Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Slb23

Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 22:38
Citação de: |OnE| em 26 de Fevereiro de 2015, 22:35
Não foi por euros que esse gajo foi p'o fócul?
E ainda bem... não deu em nada.

Ele não foi para lá.
Foi para o Salgueiros.
E salvo erro só lá esteve uns meses indo para B do Porto.

J_PN

Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 22:38
Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 22:32
Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 22:26
Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 22:16
Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:12
Bom post, siga Jaime.

Vamos lá ver uma coisa.

Gottschalk diz que o Leo Jardim é o melhor treinador português da atualidade e tu dizes que é ridículo porque esse treinador não tem títulos, ou seja, se não tem títulos não pode ser o melhor da atualidade. Quem te diz que o Gottschalk não trabalhou com o Leonardo Jardim?

Çula diz que o Jesus é um enorme treinador porque os jogadores que trabalharam com ele têm sempre opiniões positivas e tu vens com a ladaínha de que os outros é que sabem porque trabalharam com ele em jeito de concordância com o Çula. Não avalias, nem por um segundo os títulos como fizeste com o Leonardo Jardim.

Não, eu digo que o Jesus é um enorme treinador porque sei que é um enorme treinador, não porque outros jogadores também o acham.
Agora, isso não implica que tu o aches um enorme, bom, mediano ou péssimo treinador.

Eu posso é concordar ou discordar da tua opinião, tal como tu da minha.

Mas ó Jaime, aqui para nós que ninguém nos ouve, acredita que é mesmo um treinador diferente.
Agora, isso não implica que volta e meia não lhe dê um ataque de cólicas e se meta a fazer cócó como gente grande. Mas isso está para o Jesus como está para o Guardiola ou para o Mourinho.

Eu acho que é um bom treinador, não mais que isso. Os resultados também o dizem, é um treinador bonzinho. Reconheço-lhe grande capacidade para treinar e trabalhar os jogadores no dia-a-dia (cheguei a acompanhar treinos dele no Vitória) e de "fechar" o grupo de trabalho. Onde lhe aponto mais defeitos são os que apresenta em jogo. Leitura de jogo má, maus timings para substituições, raramente faz o que o jogo "pede". E, para mim, um treinador tem que a capacidade de mexer com o jogo a partir do banco e ter aquela aura que os jogadores só de olharem para ele sentirem-se confiantes e não amedrontados como acontece tantas vezes.

Depois também me irritam aqueles preconceitos e teimosias, mas isso todos os treinadores têm convicções, mas desde que não entremos no campo Artur-Oblak não me afligem assim tanto.

Os resultados dizem que é um grande treinador.

Não. Tinha um Intertoto até chegar ao Benfica, nha nha nha.

nfgl

Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:35
Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 22:34
Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:25
Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 22:23
O Cândido foi mais um que não foi bem educado.

A história da saída dele do Benfica é no mínimo caricata.
Há uns tempos vi um Reporttv com ele e pelos vistos o Porto era o clube do coração dele. Foi para lá mesmo porque quis, não foi como o Deco e outros.

Então não sabes como é que ele saiu do Benfica.
Foi o que ele disse na entrevista.

Mas agora conta ^-^

Ele saiu para pagar o Luis Carlos ao Salgueiros.
O Vale saca do catalogo dos jogadores e disse ao Linhares para escolher 1.
O gajo do Salgueiros que sempre foi um gajo esperto vê o capitão dos juniores e diz logo que quer aquele, já com a ideia de o meter nos andrades na época seguinte.
O Vale liga para o Capristano e pergunta se sabe quem é o Candido e que o puto vai para o Salgueiros.
O Capristano ainda diz que ele é capitão dos juniores e que não devia saber mas o Vale estava-se mesmo a cagar para a coisa.

Theroux

Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 22:42
Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 22:38
Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 22:32
Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 22:26
Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 22:16
Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:12
Bom post, siga Jaime.

Vamos lá ver uma coisa.

Gottschalk diz que o Leo Jardim é o melhor treinador português da atualidade e tu dizes que é ridículo porque esse treinador não tem títulos, ou seja, se não tem títulos não pode ser o melhor da atualidade. Quem te diz que o Gottschalk não trabalhou com o Leonardo Jardim?

