Óscar Cardozo

Avançado, 41 anos,
Paraguai
Equipa Principal: 7 épocas (2007-2014), 293 jogos (20678 minutos), 172 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (5)

Rivero

Só agora tive tempo para ver com a atenção merecida o vídeo dos 172 golos do Cardozão, e estou a escrever este post com lágrimas nos olhos.

É impressionante a importância que as pequenas alegrias que o futebol nos dá assumem a longo prazo, e isto pode muito bem ser aplicado a diversas vertentes da nossa vida.

Quem vive, sente e sofre pelo Benfica, "conviveu" com o Cardozo, os seus golos e os seus falhanços entre 2007 e 2014.  E à medida que os golos se sucediam no vídeo foi como se, de repente, os sentisse tão presentes como se tivessem sido ontem. Lembrava-me perfeitamente de cada jogo, de cada jogada, de cada golo. E mais curioso ainda, do que estava a fazer, com quem estava e onde estava a ver cada um dos jogos.

E aqui, em mais de 90% destes jogos com a marca do Cardozo, a pessoa com quem partilhei toda a alegria do golo foi a mesma - o meu Pai. Um daqueles Benfiquistas de outros tempos, daqueles que, passo o exagero, genuinamente acreditavam que os 7-1 de Vigo poderiam ser recuperados na Luz, tal era a ingenuidade que a grandeza do Benfica que conheciam lhes conferia. Para mim, que nasci em 89 e que cresci a ver o Benfiquinha pós-94, essa crença ao limite sempre me fascinou, e admito que a tenho em falta, não me sentido menos Benfiquista por isso.

Por isso, ao ver agora cada golo, foi como se os estivesse de novo a festejar, com mais ou menos berros, com um maior ou menor sorriso, ao lado do meu pai. Lembrei-me até dos insultos ao Cardozão por falhar golos feitos antes de um ou outro golão.

O Benfica fez e faz parte da minha vida e, de certa forma, o Cardozo também. Inesperadamente, o último golo do Cardozo que vi junto do meu pai foi o penalty ao Chelsea na final da UEFA, e este vídeo permitiu-me reviver uns bons 6 anos de golos e de alegrias. Porque, no momento do golo, festejamos. Não importa se é um jogo de um campeonato condenado contra o Paços ou se é uma final Europeia contra o Chelsea. O golo é efetivamente a magia do futebol, o objetivo, aquilo que nos prende e une em torno deste fantástico jogo e da paixão pelo Benfica. E, felizmente para todos nós Benfiquistas, o Cardozo deu-nos muitos golos.

Um grande obrigado a quem teve o trabalhão de compilar os golos e montar o vídeo, e claro, um outro obrigado ao Cardozo, que é um ídolo.


Peço perdão se divaguei um pouco, mas a culpa é do Cardozo.

MrFire

Custa me entrar neste tópico.

MAGICAL ONE

ainda é um bocado "inacreditavel" que ja nao seja jogador do Benfica... e só de pensar que a sua saida nem foi tanto por vontade dele... :disgust:

Imortal Tacuara! :bow2:

bgardo

há um ano atrás havia muita gente que não o queria cá mais. Tinha acabado o seu tempo, dizia muitos.

Outros tinham lhe ganho novo respeito porque ele tinha sentido as derrotas do final da época e tinha exteriorizado isso da pior maneira.

Depois ele ajudou a recuperar o Benfica rumo ao titulo, rumo ao tri.

A meio da época perdeu a importância dentro das 4 linhas (ja fora jamais a perdeu o irá perder) e percebemos que havia vida sem Cardozo.

Agora um ano depois, mesmo sabendo que há vida sem Cardozo, é fácil de perceber que afinal a sua importância era enorme. Mais do que muitos pensavam e vai ser agora começar a dar valor a um jogador que foi para nos um privilegio ter connosco. Há outro no plantel que sinto que um dia será como ele, e vai ser relembrado com saudade no dia que sair. Com as devidas diferenças, está claro, mas há jogadores assim.


Mestre30

Citação de: bgardo em 09 de Agosto de 2014, 23:09
há um ano atrás havia muita gente que não o queria cá mais. Tinha acabado o seu tempo, dizia muitos.

Outros tinham lhe ganho novo respeito porque ele tinha sentido as derrotas do final da época e tinha exteriorizado isso da pior maneira.

Depois ele ajudou a recuperar o Benfica rumo ao titulo, rumo ao tri.

A meio da época perdeu a importância dentro das 4 linhas (ja fora jamais a perdeu o irá perder) e percebemos que havia vida sem Cardozo.

