Juniores: Benfica 1-0 Porto (Crónica, Fotos e Flash Mister Alves, Saná e Rosa)

andre_04_SLB

E foi numa bela tarde de Domingo que o Porto viajou até aos arredores da capital para defrontar o Sport Lisboa e Benfica naquele que seria, para os «encarnados», o jogo do tudo ou nada. Vencer era crucial, para não deixar fugir tanto Sporting como Porto, podendo igualar e ultrapassar com vantagem no confronto directo os «azuis e brancos». O Porto vinha de uma vitória esclarecedora por 3-0 frente ao Leixões e, em caso de vitória, faria 6 pontos de avanço sobre o Benfica, complicando, e muito, as contas para os pupilos de João Alves.

A vitória era então a única alternativa possível e a estratégia adoptada foi a incidir nesse aspecto. O Benfica apostou num 4-4-2, com duas alterações em relação ao 11 de Alvalade. João Alberto ocupou o posto de Lateral Direito, por troca com Leandro Pimenta (jogando Airton a Extremo) e André Soares ocupou o outro flanco – saindo David Simão <a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_2725_modulo_jogos">(ver caixa).</a>



E pode-se dizer que o Benfica acusou, nos minutos iniciais, a responsabilidade que tinha de vencer. Foi algo receosos que os «encarnados» entraram em campo, o que podia ter originado um golo madrugador dos visitantes, quando depois de um ressalto à entrada da área do Benfica, Tiago Cintra ficou com tudo para fazer o golo, atirando por cima do ferro da baliza defendida por Rui Santos. Passou o susto, procurou o Benfica um maior controle a meio-campo, o que nem sempre se verificou devido à boa organização do Porto na intermediária.

Sem grandes lances de realce (tudo parecia adiar-se para a segunda metade), os «azuis e brancos» iam controlando o jogo, gerindo os seus ritmos, tentando o Benfica contrariar essa situação, invariavelmente, pela criatividade ofensiva dos Andrés (Soares e Carvalhas). Este último, regularmente bem, tentou aos 24 minutos, de livre directo, visar a baliza à guarda de Ruca mas, a tentativa de surpreender o guardião azul, ficou a alguns centímetros da barra.


André Carvalhas tenta o passe

Deu-se aos 29 minutos a alteração que revolucionou o jogo. João Alberto saiu, entrando para o seu lugar o Juvenil Lassana Camará. Passou Abel Pereira para Lateral, fechou Airton Oliveira como Lateral Esquerdo, a posição onde se tem destacado e conseguido as suas melhores exibições.

O Benfica melhorou, começou a ter mais posse de bola e o génio do pequeno criativo guineense começava a vir ao de cima. Minuto 33, boa combinação com Orphee Demel, com o costa marfinense a rodar e a atirar forte ao lado, no primeiro apontamento verdadeiramente perigoso dos «encarnados». O mesmo Demel beneficiou, minutos depois, de nova tentativa para facturar. Fugido pela esquerda, entrou na grande área portista e procurou um bonito chapéu, com Ruca a opor-se bem. Já em cima do intervalo, André Carvalhas recebeu a bola vinda de um ressalto, adornou bem o lance e disparou para excelente defesa de Ruca.


Airton Oliveira em grande plano

Benfica veio transfigurado para a segunda metade

Um pouco à imagem do que aconteceu em Alvalade, os «encarnados» adoptaram uma postura completamente diferente no segundo tempo. Mais incisivos no ataque, procurando atingir com maior número de elementos terrenos ofensivos, essa estratégia começou a ser desenhada logo aos 2 minutos da etapa complementar, com André Carvalhas a aproveitar uma falha de Tengarrinha para ficar em excelente posição de visar a baliza à guarda de Ruca. O remate, esse, saiu às medidas do número 1 da baliza portista que defendeu para fora.

Estava a entrar o jogo num ritmo frenético, com as ocasiões de golo a sucederem-se. 52 minutos, Lassana Camará inicia um contra-ataque, lançou rápido em Orphee Demel que, mais lento do que o guardião Ruca, não conseguiu o toque decisivo. No minuto seguinte foi o Porto a criar perigo, com Elísio a rematar cruzado, excelente defesa de Rui Santos.

