Hassan Yebda

Médio, 41 anos,
Argélia
Equipa Principal: 2 épocas (2008-2009), 34 jogos (2115 minutos), 2 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

Ronald1nh0

Citação de: Bola69 em 03 de Junho de 2008, 10:58
BENFICA / HASSAN YEBDA :
« Un coup de cœur »

Sollicité par de grands clubs, Hassan Yebda a opté pour Benfica, qui évolue dans un Championnat pas très coté et qui offrait moins d'argent. Il pense pourtant avoir fait le bon choix. 

Hassan Yebda, êtes-vous heureux d'appartenir aujourd'hui au Benfica ?
Oui, je suis super heureux. J'ai reçu beaucoup de sollicitations, mais j'ai préféré Benfica, car c'est quand même un grand club. Je sais que ce n'est pas le rêve de beaucoup de joueurs d'aller jouer dans le Championnat portugais car ce n'est pas le meilleur Championnat aujourd'hui, mais le Benfica est un grand club, lui. Donc je suis content d'aller là-bas.

Pourquoi avez-vous choisi le Benfica ?
Les discours de Rui Costa, du président et de l'entraîneur m'ont séduit. Ils m'ont dit qu'ils allaient rebâtir une équipe pour être champion et tout faire pour l'être. Donc je vais là-bas pour m'épanouir et faire de nouveau gagner un titre au club. J'ai mis du temps à me décider mais j'ai finalement opté pour le Benfica et j'en suis fier.

Vous évoquez beaucoup de sollicitations. Quels sont ces clubs qui souhaitaient également vous accueillir ?
Il y avait la Lazio, Parme, Sienne, l'Atalanta Bergame, la Roma, Wigan, Dortmund et d'autres. Des propositions ont été faites, nous avons discuté avec beaucoup de gens, mais c'est le discours des gens de Benfica qui m'a le plus convaincu.

Vous attendiez-vous à attirer autant de clubs prestigieux après cette première « vraie » saison au Mans ?
Moi, je ne me posais pas de questions. A chaque fois que j'entrais sur le terrain, j'essayais de faire le maximum. Et voilà, ça a payé, je suis content. C'était ma première saison au Mans, mais je peux faire beaucoup mieux. Il ne me reste plus qu'à bosser.

« Je tiens à remercier Jean Fernandez et Frédéric Hantz »

Quel souvenir garderez-vous du Mans où Henri Legarda aurait souhaité vous garder encore un peu ?
J'en garderai un très bon souvenir, car c'est grâce à ce club que je suis aujourd'hui où je suis. Grâce à Alain Pascalou, le recruteur, qui était venu me chercher à l'AJ Auxerre. Et grâce aussi au coach Rudi Garcia, qui a su me faire confiance. Je voulais l'en remercier. (Ironique) Je tiens à remercier aussi deux personnes : Jean Fernandez et Frédéric Hantz, car sans eux je ne serais jamais où je suis aujourd'hui non plus (Ndlr : à Auxerre et au Mans, ces deux entraîneurs ne faisaient pas confiance à Yebda). Car grâce à eux, je me suis battu deux fois plus.

Justement, comment aviez-vous traversé ces périodes beaucoup plus délicates de votre carrière ?
C'était difficile, il fallait que je prenne sur moi. J'essayais de ne pas parler et de prendre mon mal en patience. J'ai aussi bénéficié de l'aide de ma famille et de mes proches, qui étaient toujours à mes côtés. Le plus dur, c'était de prendre son mal en patience.

Vous avez 24 ans. Etait-il prévu dans votre plan de carrière que vous partiez aussi tôt à l'étranger ?
Non, ce sont les opportunités qui ont fait que je parte aussi tôt à l'étranger. Car moi, je n'avais pas de plan de carrière. Mon plan de carrière à moi était déjà de me révéler aux yeux de tout le monde en Ligue 1.

Et aujourd'hui quelle est votre intention ?
Je suis à Benfica pour donner le meilleur de moi-même, pour que le club soit champion et pour que l'on vive des choses extraordinaires cette saison. Mais je ne suis pas venu ici pour partir direct : je viens de signer, je ne pense pas à partir. C'est mon club et si je dois rester là-bas pendant plusieurs années, je le ferai.

« La Roma, c'était trop gros »

Etiez-vous fan du Championnat portugais ?
Non. Mais c'est vrai que Benfica, Porto et le Sporting sont les trois grands clubs du pays. Benfica, c'est un club qui a une histoire, des grands joueurs y sont passés, ce sont eux qui ont le plus de titres au Portugal. C'est vraiment un club qui a une grande histoire. Ça a été un coup de cœur.

D'un point de vue financier, la proposition de Benfica était inférieure aux autres. Cet aspect n'a pas dû être négligeable au moment du choix ?
C'est sûr. D'autres propositions atteignaient presque le double.
Mais il faut savoir faire un choix. J'ai fait un choix sportif. Aujourd'hui, je suis très content donc il n'y a pas de souci.

Comprenez-vous que ce choix puisse surprendre ?
Aller dans un très grand club et ne pas jouer, être quatrième ou cinquième milieu de terrain, ce n'est pas ce que je veux. J'ai déjà assez souffert. J'ai la chance d'être dans un grand club. Pour moi, la Roma ou d'autres, c'était trop gros. Il faut un club intermédiaire et je pense que j'ai fait le bon choix.

Un de vos proches, Rafik Djebbour, pourrait signer lui aussi à Benfica. Serait-ce une bonne nouvelle pour votre intégration au sein du club lisboète ?
Ce n'était pas prévu. Ils sont en contact, le club est venu le voir jouer. Mais il ne s'est encore rien passé. Il n'y a pas eu de négociations. Ce que je veux, c'est apprendre le portugais très vite pour pouvoir m'intégrer le plus rapidement possible.

Podia ter ido ganhar quase o dobro em outro lado .

Aprendem Manuel Fernandes , Miguel , Tiago e outros porcos  :metal:

Citação de: Batistuta em 03 de Junho de 2008, 11:09
Citação de: Marc:slb em 03 de Junho de 2008, 11:07
Domino mutio bem o francês e pelo que li da entrevista posso dizer que é um gajo que sabe o que diz, é inteligente. E gostei da parte onde ele diz:"
Haviam prpostas que financeiramente eram o dobro que o Benfica  oferecia mas eu escolhia a vertente desportiva e nao fianceira".
E nao disse directamente que o Benfica era um clube intermédio, disse que a Roma era um clube muito grande nao descredibilizando o Benfica, até pq disse varias vezes que era um grande clube.

quer dizer que o record já andou a pôr palavras na boca dele...  :disgust:

Não percebo nada de avec, mas pelo que vocês dizem é mais uma situação tipo Rodriguez. Descontextualizam-se as declarações para fazer vender e criar atritos entre adeptos-jogadores... :estrelas: :estrelas: :estrelas:

unum

Pela conversa dele, a este foi prometida titularidade. A ver se não vai dar problemas...

mistersilva74

Parece-me bastante coerente todo o discurso do rapaz. Não diz em parte alguma do seu discurso nada que não seja verdade. E vir para este clube que tem andado afundado em prestações medíocres nos ultimos anos, quando poderia ir para clubes mais promissores, pagadores e até mesmo ganhadores, só nos deve deixar satisfeitos. Agora, espero que se acabem os discursos e conversas de circunstância e que nos prove que é jogador ( em conjunto com os outros dez) para nos devolver a qualidade de jogo que tanto nos falta!

:amigo:

Onac

Recomendo sempre uma coisa a quem trabalha comigo e, de certa forma, aos leitores: nunca se fiem em citações de entrevistas, leiam sempre o original, todo, no seu contexto.
O Yebda foi confrontado, por várias vezes, com a necessidade de justificar a escolha do Benfica e foi sempre claro ao dizer que tem um plano para a sua carreira que não passa por ser quarta ou quinta opção num clube com maior poderio (económico, desportivo).
Se os sócios do Benfica se querem escandalizar com o que lêem no Record, paciência. Vendo o texto original, não me pareceu desrespeitador, nem pouco mais ou menos, bem pelo contrário...

