Paulo Nunes

Avançado, 53 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (1997-1997), 8 jogos (409 minutos), 2 golos

Alexandre1976

Só isso bastava para ver a qualidade dele.

Pancho Lopes 67

#106
Citação de: Alexandre1976 em 27 de Fevereiro de 2019, 19:24
Só isso bastava para ver a qualidade dele.

O Scolari em 2002 não chama o Romário porque houve a polémica, mas deixar o Elber de fora para levar o Luizão do Corinthians só mostra o treinador mediano que sempre foi aos meus olhos, até o Jardel merecia mais ir que esse Luizão.

Alexandre1976

J.V.P e Elber teria sido excelente.

VitorPaneira7

Citação de: Trankas1904 em 25 de Fevereiro de 2019, 21:13
Citação de: VitorPaneira7 em 25 de Fevereiro de 2019, 18:21
97-98 devia ter sido um ano zero. Com um bom treinador é claro.

Começamos 1997-98 com os defeitos do costume: a ausência de laterais direitos, de um extremo esquerdo de qualidade, de um trinco de qualidade e de um ponta de lança .

No entanto, apesar das dispensas de Taument e Paulo Nunes e venda de Gamarra, o Benfica acaba em 2º lugar com uma boa 2ª volta onde ganhou 4-1 ao Sporting e 3-0 ao Porto. Os defeitos estavam lá mas havia uma boa base:

GR-Preud'Homme e Ovchinnikov

DD- Sousa

DE-Minto, Bruno Basto

DC-Ronaldo, Paulo Madeira, Jorge Soares, Tahar

MDC-Amaral, Tiago,

MC- Calado, Hugo Leal

Mo- Panduru, Deco, Sanchez

ED-Poborsky

EE- Luís Carlos

2ºAV João Pinto

PL-Nuno Gomes, Bryan Deane e Pringle.

Ora olhando para o plantel o mais urgente era:
2 DC titular
DD titular
ED suplente
EE titular

Foram buscar Andrade para DD, Porfirio para EE titular, Nandinho para ED suplente, Marco Freitas para MDC e os britânicos Pembridge para EE e Thomas para MC.

Mais uma vez tiros nos pés, estavamos em poupanças no entanto o interesse britânico prevaleceu  e voltamos a dar tiros nos pés quando Souness achou que Deco era mau fisicamente,  foi no negócio Nandinho juntamente com Candido Costa,  e depois dispensou Tiago, Amaral e Sanchez para dar espaço a Thomas.

Foi mais um tiro nos pés com clara responsabilidade Souness e Vale e Azevedo, que resultou em Simões, que trouxe Andrade,Marco Freitas, Porfirio e Nandinho, a bater com a porta.

O Benfica de 1998-99 podia ter construído um 442  à volta da seguinte equipa:
                                                Preud'homme
                    DD titular         DC  titular         DC titular      Minto
                                          Amaral              Calado
                    Poborsky                                            João Pinto (a cair para o meio)
                                         Nuno Gomes   Deane

João Pinto actuou por muitas vezes como falso extremo esquerdo no Benfica no tempo de Toni, fruto da perda de qualidade de Pacheco e mais tarde saída deste. E foi na selecção do Euro 2000 que actuou aí, caindo mais para o meio em apoio a Nuno Gomes e Rui Costa.
Para Suplentes haveria Ovchinnikov, Sousa, B.Basto, Ronaldo\P.Madeira, Tiago, Sanchez, Nandinho, Porfirio, Pringle (aqui talvez o maior ponto fraco). No entanto ainda se contratou Cadete neste ano.

Havia bases, quer em 95-96 e 97-98, onde construir algo melhor mas foi um período onde se preferiu destruir vezes sem conta essas bases.
Difícil ser campeão com esses 4 centrais.  Por acaso sempre vi talento no porfirio ,  mas apenas fez a época de Leiria nunca o confirmou.

Daí referir ue 97-98 devia ter sido um ano zero e   sugerir que na altura devia-se ter ido buscar para 98-99 2 Dc para titulares e um DD para ser titular. P.Madeira e ronaldo para 3º e 4º centrais eram suficientes.

