Miguel Vítor

Defesa, 36 anos,
Israel
Equipa Principal: 5 épocas (2007-2010, 2011-2012), 45 jogos (3048 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 11 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (2)

Fenómeno

O problema do Miguel é ter estagnado...
Não vejo diferença nenhuma entre este Miguel e o Miguel com 20 anos.
Continua com os meus erros e as mesmas qualidades!

Serve perfeitamente para 4o central.

André Sousa

Não estou a dizer aqui. Aqui referi meia dúzia que me lembrei como erros-tipo, caracterizando o jogador.

TJSF

Quais são os erros tipo dele?

|-3m1n3m-|

Bom, eu não queria andar para aqui a argumentar lances de há 4 anos, quando o Miguel era um cachopo. Mas...

Tacticamente, fez aquilo que o central do lado esquerdo no Benfica faz: o primeiro defesa a ir ao portador da bola, por ser o mais móvel. Supostamente.

E aí é que está um dos erros: ele não é esse central. Ele é muito melhor como central "direito", o mais estático, que limpa lances aéreos, vai mais ao homem que à zona, é o "farol" da equipa no que toca ao avanço/recuo da linha defensiva, e está menos exposto por inerência das suas funções em campo e das suas características físicas e técnicas.

Nesse caso, contra o Guima, cometeu um erro fatal: foi à "queima". Normal, era um central com 19 anos se não estou em erro. E como ele não é um portento em arranque (depois de embalado sim, é bem rápido), acabou batido. Como ficaria batido o Luisão se colocado como central "esquerdo".

Agora há quem diga "mas com o JJ quando entra também é para essa posição, e tem-se dado bem!". Porque sempre que entrou, o Benfica não tinha o jogo na mão (seja consentido, como foi contra o Man U, ou forçado, como foi contra o Porto), e nesses casos a linha defensiva está mais recuada para evitar riscos desnecessários, e acaba por ter tacticamente as minhas funções que o central direito: limpar jogo aéreo, defesa mais ao homem que à zona, o primeiro homem a ir à bola passa a ser o médio defensivo em vez do central "esquerdo".

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: André Sousa em 30 de Julho de 2012, 20:59
De um? Sobre as exibições do Miguel Vítor sempre fui apontando uma boa série de erros que via em jogo.

Sobre o David Luiz e principalmente sobre o Maxi, já me pronunciei. E convém lembrar que o David Luiz oferece coisas que o Miguel Vítor nunca fará. Falo do David Luiz porque é central, assim como o Miguel.

Essas coisas que referes do David Luiz, são as saídas de bola, presumo... mas, nesse contexto, a função que se reserva em campo para isso é o Garay neste momento, e penso que a maioria aqui defende a utilização do Miguel substituindo não o Garay, mas sim o Luisão.

Nesse contexto, precisas sim de um central que seja fisicamente potente, com velocidade, com capacidade de antecipação, agressividade e muita concentração. Neste contexto, penso que o Miguel Vítor dos restantes três, é o que reúne melhor essas qualidades neste momento.

Já agora, e para ver se consigo entender o teu perfil de central, quem é para ti o tal "next big thing"?

Francescoli

Citação de: TJSF em 30 de Julho de 2012, 21:07

Eu não sei, mas não percebo nada disto.

pauloesteves

Citação de: Francescoli em 30 de Julho de 2012, 21:56
Citação de: TJSF em 30 de Julho de 2012, 21:07

Eu não sei, mas não percebo nada disto.
heheheh nem eu . mas sei o suficiente para saber que o Luisao é dos melhores centrais do mundo e não é o miguel vitor que lhe tira o lugar obviamente , mas gosto muito dele.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: |-3m1n3m-| em 30 de Julho de 2012, 21:08
Tacticamente, fez aquilo que o central do lado esquerdo no Benfica faz: o primeiro defesa a ir ao portador da bola, por ser o mais móvel. Supostamente.

E aí é que está um dos erros: ele não é esse central. Ele é muito melhor como central "direito", o mais estático, que limpa lances aéreos, vai mais ao homem que à zona, é o "farol" da equipa no que toca ao avanço/recuo da linha defensiva, e está menos exposto por inerência das suas funções em campo e das suas características físicas e técnicas.

