Jonas Thern

Médio, 58 anos,
Suécia
Equipa Principal: 3 épocas (1989-1992), 103 jogos (8572 minutos), 10 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Alexandre1976

Da armada suéca foi o que mais gostei seguido de perto pelo Stromberg.Até á data é o meu trinco de eleição.Tinha tudo o que era recomendado para esse lugar.Que craque do caraças. O0 :slb2:

Elvis the Pelvis

Citação de: Alexandre1976 em 06 de Fevereiro de 2016, 01:48
Da armada suéca foi o que mais gostei seguido de perto pelo Stromberg.Até á data é o meu trinco de eleição.Tinha tudo o que era recomendado para esse lugar.Que craque do caraças. O0 :slb2:

Tivemos mais dois excelentes como o Schwarz e o Magnusson, mas concordo contigo que esses dois foram os melhores.

Agora, em termos de ligação ao nosso clube, o Schwarz e o Magnusson criaram uma relação mais próxima, sobretudo o Stefan Schwarz.

Alexandre1976

Sim em termos emocionais Schwarz e Mats ficaram muito mais apegádos ao Benfica.No vitórias e Património dedicado aos suécos Magnusson demonstra uma veneração pelo nosso clube que nos deixa quase emocionados.Foram jogadores fundamentais nesse periodo do Benfica.  :drool:

Joaquim Ferreira Bogalho

Dos suecos também é o que mais gostei de ver...contudo, Mats e Stefan enchem mais o coração...

Trezeguet

vai ser adjunto da selecção A sueca. GRANDE!!!  :metal: :metal: :metal:

SonicYouth

Bakero

Citação de: SonicYouth em 14 de Julho de 2016, 09:15
Saudades da armada sueca :)

Stromberg, Magnusson, Thern, Schwartz, Lindelof  :bow2:...Andersson  :huh:...Pringle  :cry2:

RedVC

Citação de: Bakero em 14 de Julho de 2016, 13:35

Stromberg, Magnusson, Thern, Schwartz, Lindelof  :bow2:...Andersson  :huh:...Pringle  :cry2:

Joakim Nilsson, 1 joguinho em 1986/87... nem aqueceu :huh:

Bakero

Citação de: RedVC em 14 de Julho de 2016, 14:51
Expandir...

Sempre a aprender  :)...não tenho ideia nenhuma. Que jogo foi esse?

Joaquim Ferreira Bogalho

Andersson era jogador mediano e não foi tão bem aproveitado quanto podia...

Dos suecos, apenas Pringle envergonha.

RedVC

Citação de: Bakero em 14 de Julho de 2016, 16:24
Expandir...

28 de Julho de 1986. Portimonense 0 - Benfica 0.

Jogo em Portimão arbitrado pelo tristemente célebre (mas bom corredor...) Francisco Silva.

Foi um jogo de pré-época com John Mortimore como treinador.

Joakim Nilsson jogou 71 minutos sendo substituído por César Brito. Jogou ao lado de Chiquinho e à frente de Carlos Manuel, Diamantino e Shéu entre outros. Foi o primeiro e único jogo com o manto sagrado.

Era um jogador do Malmoe e com algumas credenciais. Penso que terá estado no Mexico 86. Era por vezes considerado como sendo mais criativo do que Thern. Se calhar se Eriksson fosse o treinador teria ficado.

(detalhe)

(página inteira)

Não sei porque não ficou. Ou não era do gosto de Mortimore ou não houve acordo de verbas. Naquele tempo já existiam este tipo de jogadores de contratação-foguete.

Mais tarde iria jogar alguns anos para o Gijon em Espanha. Mas enfim pode contar aos netos que jogou no grande SL Benfica. Quantos de nós não gostariam de poder contar o mesmo?

Se eu "mandasse", eu que era um jovem bem jovem nesse tempo teria contratado craques como ele, como Mats Gren, Torbjorn Nilsson, Anders Limpar, Tomas Brolin. Grandes equipas tinham os suecos.

Mas não nos podemos queixar foi um luxo ter tido Magnusson, Thern, Stromberg e Schwarz. Tudo material de categoria.

Curioso falar nisto no dia em que vamos fazer um jogo de pré-epoca no Algarve.

Este Joakim Nilsson teria dado uma boa historinha para o Decifrando... Se eu tivesse uma fotografia decente com ele envergando o manto sagrado.

