Jorge Ribeiro

Defesa, 42 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (1999-2000, 2001-2002, 2008-2009), 28 jogos (2268 minutos), 2 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

Amsterdam

Citação de: Amsterdam em 11 de Abril de 2008, 16:23



Contra a corrente
O Benfica não sabe dar-se ao respeito (a propósito do caso Jorge Ribeiro)
Por leonor pinhão
OBenfica padece de um problema grave. Não se sabe dar ao respeito. A expressão «dar ao respeito» é muito bonita na sua aparente singeleza. E é muito facilmente explicável através de exemplos práticos e correntes.

O caso de Jorge Ribeiro é o mais recente.

Nos últimos dias, a suspeita de que Jorge Ribeiro terá falhado de propósito a grande penalidade contra o Benfica, no jogo do Bessa, tem motivado discussões públicas muito acaloradas.

A culpa não é de Jorge Ribeiro. A culpa é inteirinha do Benfica que não se soube dar ao respeito no caso de Jorge Ribeiro.

Formado nos escalões jovens da Luz, o jogador entrou em ruptura com o clube e acabou por sair, a mal, rumo a outras paragens, sem nunca parar de proferir impropérios contra o Benfica, maldizendo publicamente o emblema e prometendo partir a loiça toda de todas as vezes que se reencontrou, em campo, com o mesmo Benfica.

Num célebre e não muito distante Varzim-Benfica, Jorge Ribeiro, então ao serviço da equipa da Póvoa, deu-se ao luxo de insultar o banco do Benfica numa atitude que teve uma visibilidade impossível de esquecer.

Impossível de esquecer? Bom, não é bem assim.


Depois da saída de José António Camacho e quando a imprensa começou a falar da urgente «benfiquização» estratégica do Benfica de 2008/2009 (que há-de ser o próximo), anunciando a constituição de um estado-maior benfiquista a mil por cento no comando da equipa do futuro, eis que, entre as torrenciais novidades, surgiu nas páginas de todos os jornais o nome de Jorge Ribeiro como possível contratação.

E é aqui, neste ponto preciso, que o Benfica não se sabe dar ao respeito.

Nem será preciso evocar o episódio histórico do presidente Joaquim Ferreira Bogalho com o atleta Félix, que era um símbolo do clube, afastando-o de vez da comunidade no momento em que o jogador, num momento infeliz, faltou ao respeito à camisola que era a sua. E a nossa.


O exemplo frutificou durante décadas esplendorosas em que a definição do Poder era clara. E o rosto desse mesmo Poder, independentemente dos presidentes e das direcções dos clubes, era a massa adepta, a verdadeira e única dona da Instituição, educada para jamais consentir que o desrespeito ao emblema fosse alguma vez esquecido ou recompensado.

Depois de Bogalho, nas décadas de 50, 60, 70 e mesmo de 80 — em que o longo processo degenerativo se iniciou — nunca a massa adepta do Benfica aceitaria, sem um reboliço digno de nota épica, que o nome de um atleta que agrediu o clube fosse alguma vez pronunciado como «possível reforço».

Os tempos mudaram. O Benfica popular, apaixonado e frequentemente excessivo, transformou-se numa sociedade apática de clientes de produtos, de merchandising, sem voto na matéria e todos, todinhos, esmagados pela galopante incursão da Banca nos destinos do clube. Ou da SAD, como preferirem.

Não entendam mal, por favor.

Jorge Ribeiro é, certamente, um dos laterais mais competentes do futebol português (o que, aliás nem é grande elogio). Luiz Felipe Scolari tem-no chamado à Selecção e Scolari, perante o panorama posto à sua disposição, mais não faz do que uma escolha óbvia e imediata.

Jorge Ribeiro será, também, um cidadão excelente a quem só podemos desejar grandes felicidades.

Mas fora do Benfica. Compreendem?


Quando a imprensa noticiou o «interesse» do Benfica em promover o regresso de Jorge Ribeiro, aguardei tranquilamente o desmentido do meu clube.

Um desmentido peremptório, como se faria supor, pelas práticas históricas que fizeram do Benfica um dos maiores do mundo. E por aquele princípio velho e inadequado de se saber dar ao respeito.

Em vão.

Confrontado com a notícia do «interesse» do Benfica nos seus serviços, o próprio Jorge Ribeiro, mais esperto do que os demais, apressou-se a dizer que não se lembrava de nenhum conflito com o Glorioso.

