Discussão de Transferências 2008/09

Tacuary

EU PERGUNTO COM LEGITIMIDADE

BERARDO...AONDE ANDAM OS 60.000.000€?

flsb

Que se deixe cair o Pongolle e o Martins e com o dinheiro que se ia dar pelos dois que se vá buscar o Sóbis . É a aposta na qualidade e certeza . :slb2:

KingSize


Gabriel Torje: o "Messi dos Cárpatos"
Assine nosso RSS

Maurício Vargas - 24/6/2008

Foi com o sentimento de dever cumprido, mas também com um gosto de "quase", que a Romênia deixou a Euro 2008 na primeira fase. Apontada como sparring ou "time para o qual não se pode perder pontos" por boa parte da despreparada imprensa brasileira, a Tricolorii mostrou mais virtudes do que defeitos e deixou a sensação de que, ao lado de nomes experientes como Lobont, Contra e Mutu, possui uma nova geração que pode devolver o futebol romeno aos holofotes do cenário internacional.

Mutu que, aliás, fez crescer nas mentes romenas uma árvore de "se" pelo pênalti desperdiçado diante da Itália. Se tivesse marcado, a equipe teria se classificado às quartas e – por que não? – poderia ter chegado até mais longe. Ao mesmo tempo, outro "se" acabou enraizado na cabeça do torcedor: e se Victor Piturca tivesse convocado Gabriel Torje, promissor garoto que desponta no Leste Europeu, já apelidado de "Messi dos Cárpatos"?

A nova esperança

Nascido na cidade de Timişoara, quarta maior do país, Torje começou a jogar pelo CFR Timişoara, clube local que disputa a segunda divisão romena. Desde os 15 anos, é considerado a maior promessa do país e tem confirmado as expectativas, graças principalmente à sua habilidade e velocidade – e ao que consegue fazer quando usa essas duas qualidades juntas. Além disso, possui um chute potente com o qual consegue marcar belos gols até mesmo de fora da área. Como pontos fracos, entretanto, jogam contra o garoto sua estatura (1,69m) e porte físico franzino, o que o transforma numa vítima dos zagueiros mais vigorosos.

Logo quando começou a despontar, Torje foi negociado com outra equipe da cidade, a Politehnica 1921 Timişoara, e estreou na divisão principal. Marcou seu primeiro gol no segundo jogo, frente ao FC Argeş Piteşti e, ainda em 2006, participou da campanha romena no europeu sub-17, que terminou na última fase qualificatória.

Desde então, já foi alçado ao sub-21 e tem sido peça importante na sólida campanha romena nas preliminares – quatro pontos atrás do líder País de Gales, mas com uma partida a menos e, ainda assim, à frente da França. Torje marcou dois dos nove gols até aqui, ambos na vitória sobre a Bósnia por 3 a 0.

E não é só aos romenos que o garoto impressiona. Em amistoso contra a Fiorentina do conterrâneo Mutu, o técnico italiano Cesare Prandelli rasgou elogios a Torje, descrevendo-o como "um jogador excepcional, de rara qualidade". Com tantas credenciais, foi questão de tempo para que os grandes da Europa olhassem para ele. Sua resposta, no entanto, demonstrou personalidade pouco comum: "ainda não é a hora. Preciso ganhar experiência na Romênia, sem contar que só vou para onde puder levar minha família". O temperamento forte lembra um ex-ídolo romeno, cujo nome também começa com G.

Assim, no meio da temporada Torje trocou a Poli pelo Dínamo Bucareste, segundo maior campeão nacional. A transferência foi a mais cara da história entre clubes do país – dois milhões de dólares – e só foi possível porque na Romênia não há limite de jogos para transferência dentro da temporada, como acontece hoje no Brasil. Ainda que tenha feito somente um gol (e um golaço de falta), sua importância tática é enorme e já demonstrou maturidade ao dizer que, em primeiro lugar, vêm os gols para a equipe.

Jogou boa parte do segundo turno como titular, indo para a reserva quando o Dínamo precisava de jogadores mais experientes para tentar alcançar o líder CFR Cluj – o que não acabou acontecendo. Com o início da nova temporada, espera-se que Torje seja definitivamente titular para levar os cachorros vermelhos de volta ao título.

Que venha 2010

É por tudo isso que, mesmo com apenas 18 anos e sem nunca ter sido chamado para o time principal antes, a convocação do garoto para a Euro já era um pedido dos torcedores romenos, que enxergavam nele uma possível alternativa para a armação da Tricolorii – ainda mais porque os meias exercem papel fundamental no esquema de Piturca.