Por acaso, não acho que ele seja o central mais estático, pois normalmente utilizo essa definição para o central que faz as dobras, ou que dá a profundidade à defesa. Para mim, essas funções têm de ser do Garay.

Concordo que o Miguel à direita até possa render um pouco mais, mas eu acho que tanto à direita como à esquerda ele renderá se tiver acompanhado de um central com características que o complemente.

Na minha opinião o Miguel Vítor deve ser utilizado como central de marcação, um pouco à imagem do que o Puyol faz no Barça, deixando as saídas de bola para o Piqué, no nosso caso para o Garay.

O Miguel tem uma intensidade de jogo e uma "escola"/inteligência inata no tipo de contacto com os jogadores adversários assinalável. Vê-se que ele se sente bem em contacto com os avançados, marcando-os por detrás ou em antecipação.

E é isso que falta à nossa defesa, para que o avançado ou o médio ofensivo adversário nunca se sintam com espaço para organizar as respectivas transições ofensivas deles, que tanto quebra cabeças nos têm dado nos últimos anos.

Quanto aos erros do Miguel?! "Uma andorinha não faz a primavera" e falarmos em erros num universo de poucos jogos, sem rotinas com os colegas, sem ritmo de jogo, etc, é ser-se desonesto nas avaliações.

O.Guerreiro.Da.Luz

Os erros do Miguel devem ser tipo aquele em que escorrega quando tenta arrancar, deixando o adversário solto de marcação, tinha ele penso que 19 anos e acho que foi num jogo na Luz,...

Ah! E relativamente ao que o Miguel Vítor oferece em termos ofensivos, já alguém comentou aqui?

Ainda frente ao Gil Vicente vimos o que ele pode fazer... o primeiro poste é quase sempre dele...

.:VMPT:.

Citação de: Luisao4 em 30 de Julho de 2012, 19:51
Citação de: .:VMPT:. em 30 de Julho de 2012, 18:36Desculpa lá, mas algum dia te dei confiança para isso?

Se não gostas do que lês, não cites.... é a minha opinião.... tenho direito a ela....

Para mim, o Miguel até podia ser o melhor central do universo.... tens alguma coisa a ver com isso?

Simplesmente ridicula a tua 1ª parte do comentario.... Agradeço que não me voltes a citar.... sinceramente, não lido bem com que não se sabe comportar.....

nem é comigo mas se não queres que ninguém fale das tuas opiniões não venhas escrevas-las na net  :estrelas:

Exactamente, não é contigo....

Mas repondo:

Falar, comentar, argumentar é uma coisa.... rebaixar ou gozar é outra.... mas ao que parece tb não sabes o que isso é....

Citação de: Manpaz1904 em 30 de Julho de 2012, 19:57
Citação de: Luisao4 em 30 de Julho de 2012, 19:51
Citação de: .:VMPT:. em 30 de Julho de 2012, 18:36Desculpa lá, mas algum dia te dei confiança para isso?

Se não gostas do que lês, não cites.... é a minha opinião.... tenho direito a ela....

Para mim, o Miguel até podia ser o melhor central do universo.... tens alguma coisa a ver com isso?

Simplesmente ridicula a tua 1ª parte do comentario.... Agradeço que não me voltes a citar.... sinceramente, não lido bem com que não se sabe comportar.....

nem é comigo mas se não queres que ninguém fale das tuas opiniões não venhas escrevas-las na net  :estrelas:

Ele é assim.... O melhor é nem ligar...

Já te perguntei mais do que uma vez.... devo-te alguma coisa?.....

Se queres debater alguma coisa comigo, vai responder ao que eu disse na secção das camadas jovens sobre os direitos de formação e Mecanismo de Solidariedade.... mas como eu previa, não chegas lá....

Alguem quer fazer uma lista dos erros tipo do Luisão?

joao_manike

Deixem-nos falar. São todos campeões. Mas quando é a hora de aparecer e mostrar o valor, o Miguel está lá e faz o que tem a fazer. O resto são peanuts.

darkwolf

comete erros mas mesmo os de topo os cometem. Acho que se devia começar a intervalar entre ele e o Luisão.

Trezeguet

sai daqui, sempre preterido pelo Jardel já enjoa