Afonzo

falar menos e jogar mais!!!  é o que precisamos que este rapaz faça.... 

patriarca

Este Hassan Yebda ainda não viu nem fez nada, já está armado em Papagaio. Para AVES temos lá a ÁGUIA, que se a deixarem VOA MUITO ALTO, mas ele vamo ver onde vai parar com "discursos" destes.

fmb

voces parecem umas virgens ofendidas....o benfica do futebol portugues, que nada ganha a 3 anos, que ficou em 4º lugar no ultimo campeonato é o ultimo destino para um jogador ambicioso???

por amor de deus.... ainda bem que ele pensa assim!! é sinal que quer mais e mais..... estou preocupado é com a sua qualidade; não com estas declarações que me parecerem bem acertadas!!!!

Tacuary

Tou para ver este tou...

Francescoli

Citação de: fmb em 03 de Junho de 2008, 12:28
voces parecem umas virgens ofendidas....o benfica do futebol portugues, que nada ganha a 3 anos, que ficou em 4º lugar no ultimo campeonato é o ultimo destino para um jogador ambicioso???

por amor de deus.... ainda bem que ele pensa assim!! é sinal que quer mais e mais..... estou preocupado é com a sua qualidade; não com estas declarações que me parecerem bem acertadas!!!!

Grande post!!

O0

MrcFlp

Citação de: Onac em 03 de Junho de 2008, 11:38
Recomendo sempre uma coisa a quem trabalha comigo e, de certa forma, aos leitores: nunca se fiem em citações de entrevistas, leiam sempre o original, todo, no seu contexto.
O Yebda foi confrontado, por várias vezes, com a necessidade de justificar a escolha do Benfica e foi sempre claro ao dizer que tem um plano para a sua carreira que não passa por ser quarta ou quinta opção num clube com maior poderio (económico, desportivo).
Se os sócios do Benfica se querem escandalizar com o que lêem no Record, paciência. Vendo o texto original, não me pareceu desrespeitador, nem pouco mais ou menos, bem pelo contrário...

Sim, apesar de considerar a declaração de que o Benfica é um clube médio como sendo algo infeliz ele furtou-se a dizer isso logo à 1ª e lendo a entrevista toda no seu contexto até a definição de clube médio se justifica.

O maior problema é que a imagem que irá passar é a do gajo que só jogou meia dúzia de jogos em França numa data de anos e que acha que o Benfica é um clube mediano, nada disto é verdade mas é o que vão tentar passar.

slbenfever

yebda estás a confundir o nosso campeonato com o Benfica, a Roma maior que o benfica só actuamente devido à situaçao que o Benfica vive pois em historial a nivel interno o Benfica 31 campeonato a Roma tem 3, Taças o Benfica tem 24 a Roma 9. A nível europeu o Benfica tem duas ligas do campeões a Roma tem uma taça uefa. Por isso deixa de papaguear e joga.

trainmaniac

Citação de: slbenfever em 03 de Junho de 2008, 12:58
yebda estás a confundir o nosso campeonato com o Benfica, a Roma maior que o benfica só actuamente devido à situaçao que o Benfica vive

Mas não é o presente que conta? Continuamos a querer viver do passado?

slbenfever

nao estou a viver do passado , eu disse que no presente eles estao melhor e  é verdade que o presente é que nos mas o que foi conquistado nao é deitado pro lixo acho eu? Alem disso a Roma nao me parece que seja um clube que esteja habituado a ganhar regularmente com o Benfica devia estar

trainmaniac

Citação de: slbenfever em 03 de Junho de 2008, 13:15
nao estou a viver do passado , eu disse que no presente eles estao melhor que nos  mas o que conquistado nao é deitado pro lixo acho eu?

Não, mas uma vez que os jogadores constroem a sua carreira no presente, certamente que olham para o momento actual dos clubes, e não só para o passado, evidentemente. E no presente, embora isso nos doa imenso, o Benfica é realmente um pequeno clube da grande europa do futebol...

slbenfever

tens razao mas o Benfica nao pode madar a toalha ao chao para voltar a ser grande embora sinta que Benfica neste momento em termos desportivos está reduzido e isso é que conta