A base de 97-98 era boa, especialmente do meio campo para a frente , defesa esquerdo e GR. Faltou olho para as centrais na época seguinte bem como ponta de lança, ao menos mantinha-se Deane.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Fevereiro de 2019, 20:01
J.V.P e Elber teria sido excelente.

JVP não só em 2004 mas também em 2006 que ele vinha de uma excelente temporada no Boavista, jogou que se fartou na sua última temporada no Bessa, lá na frente faria bem melhor do que a galinha perdida do Pauleta. Acho que nunca vi um avançado jogar tão mal como Pauleta jogou no Euro 2004, e no Mundial 2006 não fez mto melhor...

Alexandre1976

Se o Gamarra não tem sido precocemente vendido e se tivéssemos agarrado o Litos do Boavista ficávamos com uma dupla titular muito boa.Depois o P.Madeira e o Ronaldo com o Tahar a ser também opção ficávamos razoavelmente servidos em termos de alternativas.Preud`homme,Luzhny ou Arce,Gamarra,Litos e Minto era uma linha defensiva de qualidade.

Pancho Lopes 67

#111
Eu lembro-me que da temporada 1997-98 para 1998-99 nos anos da crise foi dos anos em que tive expectativas de um possível título nacional, tinhamos jogado tão bem na 2ªvolta do ano anterior e depois foi o desastre que foi a temporada seguinte. Não soubemos reforça-nos e vendemos os 2 melhores britânicos, a estrutura do Benfica era um caos nessa altura.

Mestre30

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Fevereiro de 2019, 20:09
Se o Gamarra não tem sido precocemente vendido e se tivéssemos agarrado o Litos do Boavista ficávamos com uma dupla titular muito boa.Depois o P.Madeira e o Ronaldo com o Tahar a ser também opção ficávamos razoavelmente servidos em termos de alternativas.Preud`homme,Luzhny ou Arce,Gamarra,Litos e Minto era uma linha defensiva de qualidade.
O Benfica tentou de facto contratar o Litos.......só que a proposta de ordenado era mais baixa do que aquilo que ganhava no Boavista.

Foda-se.

Alexandre1976

Foda-se mesmo.Ainda me lembro de o ver fazer uma época emprestado ao Estoril.Fora de campo queria era surfar quase sempre na praia da Poça no Estoril.

Pancho Lopes 67

Litos também distribuía pancada como senão houvesse amanha, mesmo produto a Bessa, não acho que fosse um central a Benfica, mas sem dúvida que seria uma melhoria em relação a Paulo Madeira e Ronaldo, e se tivesse Gamarra a seu lado provavelmente daria conta do recado.

Trankas1904

Citação de: Pancho Lopes 67 em 27 de Fevereiro de 2019, 19:20
Citação de: Alexandre1976 em 27 de Fevereiro de 2019, 19:18
Elber andou emprestado ao Grasshopers,uma vez virou na antiga pia de alvalade uma eliminatoria frente aos lagartos de Robson.Depois no Bayern e no Estugarda foi craque.

Essa eliminatoria foi em 1992-93, não vi mas lembro-me de falarem disso. Virou um grande craque mesmo, não era um mega goleador mas fazia golos quando era importante e tinha muita intelegencia a jogar a bola. Os adeptos do Bayern votaram nele para o melhor 11 de sempre do clube ao lado do Gerd Muller no ataque.
Emprestado ao grassophers pelo Milan se não me engano. Era grande jogador, mas a antítese do avançado brasileiro por isso teve o sucesso que teve na alemanha

_JonasThern_

O Litos era o único central que sabia marcar o Jardel. O brasileiro via-se sempre fudido com ele.

Trankas1904

Citação de: _JonasThern_ em 28 de Fevereiro de 2019, 00:54
O Litos era o único central que sabia marcar o Jardel. O brasileiro via-se sempre fudido com ele.
E o José Soares....

rosmani

Análise ao Internacional x Flamengo de hoje feita por dois ex Benfica: Roger Flores e Paulo Nunes

https://youtu.be/_jlpTNCHlmk

Darkboy