Toni

Médio, 78 anos,
Portugal
Equipa Principal: 13 épocas (1968-1981), 404 jogos (29255 minutos), 26 golos

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça de Portugal (4), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (6)
Treinador, 78 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1987-1989, 1992-1994, 2000-2001), 216 jogos (127 vitórias, 57 empates, 32 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1)

Lorne Malvo

http://observador.pt/especiais/em-84-so-faltou-terem-levado-as-camisolas-dos-clubes/

Mais uma das várias entrevistas que o Observador tem feito nos últimos dias.

VitorPaneira7

Citação de: Lorne Malvo em 08 de Junho de 2016, 00:42
http://observador.pt/especiais/em-84-so-faltou-terem-levado-as-camisolas-dos-clubes/

Sobre esse euro o meu pai dizia que se os jogadores do Porto e do Benfica falassem podia ter brilhado muito mais nos anos 80.

Curiosamente a única vez que falaram fizeram saltillo.....há com cada uma.

Lorne Malvo

Citação de: VitorPaneira7 em 08 de Junho de 2016, 00:53

Sobre esse euro o meu pai dizia que se os jogadores do Porto e do Benfica falassem podia ter brilhado muito mais nos anos 80.

Era uma selecção fortíssima. Chalana, Carlos Manuel, Frasco, Sousa, Diamante, Gomes, Jordão, Nené.

Hoje em dia essa malta valia milhões, o Chalana então nem preço tinha.

RedVC

Citação de: Lorne Malvo em 08 de Junho de 2016, 01:02
Expandir...

Era uma selecção fortíssima. Chalana, Carlos Manuel, Frasco, Sousa, Diamante, Gomes, Jordão, Nené.

O Chalana apareceu com 17-18 anos. Seria imediatamente contratado por 15 milhões de euros...

VitorPaneira7

Centrais havia Alhinho, Larangeira, Coelho, Eurico Gomes, curiosamente os últimos 3 tiveram lesões graves e o do Sporting teve quase tantas operações ao joelho como Eusébio e havia operários como Bastos Lopes, Lima Pereira (este já me disseram que era uma pedra com dois olhos)
Laterais houve Artur, João Pinto, Alvaro, Pietra, Alberto (o meu pai diz que este era máquina pura e que aquele golo contra a Áustria, e era um lateral esquerdo dextro),Veloso
Meio campo então:Vitor Martins (infelicidade da doença), Shéu, João Alves, Toni, Carlos Manuel, António Oliveira (o meu pai definiu assim era tão bom jogador quanto filho da....), Sousa, Jaime Pacheco,
Ataque era Chalana, Diamantino, Vitor Baptista, Futre, Fernando Gomes, Nené, Manuel Fernandes, Jordão
Gr o eterno Bento e Damas

Que geração, jogadores acima da média em várias posições. A rivalidade porto-Benfica que ganha contornos de ódio por culpa de Pedroto, os primeiros anos livres pós 25 abril em que os jogadores estavam pela primeira vez num outro tipo de ambiente social e a ausência de estrutura na selecção não aproveitaram mais esta geração.

Basta ver que para o euro 84 eliminam uma forte URSS e uma Polónia de topo, recem saída de um 3º lugar e com Boniek como estrela.Depois conseguiram passar um grupo com selecções duras como Suécia, Alemanha Federal e Checoslováquia.

Fins de 70 e até meados de 80 só no euro 84 deram o cheirinho do seu potencial.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: VitorPaneira7 em 08 de Junho de 2016, 22:23
Centrais havia Alhinho, Larangeira, Coelho, Eurico Gomes, curiosamente os últimos 3 tiveram lesões graves e o do Sporting teve quase tantas operações ao joelho como Eusébio e havia operários como Bastos Lopes, Lima Pereira (este já me disseram que era uma pedra com dois olhos)
Laterais houve Artur, João Pinto, Alvaro, Pietra, Alberto (o meu pai diz que este era máquina pura e que aquele golo contra a Áustria, e era um lateral esquerdo dextro),Veloso
Meio campo então:Vitor Martins (infelicidade da doença), Shéu, João Alves, Toni, Carlos Manuel, António Oliveira (o meu pai definiu assim era tão bom jogador quanto filho da....), Sousa, Jaime Pacheco,
Ataque era Chalana, Diamantino, Vitor Baptista, Futre, Fernando Gomes, Nené, Manuel Fernandes, Jordão
Gr o eterno Bento e Damas