O 4-2-3-1 tem como referência o centroavante Marica, que é abastecido pelos três meias. Mutu, na esquerda, é absoluto. Todavia, nem no meio, com Dica e Cocsis, muito menos na direita, com Florentin Petre e Niculita, há alguém intocável. E é exatamente na direita, onde atua Torje, que residiu o setor menos criativo da seleção romena na competição – sinal de que os torcedores estavam certos.

Mas Torje não quer saber de lamentações. Ao mesmo tempo em que se diz honrado por jogar ao lado de ídolos como Dorinel Munteanu ("ele tem idade para ser meu pai! É maravilhoso", disse), sabe que sua chegada à seleção é questão de tempo e que deve acontecer ainda esse ano, quando começarem as eliminatórias para a Copa de 2010 – tem um grupo complicado, com França e Sérvia, mas que permite-lhe sonhar.

Sonho que pode se tornar realidade com a natural renovação que deve acontecer em breve, com a saída de nomes como Lobont, Contra e Mutu, que estiveram perto de repetir os feitos da geração de 94, mas que falharam pela soberba, em 98. Característica que o "Messi dos Cárpatos" parece não ter: "sinto-me honrado pela comparação e espero estar jogando no mesmo nível dessas estrelas em alguns anos", disse. Assim, não será surpresa se a volta da Romênia a uma Copa após doze anos ter em Torje seu principal responsável.

Ficha Técnica

Nome: Gabriel Andrei Torje

Data de nascimento: 22/11/1989

Local de nascimento: Timişoara, Romênia

Clube atual: Dínamo Bucaresti

Clubes que defendeu: CFR Timişoara, FCU Politehnica Timişoara



Uma excelente descrição do Gabriel Torje, extremo direito de grande futuro!..
Já que andámos tão atentos á Roménia, bem que podíamos trazer este!..

:)

iloy


rastilho

Citação de: johncleese em 24 de Junho de 2008, 14:22
Citação de: Mr.Binovic em 24 de Junho de 2008, 14:16
Citação de: johncleese em 24 de Junho de 2008, 14:06
Citação de: Mr.Binovic em 24 de Junho de 2008, 14:01
Aimar, Odonkor, Sóbis, Dica, Guerreiro, Balboa...

Não há fome que não dê em fartura!  :dance: ;D

Pena é que Odonkor, Guerreiro e Balboa não valem um caralho...




:2funny:

Discordo do Balboa. Acho-o um bom jogador. Para além disso entre termos Balboa e não termos nenhum, como agora acontece...
De La Red também era fraco quando lá estava, evoluiu a olhos vistos. Granero, Negredo, Juanfran, Jurado, Raul Bravo, tudo jogadores formados no Madrid nos últimos, que são agora jogadores de qualidade...

Citação de: Mr.Binovic em 24 de Junho de 2008, 03:46
Citação de: Elvio em 24 de Junho de 2008, 03:43
Eu peço é ao John e ao King para ( quando acordarem  :-X ) fazerem uma descrição do Balboa , conheço mal o bicho .

Não gosto...nem um pouco!  :buck2:

Não é só Negredo's, Adrian's, De la Red's, Granero's etc que saiem da canterana madrilena...às vezes saiem Balboa's!

Mas é para a direita do meio-campo, já tou por tudo. Não temos ninguém mesmo...


:)

É mesmo isso, sem tirar nem pôr. Há melhores, mas já tou por tudo. Acho que pode surpreender mesmo assim, tendo em conta as opiniões que tenho lido aqui. Não é nenhum génio, mas já li por aqui que era lento e trapalhão...

Podes riscar da lista de olheiros os que disseram tamanha Barbaridade.

Platini

Citação de: Bernardo.slb em 24 de Junho de 2008, 14:23
Citação de: Platini em 24 de Junho de 2008, 14:20
Citação de: Bernardo.slb em 24 de Junho de 2008, 14:17
Citação de: Platini em 24 de Junho de 2008, 14:14
                          Cardozo        

Miccoli                                               Pongolle
                           Aimar



:smitten: :drool: :ashamed:
Outro que sonha acordado..



:drunk:
Não era bem o meu sonho, mas já não era mau  :ashamed:

Rabetas tere  :whistle2:  :D

:drunk: :drunk:
Até te troca os olhinhos...  :tonge:
Naaah, nada disso.
Mas até é arranjadinha  :whistle2:

Leonzo

Pablo Aimar é daqueles jogadores que se viesse para o campeonato portugues parteria isto tudo... :drool:

Pedro R.

