Miguel Vítor

Defesa, 36 anos,
Israel
Equipa Principal: 5 épocas (2007-2010, 2011-2012), 45 jogos (3048 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 11 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (2)

Isaaquinho

Citação de: JackDonaghy em 05 de Outubro de 2011, 17:19
Que diferença faz a nacionalidade do tronco? Se fosse português era aceitável?
Eu acho piada ao facto de acusarem o Jesus de discriminar ou favorecer jogadores pela nacionalidade e depois fazerem exactamente o mesmo.

A questão aqui não é a nacionalidade, mas sim a qualidade, o critério, as opções. Se o Miguel Vitor não tem qualidade para estar no plantel, comprassem outro, agora andar a encostar jogadores só para fazer número e dizerem que tem jovens da formação...

Depois admirem-se por a formação não produzir resultados, se os jogadores são encostados e nem ao banco vão. Por muito potencial e qualidade que um jogador tenha, não é na bancada e nos treinos que a irá demonstrar e desenvolver como devia. Se achavam ou acham que o M.V. ou o David Simão, ou qualquer outro não tem qualidade para o plantel, ao menos emprestem-nos ou vendam-nos.

quinjeajero

Citação de: tiagoterceira em 05 de Outubro de 2011, 17:22
sobre a formação (camadas jovens) do Benfica....tenho a ideia é que é de um nivel baixo em relação á qualidade
vejo poucos jogadores na formação que tenham qualidade para um plantel do Benfica
e tem sido assim nos ultimos anos

Sílvio e João Pereira são dois jogadores que tinham lugar no plantel facilmente e foram desaproveitados. Desta geração vice campeã mundial de sub-20, o Danilo e o Mário Rui já lá vão e Nélson Oliveira desconfio que vai pelo mesmo caminho.

JackDonaghy

Citação de: quinjeajero em 05 de Outubro de 2011, 17:27
Eu acho piada ao facto de acusarem o Jesus de discriminar ou favorecer jogadores pela nacionalidade e depois fazerem exactamente o mesmo.

Faz diferença, que eu saiba o Benfica ainda é por enquanto, um clube português, logo em caso de jogadores de valor idêntico deve-se optar pelo jogador de nacionalidade portuguesa, parece-me evidente, é assim que se mantém a identidade do clube, como faz o Alex Fergunson no Manchester United, por exemplo.

O Matic já teve várias oportunidades e não passa da mediocridade, o Ruben Amorim faz mais que ele naquela posição com uma perna às costas, só a teimosia irracional do Jesus, que é uma homem casmurro que é incapaz de dar o braço e que já penalizou o Benfica por isso mesmo, é que justifica uma situação destas.

Não existem 2 jogadores de valor idêntico. Não existe nenhuma situação em que um treinador tenha à sua disposição 2 jogadores para uma posição e diga "muito bem, estes jogadores são absolutamente iguais em tudo excepto no país de origem, vou escolher pelo país".

Isso é um cenário teórico que NÃO EXISTE.
Há SEMPRE alguma coisa que distingue dois jogadores e que o treinador pode escolher como critério.

Ser português não é uma vantagem. Não é bom só porque sim. Não deve servir de alavanca.
E apostar na formação deve ser um MEIO, não um fim. Uma ajuda, não um objectivo.

quinjeajero

Citação de: JackDonaghy em 05 de Outubro de 2011, 17:27
De acordo que se gasta dinheiro estupidamente, e daí?
Atirava-se esse dinheiro para cima da formação e iam nascer Messis? Não há condições mais do que suficientes no Seixal para formar os jogadores? É um problema de verbas e de infraestruturas?

Quanto ao facto de a verdadeira aposta na formação ser uma realidade recente: talvez seja verdade. Mas então vamos esperar para ver o que acontece com esta geração.

São mais os casos de péssimos jogadores vindos da formação que foram aposta sem merecerem do que os de bons jogadores que não tiveram oportunidades suficientes.

