Mário Coluna

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

senhorcoluna

Citação de: RedVC em 01 de Março de 2016, 00:23
Citação de: senhorcoluna em 29 de Fevereiro de 2016, 00:27
Mário Coluna disse - O Benfica do meu tempo não é o de hoje.

O Benfica é o mesmo. É o Sport Lisboa e Benfica. Como já ouvi um grande Benfiquista dizer: Tudo muda. Só Benfica é eterno.

Dito isto os Clube é feito de homens que trabalham consoante as suas qualidades e defeitos e condicionados ou aproveitando o tempo em que vivem.

Quando Coluna chegou ao Benfica em 1954 o Benfica não era o mesmo da década de 40, época em que ganhou quatro títulos. Estava a perder campeonatos atrás uns dos outros para o SCP. Mas nesse ano inaugurou o Estádio da Luz. Lado bom, lado mau.

Quando Rogério Pipi chegou ao Benfica em 1942 o Benfica já não era o mesmo do tempo de Vítor Silva. Estava a vencer mais títulos mas tinha acabado de perder o Estádio das Amoreiras num processo doloroso e lesivo do nosso Clube. Lado bom, lado mau.

Quando Vítor Silva chegou ao Benfica algures em 1927 o Benfica já não era o mesmo de Cosme Damião. O dilema de manter o amadorismo tinha feito o Clube perder capacidade competitiva e perdiam-se campeonatos uns atrás dos outros. Mas tinha inaugurado o Estádio das Amoreiras. Lado bom, lado mau.

Quando Cosme Damião assumiu as rédeas do Clube, o Clube deixou de ser o Clube dos Catataus. E teve de deixar de ser o Clube da zona de Belém. Teve de adaptar-se aos novos tempos. Perdeu-se o romantismo e a mística das Salésias. Alguns grande homens tiveram de ficar pelo caminho como Manuel Gourlade, outros saíram, melhor desertaram para o SCP. Mas o Benfica sobreviveu à força bruta do dinheiro dos "Alvalades". Mas o Benfica quebrou a hegemonia dos Ingleses do Carcavellos e tornou-se no campeão crónico da década de 1910-1920. Lado bom, lado mau.

Dito isto não vale a pena dramatizar. O Benfica nunca poderia ser o mesmo. Se fosse era porque estava morte e preservado em formol. Os Clubes, todos os Clubes tem de se adaptar. Tem de se renovar. É assim para os homens, é assim para as instituições, é assim para os estados, é assim para o mundo.

Lado bom, lado mau.

O Sport Lisboa e Benfica tem 112 anos.

O Sport Lisboa e Benfica dá-nos alegrias e tristezas desportivas e associativas.

Mas o Sport Lisboa e Benfica nunca nos desilude como o Ideal. Como construção multi-participada, apaixonada, crente e persistente na fraternidade entre os seus sócios, no orgulho de participarem com uma pequena contribuição para o Todo.

DE TODOS UM!
A ti não. Mas a mim tem-me desiludido e muito.

Temos a história mais bonita do Mundo? Temos. (Pelo menos para mim)

Mas tudo o que resta dessa história, é ela mesma.

A Luz é uma passadeira de moda, já não é a nossa casa. É uma red carpet, já não é a nossa sala de estar. É um corpo estranho. Tudo hoje no Benfica me soa a corpo estranho. Alguns próprios empregados/profissionais.

Vê o exemplo do Barcelona. Continua lá tudo, como era há 10 anos atrás. Principalmente em mentalidade. Não foi por isso que deram a desculpa da modernização. O Benfica hoje em dia é forte? É. Mas o caminho que percorremos para ser o que somos hoje, não foi na minha opinião o melhor e o mais genuíno. Não foi Benfica. A única coisa de boa que aponto neste momento em termos de valores é o respeito pelo passado. Nisso não temos falhado. Mas é só.

Salvam-se os adeptos, alguns, que mantém a chama deste clube viva. Mas são cada vez menos os apaixonados, os que conseguem juntar a racionalidade à emoção.

Nunca num clube saudável, num clube VIVO, um Presidente acabaria o dia de mandato, depois de insultar adeptos do clube, sócios que estavam lá para o defender, ao símbolo, a esse Benfica glorioso do passado.

Como disse Mário Coluna - O Benfica do meu tempo não é o de hoje.

E que pena... pois era esse Benfica que todos mereciam. Não o dos títulos, mas o dos valores.

RedVC

A atitude crítica dos Benfiquistas é parte integrante da força do Clube.

Eu sou sempre insatisfeito. Por vezes passo os jogos a criticar. Muitas vezes faço críticas ácidas à Direção.

Agora tentei passar uma imagem da evolução dos tempos com alguns marcos da história do nosso querido Clube para mostrar como em cada tempo se colocaram dilemas e ameaças ao Clube.

Não tenho dúvidas que existem paradoxos e comportamentos que gostaria de ver mudados neste Benfica actual. Comportamentos que não são associáveis ao que eu - adepto - gostaria de ver no Clube que o meu Pai me ensinou a amar. Mas o olhar histórico, transversal a gerações, a contextos socio-políticos ajuda-nos a ver para lá do tempo actual. A insatisfação de adeptos como tu e como eu certamente que tratará de  melhorar o nosso Clube.

O Benfica já teve figuras maiores do que os jogadores que jogam hoje na equipa de futebol, na de basquete, na de hóquei e por aí em diante. Já teve melhores presidentes e Directores. Já teve uma outra prática associativa. Mas também eles não tiveram virtudes que alguns destes tem.

Como disse o Benfica de Cosme nada tinha a ver com o Benfica de Bogalho ou de Maurício Vieira de Brito ou de Borges Coutinho. Provavelmente ele acharia que também nesse tempo existia uma feira de vaidades prevalente à ideia que ele tinha de Clube. Mas foi assim que o Benfica foi grande. Foi assim que o Benfica na década de 20 não se tornou um CIF ou desapareceu como um Império ou se encolheu como um Belenenses. Este Benfica terá de ser alterado de ser melhorado. Eu odeio carpetes vermelhas mas o que é certo é que elas tornar-se-ao ridículas e ultrapassadas. assim a sociedade faça uma evolução para maior justiça social.

Sinais do tempo. Evolução. Ajuste.

Se não me fiz explicar também não posso fazer melhor.

Abraço Benfiquista.

pcssousa

Citação de: senhorcoluna em 01 de Março de 2016, 01:53
Citação de: RedVC em 01 de Março de 2016, 00:23
Citação de: senhorcoluna em 29 de Fevereiro de 2016, 00:27
Mário Coluna disse - O Benfica do meu tempo não é o de hoje.

O Benfica é o mesmo. É o Sport Lisboa e Benfica. Como já ouvi um grande Benfiquista dizer: Tudo muda. Só Benfica é eterno.

Dito isto os Clube é feito de homens que trabalham consoante as suas qualidades e defeitos e condicionados ou aproveitando o tempo em que vivem.

Quando Coluna chegou ao Benfica em 1954 o Benfica não era o mesmo da década de 40, época em que ganhou quatro títulos. Estava a perder campeonatos atrás uns dos outros para o SCP. Mas nesse ano inaugurou o Estádio da Luz. Lado bom, lado mau.

Quando Rogério Pipi chegou ao Benfica em 1942 o Benfica já não era o mesmo do tempo de Vítor Silva. Estava a vencer mais títulos mas tinha acabado de perder o Estádio das Amoreiras num processo doloroso e lesivo do nosso Clube. Lado bom, lado mau.

Quando Vítor Silva chegou ao Benfica algures em 1927 o Benfica já não era o mesmo de Cosme Damião. O dilema de manter o amadorismo tinha feito o Clube perder capacidade competitiva e perdiam-se campeonatos uns atrás dos outros. Mas tinha inaugurado o Estádio das Amoreiras. Lado bom, lado mau.