Agora um ano depois, mesmo sabendo que há vida sem Cardozo, é fácil de perceber que afinal a sua importância era enorme. Mais do que muitos pensavam e vai ser agora começar a dar valor a um jogador que foi para nos um privilegio ter connosco. Há outro no plantel que sinto que um dia será como ele, e vai ser relembrado com saudade no dia que sair. Com as devidas diferenças, está claro, mas há jogadores assim.


:huh:

Far(away)

Citação de: Mestre30 em 09 de Agosto de 2014, 23:24
Citação de: bgardo em 09 de Agosto de 2014, 23:09
há um ano atrás havia muita gente que não o queria cá mais. Tinha acabado o seu tempo, dizia muitos.

Outros tinham lhe ganho novo respeito porque ele tinha sentido as derrotas do final da época e tinha exteriorizado isso da pior maneira.

Depois ele ajudou a recuperar o Benfica rumo ao titulo, rumo ao tri.

A meio da época perdeu a importância dentro das 4 linhas (ja fora jamais a perdeu o irá perder) e percebemos que havia vida sem Cardozo.

Agora um ano depois, mesmo sabendo que há vida sem Cardozo, é fácil de perceber que afinal a sua importância era enorme. Mais do que muitos pensavam e vai ser agora começar a dar valor a um jogador que foi para nos um privilegio ter connosco. Há outro no plantel que sinto que um dia será como ele, e vai ser relembrado com saudade no dia que sair. Com as devidas diferenças, está claro, mas há jogadores assim.


:huh:

O austríaco.

Nowakowski

Alto, desengonçado, feio, dialecto guarani que não dá para perceber um pentelho... Quem o julgar sem o ver jogar, vai automaticamente colocar-lhe o rótulo de «cepo».

Mas depois entra em campo e tudo muda.

A chuteira de Cardozo pisa a relva da Luz e, naquele instante, acorda o Benfica.

Incrível o pedigree deste gajo.

https://www.youtube.com/watch?v=BfsSrrpnTjM

bgardo

Citação de: Mestre30 em 09 de Agosto de 2014, 23:24
Citação de: bgardo em 09 de Agosto de 2014, 23:09
há um ano atrás havia muita gente que não o queria cá mais. Tinha acabado o seu tempo, dizia muitos.

Outros tinham lhe ganho novo respeito porque ele tinha sentido as derrotas do final da época e tinha exteriorizado isso da pior maneira.

Depois ele ajudou a recuperar o Benfica rumo ao titulo, rumo ao tri.

A meio da época perdeu a importância dentro das 4 linhas (ja fora jamais a perdeu o irá perder) e percebemos que havia vida sem Cardozo.

Agora um ano depois, mesmo sabendo que há vida sem Cardozo, é fácil de perceber que afinal a sua importância era enorme. Mais do que muitos pensavam e vai ser agora começar a dar valor a um jogador que foi para nos um privilegio ter connosco. Há outro no plantel que sinto que um dia será como ele, e vai ser relembrado com saudade no dia que sair. Com as devidas diferenças, está claro, mas há jogadores assim.


:huh:
o gaitan. creio que muitos so vao perceber o que ele era no dia que sair. com as devidas diferenças como é obvio, mas sao dois jogadores que mesmo no seu melhor nao sao jogadores que geram consenso.


Shoky

Citação de: André Sousa em 08 de Agosto de 2014, 14:24


Isto é, claramente, um dos melhores gifs de sempre.

Que épico.


Estes dois também são fabulosos:




Shoky

Citação de: Nowakowski em 10 de Agosto de 2014, 00:05
Alto, desengonçado, feio, dialecto guarani que não dá para perceber um pentelho... Quem o julgar sem o ver jogar, vai automaticamente colocar-lhe o rótulo de «cepo».

Mas depois entra em campo e tudo muda.

A chuteira de Cardozo pisa a relva da Luz e, naquele instante, acorda o Benfica.

Incrível o pedigree deste gajo.

https://www.youtube.com/watch?v=BfsSrrpnTjM

Gajo épico:
https://www.youtube.com/watch?v=BfsSrrpnTjM&t=1m39s

Nowakowski

A epicidade do Cardozo no «momento mais Benfica» do século XXI:


Mestre30

Citação de: Nowakowski em 10 de Agosto de 2014, 00:37
A epicidade do Cardozo no «momento mais Benfica» do século XXI:


Esteve a um pintelho de gravar a letras de ouro o seu nome no Estádio da Luz.

Nowakowski


Mestre30

Estava a falar do golo anulado contra o Chelsea.......se esse golo tem sido validado....minha nossa senhora. Cardozo seria um Deus!

Nowakowski

#256679
E mesmo assim teve colhões de tungsténio para marcar o nosso penalty na final da LE, frente ao Cech.

Pois é, bebé. É preciso recuar até 1983 para encontrar um jogador do Benfica a marcar numa final europeia.