Que Jorge Ribeiro não se lembre... tudo bem, é absolutamente compreensível do ponto de vista dos seus legítimos interesses profissionais.

Que o Benfica não se lembre... é uma desgraça que explica, de forma superior, a trajectória decadente de um clube incapaz de definir politicamente os seus adversários. E de lhes sobreviver.

Ao serviço do Boavista, o seu actual clube, Jorge Ribeiro defrontou o Benfica no passado fim-de-semana e foi chamado à cobrança de uma grande penalidade contra o clube que amou-odiou-ofendeu-e-tudo-esqueceu.

Falhou o pontapé e foi acusado de estar a soldo do Benfica.

Lamentavelmente, o Benfica merece este bocado de lama que lhe atiraram à cara.

Não me obriguem a explicar outra vez porquê.

Lendo A BOLA de ontem: Ricardo Palacin, o director do futuro canal de televisão do Benfica, visitou o Caixa Futebol Campus. «Foi aos gabinetes, viu os campos e deteve-se durante mais tempo no campo número um do complexo, inteirando-se das condições técnicas e logísticas para futuras produções de conteúdos televisivos», descrevia a notícia.

Só faltou mesmo a descrição da indumentária do novo executivo do Glorioso. Terá Palacin visitado o Seixal envergando a t-shirt com que se celebrizou no programa televisivo Biqueiradas? Aquela escurinha, com letras brancas, numa edição de autor: «Sporting, 7-Benfica, 1, 14 de Dezembro de 1986».

Sempre era uma maneira de se dar ao respeito.

Perante estes exemplos, como é que ainda há quem se admire que os Lucílios Baptistas andem, anos e anos a fio, a gozar connosco?

Elvio

Citação de: Manuel Costa em 20 de Abril de 2008, 16:08
e também porque LFV disse que com ele a Presidente,  jogador que saia em litígio com o Benfica não regressará



:whistle2:

É mais uma promessa cumprida para a colecção . :)

Bakero

Lembra-se do amarelo que viu no Varzim após marcar um golo ao Benfica? O que disse quando passava a correr pelo banco do SLB (Júlio Monteiro)?
Sinceramente não me lembro de nada disso.

Entrevista do Jorge Ribeiro ao MaisFutebol.

Que grande palhaçada! Ó presidente, já agora, vá buscar também o Maniche, o Manuel Fernandes, o Miguel, o Sokota e o Jankauskas. Ah claro, e o Paulo Sousa para a estrutura dirigente...

Esta é mais uma para a contagem, senhor presidente... :disgust:

RENEGADE

para que o J.RIBEIRO?????????    ja estou a ver k o LEO vai ir embora DASSSSSSSSSSSSSSSS

OU SERA MAIS UM LATERAL TIPO MAXI K VAI JOGAR A MEDIO.???   DASSSSSSSSSSSSSSSS


AINDA NAO TEMOS TREINADOR E JA ANDAMOS A COMPRAR JOGADORES    DASSSSSSSSSSSSSSSSS

SERA K ESTES IMCOMPETENTES NUNCA MAIS APRENDEM   DASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

VIVA AO NOVO CICLO.        COM AMORIMS E J.RIBEIROS JUNTANDO A  ZORROS, MAXIS, N.ASSIS. L.FELIPES, MAKUKULAS, EDCARLOS     vamos longe vamos.    DASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

JoMi¹¹

Citação de: Goldarch em 20 de Abril de 2008, 16:17
Se fosse eu a mandar, nem Amorins, nem Ribeiros, nem Cadus, nem Pereiras...


Pk? na situação em que esta o benfica achas que conseguimos trazer vedetas la de fora? é dificil :-X

Amsterdam

Citação de: Bakero em 20 de Abril de 2008, 16:39
Lembra-se do amarelo que viu no Varzim após marcar um golo ao Benfica? O que disse quando passava a correr pelo banco do SLB (Júlio Monteiro)?
Sinceramente não me lembro de nada disso.

Entrevista do Jorge Ribeiro ao MaisFutebol.

Que grande palhaçada! Ó presidente, já agora, vá buscar também o Maniche, o Manuel Fernandes, o Miguel, o Sokota e o Jankauskas. Ah claro, e o Paulo Sousa para a estrutura dirigente...

Esta é mais uma para a contagem, senhor presidente... :disgust:

:metal:

Amsterdam

Citação de: Elvio em 20 de Abril de 2008, 16:28
Citação de: Manuel Costa em 20 de Abril de 2008, 16:08
e também porque LFV disse que com ele a Presidente,  jogador que saia em litígio com o Benfica não regressará



:whistle2:

É mais uma promessa cumprida para a colecção . :)

:whistle2:

BC

Citação de: RENEGADE em 20 de Abril de 2008, 16:41
para que o J.RIBEIRO?????????    ja estou a ver k o LEO vai ir embora DASSSSSSSSSSSSSSSS

OU SERA MAIS UM LATERAL TIPO MAXI K VAI JOGAR A MEDIO.???   DASSSSSSSSSSSSSSSS


AINDA NAO TEMOS TREINADOR E JA ANDAMOS A COMPRAR JOGADORES    DASSSSSSSSSSSSSSSSS

SERA K ESTES IMCOMPETENTES NUNCA MAIS APRENDEM   DASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

VIVA AO NOVO CICLO.        COM AMORIMS E J.RIBEIROS JUNTANDO A  ZORROS, MAXIS, N.ASSIS. L.FELIPES, MAKUKULAS, EDCARLOS     vamos longe vamos.    DASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
DASSSSSSSSSSS PARA TUDO.

paneira

Nem que fosse o melhor lateral do mundo, por mim não vinha para o Benfica.
Quem saiu da maneira que ele saiu ....


rkc

Citação de: dourado em 20 de Abril de 2008, 16:51
Nem que fosse o melhor lateral do mundo, por mim não vinha para o Benfica.
Quem saiu da maneira que ele saiu ....



Perdeu-se toda a vergonha...

MxPxFx

Citação de: rkc em 20 de Abril de 2008, 16:53
Citação de: dourado em 20 de Abril de 2008, 16:51
Nem que fosse o melhor lateral do mundo, por mim não vinha para o Benfica.
Quem saiu da maneira que ele saiu ....



Perdeu-se toda a vergonha...

Que vergonha??? De sermos um clube de pessoas sem palavra? De seres um clube gigante mas com um nível razoável nesta altura? Por levarmos 3-0 em casa dum clube que ainda só tinha ganho 1 vez fora de portas esta época? De festejarmos empates com os nossos rivais? De não termos treinador? De corrermos o risco de não irmos à Champions? De ter um plantel com falta de jogadores para certas posições quando temos N jogadores emprestados, dos quais alguns podiam fechar as lacunas deste plantel? De não jogarmos nada? Agora pergunto eu outra vez, VERGONHA de quê mesmo?!?!?!?!?!?

fidelito

 4 4 2  ( naaaaa)

      quim
x    x      x     jorge ribeiro ??? 



3 5 2 ( o melhor esquema para a suas caract. )

               quim
       x        x         x

x        x         x      j ribeiro
              x

         x          x

4 3 3 (  so se aparecer a rematar mtas vezes )

      quim
  x   x  x     x
        x
   x       j ribeiro
x             x
         x


4 4 2 los (  retirar criatividade ala esquerda ?? )

     quim
   x  x  x  x
        x               
x            jribeiro
       x
   x          x
nao o acho nada de especial como defesa esquerdo, a lateral recupera um pouco mal
a ala interior esquerdo rende mais porque inflecte para o meio para usar o seu forte pontapé

REDAGUIA

Para mim Jorge Ribeiro è neste momento o melhor defesa esquerdo portugues e de longe.

Hugue28

Ja fiz este desafio uma vez e torno a fazer.... Mostrem-me entrevistas ou capas de jornais em que o J.Ribeiro tenha dito mal do Benfica.. Mostrem-me, se me conseguirem mostrar eu dou-vos razao, se nao me mostram tenho que dizer que isto nao passa de mais uma manobra anti-vieira, porque o valor do J.Ribeiro como jogador só um leigo em futebol é que pode questionar.... O miudo é muito bom jogador, logo é bem vindo, simples....

MxPxFx

Citação de: REDAGUIA em 20 de Abril de 2008, 17:07
Para mim Jorge Ribeiro è neste momento o melhor defesa esquerdo portugues e de longe.

Até pode ser, visto que só há mais um (ANTUNES) que nem sequer joga... mas digo-te já... este ano não deve ter jogado nessa posição mais de 10x...  :-X