Giovanni Trapattoni

Treinador, 86 anos,
Itália
Equipa Principal: 1 época (2004-2005), 51 jogos (30 vitórias, 9 empates, 12 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1)

uezor

Podem relembrar-me as palavras e a atitude?

fred9

Citação de: uezor em 01 de Dezembro de 2011, 00:59
Podem relembrar-me as palavras e a atitude?

Palavras creio que foram: "Em 45 anos como técnico nunca vi nada assim!", a propósito dos festejos do título.
A atitude foi: "Tenho de me ir embora, para estar mais próximo da família, em Itália." Depois foi para o Estugarda.

dfernandes

Citação de: nytbs1984 em 30 de Novembro de 2011, 23:15

Sinceramente, não fiquei com pena do Trap ter saído no final dessa época. Bem diferente do sentimento de tristeza que tive pela saída do Toni em 1994.

Estou completamente de acordo com as duas partes, especialmente sabendo o que se passou depois da saída do Toni.

Enfim...

Citação de: nytbs1984 em 30 de Novembro de 2011, 23:15
Como já alguns referiram, o Camacho, com praticamente os mesmos jogadores, teve duas épocas com pontuações acima dos 70 pontos (75 e 74), algo que numa situação normal daria para sermos campeões. Teve azar de ter pela frente o Porto de Mourinho.

Mas questão é mesmo essa! As pessoas costumam criticar os jornalistas porque fazem a crónica dos jogos apenas e só em função dos resultados, mas depois nós fazemos o mesmo!

Imagino o que não deve ter sido criticado, mesmo aqui, o Trapattoni, nessa altura. Mas como o Luisão marcou um golo caído do céu, num jogo que estava completamente feito para o 0-0, e ganhámos um título sem jogar nada, o trabalho do Trapattoni já passa do sofrível (que o foi, na minha opinião) a... brilhante.

Imagino o que não se diria do trabalho do Trapattoni hoje em dia se não tivéssemos vencido o Sporting, falhado a conquista do título, e ainda por cima tendo em conta que perdemos a final da Taça frente ao... Setúbal...

Eu digo isto porque normalmente as pessoas parece que têm saudades do passado e gostam muito de dizer que o antigamente era bom, para criticar os actuais, o que neste caso não me parece nada justo.

Shoky

O futebol é assim mesmo.
Não foi caído do céu...essa sorte dá imenso trabalho.

E os vencedores distinguem-se dos perdedores...nestes momentos mesmo.
Esse golo do Luisão, na altura em que foi, na forma como foi...era impensável com Fernando Santos ou Peseiro.

joao_manike

Shoky não acho que as coisas sejam assim lineares. A sorte pode aparecer em qualquer momento em qualquer lado. O Messi é o melhor do mundo à uns 3 ou 4 anos, costuma estar muito acima de qualquer outro, e no último minuto contra o Sevilha falhou um penalty. O Sevilha teve sorte, mas não fez muito para merecer essa sorte. E acredito que o Messi mais que ninguém, tenha trabalhado para ter essa sorte.

Não quero gerar nenhum conflito, mas apenas acho que as coisas não são assim tão lineares. Às vezes, Deus dá nozes a quem não tem dentes.

Mas sim, quanto mais trabalhares, quanto mais lutares para ter essa sorte, ela pode mesmo aparecer, mais rápido do que se não fizeres ponta para a ter.

E não concordo com ser impensável com FS ou Peseiro. Para mim, são 2 treinadores muito capazes. O Peseiro tem fama de perder tudo na hora H, mas esteve lá, lutou para chegar aos momentos das decisões. Olha que depois de Peseiro, poucos Sportings sequer jogaram alguma coisa de jeito e tiveram perto de ganhar o que quer que fosse. Ganhou o Bento num espaço de 2 anos, 2 taças e 2 supertaças. Depois disso, nunca mais se viu um Sporting a sério. E mesmo o do Bento, tinha dias que ... ;D

cristao69

Trapattoni quer evitar Espanha e Itália no Europeu

Se pudesse escolher, Giovanni Trapattoni riscaria Espanha e Itália do lote de potenciais adversários da Rep. Irlanda na fase de grupos do Europeu de 2012.

«Gostaria de evitar a Itália, por motivos psicológicos mas também técnicos, na medida em que estão muito melhores. É uma selecção a evitar», considera o técnico transalpino, acrescentando: «À cabeça, gostaria de evitar a Espanha».

Dos vários tubarões que podem calhar em sorte à Rep. Irlanda, há pelo menos um que parece não tirar o sono à Velha Raposa e que é orientado por um compatriota italiano.

«A minha preferência vai a Inglaterra, de Capello», diz Trapattoni.

dfernandes

Citação de: Shoky em 01 de Dezembro de 2011, 15:33
O futebol é assim mesmo.
Não foi caído do céu...essa sorte dá imenso trabalho.

E os vencedores distinguem-se dos perdedores...nestes momentos mesmo.
Esse golo do Luisão, na altura em que foi, na forma como foi...era impensável com Fernando Santos ou Peseiro.

Não concordo nada, Shoky.

