Scott Minto

Defesa, 52 anos,
Reino Unido
Equipa Principal: 2 épocas (1997-1999), 42 jogos (3661 minutos), 0 golos

mMateus

Scott Minto: «O momento que mais orgulho me deu foi jogar pelo Benfica»

Scott Minto chegou ao Benfica, com 26 anos em 1997, após três temporadas no Chelsea. O lateral-esquerdo inglês deixou claro que a passagem pela Luz durante época e meia foi o melhor período da carreira, a única experiência que teve fora de Inglaterra.

"Quando agora olho para trás, o momento que mais orgulho me deu foi jogar pelo Benfica. Foi jogar no estrangeiro e não saber o que iria acontecer. Lembro-me de estar no balneário, e estar prestes a entrar, a pensar que não conhecia ninguém. Não conhecia qualquer jogador português. E lá entrei. Hoje, retiro daí uma aprendizagem. Eu gosto de línguas. A minha mulher é colombiana e agora falo espanhol. Sempre me interessei por várias línguas quando era miúdo. Por isso, comecei a perceber rapidamente português ainda que nunca fosse fluente mas era o suficiente para eles me respeitarem, percebendo que estava a tentar com grande esforço. No relvado não poderia ter corrido melhor e joguei pela Liga dos Campeões pelo Benfica", reiterou em declarações ao programa 'Football Show' da Yahoo Sports o jogador que cumpriu 42 jogos oficiais de águia ao peito.

Minto jogou também pelo West Ham e Rotherman, clube onde acabou a carreira em 2006. O ex-futebolista desempenha agora funções como comentador de futebol na televisão inglesa.

SousaLB

Bastante razoável, daquilo que me lembro. E vem logo à memória aquela jogada para o golo do Poborsky em Alvalade ;D

Foi o único britânico daquela fase que não foi trazido pelo Souness.

nwpt

Não era nenhum craque, mas safava-se...
Já tivemos bem piores, recentemente  ;D

Mestre30


daniel.gomes

O Minto juntamente com o Pembrige e, principalmente, o Deane eram jogadores bastante razoáveis.

Alexandre1976

Dos Ingleses que cá estiveram para mim foi o mais regular.

Blitzer

You played abroad for one of the biggest clubs in Europe and the biggest in Portugal in SL Benfica. How do you look back on your two seasons at the club, and do you have any special highlights and memories from your time in Portugal?

"I love that fact that I played for all the clubs that I did. Chelsea have gone on to become one of the biggest clubs in Europe, and I was part of the 1997 FA Cup final where we won Chelsea's first major trophy for 26 years, which gave me the biggest day in my football career.

"I look at Benfica though as the biggest achievement of my career. Going abroad to one of the biggest clubs in Europe, and definitely the biggest club in Portugal.

"5000 people watched our first training session. 80,000 people watched our pre-season game against Lazio, which was absolutely incredible because it is almost seen as a presentation game of 'these are our new players for the season going forward.'

"Going abroad you are never quite sure about what is going to happen. I certainly did not learn Portuguese at school although, I always liked languages and I always admired people speaking English when it was not their first language.

"Firstly I wanted to do as well as I could on the pitch, but secondly learn the language. I would not say that I was fluent but I could more than get by, and I think that helped me a lot, both within the club but also in a lifestyle situation too.

"I look at that time, coming off the back of winning the FA Cup thinking I do not know one person here and I don't know the language, but just go for it. It was a fantastic opportunity to go abroad and it may never come round again and to play for one of the biggest clubs in Europe, I have to say it went even better than I expected.

"I felt that I integrated myself in the dressing room very well. I carried on the form that I had at the end of the previous season and I was playing first-team football all the time. I was told that Valencia were going to come in for me, only after three games I sustained a serious knee injury and I was out for four months.

"I did not hear anything after that but to be honest part of me thought I do not want to go to another foreign club now and start all over again, and I was happy.

"When I returned to fitness Graeme Souness became the manager and I really enjoyed playing under him. We went on a great run. We were not quite able to win the title, but we finished second and qualified for the Champions League the following season.

I experienced Champions League football and I made some great friends. Off the pitch the lifestyle, living in Portugal, the weather was really nice. A lovely time in my life and it was my biggest achievement in my career to do well in a foreign country."

https://worldfootballindex.com/2020/05/scott-minto-on-chelsea-charlton-and-his-biggest-achievement-moving-to-benfica/

Iron Mask

Este foi sem dúvida o melhor da saga dos britânicos. Depois dele o Dean.

FaithNoMore

Citação de: Iron Mask em 31 de Maio de 2020, 17:12
Este foi sem dúvida o melhor da saga dos britânicos. Depois dele o Dean.

Ele veio do Chelsea ainda o Damásio era o presidente,o Manuel José era o treinador,nessa pré época além dele vieram o Sanchez,Nuno Gomes,Paulo Nunes,Taument e Calado,só depois vieram os ingleses com o Souness quando o Vale e Azevedo ganhou as eleições,era um lateral certinho e muito dificil de ser ultrapassado e centrava bastante bem.

SousaLB

Seria titular na equipa actual.

Slbstriker

Citação de: FaithNoMore em 31 de Maio de 2020, 18:02
Citação de: Iron Mask em 31 de Maio de 2020, 17:12
Este foi sem dúvida o melhor da saga dos britânicos. Depois dele o Dean.

Ele veio do Chelsea ainda o Damásio era o presidente,o Manuel José era o treinador,nessa pré época além dele vieram o Sanchez,Nuno Gomes,Paulo Nunes,Taument e Calado,só depois vieram os ingleses com o Souness quando o Vale e Azevedo ganhou as eleições,era um lateral certinho e muito dificil de ser ultrapassado e centrava bastante bem.

Nessa época estava mesmo esperançado que íamos ganhar o campeonato, o Benfica até estava com bons jogadores.

Mestre30

Bom defesa esquerdo.

Deixou saudades.

MrKenny

Citação de: Mestre30 em 31 de Maio de 2020, 19:19
Bom defesa esquerdo.

Deixou saudades.

Até à chegada do Fyssas e depois do Léo ao Benfica, este para mim tinha sido o melhor lateral esquerdo que tinha visto no Benfica.

Durante largos anos andámos com contratações completamente falhadas para a lateral esquerda.

Flavius

Scott Minto lembra passagem pelo Benfica: «Foi o maior feito da minha carreira»

Em entrevista ao portal World Football Index, Scott Minto lembrou os passos dados na sua carreira e assumiu que a passagem pelo Benfica foi aquela que mais orgulho lhe dá. Na altura contratado ao Chelsea, em 1995, o agora comentador da Sky Sports assume que tudo nas águias o impressionou, a começar logo pelo primeiro treino, com uma multidão nas bancadas.

"Vejo o Benfica como o maior feito da minha carreira. Ir para o estrangeiro, para um dos maiores clubes da Europa e certamente o maior de Portugal. Estavam cinco mil no nosso primeiro treino, 80 mil no nosso jogo de pré-época com a Lazio, o que foi absolutamente incrível, porque basicamente era o jogo de apresentação dos reforços. Quando vais para fora não sabes bem o que vai acontecer. Obviamente que não aprendi a falar português na escola, ainda que sempre tenha gostado de línguas e sempre tenha admirado quem fala inglês mesmo não sendo a sua língua", começou por dizer.

"Primeiro de tudo queria fazer bem as coisas em campo, mas depois queria aprender a língua. Não diria que falo fluentemente, mas consigo safar-me e creio que isso me ajudou imenso, tanto no clube, mas também na adaptação. Olho para essa altura, tinha saído de ganhar a Taça de Inglaterra, mas ia para lá a pensar que não conhecia ninguém, não sabia falar a língua... Foi uma oportunidade fantástica, que provavelmente não me surgiria novamente, especialmente para jogar num dos maiores clubes da Europa. Tenho a dizer que correu ainda melhor do que esperava. Sinto que me adaptei muito bem no balneário", assumiu.

Minto lembrou ainda um grave problema físico que travou a sua afirmação e uma possível mudança para Espanha. "Mantive a forma que trazia da época anterior e estava sempre a jogar na equipa principal. Lembro-me de me terem dito que o Valencia vinha para me contratar, mas ao fim de três jogos lesionei-me gravemente e estive fora por quatro meses. Não ouvi mais nada sobre isso, mas sendo sincero havia uma parte de mim que não queria ir para o estrangeiro e começar tudo de novo. Estava feliz. Quando recuperei, o Graeme Souness era o treinador e adorei jogar com ele. Fizemos uma boa sequência de jogos. Mesmo não tendo sido campeões, fomos segundos e garantimos o apuramento para a Liga dos Campeões. Joguei lá e fiz grandes amigos. Fora do campo, viver em Portugal... o clima era fantástico. Foi um período muito bom na minha vida e foi mesmo o meu maior feito na carreira ter sido bem sucedido no estrangeiro", concluiu o jogador, que em 1997 deixou as águias para voltar a Inglaterra.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/scott-minto-lembra-passagem-pelo-benfica-foi-o-maior-feito-da-minha-carreira

Mikaeil

@iamscottminto
Can't believe I'm 50. But 50 is the new 40!