Mário Coluna

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

perceptionman

De todas as imagens que colocaram aqui, houve uma que me chamou particular atenção. Falo-vos desta foto:

É impressionante, diria até inigualável o grau de Benfiquismo concentrado numa só imagem.

Um equipamento sem adereços ou detalhes desnecessários, apenas um símbolo e um vermelho berrante, um estádio a rebentar pelas costuras, 5 Taças alinhadas na relva e... cinco lendas do nosso clube. Lendas? MITOS.

Estes cinco senhores somaram o parco número de 1070 golos marcados. Mil e setenta. É de loucos.

Cinco lendas do futebol, cinco portugueses, mais de uma década de dedicação ao clube (em alguns casos 15 anos), dezenas de títulos conquistados... uma imagem que extravasa Benfica em cada pixel.

De tão épica que é, esta imagem devia estar mais vezes presente no imaginário dos Benfiquistas. No imaginário e no balneário dos nossos jogadores. Como legenda bastava uma frase: "O Benfica é isto. Respeitem-no."

Este Benfica foi o tal Benfica que se tornou maior que o próprio país. Um símbolo capaz de impor respeito em qualquer canto do mundo. Esse respeito, devemo-lo, não só mas essencialmente, a lendas como as que estão nesta imagem.

Infelizmente a lei da vida quis que as 3 figuras centrais nos abandonassem. Provavelmente só uma delas foi devidamente homenageada em vida. É pena e deixa-me frustrado. Verdadeiramente frustrado.

Espero um dia, quando fizer a viagem para o outro lado, poder dar um aperto de mão a cada uma das lendas que já partiu e dizer emocionado "Obrigado. Muito obrigado."

Por muito irónica que seja a vida, a verdade é que sinto dentro de mim que os dois maiores reforços do mercado de Inverno foram dois Senhores: Eusébio e Coluna. Tenho a convicção que eles, lá do alto, não vão permitir que nos fuja este campeonato.

pcssousa

Citação de: Shoky em 26 de Fevereiro de 2014, 14:50
Muito mal tratado pela imprensa...
Merecia mais, inclusivé do Benfica, mas em vida.

Agora...está morto. Nada a fazer.

Mais um a quem vamos tentar oferecer titulos em morto, quando só lhe dávamos desgostos em vida.

Não digas isso que há muitos que dizem que as velhas glórias até são homenagedas em excesso...

Mestre30

Citação de: pcssousa em 26 de Fevereiro de 2014, 18:02

Mais um a quem vamos tentar oferecer titulos em morto, quando só lhe dávamos desgostos em vida.

Não digas isso que há muitos que dizem que as velhas glórias até são homenagedas em excesso...
Nunca......jamais serão excesso. O que esses senhores deram ao Benfica.....jamais será pago.

E, por mim, o Monstro Sagrado tb seria digno de ter um estátua.

PS: A última frase do Shoky até dói só de ler........   :-X

j.barreto

Nem a palavras,tem sido todos meses!!!!!!???????
Obrigado,ou melhor,Muito Obrigado,descanse em Paz.

Hanzo

Citação de: pcssousa em 26 de Fevereiro de 2014, 18:02

Quem é que disse essa barbaridade?

nightcrowler

tenho grande respeito pelo Eusébio, mas o jogador que mais admirei dos 60's era mesmo o Sr. Mário Coluna.
pensar que toda a gente o tratava por senhor é assim qualquer coisa. parecia ter uma aura, algo de extraordinário. um Homem à Benfica.

merecia uma homenagem grandiosa, infelizmente, a proximidade da morte do Eusébio acaba por "ofuscar" a partida do Grande Capitão.

independentemente da nossa conversa ou das homenagens, o legado dele fica inscrito a ouro na história do Benfica. isso sim é importante. o Benfica é o que é, em grande medida, devido ao que o Sr. Coluna deu ao Benfica

FrEsMa

.

Kurt Cobain 10

Homenagem do LYON AO MONSTRO SAGRADO : MARIO COLUNA NOUS A QUITTÉS Le Portugais a joué de l'OL de 1970 à 72 après avoir effectué une immense carrière avec le Benfica (2 fois champion d'Europe) de 1954 à 70 et l'équipe nationale portugaise. Avec l'OL, il a disputé 19 matches (2 buts). Il a pris sa retraite après son séjour lyonnais. Il fut après sa carrière président de la fédération mozambicaine et ministre de la culture et des sports. L'ancien milieu de terrain est décédé mardi à l'âge de 78 ans.

L'Olympique Lyonnais présente ses sincères condoléances à sa famille et à ses proches. http://www.olweb.fr/fr/article/mario-coluna-nous-a-quittes-64822.html

FrEsMa

Acho isto muito triste. Será que sou o único a achar que Coluna merece muito mais?
E acho que antes de criticar a imprensa por não lhe dar o merecido respeito, devemos pensar nem o nosso próprio clube (ao qual ele deu tanto) o consegue homenagear ao nível da sua grandeza.
Da minha parte, estou-lhe eternamente grato, Monstro Sagrado.

luis___alex

RESPEITO
CARINHO
ADMIRAÇÃO

E UM PROFUNDO SENTIMENTO DE GRATIDÃO

Puches

Citação de: FrEsMa em 26 de Fevereiro de 2014, 21:59
Acho isto muito triste. Será que sou o único a achar que Coluna merece muito mais?
E acho que antes de criticar a imprensa por não lhe dar o merecido respeito, devemos pensar nem o nosso próprio clube (ao qual ele deu tanto) o consegue homenagear ao nível da sua grandeza.
Da minha parte, estou-lhe eternamente grato, Monstro Sagrado.
Não, não és.
Aliás, alguns dos mais velhos tinham um respeito imensamente maior pelo Coluna do que pelo Eusébio.
O facto de ser capitão e, de alguma forma, tudo ter começado com ele e com o Germano (e outros), outro gigante que jogava bem onde lhe mandavam jogar.
Para mim, o Coluna tem um adicional: Uma atividade cívica muito pouco comum nos jogadores daquele tempo.
É um exemplo. Um jogador negro (ou mestiço, se preferirem), Capitão do Benfica naquele tempo, algo impensável para o Sporting ou para o fcp (aqui especulo), e mesmo para a sociedade portuguesa da altura.
Coluna era grande e ajudou o Benfica a ser aquilo em que se tornou: Um clube do povo e um clube democrático.

benfica0605

do que o meu avo dizia, " O coluna metia respeito a todos no campo, ate ao arbitro"

ElPibe_SLB

Eternamente grato, capitão.

Obrigado!

Pablo_8

que equipaça ja temos no ceu,

aguas pela direita e cruza
eusebio para no peito e marca
la vai o capitao coluna
levantar mais uma taça

:slb2: