chamar os miudos e nem lhes dar 1 minutos axo isso sim ridiculo, como no jogo em getafe de ja nao existia nada a perder e nem 1 oportunidade dao a eles.

Continuemos a fazer 1 selecção do resto do mundo e depoix vamos ver onde vamos parar.

Continuo a dizer que o futuro dos clubes encontra-se na prata da casa.