Não me parece.

JackDonaghy

Citação de: Isaaquinho em 05 de Outubro de 2011, 17:30

A questão aqui não é a nacionalidade, mas sim a qualidade, o critério, as opções. Se o Miguel Vitor não tem qualidade para estar no plantel, comprassem outro, agora andar a encostar jogadores só para fazer número e dizerem que tem jovens da formação...

Depois admirem-se por a formação não produzir resultados, se os jogadores são encostados e nem ao banco vão. Por muito potencial e qualidade que um jogador tenha, não é na bancada e nos treinos que a irá demonstrar e desenvolver como devia. Se achavam ou acham que o M.V. ou o David Simão, ou qualquer outro não tem qualidade para o plantel, ao menos emprestem-nos ou vendam-nos.

Pronto, se é uma questão de qualidade e de opção, que se discuta como se discute qualquer outro caso. Como se discute se devem jogar Gaitan, Nolito ou Bruno Cesar.
Não sei para que é que o clube formador ou o país de origem vêm ao caso.

quinjeajero

Citação de: JackDonaghy em 05 de Outubro de 2011, 17:32
Citação de: quinjeajero em 05 de Outubro de 2011, 17:27

Faz diferença, que eu saiba o Benfica ainda é por enquanto, um clube português, logo em caso de jogadores de valor idêntico deve-se optar pelo jogador de nacionalidade portuguesa, parece-me evidente, é assim que se mantém a identidade do clube, como faz o Alex Fergunson no Manchester United, por exemplo.

O Matic já teve várias oportunidades e não passa da mediocridade, o Ruben Amorim faz mais que ele naquela posição com uma perna às costas, só a teimosia irracional do Jesus, que é uma homem casmurro que é incapaz de dar o braço e que já penalizou o Benfica por isso mesmo, é que justifica uma situação destas.

Não existem 2 jogadores de valor idêntico. Não existe nenhuma situação em que um treinador tenha à sua disposição 2 jogadores para uma posição e diga "muito bem, estes jogadores são absolutamente iguais em tudo excepto no país de origem, vou escolher pelo país".

Isso é um cenário teórico que NÃO EXISTE.
Há SEMPRE alguma coisa que distingue dois jogadores e que o treinador pode escolher como critério.

Ser português não é uma vantagem. Não é bom só porque sim. Não deve servir de alavanca.
E apostar na formação deve ser um MEIO, não um fim. Uma ajuda, não um objectivo.

O La Palice ficaria satisfeito com essa tua argumentação, só que está incorrecta, existem jogadores de valor idêntico (não disse igual) e no caso do Ruben Amorim essa questão nem se coloca porque é muito, mas muito melhor jogador que o Matic.

JackDonaghy

Citação de: quinjeajero em 05 de Outubro de 2011, 17:32
Atirava-se esse dinheiro para cima da formação e iam nascer Messis? Não há condições mais do que suficientes no Seixal para formar os jogadores? É um problema de verbas e de infraestruturas?

Quanto ao facto de a verdadeira aposta na formação ser uma realidade recente: talvez seja verdade. Mas então vamos esperar para ver o que acontece com esta geração.

São mais os casos de péssimos jogadores vindos da formação que foram aposta sem merecerem do que os de bons jogadores que não tiveram oportunidades suficientes.

Não me parece.

Roderick
Pepa
Mawete
Diogo Luís
Geraldo
Jorge Ribeiro
Bruno Aguiar
Helio Roque
João Coimbra
Rui Nereu
Tiago Gomes

Para mim é igualmente preocupante e ofensivo à História do Benfica que qualquer um destes jogadores tenha vestido a camisola do Benfica como nos casos do Balboa, Menezes, Paulo Almeida, Marcel.

Mas com estes  ninguém se indigna.

Isaaquinho

Citação de: Isaaquinho em 05 de Outubro de 2011, 17:19
"Em que é que o investimento feito em jogadores estrangeiros afecta os resultados da CFC?"

