Volta a Portugal 2008

Marcellus

70ª Volta a Portugal edp
13 a 24 de Agosto
[/color]

Composição da equipa do Benfica:

1 AZEVEDO, José
POR

2 BARBOSA, Cândido
POR

3 PLAZA, Ruben
ESP

4 PETROV, Danail
BUL

5 PRADERA, Mikel
ESP

6 MIRANDA, Helder
POR

7 CASTANHEIRA, Bruno
POR

8 MENDES, José
POR

9 LOPES, Pedro
POR

Director Desportivo: RODRIGUES, Orlando 

Equipas participantes:

Protour
-Scott-American Beef (Esp)
-Cofidis (Fra)
-Lampre (Ita)
Continental Profissional
-Benfica (Por)
-Contentpolis-Murcia (Esp)
-Extremadura (Esp), Karpin-Galicia (Esp)
-Agritubel (Fra)
-Ceramica Flaminia-Bossini Docce (Irl)
-Garmin-Chipotle (EUA)
-Barloworld (GBR).
Continental
-Barbot-Siper (Por)
-CC Loulé (Por)
-Fercase-Rota dos Móveis (Por)
-Liberty Seguros (Por)
-Madeinox-Boavista (Por)
-Palmeiras Resort-Tavira (Por).

Etapas:

Prólogo / Prologue: Portimão / Portimão - 6,4 km
Contra-relógio individual / Contre la montre individuelle
13.08.2008 - Quarta-feira / Mercredi

1ª Etapa / 1ère Etape: Portimão / Beja - 198,6 km
14.08.2008 - Quinta-feira / Jeudi

2ª Etapa / 2ème Etape: Vila Viçosa / Castelo Branco - 165,5 km
15.08.2008 - Sexta-feira / Vendredi

3ª Etapa / 3ème Etape: Idanha-a-Nova / Seia (Alto da Torre) - 171,5 km
16.08.2008 - Sábado / Samedi

4ª Etapa / 4ème Etape: Guarda / Viseu - 164,6 km
17.08.2008 - Domingo / Dimanche

5ª Etapa / 5ème Etape: Gouveia / São João da Madeira - 186 km
19.08.2008 - Terça-feira / Mardi

6ª Etapa / 6ème Etape: Aveiro / Gondomar - 170,6 km
20.08.2008 - Quarta-feira / Mercredi

7ª Etapa / 7ème Etape: Póvoa de Varzim / Santo Tirso (Monte Nª Srª Assunção) - 177,8 km
21.08.2008 - Quinta-feira / Jeudi

8ª Etapa / 8ème Etape: Barcelos / Fafe - 169,8 km
22.08.2008 - Sexta-feira / Vendredi

9ª Etapa / 9ème Etape: Fafe /  Mondim de Basto (Alto Srª da Graça) - 146,2 km
23.08.2008 - Sábado / Samedi

10ª Etapa / 10ème Etape: Penafiel / Felgueiras (Alto de Santa Quitéria) - 31,2 km
Contra-relógio individual / Contre la montre individuelle
24.08.2008 - Dimanche / Domingo

Os últimos vencedores da Volta a Portugal:

1997    Zenon Jaskula (Mapei)
1998    Marco Serpellini (Brescialat)
1999    David Plaza (Benfica)
2000    Victor Gamito (Porta da Ravessa)
2001    Fabian Jeker (Milaneza/MSS)
2002    Claus Moller (Milaneza/MSS)
2003    Nuno Ribeiro (La Pecol)
2004    David Bernabeu (Milaneza/Maia)
2005    Vladimir Efimkin (Team Barloworld)
2006    David Blanco (Comunitat Valenciana)
2007    Cândido Xavier Tondo (LA/MSS)

A mais dura Volta a Portugal dos últimos cinco anos 
Foi hoje apresentada em Lisboa a 70.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, prova que irá decorrer entre 13 e 24 de Agosto com um total de 1.587,2 quilómetros e considerada a mais dura dos últimos cinco anos.

Num total de 11 dias de prova, o primeiro grande teste terá lugar na terceira etapa, com o pelotão a percorrer 171,5 quilómetros entre Idanha-a-Nova e a Torre (Seia), com contagem para o prémio montanha de segunda categoria (Alto do Teixeira) e de primeira (Portela do Arão).

Os terrenos acidentados estão de regresso na sétima etapa, com arranque em Póvoa do Varzim e o Alto da Sra. da Assunção, em Santo Tirso, (177,8 quilómetros), seguindo-se a tirada entre Barcelos e Fafe (169,8 quilómetros) com duas contagens de segunda categoria e duas de terceira.

Na derradeira etapa, entre Penafiel e o Alto de Santa Quitéria, em Felgueiras, vai decorrer um contra-relógio individual de 40 quilómetros, com os últimos 1.500 metros a registarem 9,3 de inclinação média.

