Silvino

Guarda-redes, 65 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1984-1985, 1986-1994), 262 jogos (20042 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Almareado

O miticos equipamentos verdes do Silvino...Primeiro camisola, calção e meias verdes, depois com calções e meias pretas.

Joaquim Ferreira Bogalho

Não sei muito bem o que sentir sobre o Silvino. Discordo quando dizem que era mau ou, simplesmente, médio. Acho que, era um bom guarda-redes. De resto, o facto de ter substituído o Bento e pegado de estaca é sinónimo de qualidade...lembro-me de muitos jogos do Silvino, com grandes defesase sempre o o tive como um jogador da casa, também eu cresci a ver o Silvino com o mítico equipamento verde. Sempre achei injusta a entrada de Neno para titular, pois, Silvino foi sempre superior e nunca comprometeu. Eriksson teve a ideia, Toni insistiu nela (sobretudo em 93-94). Acho que, saiu do Benfica muito cedo e seria guarda-redes (como depois veio a provar) para mais cinco ou seis anos, aí sim como suplente de Preud'Hommes. Creio que, saiu ressentido com o Clube (e, talvez, com um pouco de razão), pois, tirando Vítor Baia (que, na minha opinião, ainda que tivesse qualidade superior, foi o que foi devido à imprensa que sempre teve), Silvino foi o melhor guarda-redes português da segunda metade dos anos oitenta e dos anos noventa. Os penalties de Estugarda foram um horror. Mas, é a forma como mais tarde assumiu a camisola do porto (ele que tanto sofreu na pele, os ódios reservados ao Benfica, por esse clube) que me entristeceu, não obstante o ressentimento guardado, o comportamento foi lamentável. Deste modo, não sei se é saudade ou ex-funcionário...agora, dúvidas não há, que marcou uma época na baliza do Benfica, bem mais do que Neno...

Trezeguet

só prova o mau que ia Portugal em termos de guarda redes

Almareado

Citação de: Trezeguet em 18 de Novembro de 2013, 12:17
só prova o mau que ia Portugal em termos de guarda redes
Isso não é bem assim, nem pode ser visto bem assim....porque senão que dizer do Vitor Baía....Quem é que foram ao longo dos tempos os seus suplentes no futebol português?

Trezeguet

eu não sou fan do Baía. acho que depois do Damas e Bento nesta posição estagnou no mediano

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Trezeguet em 18 de Novembro de 2013, 12:43
eu não sou fan do Baía. acho que depois do Damas e Bento nesta posição estagnou no mediano

Concordo. Silvino não é (como Vítor Baia), de todo, do nível de Bento e Damas, mas, parece-me, claramente, superior ao Neno. Ademais, Bento e Damas estão no nível dos grandes guarda-redes. Silvino está no nível dos bons guarda-redes, como Vítor Baia.

Almareado

Citação de: Trezeguet em 18 de Novembro de 2013, 12:43
eu não sou fan do Baía. acho que depois do Damas e Bento nesta posição estagnou no mediano
Então estamos conversados.....é uma questão de noção e dimensão da qualidade....Estamos em realidades diferentes!

Trezeguet

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 18 de Novembro de 2013, 12:47
Citação de: Trezeguet em 18 de Novembro de 2013, 12:43
eu não sou fan do Baía. acho que depois do Damas e Bento nesta posição estagnou no mediano

Concordo. Silvino não é (como Vítor Baia), de todo, do nível de Bento e Damas, mas, parece-me, claramente, superior ao Neno. Ademais, Bento e Damas estão no nível dos grandes guarda-redes. Silvino está no nível dos bons guarda-redes, como Vítor Baia.
claro não é, mas eu não disse que era inferior ao Neno. apenas digo eram bons guarda redes mas não são aquelas maravilhas que combinaram com bons planteis

Almareado

Em relação ao Vitor Baía, acho que foi um guarda redes de topo....É a minha opinião, teve momentos em que falhou como todos têm, mas no geral, fez uma carreira ímpar.

Acho o Silvino um patamar abaixo do Baía. Não era de topo, era um bom guarda redes.

Chelas

O Baía foi um grande grande guarda redes, foi pena ter feito carreira naquele clube nojento, senão era um ídolo para mim

Trezeguet

Considero o Baía 1 bom redes, meramente bom.mais que isso não considero e foi daqueles bastantes protegidos pelo sistema disfarçava as suas falhas

Almareado

Citação de: Trezeguet em 18 de Novembro de 2013, 12:59
Considero o Baía 1 bom redes, meramente bom.mais que isso não considero e foi daqueles bastantes protegidos pelo sistema disfarçava as suas falhas
O Baía só foi o guarda redes mais titulado de sempre, um portento na baliza, falhou em Barcelona mas isso não quer dizer nada...Eu acho que, embora protegidos pelo sistema, houve grandes jogadores que passaram pelo Porto ao longo destes anos e Baía foi um guarda redes de nível Mundial.

Trezeguet

isso de titulado foi devido ao tal sistema. a sua melhor fase é com o canalha. mas lá está sempre se via fora do sistema (selecção e barça) notava-se mais as suas falhas

josantiago

O Baía também tinha a capacidade de defender bolas com as mãos, fora de área!

AG

Citação de: Trezeguet em 18 de Novembro de 2013, 13:43
isso de titulado foi devido ao tal sistema. a sua melhor fase é com o canalha. mas lá está sempre se via fora do sistema (selecção e barça) notava-se mais as suas falhas
Também falhou no Barcelona porque jogou lesionado com o Kiev, naquele jogo calamitoso... a partir daí ficou queimado. Para mim foi o melhor guarda-redes português dos últimos 25 anos, de longe.
O Silvino está um pouco abaixo (não muito), e o Neno era mais um guarda-redes de engate que outra coisa.