Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

slbenfica_croft

Citação de: JPSilva em 02 de Dezembro de 2014, 23:44
Trabalhar ainda melhor a prospecção é difícil. Na minha opinião o Benfica tem uma das melhores prospecções do mundo. O que não significa que nao faça alguns investimentos errados.
Não sei se temos. Honestamente.

Muitos dos talentos que trazemos são bastante caros. David Luiz por exemplo, foge a esta lógica, mas foi OFERECIDO pelo Bertolucci.

Já para não falar da quantidade de jogadores que chegam ao clube, não jogam ou pouco jogam, e vários dos que jogam apresentam qualidade duvidosa.

Naturalmente não se acerta SEMPRE, mas a nossa estatística não é tão boa quanto isso na minha óptica.

E depois temos uma clara falta de ligação entre prospecção e treinador, ao ponto de parecer uma guerrinha de egos.

JPSilva

Citação de: slbenfica_croft em 02 de Dezembro de 2014, 23:50
Citação de: JPSilva em 02 de Dezembro de 2014, 23:44
Trabalhar ainda melhor a prospecção é difícil. Na minha opinião o Benfica tem uma das melhores prospecções do mundo. O que não significa que nao faça alguns investimentos errados.
Não sei se temos. Honestamente.

Muitos dos talentos que trazemos são bastante caros. David Luiz por exemplo, foge a esta lógica, mas foi OFERECIDO pelo Bertolucci.

Já para não falar da quantidade de jogadores que chegam ao clube, não jogam ou pouco jogam, e vários dos que jogam apresentam qualidade duvidosa.

Naturalmente não se acerta SEMPRE, mas a nossa estatística não é tão boa quanto isso na minha óptica.

E depois temos uma clara falta de ligação entre prospecção e treinador, ao ponto de parecer uma guerrinha de egos.

Acredita que a nossa estatística é optima. Pode não parecer aos olhos de um adepto mas não há muitos clubes que tenham tido tantas valorizações com jogadores que vieram relativamente baratos.

Velazquez

Citação de: slbenfica_croft em 02 de Dezembro de 2014, 23:45
Do ponto de vista táctico existem duas necessidades que saltam à vista de forma MUITO EVIDENTE neste BENFICA.

Claramente necessitamos de jogar nos jogos mais exigentes com 3 médios. Por outro lado, isso implica quase na certa jogar com 1 avançado e aí temos um outro problema. Todos os avançados do BENFICA, todos sem excepção, rendem mais acompanhados do que jogando sozinhos e isso nota-se igualmente de uma forma evidente.

Assim sendo cabe-nos apenas perceber se devemos jogar com dois avançados ou com dois médios, sendo que na minha opinião esta questão deve ser colocada DEPENDENDO DO CONTEXTO.

Isto é, pessoalmente, defendo que nos jogos mais exigentes se sacrifique o nosso sector mais adiantado passando a jogar com 3 médios, mesmo sabendo que isso significa automaticamente ver Jonas, Derley ou Lima, consoante qual deles esteja a jogar, em sofrimento por estarem desacompanhados.

Por outro lado, contra as académicas (meu deus que MEDIOCRIDADE), os moreirenses, etc, naturalmente defendo o assumir do risco e o jogar com dois avançados (um mais na frente, outro mais como segundo avançado).
Exacto,é isso.Mas tambem podes jogar com 2 avançados e 3 ou 4 médios

slbenfica_croft

Citação de: _JonasThern_ em 02 de Dezembro de 2014, 23:42
Citação de: slbenfica_croft em 02 de Dezembro de 2014, 23:37
Citação de: _JonasThern_ em 02 de Dezembro de 2014, 23:13
Citação de: slbenfica_croft em 02 de Dezembro de 2014, 22:49
Ou muito me engano ou no final desta época seremos confrontados, FINALMENTE, com uma realidade muito diferente da que temos vindo a conhecer no que toca a reforços, aquisições e construção de plantel.

Talvez seja impressão minha, mas creio que no próximo defeso o BENFICA irá gastar substancialmente menos do que tem gasto nos últimos anos e muito provavelmente irá mudar a sua política desportiva por questões de necessidade com tudo o que de bom e mau isso tem.

Pode ser que sirva para a nossa prospecção e a nossa aposta na formação ser executada de forma mais rigorosa.

Ou então, tudo isto é impressão minha.

Croft... Essa é uma conversa que já vem sendo ouvida, até por elementos da direcção, há anos! Anos! Desde que começámos a investir à séria na época em que contratámos o Aimar e o Reyes. Até hoje nada mudou. Óbvio que algum dia essa política terá que vir ao de cima. Não há milagres. Mas até agora não vejo nada que me leve a pensar isso.
Vou dar um exemplo simples.

O BENFICA contratou Lisandro e Cesar. Tem Jardel e eventualmente Lindelof. 

Claramente o Luisão pede um central rápido ao seu lado, e pode-se discutir a necessidade de ir ao mercado por isso mesmo, mas considerando os que já contratámos nestes tempos recentes, acho que podemos nos deparar com uma realidade simples deste estilo:

"centrais? mister contratámos o Lisandro e Cesar. Não vamos contratar mais. Terão que ser estes a nossa aposta. Desenrasque-se"

O que me custa é que muito provavelmente apenas mudaremos de política por necessidade e não por convicção.

Um clube como o BENFICA, se bem gerido aos diversos níveis, pode dar-se ao luxo de ir segurando os Nicos e os Enzos, não entrando em loucura e sendo SUPER RIGOROSO na sua prospecção e tendo uma formação capaz de proporcionar reforços à equipa A. E quando digo reforços não estou a dizer que devem sair todos os anos Ruis Costas. Nada disso, refiro-me a termos pelo menos a capacidade para introduzir jogadores capazes de dar valor ao plantel. Um plantel faz-se de 25 jogadores e muitos não são craques, mas um bom plantel tem quase sempre 12/13 jogadores muito competentes mais 3/4 "craques".

O BENFICA tem que trabalhar melhor a sua prospecção. Prospecção não é tanto contratar jogadores talentosos por valores entre 5M e os 10M. Prospecção é detectar talento e qualidade, em diversas idades (não é preciso serem só putos) e conseguindo adquirir  estes jogadores por valores relativamente baixos até aos 3/4M.

Epah, mas o Lisandro e o César custaram, junto, 8 milhões de euros. 5 milhões de euros o argentino e 3 milhões o brasileiro. O investimento está lá. Se foi bem ou mal feito... Isso já é outra história.
é um exemplo. Nem sequer estava a falar da qualidade deles.

O Cesar pouco conheço. É muito verdinho, isso é certo. Veremos se cresce. O Lisandro é um central que aprecio e apenas tenho pena que não seja muito rápido, algo que é importante num jogador que jogue ao lado do Luisão.

slbenfica_croft

Citação de: Velazquez em 02 de Dezembro de 2014, 23:53
Citação de: slbenfica_croft em 02 de Dezembro de 2014, 23:45
Do ponto de vista táctico existem duas necessidades que saltam à vista de forma MUITO EVIDENTE neste BENFICA.

Claramente necessitamos de jogar nos jogos mais exigentes com 3 médios. Por outro lado, isso implica quase na certa jogar com 1 avançado e aí temos um outro problema. Todos os avançados do BENFICA, todos sem excepção, rendem mais acompanhados do que jogando sozinhos e isso nota-se igualmente de uma forma evidente.

Assim sendo cabe-nos apenas perceber se devemos jogar com dois avançados ou com dois médios, sendo que na minha opinião esta questão deve ser colocada DEPENDENDO DO CONTEXTO.

Isto é, pessoalmente, defendo que nos jogos mais exigentes se sacrifique o nosso sector mais adiantado passando a jogar com 3 médios, mesmo sabendo que isso significa automaticamente ver Jonas, Derley ou Lima, consoante qual deles esteja a jogar, em sofrimento por estarem desacompanhados.

Por outro lado, contra as académicas (meu deus que MEDIOCRIDADE), os moreirenses, etc, naturalmente defendo o assumir do risco e o jogar com dois avançados (um mais na frente, outro mais como segundo avançado).
Exacto,é isso.Mas tambem podes jogar com 2 avançados e 3 ou 4 médios
Mas terias que abdicar de uma das nossas forças, o jogo pelas alas com flanqueadores ou falsos alas que preenchem bem esse espaço.