E em que é que as dezenas de compras de jogadores de nível medíocre beneficiou o Benfica? 

JackDonaghy, a questão é que ao longo de várias época se comprou sem critério, vieram dezenas e dezenas de jogadores piores do que alguns dos juniores. O dinheiro desperdiçado deve ascender a milhões e milhões. Porque não se canalizou um pouco mais desse investimento para a formação? Foram erros atrás de erros, a formação sempre foi remetida para segundo plano, senão certamente teríamos tido outros resultados.

A verdadeira aposta na formação é uma realidade ainda recente... Por isso não me venham agora dizer que ao longo de não sei quantos anos não tivemos jogadores com qualidade ou talento.

O investimento na formação é uma realidade recente... As condições que existem agora e o trabalho que está a ser desenvolvido é fruto de um investimento realizado não faz assim tanto tempo. Como se explica a quantidade de jovens talentos produzidos em Alvalade e a razia que se verificou ao longo dos anos no Benfica?

A realidade é que sempre fomos um clube gastador e comprador e não um clube formador e vendedor. A nossa mentalidade e cultura, ou melhor, de quem nos foi dirigindo nos últimos anos, foi sempre voltada para a compra, a formação sempre foi remetida para um patamar secundário.

Com o passar dos anos e as vitórias constantes do porto, ficamos época após época cada vez mais pressionados e obcecados em ganhar, só que a maneira como o tentamos fazer foi de forma errada. Acabamos por comprar "contentores de jogadores", muitas vezes sem critério e noção, ao passo que a formação foi sempre uma questão colocada de lado.

quinjeajero

Citação de: JackDonaghy em 05 de Outubro de 2011, 17:38

Roderick
Pepa
Mawete
Diogo Luís
Geraldo
Jorge Ribeiro
Bruno Aguiar
Helio Roque
João Coimbra
Rui Nereu
Tiago Gomes

Para mim é igualmente preocupante e ofensivo à História do Benfica que qualquer um destes jogadores tenha vestido a camisola do Benfica como nos casos do Balboa, Menezes, Paulo Almeida, Marcel.

Metade desses jogadores nem sequer foram apostas sérias, serviram de tapa buracos em meia dúzia de ocasiões mas nem sequer foram apostas consistentes por parte do clube. Eu nem sou apreciador do Roderick, mas é capaz de ser um pouco cedo para o estares a incluir no lote das apostas falhadas.

Até podes achar igualmente preocupante as apostas de baixo custo na nossa formação, com os quase 10 milhões gastos nesses 4 cepos, mas eu não podia discordar mais contigo.

Isaaquinho

Edit, post repetido...

JackDonaghy

Estás outra vez a misturar coisas diferentes: a importância que se dá à formação e a qualidade com que se compra.
Equipas compostas maioritariamente por estrangeiros e jogadores comprados são a regra nos grandes clubes europeus. É um modelo que resulta, e o Benfica tenta fazer o mesmo.
Que o Benfica compra demasiado, e muitas vezes mal, estamos de acordo. Mas isso não devia impedir a existência de jogadores desaproveitados.

Para mim é simples: quando o Benfica forma bons jogadores, aposta neles.

Se querem negar isto com o passado, força.
Se querem negar isto com o futuro e com 'aposto que o jogador X nunca vai jogar', contactem a Maya, que futurismos não é comigo.

abar85

Citação de: quinjeajero em 05 de Outubro de 2011, 17:45
Citação de: JackDonaghy em 05 de Outubro de 2011, 17:38

Roderick
Pepa
Mawete
Diogo Luís
Geraldo
Jorge Ribeiro
Bruno Aguiar
Helio Roque
João Coimbra
Rui Nereu
Tiago Gomes

Metade desses jogadores nem sequer foram apostas sérias, serviram de tapa buracos em meia dúzia de ocasiões mas nem sequer foram apostas consistentes por parte do clube. Eu nem sou apreciador do Roderick, mas é capaz de ser um pouco cedo para o estares a incluir no lote das apostas falhadas.