Quando Cosme Damião assumiu as rédeas do Clube, o Clube deixou de ser o Clube dos Catataus. E teve de deixar de ser o Clube da zona de Belém. Teve de adaptar-se aos novos tempos. Perdeu-se o romantismo e a mística das Salésias. Alguns grande homens tiveram de ficar pelo caminho como Manuel Gourlade, outros saíram, melhor desertaram para o SCP. Mas o Benfica sobreviveu à força bruta do dinheiro dos "Alvalades". Mas o Benfica quebrou a hegemonia dos Ingleses do Carcavellos e tornou-se no campeão crónico da década de 1910-1920. Lado bom, lado mau.

Dito isto não vale a pena dramatizar. O Benfica nunca poderia ser o mesmo. Se fosse era porque estava morte e preservado em formol. Os Clubes, todos os Clubes tem de se adaptar. Tem de se renovar. É assim para os homens, é assim para as instituições, é assim para os estados, é assim para o mundo.

Lado bom, lado mau.

O Sport Lisboa e Benfica tem 112 anos.

O Sport Lisboa e Benfica dá-nos alegrias e tristezas desportivas e associativas.

Mas o Sport Lisboa e Benfica nunca nos desilude como o Ideal. Como construção multi-participada, apaixonada, crente e persistente na fraternidade entre os seus sócios, no orgulho de participarem com uma pequena contribuição para o Todo.

DE TODOS UM!
A ti não. Mas a mim tem-me desiludido e muito.

Temos a história mais bonita do Mundo? Temos. (Pelo menos para mim)

Mas tudo o que resta dessa história, é ela mesma.

A Luz é uma passadeira de moda, já não é a nossa casa. É uma red carpet, já não é a nossa sala de estar. É um corpo estranho. Tudo hoje no Benfica me soa a corpo estranho. Alguns próprios empregados/profissionais.

Vê o exemplo do Barcelona. Continua lá tudo, como era há 10 anos atrás. Principalmente em mentalidade. Não foi por isso que deram a desculpa da modernização. O Benfica hoje em dia é forte? É. Mas o caminho que percorremos para ser o que somos hoje, não foi na minha opinião o melhor e o mais genuíno. Não foi Benfica. A única coisa de boa que aponto neste momento em termos de valores é o respeito pelo passado. Nisso não temos falhado. Mas é só.

Salvam-se os adeptos, alguns, que mantém a chama deste clube viva. Mas são cada vez menos os apaixonados, os que conseguem juntar a racionalidade à emoção.

Nunca num clube saudável, num clube VIVO, um Presidente acabaria o dia de mandato, depois de insultar adeptos do clube, sócios que estavam lá para o defender, ao símbolo, a esse Benfica glorioso do passado.

Como disse Mário Coluna - O Benfica do meu tempo não é o de hoje.

E que pena... pois era esse Benfica que todos mereciam. Não o dos títulos, mas o dos valores.

Deste um péssimo exemplo, o Barcelona. Se há clube que passou por enormes mutações é o Barcelona... Passou de ser o clube que contratava os jogadores da moda, algo que vinha de há várias décadas, a ser um clube que alicerça a sua equipa principal de futebol em elementos oriundos da formação. Mais, passou por imensas convulsões directivas, com presidentes acusados de crime e com suspeitas de terem ledado o clube.
A juntar a tudo isto, o ambiente no Camp Nou esfriou imenso, assim como no Bernabéu. Fizeram da ida a esses estádios um negócio e mataram a paixão.
O Barcelona mudou e mudará. Teve, além de tudo, uma extraordinária fornada da formação, tal como o seu rival teve na década de 80 e, tal como no seu rival, esta chegará ao fim e dificilmente se renovará.

O Benfica, como tão brilhantemente escreveu o RedVC, adaptou-se aos tempos. Se o caminho foi tortuoso? Com certeza, desde meados dos anos 90 para cá passámos por muito, mas o Benfica nunca desilude. Algumas pessoas que tomam decisões em seu nome é que o podem fazer.

poiudivino

Num artigo sobre um dos jogadores mais carismáticos do Caldas SC, encontro esta foto onde aparece o nosso Monstro Sagrado em pleno Campo da Mata  :bow2:

RedVC

Um jogo Oriental-Benfica, disputado no Estádio Engenheiro Carlos Salema. Na foto, o orientalista Mário Luz disputa a bola com Coluna

Vê-se também os Gloriosos Isidro e Fernando Caiado.