Que geração, jogadores acima da média em várias posições. A rivalidade porto-Benfica que ganha contornos de ódio por culpa de Pedroto, os primeiros anos livres pós 25 abril em que os jogadores estavam pela primeira vez num outro tipo de ambiente social e a ausência de estrutura na selecção não aproveitaram mais esta geração.

Basta ver que para o euro 84 eliminam uma forte URSS e uma Polónia de topo, recem saída de um 3º lugar e com Boniek como estrela.Depois conseguiram passar um grupo com selecções duras como Suécia, Alemanha Federal e Checoslováquia.

Fins de 70 e até meados de 80 só no euro 84 deram o cheirinho do seu potencial.

A URSS foi bem prejudicada...

Lorne Malvo

Citação de: RedVC em 08 de Junho de 2016, 22:13
Expandir...

O Chalana apareceu com 17-18 anos. Seria imediatamente contratado por 15 milhões de euros...

Não duraria muito tempo por cá, não. Mas se o Renato saiu por 35 + objectivos nem quero imaginar o valor do Chalanix.

RedVC

Citação de: Lorne Malvo em 09 de Junho de 2016, 00:19
Expandir...

Não duraria muito tempo por cá, não. Mas se o Renato saiu por 35 + objectivos nem quero imaginar o valor do Chalanix.

eu vi Chalana jogar em 82. O estádio entrava em suspenso quando ele pegava na bola.
Imagino que em 78 ou 79 fosse ainda mais espetacular.
O pessoal mais novo não imagina o que perdeu. Era melhor, muito melhor do que Gaitan. E mesmo que Di Maria seja um craque Chalana tinha um talento mais puro. Era mais craque para mim.

RedVC

Nem a propósito no programa "A culpa é do Ronaldo" o grande Toni acaba de fazer uma afirmação:

"Como o Chalana não houve ninguém"  :bow2:

Safe

a seguir a Eusébio e Coluna, e com respeito por todas as restantes LENDAS do nosso clube...como Toni não há ninguém!

Toni é Benfica!

Reed

Nirvana_87

Citação de: Safe em 05 de Julho de 2016, 00:07
a seguir a Eusébio e Coluna, e com respeito por todas as restantes LENDAS do nosso clube...como Toni não há ninguém!

Toni é Benfica!

Tinha 13 anos, mas nunca esqueci o dia em que o treinador campeão nacional chorou na TV2 por ter sido dispensado do Benfica.  :disgust: :cry2:

Red2802

Citação de: RedVC em 09 de Junho de 2016, 01:04
Citação de: Lorne Malvo em 09 de Junho de 2016, 00:19
Expandir...

eu vi Chalana jogar em 82. O estádio entrava em suspenso quando ele pegava na bola.
Imagino que em 78 ou 79 fosse ainda mais espetacular.
O pessoal mais novo não imagina o que perdeu. Era melhor, muito melhor do que Gaitan. E mesmo que Di Maria seja um craque Chalana tinha um talento mais puro. Era mais craque para mim.

Vi Chalana jogar muitas vezes.

Nenhum jogador do actual campeonato português lhe chega aos calcanhares.

Gaitan e Di Maria são meninos à beira do Fernando Albino de Sousa Chalana.

faneca_slb4ever

Citação de: RedVC em 09 de Junho de 2016, 23:31
Nem a propósito no programa "A culpa é do Ronaldo" o grande Toni acaba de fazer uma afirmação:

"Como o Chalana não houve ninguém"  :bow2:

Enorme!

*Crow*

Que orgulho se apodera da minha alma cada vez que vejo este senhor na tv. Que classe, que nivel que nada tem a ver com os jagunços de outros clubes. Orgulho de ser da mesma família clubista do senhor Toni