Çula diz que o Jesus é um enorme treinador porque os jogadores que trabalharam com ele têm sempre opiniões positivas e tu vens com a ladaínha de que os outros é que sabem porque trabalharam com ele em jeito de concordância com o Çula. Não avalias, nem por um segundo os títulos como fizeste com o Leonardo Jardim.

Não, eu digo que o Jesus é um enorme treinador porque sei que é um enorme treinador, não porque outros jogadores também o acham.
Agora, isso não implica que tu o aches um enorme, bom, mediano ou péssimo treinador.

Eu posso é concordar ou discordar da tua opinião, tal como tu da minha.

Mas ó Jaime, aqui para nós que ninguém nos ouve, acredita que é mesmo um treinador diferente.
Agora, isso não implica que volta e meia não lhe dê um ataque de cólicas e se meta a fazer cócó como gente grande. Mas isso está para o Jesus como está para o Guardiola ou para o Mourinho.

Eu acho que é um bom treinador, não mais que isso. Os resultados também o dizem, é um treinador bonzinho. Reconheço-lhe grande capacidade para treinar e trabalhar os jogadores no dia-a-dia (cheguei a acompanhar treinos dele no Vitória) e de "fechar" o grupo de trabalho. Onde lhe aponto mais defeitos são os que apresenta em jogo. Leitura de jogo má, maus timings para substituições, raramente faz o que o jogo "pede". E, para mim, um treinador tem que a capacidade de mexer com o jogo a partir do banco e ter aquela aura que os jogadores só de olharem para ele sentirem-se confiantes e não amedrontados como acontece tantas vezes.

Depois também me irritam aqueles preconceitos e teimosias, mas isso todos os treinadores têm convicções, mas desde que não entremos no campo Artur-Oblak não me afligem assim tanto.

Os resultados dizem que é um grande treinador.

Não. Tinha um Intertoto até chegar ao Benfica, nha nha nha.

Mas acabou a carreira em 2009? Não percebi.

André Sousa

E é claro que o JJ é um grande treinador. Tem pechas, mas é dos melhorzinhos que anda por aí,  para um nível como o nosso. Não invalida que não possam existir melhores, do mesmo jeito que ninguém falava no JJ quando cá tínhamos o Quique.

O JJ acaba por ser tão criticado, porque nós acompanhamos o dia-a-dia da equipa. Aqui poucos sabem como joga o Mónaco, e porque motivo joga o X invés do Y, mas o Leonardo Jardim, que é bom treinador, é melhor que ele. Tem jogos onde o é, mas não o escolhia para treinar o Benfica. Pelo menos para já.

Soundwave

Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:13
Citação de: Vieri em 26 de Fevereiro de 2015, 22:12
Era o que faltava não se poder criticar o mister, porque o roncato ou o Silas gostam muito dele...
Não foi isso que foi dito...

Por acaso foi.

Começa aqui:

Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 21:15
Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 14:58
JJ, um catedrático da psicologia invertida.

Segunda Miúde, comé que foi o domingue? Não comeste frites pois não?
É que o Ri-bé-rri vai-te fritar todo na quinta eheheh

Terça Então miúde? Dormiste bem?
Espero que sim porque na quinta quando te fores deitar vais ter pesadêles com o Ri-bé-rri eheheh

Quarta Miúde, hoje só fazes corrida qué pra na quinta estares preparado para
passar o jogo todo a sprintáre atrás do Ri-bé-rri ehehe

Quinta Tás pronte miúde? Só faltam umas horas. Trouxeste os binóculos? ehehe

O trabalho que o Jesus fez no Belém foi fantástico, deixou a sua marca em quase toda a gente (aliás, tal como em todos os lados por onde passou).

Rodrigo Alvim

"A culpa é do Jesus! Tenho de agradecer a paciência que ele tem tido comigo... Ainda hoje o pessoal brinca comigo porque o Jesus cobrava-me muito, passava os treinos a chamar-me a atenção, a corrigir isto e aquilo... e no começo, muitas vezes nem percebia o que ele dizia, porque há expressões que eu desconhecia." E vai mais longe: "Gosto que ele faça isso comigo ainda hoje. Eu próprio em campo gosto de gritar com os colegas, discutir com eles, porque fico mais concentrado, mais motivado. Lembro-me que nas primeiras semanas nem chegava às bolas, passava sempre ao lado. Tenho consciência de que cresci muito como jogador e se estou sendo valorizado é por culpa do Jesus."

Dady

"Sinto uma satisfação grande em ser o segundo melhor marcador do meu clube e ainda bem que estou a conseguir atingir os meus objectivos. O facto de ter começado a jogar mais vezes, permitiu-me ganhar mais confiança e subir de rendimento, mas o grupo foi importante para que isso acontecesse, corrigindo os meus erros."
Erros que o olhar atento e a voz crítica de Jorge Jesus apagaram de cena. Primeiro Dady sentiu vergonha, depois colheu a glória. "Nenhum jogador se sente bem com o treinador sempre em cima do que fazemos. Foi determinante e, se dúvida houvesse, agora vê-se que Jorge Jesus estava certo"

Gonçalo Brandão

Como definiria o sistema defensivo de Jorge Jesus?

É um sistema a nível táctico muito rigoroso. Não há ligação com os pontas de lança. Em Portugal vê-se muito os centrais agarrados aos ponta de lança, os laterais de um lado, tudo descoordenado. Ali não, é tudo muito metódico. Lembro-me que às vezes ele "passava-se" por falharmos uns centímetros na táctica, mas depois íamos a ver no final da época que uns centímetros para o lado esquerdo ou lado direito faziam a diferença, porque a bola já não entrava.

Em Itália passa-se o mesmo. Temos treinos de 1h30 ou 2h em que nós, defesas, não saímos do campo até aprendermos bem a táctica. Às vezes nem tocamos na bola, é só aspectos tácticos. Reforça muito a aprendizagem.

E como é Jorge Jesus no relacionamento com os jogadores?

É um treinador muito exigente. Quem for trabalhar com ele agora, se calhar ao principio vai ficar surpreendido pela maneira como ele fala e é exigente (nós não estávamos habituados). Para ele falhar um metro é o fim do mundo. Mas a meio da época já pensávamos e queríamos que ele não fosse embora. Todos sabem que fomos à UEFA com ele e quase eliminávamos o Bayern de Munique. Muito devido à maneira como ele estuda as equipas. É uma excelente aposta do Benfica.

Hoje todas as equipas usam muito o vídeo e estudam muito os adversários. Mas ele vai ao pormenor. Por exemplo, ao falar de um avançado ele não diz só que é forte fisicamente, explica a percentagem de jogadas habituais, pé mais utilizado, etc. O pormenor faz a diferença, recordo-me de vários exemplos em que esse conhecimento foi fulcral.

Meyong

"Aprendi mais com Jorge Jesus, até porque trabalhei com ele no Belenenses, Sporting de Braga e Vitória de Setúbal. Foi o treinador que me ensinou quase tudo o que sei. Para mim é o melhor treinador em Portugal, e em termos táticos não sei se há alguém que se possa comparar com ele"

Silas

"foi um dos melhores treinadores que já tive. O mister Jesus sabe muito de futebol e vive para o futebol"

Rolando

"Taticamente, foi ele que me ensinou tudo o que sei. Consegui aprender muito com ele e sou-lhe muito agradecido. Ele sabe-o, e acima de tudo é um amigo. Foi azar, porque foi para um clube rival, mas a ele desejo tudo de bom, sempre"

Djurjevic

O treinador a quem mais deves?

"Em todos os treinadores, mesmo o pior, tu aprendes sempre algo. Mas de longe, o que mais me deu foi Jorge Jesus, com quem trabalhei em Guimarães e Belém. Impressionava-me a forma como tratava todos os jogadores de forma igual, era duro mas justo. No campo era de outro mundo, toda a gente sabia o que tinha que fazer e quando fazê-lo. Motivava-nos a dar 100% todos os dias, tirando dessa forma o máximo desempenho de cada jogador. Quem não conhece o seu trabalho ri-se, mas para quem trabalhou com ele sabe que é dos melhores do mundo."

Rocatto

"É um amigo e um treinador raro, o melhor de Portugal, e um dia irá treinar a Selecção"

Etc, etc, etc.........

Isto é raro (raríssimo) no mundo do futebol.
Eu concordo em absoluto quando se diz que o medo da mudança nunca poderá ser argumento para a manutenção de um treinador (desde que faça sentido essa mesma mudança), mas também tenho a certeza que no dia que o Jesus sair do Benfica vamos perder muita coisa boa que na esmagadora maioria das vezes o adepto comum nem sequer se apercebe que estão lá.

É uma enorme treinador que tem deixado a sua marca há mais de 20 anos por onde tem passado.
Tivesse ele hoje 40 anos e teria uma carreira completamente diferente da que teve.

O Jaime dá a sua opinião:

Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 21:45
Enorme treinador... Que exagero.

E tu atacas.

Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 21:50
Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 21:45
Enorme treinador... Que exagero.
Acredito que saibas mais do que quem trabalhou com ele.

Conclui-se que se não trabalhaste com alguém não o podes criticar. E que não se deve criticar porque o Silas e o Roncatto, inclusive, disseram bem de JJ.

Será válido para todos os aspectos da vida? Ou seja, se não trabalhaste com PPC, podes criticar o seu trabalho?

Agora eu pergunto-me é o que raio isto trás de jeito à discussão. Só vejo bullying, mas quando o Benfica está em altas. Porque em certos dias ninguém vê o Slb23 e o Theroux o que mostra que estão demasiado inquinados para uma discussão saudável, desculpem lá a sinceridade.

Çula

Citação de: |OnE| em 26 de Fevereiro de 2015, 22:28
Çula, aqui que ninguém nos lê, como é que um treinador enorme precisa que o staff, presidente, roupeiro, o tipo que espeta as bandeiras de canto no campo lhe digam para tirar o Artur da baliza porque o outro que lá anda é muito melhor que ele?

Isto assumindo que a história de que foi "obrigado" a trocar de GR é verdade.

one, aqui para nós que ninguém nos houve, como é que um enorme treinador, que treina um dos melhores plantéis da actualidade é eliminado da Taça do seu país, na sua própria casa por uma equipa que se encontra dois escalões abaixo?

Como é que um enorme treinador perde em 1991 aquele que era talvez o melhor defesa central do mundo daquela altura e diz que não precisa de contratar ninguém porque tem lá um ex junior que até carinhosamente apelida de "pequeno Baresi"?

Como é que esse mesmo treinador vai para uma final europeia jogar com um central adaptado a lateral esquerdo quando tinha 3 laterais de origem para essa mesma posição?

Pá, ficávamos aqui horas e horas a desfiar todas as paragens cerebrais que os melhores treinadores do mundo tiveram durante toda a sua carreira.

nfgl

Citação de: André Sousa em 26 de Fevereiro de 2015, 22:40
Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 22:37
Não sei!
É ela por ela. No passe curto não. À distância...

Mais do que o gesto técnico, o busílis está na cabeça de cada um. O Pizzi tem mostrado que consegue ser um gajo criativo nesse aspecto. É ele que cria o passe. O Talisca, com o pé esquerdo muito bom que tem, consegue meter a bola onde quer, o problema é imaginar isso e soltar a bola no tempo certo.

Neste aspecto, não faz grande sentido o Talisca ser opção, porque o Pizzi é incomparavelmente mais jogador. No momento defensivo a coisa não muda muito, mas ofensivamente, pelas características que cada um tem e pela natural adaptação ainda em processo do Talisca, é uma diferença óbvia.

Mas repara que eu não falo no contexto actual, mas sim abordando os jogos com a estratégia da época passada, em que baixavas as linhas para atrair o adversário.

Eu entendo o que dizes, o Pizzi, no contexto actual a melhor solução para o lugar, é mais criativo, mais inteligente a ler o jogo, e num jogo que posse que é o que tens agora é mais efectivo, mas caso tenhas que o colocar a comer metros, um pouco à imagem do que o Enzo fazia, provavelmente não consegues tirar o mesmo dele.

Soundwave

Citação de: Vieri em 26 de Fevereiro de 2015, 22:24
Só picanços infantis.
Quando se puder discutir alguma coisa aqui avisem ...

Impossível. Quem vier dizer que discorda que JJ é um enorme treinador não terá as suas razões porque não trabalhou com ele. Discutir o quê mesmo?

Se um gajo não sabe mais que Aimar, e não sabe de certeza, as mãos ficam atadas. Talvez o melhor seja fazer como no tópico da física: não sabes mais que o Einstein, não vais dizer que a sua visão da mecânica quântica era absurda.

brankinho_gaspar

Citação de: André Sousa em 26 de Fevereiro de 2015, 01:47
Esse Xano era uma grande promessa da Académica. Era muito bem visto, e foi opção muito novo. Ainda chegou a sair para um clube espanhol, mas acabou por não dar em nada e voltou passado um ano.

Era extremo direito.
E depois foi preso, e acabou por vir parar às distritais, chegou a jogar aqui no Sporting de Pombal.

André Sousa

Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 22:46
Mas repara que eu não falo no contexto actual, mas sim abordando os jogos com a estratégia da época passada, em que baixavas as linhas para atrair o adversário.

Eu entendo o que dizes, o Pizzi, no contexto actual a melhor solução para o lugar, é mais criativo, mais inteligente a ler o jogo, e num jogo que posse que é o que tens agora é mais efectivo, mas caso tenhas que o colocar a comer metros, um pouco à imagem do que o Enzo fazia, provavelmente não consegues tirar o mesmo dele.

Eu acho que é uma questão de tempo, até ele ganhar confiança e começar a optar por correr mais com bola, porque tem características para isso. Por exemplo, eu não vejo o Talisca a fazer muito isso, apesar de ter as características para o fazer, como mostrou o golo na Amoreira.

O Talisca ainda está muito em bruto. As características estão lá, mas in game, a coisa é completamente diferente. O Pizzi é mais jogador, actualmente, em qualquer tipo de jogo.

Slb23

Citação de: Soundwave em 26 de Fevereiro de 2015, 22:44
Porque em certos dias ninguém vê o Slb23 e o Theroux o que mostra que estão demasiado inquinados para uma discussão saudável, desculpem lá a sinceridade.
Sim, sim eu nunca estou aqui.

Aliás é ver-me escondido debaixo da cama com medo do bicho papão.

Sabes provavelmente nos dias em que não me vês aqui são os dias em que estou a apoiar o Benfica.

Abraço

|OnE|

Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 22:46
Citação de: |OnE| em 26 de Fevereiro de 2015, 22:28
Çula, aqui que ninguém nos lê, como é que um treinador enorme precisa que o staff, presidente, roupeiro, o tipo que espeta as bandeiras de canto no campo lhe digam para tirar o Artur da baliza porque o outro que lá anda é muito melhor que ele?

Isto assumindo que a história de que foi "obrigado" a trocar de GR é verdade.

one, aqui para nós que ninguém nos houve, como é que um enorme treinador, que treina um dos melhores plantéis da actualidade é eliminado da Taça do seu país, na sua própria casa por uma equipa que se encontra dois escalões abaixo?

Como é que um enorme treinador perde em 1991 aquele que era talvez o melhor defesa central do mundo daquela altura e diz que não precisa de contratar ninguém porque tem lá um ex junior que até carinhosamente apelida de "pequeno Baresi"?

Como é que esse mesmo treinador vai para uma final europeia jogar com um central adaptado a lateral esquerdo quando tinha 3 laterais de origem para essa mesma posição?

Pá, ficávamos aqui horas e horas a desfiar todas as paragens cerebrais que os melhores treinadores do mundo tiveram durante toda a sua carreira.
Companheiro estás me a dar exemplos casuais.
O Jorge também perdeu/empatou jogos que não lembram a ninguém
Estou a falar-te de um GR que fez mais de 130 jogos, cometeu erros atrás de erros e mesmo assim teve que ser obrigado a mudar que por vontade dele continuava lá o mesmo.

Eu acho o Jorge bom treinador. Mas não dá mais porque quer provar à força toda que a sua primeira teoria/decisão é a que está certa.
Olha, o Pizzi. Está no clube há tanto tempo quanto o Talisca. Mas o Talisca era o 8. E ia dar 8. E só o 8.
Agora anda por lá o Pizzi.

paulomaia1972

Jogos       Vit.  (%)           Emp.    Der.     GM     GS
Jorge Jesus   666   338 (50.76)   153      175     1020   650   

Leo Jardim    190       102 (53.68)       48        45        312   171

PS. Sem jogos da segunda e terceira divisão

André Sousa

Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 21:15

O trabalho que o Jesus fez no Belém foi fantástico, deixou a sua marca em quase toda a gente (aliás, tal como em todos os lados por onde passou).
(...)

Grande posta, Çula.