Fonte: RR

ferragus

Em relação à discussão aí acima, que acho bastante pertinente, gostaria de deixar a minha opinião que tende a concordar com a do RedVC.

Creio que o problema se prende com o facto de a ideia de "Benfica" ter sofrido muito com a crise de resultados 95-2009. Foi como que toda a força desse ideal se tivesse desvanecido. A direcção de Vilarinho deu ainda uma réstia de fulgor, mas Luís Filipe Vieira tinha um projecto diferente. Talvez tenha sido necessária essa mudança. Hoje somos de novo a potencia desportiva hegemónica em função desse projecto, mas confesso que tenho saudades do meu Benfica de antigamente.
Tenho saudades das tardes à torreira do sol à porta do estádio, dos piqueniques que se prolongavam já dentro do estádio, do convívio com outros benfiquistas desconhecidos nas longas esperas das bichas para a bilheteira e para as portas de acesso. Da expectativa de entrar no estádio e ficar uma hora ou mais a desfrutar de imensos rituais que se perpetuavam e que compunham a tarde antes dos jogos.
Tenho saudades daqueles planteis compostos por homens rijos, portuguesinhos de gema que transpiravam Benfiquismo, que davam o exemplo aos mais novos e transmitiam o peso da camisola, que eram expulsos às dezenas de cada vez que defrontávamos os nossos rivais, porque até os queriam comer!
Tudo aquilo nos falava à alma, apesar da distancia que ia entre nós e os nossos ídolos, eles pareciam mais próximos de nós porque antes de serem jogadores eram benfiquistas, e isso era muita da magia.

Uma parte disso eram fantasias da infância, bem sei, e o mundo do futebol evoluiu todo e em todos os níveis. Hoje até os treinos são transmitidos na TV, o jogo é mais bonito, os relvados são bons e os jogadores são todos atletas de alta competição e correm 40km por jogo. Mas algo de muito importante morreu.
Morreu mas pode renascer. Sinto isso quando vejo um onze com 4 portugueses que são assumidos benfiquistas, treinados por outro. E quando vejo que este plantel que inclui esse núcleo não só é vencedor como é unido. este Benfica pode não ser a máquina oleada que era no ano passado, mas é mais alegre e mais vibrante. é mais Benfica! Se a direcção  souber manter este espírito (e até ela parece diferente este ano), pode estar aqui o principio de uma coisa muito bonita...

daniel.gomes

Uma imensa pena que nem este senhor, nem o grande Eusébio, tenham podido assistir entre nós a um Benfica tri campeão

RedVC

Citação de: daniel.gomes em 22 de Junho de 2016, 01:56
Uma imensa pena que nem este senhor, nem o grande Eusébio, tenham podido assistir entre nós a um Benfica tri campeão

Sim. Tanto Coluna como Eusébio teriam vivido intensamente este tri campeonato. Eles que tanto contribuíram e festejaram para vários tris teriam apreciado este novo período ganhador.

Em particular Coluna pois lembro-me um dia ter feito declarações desencantadas quanto ao momento do Clube. Lembro-me de ter sentido especial agrura por perceber que ele não andaria por muito mais tempo neste mundo e por não se prever que o Benfica conseguisse novo impulso ganhador.

Coluna partiu. Cheio de memórias mas com esse desencanto. Mas o SL Benfica é eterno e volta sempre ao seu lugar. Estamos hoje em condições para conquistar o que aqueles dois imortais estiveram perto de conseguir. O tetra campeonato. Se o conseguirmos os meus pensamentos irão para estes dois e para muitos mais que já por cá não andam. Ou melhor estão lá por cima no 4º anel.

senhorcoluna

faneca_slb4ever