Não querendo abdicar dos alas e de 3 médios abdica-se de um avançado.

Não querendo abdicar dos avançados nem dos alas, abdica-se de um médio.

Meio_metro

Citação de: Velazquez em 02 de Dezembro de 2014, 23:50
Citação de: Meio_metro em 02 de Dezembro de 2014, 23:15
Citação de: tsubasaslb em 02 de Dezembro de 2014, 23:14
Enquanto os fundos não forem abolidos...isto se algum dia o forem
quando forem clubes como Benfica e Porto vão baixar para o nível de um Sporting...
Porra,outra vez isso e ainda não conseguiram ver.Por época temos gasto sempre para cima de 30 milhões de euros.Gastando esse dinheiro o que impede de contratar 3 ou 4 grandes jogadores?Impede é de contratar ás dezenas aqueles jopgadores que só vêm encher
o que impede? é que depois vamos vendar partes a quem? vamos nos financiar a onde se os bancos estão a fechar as torneiras?

mas por mim podem acabar contudo... deste de que o Benfica nunca seja vendido... porque nesse dia seria adepto de um clube morto...

Velazquez

#818316
Citação de: slbenfica_croft em 02 de Dezembro de 2014, 23:56
Mas terias que abdicar de uma das nossas forças, o jogo pelas alas com flanqueadores ou falsos alas que preenchem bem esse espaço.

Não querendo abdicar dos alas e de 3 médios abdica-se de um avançado.

Não querendo abdicar dos avançados nem dos alas, abdica-se de um médio.
Não se pode ter tudo,mete-se de um lado tira-se do outro.Temos extremos e laterais muito ofensivos
No losango tens que ter laterais ofensivos e capazes de criar desiquilibrios.No 4-3-3 pelo menos um dos extremos tem que ser tambem avançado,com boa presença na área

No 1º ano do JJ tinhamos praticamente tudo,jogávamos com 2 avançados e com 2 jogadores que tanto abriam no flanco como depois fechavam ao meio

theholyguy

Assim que vi o lagartão do caracolinhos a defender o JJ no Benfica vi logo q é mas é por a mexer lol

Velazquez

Citação de: Meio_metro em 02 de Dezembro de 2014, 23:56

o que impede? é que depois vamos vendar partes a quem? vamos nos financiar a onde se os bancos estão a fechar as torneiras?

mas por mim podem acabar contudo... deste de que o Benfica nunca seja vendido... porque nesse dia seria adepto de um clube morto...
Vender que partes e porquê?E ainda precisamos dos bancos a financiar-nos com tantas receitas?Deviamos era parar de pedir empréstimos e reduzir o passivo para deixarmos de pagar 20 milhões de juros por ano

slbenfica_croft

É necessário aos nossos clubes mudar a política desportiva e com isso aumentar a competências e rigor para construir planteis competitivos em contextos complicados.
Isto parece-me óbvio. Tempos de vacas magras não são por si só sinonimo de tragédia. Às vezes são boas alturas para se mudar práticas e melhorar competências e estratégias

kikohernandez

A nossa equipa B deveria ser um "clone" da A, seria tão mais fácil em caso de necessidade recorrer lá, e até para jogadores da A ganharem ritmo, mas é apenas mais um entreposto das inumeras compras sem nexo que assolam o clube, Menga, Vitor Andrade, Kevin e por aí fora, qdo deveria ser a equipa que acolheria os jovens das equipas junior com uma ou outra aquisição, mas de jogadores com potencial e não um albergue para colocar vitimas das negociatas.
Assim sendo e enquanto a politica não mudar, continuarão a comprar os Luis Filipes e Bebés com os custos que sabemos que isso tem, desportivos e financeiros.

Batigolo

Obviamente que tera de sair no final da epoca.

bgardo

Citação de: O-Rível em 02 de Dezembro de 2014, 15:55
O estatuto que tem o Trap neste clube é algo que me ultrapassa. Penso que já o referi por várias vezes, portanto não vou chover no molhado, apenas acrescento que se algumas verdades sobre essa época viessem a lume, a dupla Trapattoni/Álvaro perdia toda e qualquer credibilidade. Nesse campeonato não fomos campeões por causa do Trapattoni, fomos campeões apesar do Trapattoni.

O Fernando Santos foi dos treinadores que melhor trabalho fez nos últimos anos e, esse sim, foi o último treinador (e o melhor) a representar uma era em que o retorno financeiro era secundário, e no qual a aposta em jovens valores era casual, e não resultava de uma prospecção forte. Parece que não, mas essa política de contratações, da qual o Jesus também parece ser apologista, é fundamental para a sustentabilidade do clube.
podes aprofundar? é que não es a primeira pessoa que oiço dizer isto.

o que se passou nos tempos do Trap?

eu até acho que ele teve mérito, mas para mim não é menos verdade que teve estrelinha, especialmente no campeonato atípico que foi. No fundo fomos os menos maus, o que nem sei se é critica ou elogio. com os pontos que ele fez, nunca seria campeão nos anos mais recentes, nem com menos 4 jornadas.

o futebol em sim lembro me que era pobre pobre. Não tínhamos muita qualidade, infelizmente é verdade, mas apresentávamos mesmo assim um futebolzinho deprimente que muitas vezes cai no esquecimento porque fomos campeões passados muito anos e isso era realmente o mais importante. no fundo acho que muita gente, eu incluido, vibrou com aquela equipa porque a espera era demasiado longa. mas quando olho para traz e me lembro daquilo que jogavamos, não tenho duvidas que Trap saiu no momento certo, campeão com merito mas com muiiiiita sorte no contexto que encontrou naquela ano no que diz respeito a liga.

bgardo

Citação de: Theroux em 02 de Dezembro de 2014, 17:23
Citação de: andre_diogo em 02 de Dezembro de 2014, 17:15
Citação de: O-Rível em 02 de Dezembro de 2014, 17:00
Jogadores que se sentiam confortáveis quando o Benfica baixava as linhas e lhes era colocada a bola no espaço (à excepção do Manelelé). Quando jogávamos com equipas que iam defender o pontinho, a jogar como nós nos sentíamos mais confortáveis, as soluções eram nulas. Aliás, havia uma solução: o Mantorras, ou outro qualquer, resolver com um lance onde a sua qualidade individual disfarçava a ausência de um colectivo forte.
É que nem defendíamos bem. Defender com muita gente qualquer um consegue. E, mesmo assim, conseguimos acabar o campeonato com uma catrafada de golos sofridos.
É verdade, mas aproveitar jogadores também passa um pouco por aí, criar-lhes condições para estes estejam mais confortáveis em campo.
Mas concordo que Trap era um pouco a antítese do JJ, um ataca demais, o outro defendia demais criando poucas condições para a equipa marcar mais golos.
Citação de: Theroux em 02 de Dezembro de 2014, 17:06
Há uma gravação onde o Trap explica como ganhou o campeonato. Criou um núcleo de 4/5 jogadores onde assentava a equipa e a partir daí era raça, querer, ambição e tudo ao molho e fé no Mantorras. A verdade é que foi campeão não tendo o orçamento mais alto.

Massa salarial do Benfica - 25M€ (com prémios de campeão)
                           porto    - 40M€


Isto é como o Sporting ser campeão esta época...
Não tem nada a ver. Benfica e Porto estão agora a fazer campeonatos consistentes, o Porto naquela época não estava.

Consistentes ou não eram ultrafavoritos e quem acabou campeão foi o Trap.
esquecem se que porto também tinha perdido um treinado campeão europeu de clubes e com ela saído um núcleo importantíssimo. deixando os problemáticos do plantel a fazer de vedetas.

para alem disso contratam um gajo que nao conhecia o campeonato, jogadores que floparam e andavam ainda bebedos do que tinha vencido no ano antes.

resumindo, cagada do caralho do porto que achou que ia ter um passeio.

como disse há merito do Trap, não sei é ate que ponto o demerito dos outros foi maior que o merito dele, infelizmente.

AleKx

Eu cá troco toda a nota artística por campeonatos e títulos.

Eu não vejo futebol. Eu vejo o Benfica. E quero que o Benfica ganhe sempre.