Panchito Velázquez (Hóquei em Patins)

Avançado, 50 anos,
Argentina
Estatísticas: 4 épocas

Títulos: Taça de Portugal (3), Supertaça (2)

Infinitii

IMORTAL! até tou parvo como é que ele está na saudade...

Infinitii

Se alguma vez gostei e passei a prestar atençao ao hoquei foi por causa dele. Se alguma vez deram muitos directos d benfica e porto em hóquei na rtp1 foram p causa dele. se alguma vez encheram como nunca alguns anos atras o pav antigo da luz foi p causa dele. se deu nas noticias em directo a renovação d contrato milionario na tv foi p causa dele...
teve o azar de ter andado ca nos piores anos deste grande clube.

Shoky

Citação de: Amigo das modalidades em 17 de Outubro de 2010, 12:39
vocês são tão ignorantes (não quero insultar ninguem e não se sintam insultados, mas não seu mesmo como descrever ) que isto roça o ridiculo. È só dizer asneiras e falar do que não se sabe. Mas já que sabem tanto, então fiquem a saber mais antes de questionar os meus motivos ou as minhas razões.

Eu vejo modalidades do Benfica, e falo ao vivo, pq pela tv vejo desde que me lembro para ter idade para ver televisão, com o meu pai sempre a colocar-me o bichinho bem vivo, desde 1997 (coicidente com o ultimo titulo do H.Patins). Estava lá e continuei, em 3 épocas e meias de Panchito, falhei 5 (!) jogos em casa. E fora fui a muito sitio... A minha modalidade preferida? quem me conhece sabe perfeitamente: hóquei em patins. A minha maior mágoa? Não sermos campeões desde 1997/8.

Se soubessem ler, já tinham percebido o que eu tinha dito do Panchito. Um génio, o melhor jogador que vi ao vivo, em termos técnicos, de espectáculo, pura genialidade. Como profissional, não vou falar para não vos estragar a pintura, como qualquer génio também tinha o seu lado lunar. Situação essa que seria menosprezada se ganhassemos titulos atras de titulos (sim, e das 3 taças, convem lembrar que ele só jogou a final-4 de uma delas, em 2000/01 (arrifana), tendo falhado as outras 2 por lesão (99-00, nao me recordo onde foi, 01/02, em Sintra). Em 01-02, o Benfica foi para a fase final (10 jornadas) com 6 pontos sobre o FCP, e perdeu o titulo... Pq no jogo com o Barcelona em Guimarães, o sr.Dantas só tirou o Panchito quando ele estava "morto" dp de lhe terem massacrado o joelho, coisa que os ex-colegas do Barcelona sabiam bem. Mas nem vou por aí, pq os disparates do sr.Dantas foram mais que muitos, e para mim ele foi o grande responsável pelo insucesso nesses anos (como foi absolutamente crucial no enorme sucesso gozado na década anterior!).

Esta divisão de Imortal/Saudade/ex-funcionário, não pretende ser um consenso. pq isso não existe nem na razão, nem na emoção. Agora isto pretende seguir uma certa linha: Valor do jogador, profissionalismo, empatia com os adeptos, titulos... e é normal que quem falhe em alguns aspectos, não chegue ao escalão máximo.

Alguns falavam do Zé Maria ou do Adil. Do Zé Maria, eu só vou constatar factos. Pq vocês ainda não perceberam que estamos a passar a melhor era do futsal, que coincide precisamente com a fundação da modalidade. Temos 5 campeonatos em 9, temos 4 Taças e temos um titulo de campeão europeu. E o Zé Maria tem-nos todos. E em muitos deles, foi peça chave. Exemplo? "Negra" da Final em 06/07, 1x0, Zé Maria. Não é naturalmente um golo que o faz um "imortal", e se não foi um jogador genial ao serviço do Benfica, foi um profissional exemplar, um benfiquista a lutar pelo seu Benfica, e que saiu recheado de titulos.

o Adil sim, percebo que seja estranho, e as minhas razões podem facilmente ser confundidas com presunção, e reconheço isso. Mas da maneira que acompanhei intensamente o hóquei, acompanho intensamente o futsal. E todas as vivências, relatos de quem trabalhou com ele, levam-me a tomar esta decisão. Um treinador genial, que saiu com titulos no bolso, um profissional a 200%, mesmo que tenha errado, situações que ele reconheceu e que saiu bem... E podem estar seguros, mas muitooooooo seguros, que estes anos de André Lima a treinador, têm muito dedo do Adil. Bastava olhar para alguns treinos...

O texto já vai longo, e já me perdi pelo meu meio. Espero que a galeria de imortais se volte a encher rapidamente com jogadores de Hóquei... que rapidamente surja quem possa estar comparado, a quem lá está. E falando de quem vi, José Carlos, Fortunato, Paulo Almeida, Luis Ferreira, Rui Lopes... Isso sim. Com titulos, pq o Benfica é um clube que sem titulos nao faz sentido.

Muito bom post.
e atenção eu não gosto nada de hóquei em patins.
Em relação ao futsal também não entendo como as pessoas não conseguem perceber que esta será provavelmente a fase "anos 60" do futsal benfiquista...e que nem daqui a 30 anos viveremos igual ao que foi e tem sido vivido.

Shoky

Para complementar...nos planteis dos anos 60 temos lá certamente rapazes que eram titulares e para a época nem seriam assim tão bons para serem imortais.
Hoje em dia...essa rapaziada vai toda para lá direitinha...e a razão é óbvia.

A mesma que faz com que todos os futsalistas que participaram activamente na fase de ouro do Benfica, para lá vão parar.

A minha tristeza não é o Zé Maria lá estar...é não ter mais 50 Zé Marias de todas as modalidades a encherem aquele quadro.
Infelizmente só enchem é os Ex-Funcionários.

Amigo das modalidades

Citação de: Munha em 18 de Outubro de 2010, 19:57
Citação de: Amigo das modalidades em 18 de Outubro de 2010, 19:36
Expandir...
Citação de: Munha em 18 de Outubro de 2010, 19:32
Com estes critérios não tarda nada entro nos Imortais e vejo lá o Luís Filipe e o César Peixoto!

ai é? porquê? jogadores mediocres, só por isso estão fora desse estatuto. eu sei que escrevi muito, mas convem ler e tentar perceber, antes de mandar postas de pescada... È por isto que sinto o que o nivel de discussão neste fórum já não é o que foi...

Claro ... porque há pessoas que apenas contribuem com comentários ponderados e de qualidade. Alias, um dos teus começos de post ("vocês são tão ignorantes" ) apenas demonstra a racionalidade levada a um extremo máximo ("È por isto que sinto o que o nivel de discussão neste fórum já não é o que foi....")  As razões que apresentaste em defesa do Adil Amarante e do Zé Maria são tão abstractas ao ponto de, num clube como o Benfica, podemos ter mais de 300 gajos a encaixar nesta categoria dos imortais. São razões boas para um Belenenses ou para um Sporting, mas para o Benfica não tanto. Fazer do Zé Maria ou do Adil imortais de um clube como ao nosso, porque ganharam títulos, é de bradar aos céus. O Zé Maria é tão campeão europeu como o Reina foi pela Espanha ... Comeu pevides enquanto os outros ganhavam.

Cada um tem e pode ter a sua opinião. Chamar de ignorante a alguém numa discussão destas, isso sim, é o cumulo da ignorância. Pronto, lá estou eu a chamar-me de ignorante.

ainda bem.

o que dizes do Zé Maria mete-me nojo. Que seria do Eusébio, do Simões, do Torres, do Zé Augusto, do Coluna, se não fossem o Germano, o C.Pereira, o Zé Gato, o Cruz, o Cavem... e por aí fora. o que seria...

Quanto ao Adil, foi um génio (já que estamos nestas palavras) que por aqui passou. E ganhou umas coisinhas.

mas continuo a desafiar-te a centrar a discussão no Panchito...

