José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

Barracuda

Citação de: brazio em 10 de Março de 2015, 20:46Com o porto acontece igual nos últimos 25 anos não é um nem dois anos maus que estabelecem uma crise desportiva numa equipa que ganhou a maioria de títulos nesse período de tempo.

Repito que não era só a ausência de títulos, era também a forma como a equipa jogava. Primeiro o Fernando Santos e depois o Octávio deram cabo daquilo. Obviamente que não podemos voltar atrás no tempo para saber o que teria sido do FCP sem o Mourinho, mas arrisco que não teriam ganho 1 Liga Europa e 1 Liga dos Campeões. Enfim, também não podemos saber o que aconteceria se o Eusébio não tivesse vindo para o Benfica, mas podemos especular que o Benfica teria ficado a perder.


Citação de: brazio em 10 de Março de 2015, 20:46O Vilarinho agiu corretamente perante o ultimato de Mourinho porque não é admissível que os termos de um contrato que um clube estabelece com o seu treinador sejam arbitrariamente alterados em função de ameaças e ambições particulares desse treinador por assim qualquer funcionário do Benfica podia fazer as mesmas reivindicações e autoridade da direção ia pela pia abaixo.

O que eu estou a tentar dizer é que há aqui uma enorme falta de coerência. Se o Mourinho não tinha estatura moral para treinar o Benfica então foi bem despedido, mas nesse caso não se percebe por que raio o Benfica o foi tentar contratar de volta poucos meses depois. Será que durante esses meses ele adquiriu a tal estatura moral que não tinha antes?

Para mim o que aconteceu foi que o Vilarinho queria correr com o Mourinho para cumprir a sua promessa eleitoral de pôr lá o Toni. Sim, que a de contratar o Jardel foi convenientemente esquecida. Como insulto aos sócios ainda contratou o irmão dele, que nem sequer se chamava Jardel, mas enfim. Ora acontece que o Toni sabia que se entrasse a meio da época, ainda para mais a substituir o Mourinho, não demoraria a ficar queimado. Então pediu ao Vilarinho para manter o Mourinho até final da época e para entrar só nessa altura.

Ora o Mourinho, ao exigir um contrato de dois anos ao Vilarinho, estragou o esquema todo. O Vilarinho não podia esperar mais dois anos para lá pôr o Toni, pelo que teve de despachar o Mourinho e pôr lá o Toni imediatamente. O resultado é que o Toni acabou por sair do Benfica completamente queimado para o futebol português. A partir do momento em que saiu o Toni, o Vilarinho precisou de encontrar um novo treinador, e naturalmente lembrou-se do homem que tinha mandado embora meses antes. O problema é que até quando o tentou ir buscar se revelou incompetente, de maneira que o Mourinho acabou antes por ir para o FCP.

Sinceramente, não vejo como é que podes sequer argumentar o contrário. Não faria o mínimo sentido despedir o Mourinho por chantagear o Benfica para o ir buscar de novo praticamente logo a seguir.

brazio

Porque é que não faria sentido o futebol é volátil as coisas mudam muito rapidamente. Mourinho não foi despedido por incompetência nem por crise de resultados foi despedido porque exigiu um novo contrato. Qual é a incoerência de mais tarde o clube pretender voltar a contar com os seus serviços? As circunstancias mudam também as pessoas e as suas opções podem mudar o mais importante é que é o Benfica e não Mourinho ou qualquer outra pessoa que define essas opções.

Em primeiro lugar a nova direção tinha toda a legitimidade de trazer Toni porque concorreu às eleições e apresentou o seu projeto anunciando as suas intenções.

Mourinho devia ter tido isso em conta afinal ele não tinha sido escolha da nova direção.

Onde é que divergimos?

Tu consideras que caso Mourinho terminasse a época seria despedido independentemente dos resultados. 

Ao passo que eu considero que a equipa estava a evoluir favoravelmente e mesmo com Toni estivemos a uma vitória frente ao Boavista em casa a possibilidade de passar para primeiro caso tivéssemos vencido não conseguimos e depois foi o descalabro até terminarmos num humilhante 6º lugar...

Ao Mourinho bastava ter sido um pouco mais paciente os adeptos estavam a começar a estar com ele seria apenas uma questão de tempo até acontecer o mesmo com a nova direção.
Não é à toa que o próprio Mourinho já reconheceu que foi infeliz na forma como geriu essa situação.

Barracuda

Eu percebo que por vezes se despeça um treinador e que se o vá buscar novamente. Com os jogadores acontece a mesma coisa. Se calhar precisavam de mais experiência, ou a direção queria ir por um caminho diferente naquele momento, etc. Mas segundo o que tu dizes, o Mourinho foi despedido por ter chantageado o Benfica. Se assim é, então como é que logo a seguir queriam ir buscar o mesmo chantagista que tinham despedido? Não faz sentido nenhum. Isso é como tu teres uma loja, despedires um empregado teu por estar a roubar, e passado uns meses telefonares para casa desse empregado a perguntar se não quer voltar a trabalhar na tua loja.

E sim, acho que ninguém tem grandes dúvidas que a ideia era o Mourinho ser corrido no final da época, quando terminava o seu contrato. O Toni só não entrou logo por que não se queria queimar, tal como acabou por acontecer. Dizer que ele deveria ter esperado até final para ver no que a coisa dava parece-me profundamente irrealista. Por essa lógica o Vilarinho também deveria ter mantido o Toni, que podia ser que subitamente o Benfica começasse a ganhar os seus jogos.

