Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Shoky

Citação de: André Sousa em 06 de Março de 2014, 00:35
A permanência do JJ, se eventualmente for campeão, é um caso bicudo. Isto porque o Benfica precisa de encontrar um novo rumo, mas isso também não deve necessariamente partir dele. Um Benfica mais económico, principalmente, mas também um Benfica a romper com aquilo que tem sido a sua filosofia e modelo de jogo.

A dificuldade, aqui, está em perceber até onde vai o mérito do JJ. A verdade é que há uns anos atrás, estávamos bem piores que isto e, muito sinceramente, a época passada, a nível de resultados, foi muito, muito acima da média. Falo de resultados, não de títulos. E, como é óbvio, até porque tenho mais que dois dedos de testa, aquilo que tanto criticam por aqui... É verdade. É importante estar nas decisões. Não é importante, perdão. É fundamental. E a verdade é que é algo bastante complicado de se fazer.

Se fizermos um balanço de todos os jogos que o JJ já fez, a verdade é que terá uma percentagem de vitórias superior à várias glorias do clube.

Era importante saber se o homem desejado para o Benfica, era capaz de conseguir resultados. Resultados dentro de campo.

Além disso, despedir um treinador campeão pode dar sempre barraca. Ver Vítor Pereira no Porto e consequente entrada do Paulo Fonseca.

Complicado. Há pontos de vista que sustentam ambos os pontos de vista.

Falaste bem...sem dúvida que é complicado. Mas acho que uma estrutura profissional num clube como o Benfica não deve ficar presa pela medo de agir ou mudar para não estragar.

Aliás isso já devia estar tudo a ser analisado. Mudar para melhor é sempre louvável.
O Porto fez merda, mas os casos nem são comparáveis. Porque o Porto é tri-campeão. Tem margem.

Podemos isso sim comparar com o Benfica 2004/05 que tentou algo mais e falhou redondamente.

nunoism

Citação de: brazio em 06 de Março de 2014, 00:25
Pela forma como terminou a ultima temporada fiquei convencido que JJ não voltará a acrescentar mais nada de relevante no futebol do Benfica.

Até pode ser campeão este ano mas será contra um dos piores portos que há memória nos últimos 30 anos e um sporting que fez no ano passado a sua pior classificação de sempre no campeonato nacional.

Não concordo... o JJ tem evoluído muito e nota-se que está a querer fugir dos erros que cometeu no passado. Se for capaz disso, temos um treinador que não fica muito atrás dos melhores da Europa e sendo assim é este que eu quero no Benfica.

Shoky

Citação de: Mercurio_10 em 06 de Março de 2014, 00:35
Eu próprio assumo: consegui tolerar a ideia de que os dois momentos 92 foram de muito azar.

Se tivessemos ganho a Taça de Portugal, eu teria tolerado com alguma tranquilidade a continuidade do Jesus.

Mas o que se passou no Jamor foi uma vergonha. De clube derrotado, de gente sem brio nem capacidade de reacção. Até estivemos a ganhar, porra!!!

Foi depois daquilo que achei que Jesus tinha que sair. E como eu muitos neste fórum.

Eu partilho esta visão e nunca vou perdoar aquela cuspidela na nossa cara.

Shoky

Shoky

Citação de: nunoism em 06 de Março de 2014, 00:40
Pela forma como terminou a ultima temporada fiquei convencido que JJ não voltará a acrescentar mais nada de relevante no futebol do Benfica.

Até pode ser campeão este ano mas será contra um dos piores portos que há memória nos últimos 30 anos e um sporting que fez no ano passado a sua pior classificação de sempre no campeonato nacional.

Não concordo... o JJ tem evoluído muito e nota-se que está a querer fugir dos erros que cometeu no passado. Se for capaz disso, temos um treinador que não fica muito atrás dos melhores da Europa e sendo assim é este que eu quero no Benfica.

Que JJ é que aprendeu com os erros? O que coloca Artur na Liga Europa?

André Sousa

2004/2005 foi diferente. O Trap quis ir para It... Erm, quis ir embora, e acabou por ir.

Estamos a falar da decisão de mandar embora um treinador campeão e trazer outro. Óbvio que isto pode correr bem ou mal.

Falei no Vítor Pereira apenas para demonstrar aquilo que pode acontecer se sair um treinador campeão, porque segundo sei o PdC até pensava renovar com ele.

Anyway, é possível irmos ao mercado e ficar a ganhar. Mas também é complicado.

PAslb

Citação de: André Sousa em 06 de Março de 2014, 00:35
A permanência do JJ, se eventualmente for campeão, é um caso bicudo. Isto porque o Benfica precisa de encontrar um novo rumo, mas isso também não deve necessariamente partir dele. Um Benfica mais económico, principalmente, mas também um Benfica a romper com aquilo que tem sido a sua filosofia e modelo de jogo.

A dificuldade, aqui, está em perceber até onde vai o mérito do JJ. A verdade é que há uns anos atrás, estávamos bem piores que isto e, muito sinceramente, a época passada, a nível de resultados, foi muito, muito acima da média. Falo de resultados, não de títulos. E, como é óbvio, até porque tenho mais que dois dedos de testa, aquilo que tanto criticam por aqui... É verdade. É importante estar nas decisões. Não é importante, perdão. É fundamental. E a verdade é que é algo bastante complicado de se fazer.

Se fizermos um balanço de todos os jogos que o JJ já fez, a verdade é que terá uma percentagem de vitórias superior à várias glorias do clube.

Era importante saber se o homem desejado para o Benfica, era capaz de conseguir resultados. Resultados dentro de campo.

Além disso, despedir um treinador campeão pode dar sempre barraca. Ver Vítor Pereira no Porto e consequente entrada do Paulo Fonseca.

Complicado. Há pontos de vista que sustentam ambos os pontos de vista.
É sempre um prazer ler os teus comentários, têm conteúdo, são inteligentes.... Parabéns.
Vou resumir a minha opinião numa só frase: O JJ só sai do Benfica se quiser e ainda está para nascer o Presidente que tinha coragem de despedir um treinador campeão na atual conjuntura.

brazio

O Benfica não pode estar à espera que o treinador aprenda com os seus erros.

O Benfica tem de ganhar já não pode continuar a adiar. O porto anda a patinar nestes últimos anos não podemos desperdiçar e esperar que eles se recomponham.

Se este treinador não é capaz de fazer o que é preciso só há uma solução.

André Sousa

Mas isto tudo parece-me mais utopia que outra coisa. Se o JJ for campeão, o que ainda está longe, o LFV não o mete na rua. Isso sim, mais tarde podia motivar num dano com alguma relevância para a credibilidade dele.

É bom não esquecer que, durante estas épocas, foi o JJ que manteve o LFV com a credibilidade que tem hoje. Óbvio que o cérebro do Rei Sol e o seu populismo também foi fundamental, mas o LFV vê no JJ um tipo mais que à medida para continuar de pedra e cal no Benfica.

nunoism

Citação de: Shoky em 06 de Março de 2014, 00:42

Que JJ é que aprendeu com os erros? O que coloca Artur na Liga Europa?

Não estou a par do que se passa no balneario, mas há decisões que têm de ser tomadas em prol do bem estar de um grupo, e julgo que esta é uma delas, mesmo que a meu ver seja discutível.

Zlatan

O Jesus se for campeão e sair, é apenas por vontade dele.

_JonasThern_

Mandar embora um treinador Campeão é, de facto, muito complicado. E o Benfica já se arrependeu disso amargamente quando mandou embora o Toni em 94 porque era curto e queria algo mais com o Artur Jorge. Maior erro da história do clube talvez... É uma situalção bastante difícil de resolver.

Ricardo Teixeira

Diga-se também não foi por si só...a troca Vitor Pereira - Paulo Fonseca o motivo dos maus resultados...
O Plantel enfraqueceu...

Shoky

Citação de: André Sousa em 06 de Março de 2014, 00:43
2004/2005 foi diferente. O Trap quis ir para It... Erm, quis ir embora, e acabou por ir.

Estamos a falar da decisão de mandar embora um treinador campeão e trazer outro. Óbvio que isto pode correr bem ou mal.

Falei no Vítor Pereira apenas para demonstrar aquilo que pode acontecer se sair um treinador campeão, porque segundo sei o PdC até pensava renovar com ele.

Anyway, é possível irmos ao mercado e ficar a ganhar. Mas também é complicado.

Acima de tudo tem de ser algo pensado, até com dados que nós não temos...internos.
Pelo que me é dado a ver, Jesus não é o homem para fazer do Benfica um clube ganhador com regularidade.

É isso sim, um bom treinador com um feitio de merda, defeitos que causam imenso desgaste e alguém que é pé-frio e transporta consigo já imensos fantasmas.

Mesmo sendo campeão...a margem de manobra continuará a ser curta. E tem a oportunidade de sair em grande, o que é de ponderar.
Pode perfeitamente em vez de sair com 2 em 5 e relativamente bem lembrado (a tal última imagem ser a que fica) ou forçar e sair com 2 em 7...como um falhado e um borra-botas. O ego dele não aguentaria.

Quanto ao Benfica, acho que precisamos de alguém com outro discurso, outro perfil e que olhe de outra forma para as camadas jovens.