Vosses têm uma imagem do Balboa que ñ corresponde á verdade!
Ele é um excelente jogador!
Lento? Trapalhao?
Nada disso!
Os jogos que vi dele no Real e no Racing, ñ mostram nada disso! Ele tem uma excelente tecnica individual e muitissimo rapido com a bola no pé e apesar de ter uma excelente tecnica ñ é mt individualista e faz crusamentos muito bons, de 4 a 6M era um bom negocio, pois tem 23 anos e mt caminho para precorrer! Acho-o muito bom, mas ainda ñ tem o nome!
Ñ sei se quem o conhece realmente tem esta opinião mas foi o que vi nos seus jogos!

Mas eu preferia o Daniel de Ridder! Alguem sabe a sua situaçao?
Este é que era, rapido, grande tecnica, golos (alguns, tem jeito,lol), grandes passes e cruzamentos, e vindo de grande escola, ñ me parece que será mais cara que o Balboa!

BC

Citação de: Leonzo em 24 de Junho de 2008, 14:28
Pablo Aimar é daqueles jogadores que se viesse para o campeonato portugues parteria isto tudo... :drool:
Tal como o Miccoli.. são jogadores fora do normal para o nosso campeonato.

Tacuary

Citação de: KingSize em 24 de Junho de 2008, 14:25

Gabriel Torje: o "Messi dos Cárpatos"
Assine nosso RSS

Maurício Vargas - 24/6/2008

Foi com o sentimento de dever cumprido, mas também com um gosto de "quase", que a Romênia deixou a Euro 2008 na primeira fase. Apontada como sparring ou "time para o qual não se pode perder pontos" por boa parte da despreparada imprensa brasileira, a Tricolorii mostrou mais virtudes do que defeitos e deixou a sensação de que, ao lado de nomes experientes como Lobont, Contra e Mutu, possui uma nova geração que pode devolver o futebol romeno aos holofotes do cenário internacional.

Mutu que, aliás, fez crescer nas mentes romenas uma árvore de "se" pelo pênalti desperdiçado diante da Itália. Se tivesse marcado, a equipe teria se classificado às quartas e – por que não? – poderia ter chegado até mais longe. Ao mesmo tempo, outro "se" acabou enraizado na cabeça do torcedor: e se Victor Piturca tivesse convocado Gabriel Torje, promissor garoto que desponta no Leste Europeu, já apelidado de "Messi dos Cárpatos"?

A nova esperança

Nascido na cidade de Timişoara, quarta maior do país, Torje começou a jogar pelo CFR Timişoara, clube local que disputa a segunda divisão romena. Desde os 15 anos, é considerado a maior promessa do país e tem confirmado as expectativas, graças principalmente à sua habilidade e velocidade – e ao que consegue fazer quando usa essas duas qualidades juntas. Além disso, possui um chute potente com o qual consegue marcar belos gols até mesmo de fora da área. Como pontos fracos, entretanto, jogam contra o garoto sua estatura (1,69m) e porte físico franzino, o que o transforma numa vítima dos zagueiros mais vigorosos.

Logo quando começou a despontar, Torje foi negociado com outra equipe da cidade, a Politehnica 1921 Timişoara, e estreou na divisão principal. Marcou seu primeiro gol no segundo jogo, frente ao FC Argeş Piteşti e, ainda em 2006, participou da campanha romena no europeu sub-17, que terminou na última fase qualificatória.

Desde então, já foi alçado ao sub-21 e tem sido peça importante na sólida campanha romena nas preliminares – quatro pontos atrás do líder País de Gales, mas com uma partida a menos e, ainda assim, à frente da França. Torje marcou dois dos nove gols até aqui, ambos na vitória sobre a Bósnia por 3 a 0.

E não é só aos romenos que o garoto impressiona. Em amistoso contra a Fiorentina do conterrâneo Mutu, o técnico italiano Cesare Prandelli rasgou elogios a Torje, descrevendo-o como "um jogador excepcional, de rara qualidade". Com tantas credenciais, foi questão de tempo para que os grandes da Europa olhassem para ele. Sua resposta, no entanto, demonstrou personalidade pouco comum: "ainda não é a hora. Preciso ganhar experiência na Romênia, sem contar que só vou para onde puder levar minha família". O temperamento forte lembra um ex-ídolo romeno, cujo nome também começa com G.

Assim, no meio da temporada Torje trocou a Poli pelo Dínamo Bucareste, segundo maior campeão nacional. A transferência foi a mais cara da história entre clubes do país – dois milhões de dólares – e só foi possível porque na Romênia não há limite de jogos para transferência dentro da temporada, como acontece hoje no Brasil. Ainda que tenha feito somente um gol (e um golaço de falta), sua importância tática é enorme e já demonstrou maturidade ao dizer que, em primeiro lugar, vêm os gols para a equipe.

Jogou boa parte do segundo turno como titular, indo para a reserva quando o Dínamo precisava de jogadores mais experientes para tentar alcançar o líder CFR Cluj – o que não acabou acontecendo. Com o início da nova temporada, espera-se que Torje seja definitivamente titular para levar os cachorros vermelhos de volta ao título.

Que venha 2010

É por tudo isso que, mesmo com apenas 18 anos e sem nunca ter sido chamado para o time principal antes, a convocação do garoto para a Euro já era um pedido dos torcedores romenos, que enxergavam nele uma possível alternativa para a armação da Tricolorii – ainda mais porque os meias exercem papel fundamental no esquema de Piturca.

O 4-2-3-1 tem como referência o centroavante Marica, que é abastecido pelos três meias. Mutu, na esquerda, é absoluto. Todavia, nem no meio, com Dica e Cocsis, muito menos na direita, com Florentin Petre e Niculita, há alguém intocável. E é exatamente na direita, onde atua Torje, que residiu o setor menos criativo da seleção romena na competição – sinal de que os torcedores estavam certos.

Mas Torje não quer saber de lamentações. Ao mesmo tempo em que se diz honrado por jogar ao lado de ídolos como Dorinel Munteanu ("ele tem idade para ser meu pai! É maravilhoso", disse), sabe que sua chegada à seleção é questão de tempo e que deve acontecer ainda esse ano, quando começarem as eliminatórias para a Copa de 2010 – tem um grupo complicado, com França e Sérvia, mas que permite-lhe sonhar.

Sonho que pode se tornar realidade com a natural renovação que deve acontecer em breve, com a saída de nomes como Lobont, Contra e Mutu, que estiveram perto de repetir os feitos da geração de 94, mas que falharam pela soberba, em 98. Característica que o "Messi dos Cárpatos" parece não ter: "sinto-me honrado pela comparação e espero estar jogando no mesmo nível dessas estrelas em alguns anos", disse. Assim, não será surpresa se a volta da Romênia a uma Copa após doze anos ter em Torje seu principal responsável.

Ficha Técnica

Nome: Gabriel Andrei Torje

Data de nascimento: 22/11/1989

Local de nascimento: Timişoara, Romênia

Clube atual: Dínamo Bucaresti

Clubes que defendeu: CFR Timişoara, FCU Politehnica Timişoara



Uma excelente descrição do Gabriel Torje, extremo direito de grande futuro!..
Já que andámos tão atentos á Roménia, bem que podíamos trazer este!..

:)


Leonzo

Citação de: flsb em 24 de Junho de 2008, 14:25
Que se deixe cair o Pongolle e o Martins e com o dinheiro que se ia dar pelos dois que se vá buscar o Sóbis . É a aposta na qualidade e certeza . :slb2:
:clap1:   :clap1:   :clap1:

E o Aimar  :smitten:

cwally

Acabei de ver um comentário tao triste no Record. Na noticia que anuncia Manu, Coimbra e Paulo Jorge no Maritimo. Acho que é o primeiro comentário, alguem a pedir para que leve metade da equipa do benfica...o que já por si é triste, mas no meio de tudo incluí: Yebda!

Digam-me...o que fazer pertante tal ignorancia?

KingSize


Os caralhos do Porto é que andam aqui a cheirar o tópico!... :knuppel2:

Ainda há dias falei no Crisitian Sapunaru do Rapid de Bucareste como uma boa opção para a nossa lateral direita e hoje a BOLA fala no interesse dos porcos nele!..

Aliás, a imprensa tem falado no interesse dos porcos em 3 laterais já falados aqui: Chrétien, Angeleri e Sapunaru!...


Raquel13

Citação de: Vik em 24 de Junho de 2008, 14:22
Citação de: Red skin em 24 de Junho de 2008, 14:16
Gosto muito do Miccoli... mas para mim só viria após extensos exames médicos...

Para mim vinha nem que fosse sem uma perna, já que quando joga faz mais que muitos que andam lá quase toda a época!
mesmo! :smitten: Se meterem algum esforço acho que conseguem aimar [outro grande sonho, partia com isto tudo], e balboa [ nao o conheço bem, mas ate agora so ouvi coisas boas dele.].

Paulo Silva