Tal como já disse várias vezes, o catalisador foi a proposta do Sporting. Se não tem sido isso, então o Mourinho provavelmente esperaria mesmo até final, que sempre era da maneira que estava a receber um ordenado. Agora a partir do momento em que surgiu a proposta do Sporting, ele pensou que mesmo que o Vilarinho o mandasse embora iria para o Sporting, o que sempre seria melhor que nada.

A sério, quem é que no seu emprego agiria de forma diferente? Se o teu contrato acabasse passado uns meses e o patrão já tivesse anunciado o teu substituto, e se subitamente te aparecesse uma proposta de outra empresa, numa de "se quiseres é agora", não falavas com o teu patrão a pedir para te renovar o contrato, sabendo que na pior das hipóteses poderias ir para a outra empresa? Estás-me mesmo a dizer que ficarias até final, para depois ires quase de certeza para o desemprego?

SonicYouth

Jogo de encher chouriços hoje (cheira-me)...

Sobre o Matic e que este nunca deveria ter saído, nunca seria o Mou a fazer do Matic o jogador que é na posição 6.

RodrigoVivo

Com tanto alarido em torno do prémio de 250mil€ para cada jogador do PSG, estou curioso para ver a abordagem de jogo que o Mourinho vai ter hoje à noite.

dist

Já consigo ouvir a o "pi pi pi" da marcha atrás do autocarro.

SonicYouth

Porta-aviões em marcha

Barracuda

Citação de: dist em 11 de Março de 2015, 13:19
Já consigo ouvir a o "pi pi pi" da marcha atrás do autocarro.

Citação de: SonicYouth em 11 de Março de 2015, 13:24Porta-aviões em marcha

Até nisto se vê a importância do Mourinho para o futebol. Antes dele, uma equipa que empatasse 1-1 fora na primeira mão de uma competição europeia jogava à maluca na segunda mão para tentar ganhar 10-0. O Mourinho veio introduzir conceitos como "defesa sólida" e "pragmatismo".

Enfim, claro está que o reverso da medalha é as equipas dele marcarem poucos golos. O Chelsea só leva 57 no campeonato e o Real Madrid treinado por ele teve dificuldades para chegar aos 121 numa época.

SonicYouth

Não gosto do cinismo e do futebol que o Chelsea pratica.
Bem como abominei o jogo do Inter em Barcelona (exemplo do que é Mourinho nas eliminatórias).

Acho que estou no meu direito de não gostar da "estética" do futebol praticado.


dist

Só os Freitas Lobo desta vida é que podem gostar do futebol atual do Mourinho.

Barracuda

Citação de: SonicYouth em 11 de Março de 2015, 13:35Não gosto do cinismo e do futebol que o Chelsea pratica.

Estás no teu direito de não gostar.


Citação de: SonicYouth em 11 de Março de 2015, 13:35Bem como abominei o jogo do Inter em Barcelona (exemplo do que é Mourinho nas eliminatórias).

Que jogo é que querias que ele fizesse, quando ainda na primeira mão ficou reduzido a 10 por causa daquela expulsão ridícula do Thiago Motta provocada pelo teatro do Busquets?

Trezeguet


SonicYouth

Citação de: Barracuda em 11 de Março de 2015, 14:09
Citação de: SonicYouth em 11 de Março de 2015, 13:35Não gosto do cinismo e do futebol que o Chelsea pratica.

Estás no teu direito de não gostar.


Citação de: SonicYouth em 11 de Março de 2015, 13:35Bem como abominei o jogo do Inter em Barcelona (exemplo do que é Mourinho nas eliminatórias).

Que jogo é que querias que ele fizesse, quando ainda na primeira mão ficou reduzido a 10 por causa daquela expulsão ridícula do Thiago Motta provocada pelo teatro do Busquets?

O estilo de jogo do Mourinho em eliminatórias é similar ao jogo que o Benfica foi fazer a Alvalade ainda há pouco tempo.
Jogar para o enconanço com as linhas lá atrás e esperar que se consiga um golo.

Acho que ele tem mão-de-obra mais que suficiente para jogar de igual para igual, em vez de andar a meter autocarros.

É que quando é contra ele, vem cheio de moralidades...


Barracuda

Citação de: SonicYouth em 11 de Março de 2015, 14:18É que quando é contra ele, vem cheio de moralidades...

É o que eu digo, acusa-se o Mourinho por coisas que todos fazem. Qual é o treinador que não se queixa quando a outra equipa joga para o 0-0? Será que o pessoal que refila aqui com o Mourinho pela exibição do Inter em Barcelona também criticou o JJ o ano passado quando jogou à defesa em Turim, na segunda mão das meias finais da Liga Europa, sobretudo depois de ficar a jogar com 10? Será que achavam que devíamos ter ido para cima deles com tudo?

Enfim, já sei que se mais logo o Chelsea for eliminado este tópico vai ganhar várias novas páginas à base de "CHUPA!" e de "Este fdp do Mourinho não vale nada". Eu vou estar a torcer pelo Chelsea, mas cada um é livre de torcer por quem bem quiser.

ninja77

Citação de: dist em 11 de Março de 2015, 13:19
Já consigo ouvir a o "pi pi pi" da marcha atrás do autocarro.

:2funny: :2funny: