Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Maka

Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:44
Citação de: Josh em 11 de Dezembro de 2014, 23:41
De facto, a estatística é como os biquínis... para umas coisas dá jeito para outras nem tanto. Depende dos pontos de vista que se está a defender.

Por isso é que dá jeito comparar com outros clubes da mesma dimensão para detectar um padrão. Já fiz isso hoje com vários treinadores recentes e o JJ está dentro do padrão. Agora se o padrão é mau ou bom é outra conversa.

Espero ver a formação com cada vez mais espaço no plantel nas próximas épocas, é para isso que a direcção tem investido na formação.

Já comparaste com o Barça e o Bayern, clubes que lutam por ainda mais troféus do que o Benfica?

Çula

*Sirgoleta borboletini, eu no geral subscrevo a tua ideia para aquilo que deveria o modelo de sustentabilidade para o clube (no que à equipa de futebol diz respeito). Mas há aí um ponto com o qual não poderei concordar.

Tu no ponto 1 defendes que os miudos deveriam ter minutos com mais regularidade, que jogando de forma espaçada esse processo pode-se ir esfumando. Mas isso seria bom para quem? Para os miudos, para o clube, ou para ambos? Essa perspectiva é fantástica para os miudos, cresceriam muito mais rapidamente do que com uma gestão mais espaçada, mas e para a equipa? Ganharíamos nós em tirar minutos a alguns titulares só para os miudos não perderem o elan (é assim que esta mariquice se escreve?)?

Para mim a questão da formação é muito simples, estou-me literalmente a cagar para ela, da mesma forma que me estou a cagar para o mercado argentino, para o mercado português, para o mercado brasileiro, para o mercado europeu, etc. Eu quero é gente de qualidade, e quanto mais qualidade melhor, venha ela do Seixal, da Arménia ou de algum craque aqui do SB.

A diferença é que a formação (para além dos custos inerentes) pode (e deve) ser uma fonte directa de mais valias a longo prazo e nesse sentido tem sempre que ser tida em linha de conta, mas para mim sempre numa perspectiva de serviço ao clube e nunca numa perspectiva de auto promoção.

Agora, tudo isto muda se sair um miudo que prove mais que um titular, aí só tem é que se abrir alas e meter esse miudo a jogar e colocar o anterior titular a lutar por minutos na rotação. Mas aí sejamos francos, não é muito fácil tendo em conta o nivel geral que temos atingido nos ultimos anos.

Com isto eu concordo em absoluto. Tudo o que entre no exagero e na obsessão acaba até por ter o efeito contrário.

Josh

Citação de: Maka em 11 de Dezembro de 2014, 23:35
Oh Çula, o André Gomes jogou porque estava tudo lesionado e havia muitos jogos. Se não fosse ele, era outro qualquer da B.
Foi como o Cavaleiro, só jogou porque havia que dar descanso aos titulares, e os suplentes (e suplentes de suplentes) estavam lesionados ou castigados. E mesmo assim, quando foi a doer, o treinador preferiu subir o Maxi para extremo (porque todos sabemos que ele era craque quando jogava no meio campo) do que meter o Cavaleiro. Mostrou a grande aposta que tinha feito.

Mas ele haveria de ter jogado por mais alguma razão? :buck2:

Era melhor que o Gaitán, Markovic, Salvio ou Sulejmani para os bancar? Argumento sem grande sentido, esse. Por acaso até concordo no exemplo que deste sobre a final da Liga Europa. De resto, o Cavaleiro teve as oportunidade nos jogos das competições onde fazia sentido apostar nele. Defendo que nos jogos mais importantes, devem jogar aqueles que são os melhores e não o jogador "x" ou "y"´vindo da formação, só para mostrar que se aposta nos jogadores da "casa".

J_PN

Citação de: Aakeonan em 11 de Dezembro de 2014, 22:54
Eu há vários anos que deixei de ter cativo (não consigo dizer redpass, para mim será sempre "cativo"  ;D ), foi uma forma de protesto com o actual Benfica.

Sócio sou desde o início dos anos 90, nas últimas eleições quando soube dos resultados percebi que os Benfiquistas queria uma coisa e eu outra.

Por vezes é bom lutar até ao fim, mas há alturas em que temos de perceber que nada mais há a fazer, foi o que senti naquelas eleições, que nada mais há a fazer, o Benfica com derrota atrás de derrotas ao longo de 10 anos e o responsável por isso continua a ser visto como um Deus pelos adeptos do clube...senti que a mais estava eu, que era hora de ir embora.

No dia a seguir fui entregar o meu cartão, e entreguei junto com uma carta de desabafo que ninguém deve ter lido.

Andei meses assim, recentemente fui pagar o que estava em atraso e pedir um 2º cartão...comecei a pensar que o Benfica não era quem o dirigia, que ser sócio, sim, é dar dinheiro aquelas pessoas que "odeio", mas era sobretudo uma forma de estar ligado ao clube que amo, mais uma forma de estar ligado...e nunca são demais as maneiras de nos ligarmos ao que amamos.

Hoje sou sócio outra vez, embora o tenha interrompido por algum tempo, por desilusão, tristeza e alguma raiva. Continuo a ter sentimentos desses por quem dirige o clube

...mas hoje por hoje o Benfica para mim é aquela camisola vermelha que vai pairando sobre a luz naqueles 90 minutos, são aquelas gentes que habita nas roulotes que pinta as bancadas. É por isso que sou sócio.

Do resto, do resto não gosto no Benfica...mas essa gente não é o Benfica, está no Benfica.

Obrigado  :kiss:

J_PN

Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:01
Felizmente em 2000 houve muita gente que não partiu do príncipio que o Vale Tudo era dono do clube.

Nem consigo imaginar como seria hoje o clube se fosse essa a mentalidade reinante.

Se em 2000 houvesse benfiquistas com a ideia do André Sousa neste momento o Benfica andava pela 2ª divisão ou talvez extinto. Mas os sócios não deixaram, tal como não deixarão que o Vieira continue caso isto vá até ao extremo, o que é uma questão de anos a continuar com esta gestão.

MarafadoSLB

Citação de: Maka em 11 de Dezembro de 2014, 23:32
Citação de: Strata em 11 de Dezembro de 2014, 23:28
O prestígio europeu conquistado na Liga Europa bem destacado na imprensa inglesa. A seguir à maldição de Bella Gutman, temos a maldição de Jesus.

Ainda dizem que não vai deixar a sua marca no clube....

Já deixou...e o pior é que vai continuar a marcar bem os benfiquistas

Theroux

Citação de: Maka em 11 de Dezembro de 2014, 23:47
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:44
Citação de: Josh em 11 de Dezembro de 2014, 23:41
De facto, a estatística é como os biquínis... para umas coisas dá jeito para outras nem tanto. Depende dos pontos de vista que se está a defender.

Por isso é que dá jeito comparar com outros clubes da mesma dimensão para detectar um padrão. Já fiz isso hoje com vários treinadores recentes e o JJ está dentro do padrão. Agora se o padrão é mau ou bom é outra conversa.

Espero ver a formação com cada vez mais espaço no plantel nas próximas épocas, é para isso que a direcção tem investido na formação.

Já comparaste com o Barça e o Bayern, clubes que lutam por ainda mais troféus do que o Benfica?

Se achas que comparar a realidade do Benfica com a realidade do Barcelona e do Bayern é algo que faz sentido força, eu comparo o que acho que é comparável e o que conheço.

Mariachi

Cesar
Maxi
Luisão
Lisandro
Almeida
Cristante/Samaris
Pizzi
Enzo
Salvio
Gaitan
Jonas

Çula

Citação de: Vieri em 11 de Dezembro de 2014, 23:33
Citação de: Çula em 11 de Dezembro de 2014, 23:28
Citação de: Vieri em 11 de Dezembro de 2014, 23:07
Ò çula, esquece as estatísticas, pá.
O JJ está cá há 6 anos e é dos gajos mais bacocamente transparentes que já vi.
Percebe-se as km quais são os seus eleitos e quais não são. Não é preciso estatística.
Por tudo que vi e ouvi, repito: o roderick foi o único em quem ele realmente acreditou, até certa altura.
E se calhar até tem menos minutos do que os outros.
É como a história dos minutos b césar / nolito, para justificar que ele até gostava do espanhol.
Não temos olhos e ouvidos, não sabemos interpretar um ser tão básico.
Não percebemos porque se baba com uns, mas com outros é porque entraram com o jogo fácil ou porque os outros estavam com 10 ou ou ou...
T r a s p a r e n t e...

Portanto, na apreciação final entre o que é ser mais ou menos aposta é a forma como o treinador olha para os jogadores e não os minutos que lhes dá, é isso?

Epá então o homem que chame uns 5 ou 6 miudos da equipa B, que lhes faça uma data de elogios publicos, que se retrate da bacorada do têm que nascer 10 vezes e está feito. Mesmo que não cheguem a ser lançados já poderão ser considerados apostas.

Vieri, uma aposta mede-se pelo trabalho que é desenvolvido com o jogador durante os treinos e depois no tempo de jogo que lhe é dado. Se o André Gomes não é o exemplo de aposta então sim, terei de concordar contigo, temos apostado zero nos miudos.

Tu percebeste.
O Oblak teve muitos minutos.
Foi aposta?
A estatística no futebol é como os biquinis: mostra muito, mas esconde o principal...
Abraço

Ó Vieri, então mas se o Oblak passou a titular da equipa não é óbvio que foi aposta? Pode é ter sido aposta pelos motivos errados (e aí o Jesus quando quer é uma anta das mais antigas) mas é lógico que foi aposta.

O que é que impedia o Jesus de elevar ainda mais o seu egocentrismo e devolver o Artur à baliza quando este recuperou? Aliás não foi exactamente isso que muita gente garantiu que aconteceria no jogo contra o fcp?

Pá, no final do dia o que realmente conta é quando se manda os homens lá para dentro. E nesse sentido o Oblak passou a ser aposta, tal como o Markovic passou a ser aposta como titular depois da lesão do Sálvio, como o Rodrigo passou a ser aposta como titular depois da lesão do Cardozo, como o Fejsa passou a ser aposta como titular depois da saída do Matic, etc etc etc, a diferença é que o Oblak pela posição que ocupa só consegue amealhar minutos sendo titular.

Foi uma aposta forçada? Claro que foi, mas isso não pode ser impeditivo de ser visto como uma aposta. Casos destes acontecem a toda a hora, a diferença é que com o Jesus na maior parte das vezes é preciso estar mesmo à rasquinha para o fazer. É sem duvida nenhuma a sua maior debilidade.

Maka

Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:57
Citação de: Maka em 11 de Dezembro de 2014, 23:47
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:44
Citação de: Josh em 11 de Dezembro de 2014, 23:41
De facto, a estatística é como os biquínis... para umas coisas dá jeito para outras nem tanto. Depende dos pontos de vista que se está a defender.

Por isso é que dá jeito comparar com outros clubes da mesma dimensão para detectar um padrão. Já fiz isso hoje com vários treinadores recentes e o JJ está dentro do padrão. Agora se o padrão é mau ou bom é outra conversa.

Espero ver a formação com cada vez mais espaço no plantel nas próximas épocas, é para isso que a direcção tem investido na formação.

Já comparaste com o Barça e o Bayern, clubes que lutam por ainda mais troféus do que o Benfica?

Se achas que comparar a realidade do Benfica com a realidade do Barcelona e do Bayern é algo que faz sentido força, eu comparo o que acho que é comparável e o que conheço.

Pois não, a realidade não é a mesma.
Eles não só lutam por todos os títulos internos, como lutam por títulos europeus. E mesmo assim apostam na formação.

Maka

Se é forçado, não é uma aposta. É assim que eu vejo as coisas.
Uma aposta é correres um risco. Ora, se não tens outra hipótese (ou seja, é forçado), que risco é que estás a correr? Nenhum, visto que não tens outra hipótese.
Isto parece-me claro.

Ah, e concordo com quem disse que o Çula só voltou por causa dos Oscares.

Theroux

Citação de: Maka em 12 de Dezembro de 2014, 00:03
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:57
Citação de: Maka em 11 de Dezembro de 2014, 23:47
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:44
Citação de: Josh em 11 de Dezembro de 2014, 23:41
De facto, a estatística é como os biquínis... para umas coisas dá jeito para outras nem tanto. Depende dos pontos de vista que se está a defender.

Por isso é que dá jeito comparar com outros clubes da mesma dimensão para detectar um padrão. Já fiz isso hoje com vários treinadores recentes e o JJ está dentro do padrão. Agora se o padrão é mau ou bom é outra conversa.

Espero ver a formação com cada vez mais espaço no plantel nas próximas épocas, é para isso que a direcção tem investido na formação.

Já comparaste com o Barça e o Bayern, clubes que lutam por ainda mais troféus do que o Benfica?

Se achas que comparar a realidade do Benfica com a realidade do Barcelona e do Bayern é algo que faz sentido força, eu comparo o que acho que é comparável e o que conheço.

Que é o quê? O porto, não?

O Sporting e o porto. Mas estavas à espera que comparasse com quem? E não comparei os clubes, comparei o critério dos treinadores em situações similares.

Repito: se achas que a minha comparação não faz sentido, é tendenciosa etc. faz a tua. Isto é a minha análise, apenas e só.

Theroux

Citação de: Maka em 12 de Dezembro de 2014, 00:03
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:57
Citação de: Maka em 11 de Dezembro de 2014, 23:47
Citação de: Theroux em 11 de Dezembro de 2014, 23:44
Citação de: Josh em 11 de Dezembro de 2014, 23:41
De facto, a estatística é como os biquínis... para umas coisas dá jeito para outras nem tanto. Depende dos pontos de vista que se está a defender.

Por isso é que dá jeito comparar com outros clubes da mesma dimensão para detectar um padrão. Já fiz isso hoje com vários treinadores recentes e o JJ está dentro do padrão. Agora se o padrão é mau ou bom é outra conversa.

Espero ver a formação com cada vez mais espaço no plantel nas próximas épocas, é para isso que a direcção tem investido na formação.

Já comparaste com o Barça e o Bayern, clubes que lutam por ainda mais troféus do que o Benfica?

Se achas que comparar a realidade do Benfica com a realidade do Barcelona e do Bayern é algo que faz sentido força, eu comparo o que acho que é comparável e o que conheço.

Pois não, a realidade não é a mesma.
Eles não só lutam por todos os títulos internos, como lutam por títulos europeus. E mesmo assim apostam na formação.

Concordo a 100% com esse post. O Barça anda a apostar na formação desde 1979, curiosamente o ano em que foi aprovada a entrada de estrangeiros no Benfica.

Shoky


Maka

Basta ver que há clubes com muito mais responsabilidades do que as que tem o Benfica (ou seja, ganhar troféus internos E competições europeias) que apostam nos seus jovens.
Basta isto para perceber que é possível apostar nos jovens e vencer ao mesmo tempo.

Podes dizer "ah, mas nós não temos poderio financeiro para manter os jovens que sejam realmente bons". Sim, e então? Para manter o Markovic, temos? Para manter o Ramires? O Matic?

Sim, o Bayern também deve andar a apostar na formação desde '79. 1879, até.