Bakero

Muito interessante, não fazia a mínima ideia  O0

Realmente, a Suécia teve grandes jogadores no final da década de 80, início de 90...alguns dos quais tornar-se-iam grandes ídolos de infância/adolescência para mim (para além dos que jogaram no Benfica, claro) : o já referido grande Thomas Brolin (cuja típica celebração de golo - dar uma pirueta no ar - eu tentava muitas vezes imitar no recreio da escola  ;D) e um pouco mais tarde o enorme Henrik Larsson, um avançado fantástico que teve o mérito incrível de permanecer anos e anos fiel ao Celtic, quando tinha qualidade para muito mais que o campeonato escocês (como depois provou no Barcelona). Tinha uma aura e uma classe fantásticas!  :bow2:

RedVC

A Suécia teve uma geração de ouro no Mundial 1994. Foi 3º classificada

Em cima: Nilsson, Kennet Andersson, Ljung, Ingesson, Brolin e Ravelli.
Em baixo: Thern, Dahlin, Patrik Andersson, Schwarz e Björklund.

os 22:

Guarda-redes:
1 Thomas RAVELLI
12 Lars ERIKSSON
22 Magnus HEDMAN

Defesas:
2 Roland NILSSON
3 Patrik ANDERSSON
4 Joachim BJÖRKLUND
5 Roger LJUNG
13 Mikael NILSSON
14 Pontus KÅMARK
15 Teddy LUČIĆ
20 Magnus ERLINGMARK

Centrocampistas:
6 Stefan SCHWARZ
8 Klas INGESSON
9 Jonas THERN
16 Anders LIMPAR
17 Stefan REHN
18 Håkan MILD
21 Jesper BLOMQVIST

Avançados:
7 Henrik LARSSON
10 Martin DAHLIN
11 Tomas BROLIN
19 Kennet ANDERSSON

Teria dado jeito um Stromberg e um Torbjorn Nilsson em pleno... Então o explosivo e genial Larsson com o letal Nilsson seria tremendo.

Mas em 1958 a Suécia foi vice campeã mundial caindo aos pés do Brasil de um jovem Pelé com apenas 18 anos. Tinham vários jogadores que jogavam em Itália inclusivamente Liedholm que jogou no Milan, onde aliás tenho ideia de terem sido treinado por Bela Guttman,

Em cima: Kurt Hamrin, Reino Börjesson, Orvar Bergmark, Kalle Svensson, Sven Axbom e Sigge Parling. Em baixo: Lennart "Nacka" Skoglund, Gunnar Gren, Agne Simonsson, Julle Gustavsson e Nisse Liedholm.

São gerações.

Alguns países vivem com uma linha de base elevada como a Alemanha (e mesmo esta já andou por baixo) outras têm gerações de ouro muito pontuais. Por exemplo a Hungria de 1954 era sem favores a melhor equipa mundial e que só por um acaso de tremenda injustiça retirou o título mundial. A Suécia é um bom exemplo de como só em alguns períodos aparece uma reunião rara de talentos.

O SL Benfica teve a felicidade e a visão de aproveitar alguns dos elementos da geração de ouro sueca dos anos 80 e 90. Devíamos estar sempre atentos. O facto de termos a felicidade de ter Lindelof nos nossos quadros mostra como o SL Benfica continua atento. É continuar.

faneca_slb4ever

Trezeguet

Citação de: RedVC em 14 de Julho de 2016, 17:45
Citação de: Bakero em 14 de Julho de 2016, 16:24
Expandir...

28 de Julho de 1986. Portimonense 0 - Benfica 0.

Jogo em Portimão arbitrado pelo tristemente célebre (mas bom corredor...) Francisco Silva.

Foi um jogo de pré-época com John Mortimore como treinador.

Joakim Nilsson jogou 71 minutos sendo substituído por César Brito. Jogou ao lado de Chiquinho e à frente de Carlos Manuel, Diamantino e Shéu entre outros. Foi o primeiro e único jogo com o manto sagrado.

Era um jogador do Malmoe e com algumas credenciais. Penso que terá estado no Mexico 86. Era por vezes considerado como sendo mais criativo do que Thern. Se calhar se Eriksson fosse o treinador teria ficado.

(detalhe)

(página inteira)

Não sei porque não ficou. Ou não era do gosto de Mortimore ou não houve acordo de verbas. Naquele tempo já existiam este tipo de jogadores de contratação-foguete.

Mais tarde iria jogar alguns anos para o Gijon em Espanha. Mas enfim pode contar aos netos que jogou no grande SL Benfica. Quantos de nós não gostariam de poder contar o mesmo?

Se eu "mandasse", eu que era um jovem bem jovem nesse tempo teria contratado craques como ele, como Mats Gren, Torbjorn Nilsson, Anders Limpar, Tomas Brolin. Grandes equipas tinham os suecos.

Mas não nos podemos queixar foi um luxo ter tido Magnusson, Thern, Stromberg e Schwarz. Tudo material de categoria.

Curioso falar nisto no dia em que vamos fazer um jogo de pré-epoca no Algarve.

Este Joakim Nilsson teria dado uma boa historinha para o Decifrando... Se eu tivesse uma fotografia decente com ele envergando o manto sagrado.

isto é tudo muito bonito, mas a Europa era outra como a regra dos estrangeiros. ficaram os que puderam e ainda bem que foram os que foram