Amigo das modalidades

Citação de: Red skin em 18 de Outubro de 2010, 20:10
Citação de: Joga Bonito em 18 de Outubro de 2010, 19:50
Repito, e eu adorava o Panchito: para o Panchito ser imortal, primeiro seria o seu irmão Mariano que deu bem mais ao Benfica.
E eu acho muito bem que o Mariano não seja imortal pela falta de títulos.
O Mariano merece mais q o Panchito... mas n gosto do critério titulos... mas ao menos é um critério!

nao é um critério unico. Já expliquei isso atrás...

Amigo das modalidades

Citação de: fudim flan em 18 de Outubro de 2010, 20:37
Citação de: guizuca em 13 de Outubro de 2010, 22:53
O melhor jogador da História do Hóquei foi António Livramento! De lomge!
e muito melhor profissional que panchito.

mete muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito nisso

Amigo das modalidades

Citação de: JG10 em 18 de Outubro de 2010, 20:40
Citação de: Red skin em 18 de Outubro de 2010, 20:10
Expandir...
Citação de: Joga Bonito em 18 de Outubro de 2010, 19:50
Repito, e eu adorava o Panchito: para o Panchito ser imortal, primeiro seria o seu irmão Mariano que deu bem mais ao Benfica.
E eu acho muito bem que o Mariano não seja imortal pela falta de títulos.
O Mariano merece mais q o Panchito... mas n gosto do critério titulos... mas ao menos é um critério!
para ser imortal é preciso ter titulos?humm...

a meu ver. Não. Há atenuantes para casos excepcionais (Preud'homme é o exemplo disso).

Amigo das modalidades

Citação de: Infinitii em 18 de Outubro de 2010, 23:59
Se alguma vez gostei e passei a prestar atençao ao hoquei foi por causa dele. Se alguma vez deram muitos directos d benfica e porto em hóquei na rtp1 foram p causa dele. se alguma vez encheram como nunca alguns anos atras o pav antigo da luz foi p causa dele. se deu nas noticias em directo a renovação d contrato milionario na tv foi p causa dele...
teve o azar de ter andado ca nos piores anos deste grande clube.

em relação à ultima frase, não faltou dinheiro ao hoquei enquanto ele cá esteve, nas primeiras 2 épocas. A ultima nao conta. E isso insulta a equipa de Zé Carlos, Fortunato, P Almeida, L Ferreira e Rui Lopes que foi campeã com 5 meses de salários em atraso, por exemplo. Mas enfim....

o pavilhão já enchia antes, pq o Benfica ganhava. Com o Panchito enchia pq era um jogador de encher pavilhões.... faltou o resto.

Amigo das modalidades

Citação de: Shoky em 19 de Outubro de 2010, 00:47
Para complementar...nos planteis dos anos 60 temos lá certamente rapazes que eram titulares e para a época nem seriam assim tão bons para serem imortais.
Hoje em dia...essa rapaziada vai toda para lá direitinha...e a razão é óbvia.

A mesma que faz com que todos os futsalistas que participaram activamente na fase de ouro do Benfica, para lá vão parar.

A minha tristeza não é o Zé Maria lá estar...é não ter mais 50 Zé Marias de todas as modalidades a encherem aquele quadro.
Infelizmente só enchem é os Ex-Funcionários.

Amen!

Androico

Se o criterio são os titulos, tirem o rui costa, o michel, entre outros, dos imortais...

Amigo das modalidades

Citação de: Androico em 19 de Outubro de 2010, 01:38
Se o criterio são os titulos, tirem o rui costa, o michel, entre outros, dos imortais...

leiam o tópico pelo menos. Dasse! tenho de o dizer o quê? mais 300 vezes?

Androico

Citação de: Amigo das modalidades em 19 de Outubro de 2010, 01:43

eu estava a ser ironico...

Amigo das modalidades

Citação de: Androico em 19 de Outubro de 2010, 01:45
Citação de: Amigo das modalidades em 19 de Outubro de 2010, 01:43
Expandir...

eu estava a ser ironico...

ok, estou um bocadinho escaldado.. LOL