Percurso da 70.ª edição da Volta a Portugal:

Prólogo: Portimão - Portimão, 6,8 km (13 de Agosto)
1.ª etapa: Portimão - Beja, 198,6 km (14 Agosto)
2.ª etapa: Vila Viçosa - Castelo Branco, 165,5 km (15 Agosto)
3.ª etapa: Idanha-a-Nova - Alto da Torre (Seia), 171,5 km (16 Agosto)
4.ª etapa: Guarda - Viseu, 154,4 km (17 Agosto)
5.ª etapa: Gouveia - São João da Madeira, 186 km (19 Agosto)
6.ª etapa: Aveiro - Gondomar, 170,6 km (20 Agosto)
7.ª etapa: Póvoa de Varzim - Monte Sra. Assunção (Sto. Tirso), 177,8 km (21 Agosto)
8.ª etapa: Barcelos - Fafe, 169,8 km (22 Agosto)
9.ª etapa: Fafe - Alto Sra. Graça (Mondim de Basto), 146,2 km. (23 Agosto)
10.ª etapa: Penafiel - Alto Sta. Quitéria (Felgueiras), 40 km (24 Agosto)

in A Bola

Leonzo

Equipa que eu levaria para a volta:

1-Ruben Plaza
2-Benitez
3-Cândido Barbosa
4-Azevedo
5-Petrov
6-Rui Costa
7-Mikel Pradera
8-Bruno Castanheira
9-Edgar Pinto

tenho em factor de escolha, os bons resultados da época apresentados até agora por parte do Edgar e do Rui Costa e os outros devido á sua falta que faxem á equipa tal como Bruno Castanheira e Pradera pois são exelente gregários e os outros dispensão apresentações... ::)

MANOCAS37

Dura Dura era um dia subirem pela Covilha e no dia a seguir terem uma corno escalada Vide - Lagoa Comprida

Nereu

quem é que terá pago a chegada à Torre??

Aficionado

Citação de: Leonzo em 20 de Maio de 2008, 22:27
Equipa que eu levaria para a volta:

1-Ruben Plaza
2-Benitez
3-Cândido Barbosa
4-Azevedo
5-Petrov
6-Rui Costa
7-Mikel Pradera
8-Bruno Castanheira
9-Edgar Pinto

tenho em factor de escolha, os bons resultados da época apresentados até agora por parte do Edgar e do Rui Costa e os outros devido á sua falta que faxem á equipa tal como Bruno Castanheira e Pradera pois são exelente gregários e os outros dispensão apresentações... ::)

José Azevedo
Cândido Barbosa
Ruben Plaza
Danail Petrov
Pedro Lopes
Bruno Castanheira
Hélder Miranda
Mikel Pradera
Rui Costa

riki

não vai ser fácil escolher a equipa eu já disse umas hipóteses o leonzo tb por exemplo entre escolher  mikel pradera ou edgar não é fácil só o rolando e eles podem saber o que definiram nos de foram é nos mt difícil já que um é a experiência o excelente gregário que é outro a sua juventude a sua facilidade de naquelas etapas com chegadas nem ao sprint nem ao lato poder fazer um boa imagem e tb pelo facto de ser jovem conseguir ser gregário....e polivalente....

e depoi não levar o benitez o nosso melhor ciclistas do ano passado acho que não te lógica e como podemos ver ele este ano sem duvida que se esta a focalizar mais o seu pico de forma para o fim da época que não aconteceu o ano passado ...

para mim existe um espinha dorsal que acho que não a duvidas que vão a volta que são

- José Azevedo
- Ruben Plaza
- Cândido Babosa
- Danail Petrov
- Javier Benitez

depois os outros quatro será mesmo um escolha técnica e planeada.......... entre este.

os três, dois ou pelo menos um vai quase de certeza porque são dos melhores gregário do pelotão
- Hélder Miranda
- Bruno Castanheira
- Pedro Lopes

sobra ainda
- Edgar Pinto
- Rui Costa
- José Mendes
- Mikel Pradera

aqueles que tem muita duvida que vão a volta so mesmo em caso de lesões ou assim serão

- Hugo Sancho
- Bruno Sanhco
- Mário Costa
- Tiago Claro

A MINHA EQUIPA

e analisando a volta e a sua dificuldade

os das vitorias
- José Azevedo
- Ruben Plaza
- Cândido Babosa
- Danail Petrov
- Javier Benitez

os trabalhadores
- Hélder Miranda
- Bruno Castanheira
- Pedro Lopes

e resta o meu dilema que será escolher entre

- Edgar Pinto
- Rui Costa
- José Mendes
- Mikel Pradera

ou a experiência do Mikel Pradera ou o espírito jovem dos outros e dentro deste tb n sei qual ..... tenho pena de uma coisa na termos o José Pecharroman na equipa porque senão sem margem para duvida seria ele..... tive pena do que ele fez já que se perdeu e perdemos um excelente corredor. mas neste caso não podemos olhar para trás fosse qual fosse o valor a atitude foi a mais correcta.

e é esta a minha analise .. mais uma

abraços

KRF

Para a sobrevivência do ciclismo como modalidade no nosso Clube este ano é o tudo ou nada.

Não sei como se reforçaram as outras equipas mas o Benfica em minha opinião tem equipa para ganhar a volta caso contrário ficarei muito frustrado pois é uma modalidade que admiro bastante e na qual o Benfica ditou leis no passado.

:slb2: :slb2:

Ronald1nh0

A volta este ano acaba na Santa, aqui na minha terra!!! :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Rick84

A expectativa é grande sobre o Benfica.

O que é que  o Azevedo poderá fazer na sua ultima época como ciclista profissional ?

O que fará Candido sem a equipa a protege-lo nas altas montanhas ?

O que fará Rubez Plaza que começou tao bem a época ?

Benitez "irregular"(venceu várias etapas,mas chegou a VP e quebrou) comparado há época passada,será devastador na volta a portugal?

Espero não voltar a ver o mesmo que o ano passado,o plantel é melhor....mas creio que continua sem algum lider indiscutivel,o que pode ser prejudicial para a equipa, e vai voltar a falhar na alta montanha,espero que assim não o seja,mas do que vi... tudo encaminha para isso.

JM21

Este ano é nossa!!!   :slb2:   :slb2:   :slb2:         

riki

Citação de: Rick84 em 18 de Junho de 2008, 18:28
A expectativa é grande sobre o Benfica.

O que é que  o Azevedo poderá fazer na sua ultima época como ciclista profissional ?

O que fará Candido sem a equipa a protege-lo nas altas montanhas ?

O que fará Rubez Plaza que começou tao bem a época ?

Benitez "irregular"(venceu várias etapas,mas chegou a VP e quebrou) comparado há época passada,será devastador na volta a portugal?

Espero não voltar a ver o mesmo que o ano passado,o plantel é melhor....mas creio que continua sem algum lider indiscutivel,o que pode ser prejudicial para a equipa, e vai voltar a falhar na alta montanha,espero que assim não o seja,mas do que vi... tudo encaminha para isso.

quanto ao benitez na volta não tenho muita esperança dele visto que só um ou duas chegadas são boas para aqueles tradicionais sprints, ou seja bastantes metros antes não tenha curvas nem rotundas.... o que não vai acontecer muito por cá são sempre chegadas mais estranhas as vezes até em pavé ...... com mts curvas ... o que não vai la muito ao jeito do benitez.... são as tais chegadas a Cândido como ficaram conhecidas o ano passado ..... e espero que ele este ano esteja bem ....

quanto ao colectivo tenho bastante esperança esperança ....... vamos ver

:slb2:  :slb2:  :winner: FORÇA BENFICA  :winner:  :slb2:  :slb2:

abraços

paneira

Eu não levava o Benitez á volta.
Acho que uma equipa como o Benfica que pretende ganhar a volta não pode desgastar a equipa em chegadas ao sprint, logo não faz sentido levar o Cândido e o Benitez.

Rick84

Depende do teu ponto de vista, o Benitez pode ser útil ao Candido.

O Candido vencendo etapas,o Benitez defendendo logo de seguida para os  rivais não pontuarem e não roubarem segundos preciosos com as bonificações.

Não sabemos como é que o Candido se vai portar,até hoje correu pouco,e ainda não se sabe ao certo quem vai ter carta verde para atacar a volta(em condições normais,

só o Zé e o Barbosa é que vão ser lideres,a sempre a possiblidade de o Plaza entrar neste estatutuo,vai depender como ele se encontra fisicamente,senão é para ajudar a vencer a volta.

Se temos dois sprinter's é bom que um deles ganha a camisola dos pontos,não sabemos se alguém da equipa poderá vencer a volta(minimizando as perdas)

Por outro lado,podiamos reforçar a equipa com mais um gregário e deixar o Benitez de fora,por tudo o que tem feito no Benfica não merecia isto,no entanto poderá ser uma opção.

paneira

Mas temos que ter em conta um aspecto muito importante, que é o facto de as equipas portuguesas normalmente não ajudarem a perseguir os fugitivos, mesmo aquelas que tem sprints.
O que leva a um esforço muito grande da equipa do Benfica, que normalmente tem que assumir a frente da corrida. E isso pagasse caro na montanha, como aconteceu no ultimo ano.

riki

Citação de: dourado em 19 de Junho de 2008, 12:13
Mas temos que ter em conta um aspecto muito importante, que é o facto de as equipas portuguesas normalmente não ajudarem a perseguir os fugitivos, mesmo aquelas que tem sprints.
O que leva a um esforço muito grande da equipa do Benfica, que normalmente tem que assumir a frente da corrida. E isso pagasse caro na montanha, como aconteceu no ultimo ano.

isso tb concordo desde que o Benfica regressou a estada  principalmente no ano passado poucas as equipas nacionais que trabalhavam para anular fugas ... .

mas relamente e uma decisão pouco fácil mas penso que o Benfica vai levar o Benitez é um grande corredor apesar deste ano estar um pouco apagado ....  ver vamos....

abraços