O golo do Luisão foi fruto de uma bola parada, num jogo em que fizemos pouco para vencer. E mesmo quando o golo aconteceu, a 10 minutos do fim, nem estávamos a carregar ou atacar muito, nem nada que se parecesse, apesar de necessitarmos. Sinceramente... calhou, graças a uma saída precipitada do guarda redes deles, como podia ter calhado um golo deles.

Ora... essas circunstâncias são passiveis de acontecer com o Trapattoni, com o Peseiro, com o Fernando Santos, com o Camacho, com o Jesus, ou com outro treinador qualquer...

Se o Benfica estive a fazer por merecer a vitória nesse jogo, a atacar muito e a ter oportunidades, tentando nos últimos minutos, a vitória que era absolutamente necessária, até poderia concordar contigo. Mas não foi o caso.

Felizmente ganhámos, e ia-me partindo todo a comemorar o golo, e depois o carro nas ruas, uma semana depois. Mas, em retrospectiva, aquele Benfica não me deixou saudades nenhumas a nível de qualidade futebolistica. Aliás, se o porto perdesse tantos pontos como nessa temporada éramos campeões praticamente todos os anos.

4ever Red Devil

O Shoky tem toda a razão. Não é por acaso que a sorte acontece frequentemente ao Mourinho e o azar aconteceu frequentemente ao Peseiro em 04/05.

A questão não é o futebol da equipa. A questão é aquele momento decisivo. O jogo com o Sporting. O jogo no Bessa. O penalty do Simão.
Com um mau líder, Luisão não se atreveria a ir disputar aquela bola com o Ricardo. Com um mau líder, a equipa entraria a tremer no Bessa e acabaria por perder o jogo. Com um mau líder, as probabilidades do Simão falhar aquele penalty eram muito maiores.

O futebol não se joga só nos pés.

Quanto à atitude...

Acho que o aconteceu à equipa campeã do Benfica 09/10 diz tudo. Trapattoni percebeu que, com aquela direcção, não lhe esperava nada de bom e aquele milagre não voltaria a acontecer. Não tinha grande coisa a acrescentar mais ao Benfica. Partiu e fez ele bem.

Aloutre

Será sempre recordado e acarinhado pelos benfiquistas

Shoky

O Peseiro teve vários momentos de sorte...o golo ao AZ Alkmaar que é duma borra inacreditável.
Depois do Benfica perder em Vila do Conde, o Sporting ganha a 5 minutos do fim, em Alvalade, contra o Beira-Mar julgo...depois dum cabeceamento do Polga ao poste, que bate no joelho do Liédson e entra. Penso que neste jogo há um golo muito mal anulado ao McPhee.

Estes são momentos que não esqueço.
Mas lá está...na altura decisiva, perdeu sempre. Perdeu na Luz porque quis empatar, mesmo tendo o jogo sempre mais ou menos controlado. E tendo melhor equipa, mais fresca mental e fisicamente.

E perdeu a Taça UEFA por vários erros tácticos, com jogadores de classe a ficarem no banco, como Hugo Viana (que enorme época fez). A primeira substituição que faz é já com 1-2 no marcador. E a equipa tremia como varas verdes.

A sorte nos momentos decisivos é o que distingue os campeões.
Trap também teve momentos de enorme azar. O jogo de Vila do Conde, o jogo de Penafiel, aquela roubalheira na Luz com os andrades, o falhanço no ultimo minuto no Dragão, do Nuno Gomes...etc, etc, etc. Mas na hora H saiu por cima, onde muitos poucos conseguiriam.

E isso fica para a história.

Aka

Este senhor é que deveria estar nos Imortais. Fez pelo Benfica algo que ainda não soubemos apreciar bem.

Aka

Citação de: dfernandes em 01 de Dezembro de 2011, 17:45num jogo em que fizemos pouco para vencer.

Falhámos dois golos isolados.

dfernandes

Citação de: Aka em 02 de Dezembro de 2011, 14:54
Citação de: dfernandes em 01 de Dezembro de 2011, 17:45num jogo em que fizemos pouco para vencer.

Falhámos dois golos isolados.

Eu não disse que não tivemos oportunidades, disse que fizemos pouco para vencer, e mantenho.

cristao69

Calhou num grupo muito dificil com Espanha, Croacia e Itália.

Veremos o que Mestre Trap conseguirá fazer.

poltergeist.SLB

Citação de: cristao69 em 01 de Dezembro de 2011, 16:52
Trapattoni quer evitar Espanha e Itália no Europeu

Se pudesse escolher, Giovanni Trapattoni riscaria Espanha e Itália do lote de potenciais adversários da Rep. Irlanda na fase de grupos do Europeu de 2012.

«Gostaria de evitar a Itália, por motivos psicológicos mas também técnicos, na medida em que estão muito melhores. É uma selecção a evitar», considera o técnico transalpino, acrescentando: «À cabeça, gostaria de evitar a Espanha».

Dos vários tubarões que podem calhar em sorte à Rep. Irlanda, há pelo menos um que parece não tirar o sono à Velha Raposa e que é orientado por um compatriota italiano.

«A minha preferência vai a Inglaterra, de Capello», diz Trapattoni.

UPS