Sem parar, minuto 54, duas excelentes ocasiões para o Benfica fazer golo. Primeiro foi Abdoulaye, num lance de insistência, a rematar fraco para as mãos de Ruca. Na reposição de bola, o guardião portista bateu mal, Orphee Demel, isolado, com tudo para o golo, rematou contra o guarda-redes «azul e branco», levando o Seixal ao desespero. Por falar em desespero, o que dizer do lance insólito que poderia ter decidido o rumo do jogo.


Miguel Rosa procura ganhar o lance

A roçar a primeira hora de jogo, Wagner Silva puxou um jogador do Porto, apontando o árbitro para a marca de grande penalidade, mostrando vermelho directo ao defesa brasileiro do Benfica. O fiscal de linha, contudo, tinha a bandeirola no ar, marcou fora-de-jogo, e o árbitro, com Wagner já a caminho dos balneários, chamou-o para voltar ao terreno de jogo. Ninguém queria acreditar.

O Benfica estava a mostrar uma grande atitude mas a jogar, até então, mais com o coração do que com a cabeça. Ia beneficiando o Porto, quando aos 64 minutos, Joni apareceu em belíssima posição, superiorizou-se Rui Santos com uma óptima defesa. O Benfica mexeria novamente, já com Simão em campo (troca com André Soares), foi a vez de Wang Gang regressar à competição, para o lugar do fatigado Orphee Demel.

Começou a destacar-se o pulmão e a qualidade do Lateral Airton Oliveira, quando aos 67, numa grande correria pelo flanco, tirou um cruzamento à medida de David Simão que cabeceou para as mãos de Ruca. Entrou-se num período de muitas quebras de ritmo, com os jogadores do Porto a usarem e abusarem das quedas e das entradas da equipa médica azul. O Benfica, indiferente a isso, continuou em cima do jogo, dispondo de uma flagrante ocasião de golo aos 88 minutos.


André Soares nas alturas

Lassana Camará fugiu pelo flanco esquerdo, em cima da linha final, faz uma finta fantástica sobre um defensor do Porto, jogando atrasado em André Carvalhas que, com tudo para o golo, permitiu o corte, em cima da linha, de um jogador adversário. A sorte não queria nada com os «encarnados» e foi já em cima do minuto 90, que o jogo ganhou outra história, justa história! Airton Oliveira, quem mais, fugiu pela esquerda, cruzou de forma magistral para Lassana Camará que, de cabeça, colocou o Seixal ao rubro! Grande festa nas bancadas, no banco de suplentes, em todo o lado!

Já em tempo de compensação, os ânimos exaltaram-se e depois de muitos empurrões e gestos bruscos, os jogadores de ambas as equipas seguiram a partida, com o árbitro a apitar para o final do jogo, numa justíssima vitória do Benfica.

Análise Individual:

Rui Santos (8) – Grande exibição. Foi seguro em todos os momentos, com belíssimas intervenções ia negando todos os lances de perigo dos azuis. Belo jogo.

João Alberto (5) – Não pôde fazer mais, saiu à meia hora.

Abel Pereira (7) – Muito melhor na segunda metade quando passou para Lateral, deu muitos lances pelo flanco direito do ataque.

Wagner Silva (7) – Aí está, mais uma boa surpresa. Parece mais solto, mais capaz, teve uma boa exibição, sem permitir grandes veleidades aos atacantes portistas.

João Pereira (7) – Mais uma boa exibição, está numa boa forma. Como Lateral esteve irrepreensível, caiu um pouco a Central, embora sem o mesmo brilhantismo, mas com a mesma segurança e eficácia da posição anterior.

Airton Oliveira (9) – Grande jogo! Correu kilómetros, fez toda a ala esquerda na segunda metade. Muito forte no um para um, ganhou várias faltas, fez o fantástico cruzamento que deu o golo da vitória. Muito bem!

Abdoulaye Fall (7) – Muito forte na ocupação de espaços, deu muita eficácia às transições de jogo. Subiu de forma em relação ao jogo da semana anterior.

Miguel Rosa (8) – Mais um belo jogo do capitão. A mesma (fenomenal) atitude de sempre, correu imenso, incansável na procura de espaços.