Até podes achar igualmente preocupante as apostas de baixo custo na nossa formação, com os quase 10 milhões gastos nesses 4 cepos, mas eu não podia discordar mais contigo.

A maior parte desses foram realmente apostas em jogadores de pouca qualidade, numa altura em que tinhamos uma equipa fraca e alguns dos estrangeiros que tinhamos não eram também melhores que esses. Portanto falar em jogadores péssimos quando estavam ao nível ou eram melhores que alguns estrangeiros que tinhamos não me parece muito acertado. Hoje para termos um jogador do nível dos titulares que temos é muito mais dificil, mas também formamos melhor e temos alguns que poderiam ter niveis identicos a muitoa estrangeiros que temos vinculados ao Benfica.

Se achas que o João Coimbra foi aposta por entrar 2 minutos no fim de 5 ou 6 jogos numa época inteira, a tua definição de aposta não me parece acertada também.

Qual é o Tiago Gomes de que falas, o lateral esquerdo ou o médio, é que nenhum foi aposta no Benfica.

Tinhamos melhor que o Diogo Luis no plantel? Não me parece.

O Bruno Aguiar e o Pepa não eram suplentes suficientes olhando à qualiidade dos titulares?

Falar em jogadores péssimos quando estavam perfeitamente enquadrados no nível do plantel é engraçado.

JackDonaghy

abar85, um jogador péssimo é um jogador péssimo, independentemente de estar rodeado de outros jogadores péssimos.
A diferença é que quando um jogador é português e está no Benfica desde os 11, é mais facilmente desculpado. Ele e o treinador que aposta nele.

Para mim é IGUAL. Um mau jogador é um mau jogador e não me interessa se foi formado ou comprado.
Se o Benfica tiver dinheiro para investir, deve procurar fora do clube por jogadores que façam a diferença, porque dentro do clube é difícil de encontrar. É isto que me diz o passado.

abar85

Citação de: JackDonaghy em 05 de Outubro de 2011, 17:53
Estás outra vez a misturar coisas diferentes: a importância que se dá à formação e a qualidade com que se compra.
Equipas compostas maioritariamente por estrangeiros e jogadores comprados são a regra nos grandes clubes europeus. É um modelo que resulta, e o Benfica tenta fazer o mesmo.
Que o Benfica compra demasiado, e muitas vezes mal, estamos de acordo. Mas isso não devia impedir a existência de jogadores desaproveitados.

Se querem negar isto com o futuro e com 'aposto que o jogador X nunca vai jogar', contactem a Maya, que futurismos não é comigo.

Bons jogadores que não foram aposta:

João Coimbra, Manuel Curto - no ano em que foram campeões da europa de sub-17 eram titulares e um jogador como o Moutinho não calçava. Jogava também o Miguel Veloso e o Manuel Fernandes nessa seleção. Curioso é que destes os que foram realmente aposta nos clubes grandes deram jogadores.

João Pereira, central titular da sub-21 que se desvinculou do Benfica.

Sana, jogador dos sub-20 que foi vice campeão mundial  etambém já se desvinculou.

Não vou falar há 10 anos porque nessa altura o Benfica não tinha o CFC, não vou falar do Danilo porque o Benfica até o queria ao que parece (ele é que não quis ficar, por algum motivo foi).

Isaaquinho

Citação de: JackDonaghy em 05 de Outubro de 2011, 17:53

Eu estou simplesmente a contrapor quando dizes que a nossa formação não produziu jogadores com qualidade. Para mim é simples, a formação nunca constituiu uma séria aposta, logo não podem alegar que nunca, ou foram raros, os jogadores com qualidade que dela saíram. Ou aliás, até podem, mas quando algo é remetido para segundo plano, não se podem esperar grandes resultados, logo a culpa é somente de quem nos dirigiu ao longo dos tempos.