André Soares (8) – Foi, talvez, o melhor em campo na primeira metade. Muita qualidade técnica no um para um, não teve contudo o apoio necessário para desenvolver os seus lances. Em crescendo.

André Carvalhas (7) – Menos em evidência e menos decisivo do que em quase toda a temporada, não sabe, no entanto, jogar mal. Deu muita segurança no último reduto do jogo, sempre sem medo de ter a bola. Os grandes jogadores são assim, mesmo sem estarem em grande num encontro, acabam por, pelo seu talento e classe, serem peças importantes do mesmo.

Orphee Demel (6) – Foi um jogo de sacrifício. Mostrou não estar nas melhores condições físicas, saiu sem brilho, onde falhou alguns lances para golo. Melhores dias virão.

Suplentes:

Lassana Camará (9) – Que mais há a dizer? Brilhante, melhor em campo. Esteve em todo o campo, correu imenso, defendeu, cobriu, saiu a jogar, fez jogar e, o mais importante, marcou o golo da vitória. Em grande!

David Simão (7) – Entrou na segunda metade. Sem a qualidade de outros jogos, deu o seu habitual perfume ao jogo da equipa. Deu outra eficácia e tranquilidade ao jogo ofensivo do Benfica.

Wang Gang (7) – Trabalhou bastante, acabando por estar ligado ao lance mais confuso do jogo, em que uns 4 ou 5 adversários saltaram para cima de si, enraivecidos, e que obrigou à intervenção de todos para serenar os ânimos.

<a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/rate.php?id=2725">Vote Aqui!</a>


Lassana Camará, o melhor em campo

Flash-Interview do técnico João Alves:

"É daqueles jogos que toda a gente que treina uma equipa gosta. Houve intervenção de todos, um jogo que me obrigou a reviver momentos antigos, jogos de grande responsabilidade, com as coisas a serem difíceis com a equipa a ter, na primeira metade, dificuldade para encontrar o antídoto para parar o Porto, sendo as correcções feitas com a entrada do Saná e também dos outros companheiros, o que não quer dizer que quem saiu estivesse mal, teve a ver com condicionantes de ordem táctica, e onde poderíamos ter conseguido uma goleada no jogo de hoje. Fez-se justiça já no final do jogo porque pelo que esta malta trabalhou, pela atitude, pela qualidade do futebol que apresentou, pela garra, pelo querer, pela quantidade de oportunidades de golo que beneficiou, logicamente que merecemos amplamente este resultado."

O Benfica obrigado a ganhar, vai até perto do minuto 90 com um empate. É esta a atitude que se espera de uma equipa campeã?

"Claro que sim, é evidente que isto foi muito difícil. As quatro equipas são boas, portanto é um campeonato muito curto onde não podem existir deslizes. Infelizmente já tivemos uma derrota, numa grande injustiça feita em Alvalade, porque a equipa podia ter ganho o jogo, merecia ter ganho o jogo pelo que fez na segunda parte, e se isso tivesse acontecido é evidente que hoje já estaríamos aqui a fazer outras contas (risos). Temos de continuar a trabalhar e preparar cada jogo como se fosse uma final pois é mesmo assim que terá de ser!"

Flash-Interview com Lassana Camará:

"Foi um jogo difícil mas ganhámos e isso é que é importante. A equipa jogou bem e naturalmente estou feliz com o meu golo. Fiquei muito emocionado, não tenho mais palavras para descrever o que sinto."

Flash-Interview com Miguel Rosa:

"Foi uma boa vitória, lutámos até ao fim, este esforço valeu a pena, depois daquele jogo com o Sporting onde fizemos um grande jogo, apesar da derrota. Hoje voltámos a fazer um grande jogo, estamos todos de parabéns e hoje demos mais uma prova da nossa qualidade e das nossas pretensões de sermos campeões nacionais!" 

Como está o processo de renovação?

"Está a andar, para a semana vamos falar e saber o que resolver, mas para já não quero falar sobre isso."

André Sabino, Serbenfiquista.com

JM21

Jogo decisivo!!!

Força Benfica!!!   :slb2:   :slb2:   :slb2:   


Amigo das modalidades

Lá estaremos. A fazer marcação cerrada aos porkos e a tudo o que se opuser ao sucesso do Benfica (vocês sabem do que eu tou a falar...)

FORÇA BENFICA!

george 20

Citação de: Amigo das modalidades em 03 de Maio de 2008, 22:43
Lá estaremos. A fazer marcação cerrada aos porkos e a tudo o que se opuser ao sucesso do Benfica (vocês sabem do que eu tou a falar...)

FORÇA BENFICA!
isso faz-me lembrar alguem  ::) :2funny:

força equipa  :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

puxem por eles pessoal... que eu faço o mesmo quando eles vierem a Matosinhos

andre_04_SLB

Amanhã é que espero ver as claques no Seixal. Finalmente? Já merecem os miúdos...

Amigo das modalidades

Citação de: andre_DV04_SLB em 03 de Maio de 2008, 22:46
Amanhã é que espero ver as claques no Seixal. Finalmente? Já merecem os miúdos...

barulho vai haver... agora claques...

Bleach

até ia amanha senão tivesse um lanche combinado... :(

Andy

O ano passado neste mesmo jogo foi um dos dias mais brutais na historia do centro de estagio.
Autentico clima de guerra civil, adeptos quase a saltar as grades, o arbitro e o banco do porco ameçados de morte..tudo a gritar..em suma..foi lindo.
Vamos ganhar novamente e repetir a festa.

fmb

a que horas começam a venda de bilhetes????

andre_04_SLB

Para este jogo gostava de ver: Rui Santos; Abel Pereira, Wagner Silva, João Pereira e Airton Oliveira; David Simão, Leandro Pimenta e Miguel Rosa; André Soares, André Carvalhas e Orphee Demel.

Por algumas razões. Primeiro manter a defesa de forma a dar-lhes estabilidade e rotinas. A equipa precisa de uma linha condutora e nesta fase final é urgente oferecer-lhes estabilidade para potenciarem o seu futebol. Apresentar um trio a meio-campo que joga de "olhos fechados", e o Miguel Rosa na posição 10 para ser o primeiro elemento pressionante (como tão bem ele faz) da zona de construção do Porto que tem o seu início no Tengarrinha que é quem coordena todo o futebol do Porto. É importante ter atenção a isto, dando o Ophee Demel o seu natural auxilio. Depois na frente, os "mágicos" Andrés que decidam.

Amigo das modalidades

Citação de: fmb em 03 de Maio de 2008, 22:48
a que horas começam a venda de bilhetes????
10h da manha

eu ja tenho bilhete, comprei na luz

andre_04_SLB

Citação de: fmb em 03 de Maio de 2008, 22:48
a que horas começam a venda de bilhetes????

Já começaram na Quinta. É urgente ir amanhã bem cedo ao Seixal (abrem às 10:00H).

Amigo das modalidades

Citação de: andre_DV04_SLB em 03 de Maio de 2008, 22:49
Para este jogo gostava de ver: Rui Santos; Abel Pereira, Wagner Silva, João Pereira e Airton Oliveira; David Simão, Leandro Pimenta e Miguel Rosa; André Soares, André Carvalhas e Orphee Demel.

Por algumas razões. Primeiro manter a defesa de forma a dar-lhes estabilidade e rotinas. A equipa precisa de uma linha condutora e nesta fase final é urgente oferecer-lhes estabilidade para potenciarem o seu futebol. Apresentar um trio a meio-campo que joga de "olhos fechados", e o Miguel Rosa na posição 10 para ser o primeiro elemento pressionante (como tão bem ele faz) da zona de construção do Porto que tem o seu início no Tengarrinha que é quem coordena todo o futebol do Porto. É importante ter atenção a isto, dando o Ophee Demel o seu natural auxilio. Depois na frente, os "mágicos" Andrés que decidam.

pensando bem, fazia uma troca nesse 11: tirava o Wagner e punha o Magalhães a defesa-direito e o Abel a central. Quais rotinas, eu quero é garantias...

pedroslb78

Amanhã vamos ganhar aos porkos!!!
Temos que jogar com garra e concentração!!!

Força :slb2: :slb2: