Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

yerlow

Citação de: helderrocha em 25 de Março de 2015, 01:00
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 00:56
Citação de: Çula em 25 de Março de 2015, 00:50
O trabalho do Lima é importante na nossa recuperação de bola. Nenhum avançado do plantel consegue fazer o que ele faz a esse nivel, e de certeza que é por isso que o Jesus não abdica dele.

Mas sim, neste momento não justifica o estatuto de avançado intocável.

E quem jogava no lugar dele? Depois do Cardozo ter sido vendido (por mim nunca tinha saido, mas isso é outra conversa) tens Derley.
Ou Talisca.
Mal por mal, prefiro Lima. Com todos os seus defeitos.

é preferivel manter um gajo que faz jogos e jogos sem render que dar confiança a outros jogadores.

Ainda gostava de saber o que é para ti dar ou não dar rendimento...
E dar confiança a outros jogadores? Mas parece que estamos a brincar, e temos que "dar confiança" aos jogadores, quando estamos a chegar ás ultimas jornadas do campeonato.
Se Lima ou Jonas não estiverem disponíveis, vai jogar Talisca em primeira opção, e Derley em segunda. Estão à 8 meses no plantel, e é o que há. Jonathan fez o primeiro treino em fevereiro, é aposta para a próxima temporada, embora ainda possa fazer uns minutos nesta para ser campeão. Mas só isso.
E JJ não vai deixar o sistema de 2 avançados, por isso Gaitan e Pizzi, para ele, nunca serão opções naquela posição.

helderrocha

Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 01:09
Citação de: Velazquez em 25 de Março de 2015, 00:55
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 00:54
Citação de: Velazquez em 25 de Março de 2015, 00:53
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 00:50


Eu nunca vi o Queiroz a treinar. Também se dizia que o Figo ia sair do Sporting para o Benfica e foi parar ao Barcelona...
E o Jesus já viste?
Várias vezes.
Então vais saber dizer-me o que tem ele de tão diferente para os outros

Há livros escritos sobre o método de treino de Jesus.
Mas a maneira como ele mete a equipa a defender não é para todos, por isso é que jogando um Garay ou um Jardel não notas muita diferença nos resultados obtidos.
Tem a ver com a bola coberta/bola descoberta, da maneira como a equipa joga como um só.
Nisso Luisão é incrivel, e é (para mim) o jogador mais importante do Benfica.
Isto falando defensivamente. Ofensivamente já tem a ver a com a criatividade dos seus jogadores, que em Portugal são superiores a todas as equipas (tirando FCP e SCP, que pode-se dizer que é ela por ela), mas as vezes que Maxi e Eliseu aparecem por dentro, perto dos avançados, e os extremos nas alas, é trabalhado. E grande parte dos desequilíbrios criados pelo Benfica acontecem devido a essa jogada, que é trabalhada nos treinos. Por exemplo, Mourinho faz isso com Ivanovic, e há mais exemplos.
Agora, é diferente apanhares uma defesa de jogadores fracos, ou apanhares uma defesa, de um 14º ou 15º classificado de um campeonato alemão ou inglês, onde todos eles são internacionais...
Muitos podem querer jogar assim, mas a oposição que apanhas pela frente também conta.
Por isso é que dificilmente iremos golear equipas do nosso nível.
É só a minha opinião.

o método jj é sufucar os pequenos com poderio ofensivo e nos grandes jogar à equipa pequena com os jogadores todos a defender e saida rápida no contra ataque.

stanley

#868442
Citação de: Çula em 25 de Março de 2015, 00:50
O trabalho do Lima é importante na nossa recuperação de bola. Nenhum avançado do plantel consegue fazer o que ele faz a esse nivel, e de certeza que é por isso que o Jesus não abdica dele.

Mas sim, neste momento não justifica o estatuto de avançado intocável.

Trabalho sem talento pode ser adquirido por qualquer um.

Acredito que isso seja mais por falta de vontade do treinador em dar a tarefa a outro, do que outra coisa qualquer.

Tenho acompanhado a época da MLS que agora começou e basicamente só se nota a diferença a nível de intensidade. O trabalho tático dos avançados (e não só) também lá está. Acho que não existem segredos ao nível do futebol profissional jogado. O que me leva a crer que um avançado (Jonathan) que jogava num páis com tradição em futebol e com uma seleção de topo, tem os princípios básicos para jogar futebol profissional.

O resto é vontade, do treinador e dos jogadores.

yerlow

Citação de: helderrocha em 25 de Março de 2015, 01:37
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 01:09
Citação de: Velazquez em 25 de Março de 2015, 00:55
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 00:54
Citação de: Velazquez em 25 de Março de 2015, 00:53
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 00:50


Eu nunca vi o Queiroz a treinar. Também se dizia que o Figo ia sair do Sporting para o Benfica e foi parar ao Barcelona...
E o Jesus já viste?
Várias vezes.
Então vais saber dizer-me o que tem ele de tão diferente para os outros

Há livros escritos sobre o método de treino de Jesus.
Mas a maneira como ele mete a equipa a defender não é para todos, por isso é que jogando um Garay ou um Jardel não notas muita diferença nos resultados obtidos.
Tem a ver com a bola coberta/bola descoberta, da maneira como a equipa joga como um só.
Nisso Luisão é incrivel, e é (para mim) o jogador mais importante do Benfica.
Isto falando defensivamente. Ofensivamente já tem a ver a com a criatividade dos seus jogadores, que em Portugal são superiores a todas as equipas (tirando FCP e SCP, que pode-se dizer que é ela por ela), mas as vezes que Maxi e Eliseu aparecem por dentro, perto dos avançados, e os extremos nas alas, é trabalhado. E grande parte dos desequilíbrios criados pelo Benfica acontecem devido a essa jogada, que é trabalhada nos treinos. Por exemplo, Mourinho faz isso com Ivanovic, e há mais exemplos.
Agora, é diferente apanhares uma defesa de jogadores fracos, ou apanhares uma defesa, de um 14º ou 15º classificado de um campeonato alemão ou inglês, onde todos eles são internacionais...
Muitos podem querer jogar assim, mas a oposição que apanhas pela frente também conta.
Por isso é que dificilmente iremos golear equipas do nosso nível.
É só a minha opinião.

o método jj é sufucar os pequenos com poderio ofensivo e nos grandes jogar à equipa pequena com os jogadores todos a defender e saida rápida no contra ataque.


Passa de vez em quando no Seixal.
O "sufocar os pequenos com poderio ofensivo" dá mais trabalho que aquilo que pensas.
A não ser que penses que é só meter os jogadores para dentro do campo, e o resto faz-se por geração espontânea.
Porque se assim fosse...


helderrocha

Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 01:35
Citação de: helderrocha em 25 de Março de 2015, 01:00
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 00:56
Citação de: Çula em 25 de Março de 2015, 00:50
O trabalho do Lima é importante na nossa recuperação de bola. Nenhum avançado do plantel consegue fazer o que ele faz a esse nivel, e de certeza que é por isso que o Jesus não abdica dele.

Mas sim, neste momento não justifica o estatuto de avançado intocável.

E quem jogava no lugar dele? Depois do Cardozo ter sido vendido (por mim nunca tinha saido, mas isso é outra conversa) tens Derley.
Ou Talisca.
Mal por mal, prefiro Lima. Com todos os seus defeitos.

é preferivel manter um gajo que faz jogos e jogos sem render que dar confiança a outros jogadores.

Ainda gostava de saber o que é para ti dar ou não dar rendimento...
E dar confiança a outros jogadores? Mas parece que estamos a brincar, e temos que "dar confiança" aos jogadores, quando estamos a chegar ás ultimas jornadas do campeonato.
Se Lima ou Jonas não estiverem disponíveis, vai jogar Talisca em primeira opção, e Derley em segunda. Estão à 8 meses no plantel, e é o que há. Jonathan fez o primeiro treino em fevereiro, é aposta para a próxima temporada, embora ainda possa fazer uns minutos nesta para ser campeão. Mas só isso.
E JJ não vai deixar o sistema de 2 avançados, por isso Gaitan e Pizzi, para ele, nunca serão opções naquela posição.

a um avançdo é ser decisivo com golos, assistências e no jogo ofensivo. coisa que o lima teve bastante jogos abaixo.

num lateral é que defenda e nao seja responsavel em meia duzia de golos que sofremos.

é preferivel jogar só com um médio mas manter os dois ou três avançados, com os famosos resultados que isso tem dado.

não joga porque nao quer, não é por isso que esses jogadores deixam de ser opção naquela posição.

e pode sempre dar oportunidade nos jogos resolvidos. não é meter um jogador aos 80 minutos quando temos um jogo resolvido desde os 60 minutos. olha o jogo contra o penafiel. a jogar com mais um desde os 65' e a ganhar por 2-0 aos 78, faz a primeira substtuição asos 89'. e depois entrem sempre os mesmos. quer tenham jogado bem ou mal. ola john, talisca e ruben amorim. depois o derley entre quando estamos a perder ou a empatar por volta dos 80'. e depois a tipica oportunidade de mostrar alguma coisa entrando aos 89 minutos

helderrocha

Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 01:45
Citação de: helderrocha em 25 de Março de 2015, 01:37
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 01:09
Citação de: Velazquez em 25 de Março de 2015, 00:55
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 00:54
Citação de: Velazquez em 25 de Março de 2015, 00:53
Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 00:50


Eu nunca vi o Queiroz a treinar. Também se dizia que o Figo ia sair do Sporting para o Benfica e foi parar ao Barcelona...
E o Jesus já viste?
Várias vezes.
Então vais saber dizer-me o que tem ele de tão diferente para os outros

Há livros escritos sobre o método de treino de Jesus.
Mas a maneira como ele mete a equipa a defender não é para todos, por isso é que jogando um Garay ou um Jardel não notas muita diferença nos resultados obtidos.
Tem a ver com a bola coberta/bola descoberta, da maneira como a equipa joga como um só.
Nisso Luisão é incrivel, e é (para mim) o jogador mais importante do Benfica.
Isto falando defensivamente. Ofensivamente já tem a ver a com a criatividade dos seus jogadores, que em Portugal são superiores a todas as equipas (tirando FCP e SCP, que pode-se dizer que é ela por ela), mas as vezes que Maxi e Eliseu aparecem por dentro, perto dos avançados, e os extremos nas alas, é trabalhado. E grande parte dos desequilíbrios criados pelo Benfica acontecem devido a essa jogada, que é trabalhada nos treinos. Por exemplo, Mourinho faz isso com Ivanovic, e há mais exemplos.
Agora, é diferente apanhares uma defesa de jogadores fracos, ou apanhares uma defesa, de um 14º ou 15º classificado de um campeonato alemão ou inglês, onde todos eles são internacionais...
Muitos podem querer jogar assim, mas a oposição que apanhas pela frente também conta.
Por isso é que dificilmente iremos golear equipas do nosso nível.
É só a minha opinião.

o método jj é sufucar os pequenos com poderio ofensivo e nos grandes jogar à equipa pequena com os jogadores todos a defender e saida rápida no contra ataque.


Passa de vez em quando no Seixal.
O "sufocar os pequenos com poderio ofensivo" dá mais trabalho que aquilo que pensas.
A não ser que penses que é só meter os jogadores para dentro do campo, e o resto faz-se por geração espontânea.
Porque se assim fosse...
porque se assim fosse não tinhamos feitos tantos jogos esta época a jogar mal e porcamente

helderrocha

#868446
penafiel: guedes(91), derley (89) e sulejmani(89)
guimaraes: salvio, cristante e sulejmani (89)
maritimo: pizzi, ola john e derley
paços: pizzi derley e guedes (95)
boavista: artur, guedes e talisca
sporting: talisca, pizzi(87) e derley (91)
setubal: talisca, guedes e amorim
moreirense: talisca guedes e derley
estoril: talisca, ola john e cristante
arouca: talisca, ola john, ruben amorim
braga: talisca, amorim(87) e andré almeida (89)
rio ave: ola john, amorim e lisandro (88)

tirando algumas pontualidades, lesão de gaitan, expulsão de luisão e lesão de julio césar as substituições resumem-se a:

talisca para o lugar de pizzi, sendo que quando talisca era titular fazia ao contrário, pizzi para o lugar de talisca

ola john para o lugar do gaitan\ salvio

amorim para o lugar de samaris


depois tem o guedes que aquando da lesão do gaitan passou a entrar em vez do ola john.

derley que tem entrado quase sempre nos ultimos 10 minutos, mas que desde o moreirense que nao calça

os restantes somando os minutos todos nem 45 minutos devem ter feito.

quando há necessidade de fazer algo diferente do atras mencionado, não ha rotinas noutros jogadores. alem de que mesmo antes de aconteceram ja se sabe quem entre e para o lugar de quem

yerlow

Citação de: stanley em 25 de Março de 2015, 01:41
Citação de: Çula em 25 de Março de 2015, 00:50
O trabalho do Lima é importante na nossa recuperação de bola. Nenhum avançado do plantel consegue fazer o que ele faz a esse nivel, e de certeza que é por isso que o Jesus não abdica dele.

Mas sim, neste momento não justifica o estatuto de avançado intocável.

Trabalho sem talento pode ser adquirido por qualquer um.

Acredito que isso seja mais por falta de vontade do treinador em dar a tarefa a outro, do que outra coisa qualquer.

Tenho acompanhado a época da MLS que agora começou e basicamente só se nota a diferença a nível de intensidade. O trabalho tático dos avançados (e não só) também lá está. Acho que não existem segredos ao nível do futebol profissional jogado. O que me leva a crer que um avançado (Jonathan) que jogava num páis com tradição em futebol e com uma seleção de topo, tem os princípios básicos para jogar futebol profissional.

O resto é vontade, do treinador e dos jogadores.

Para mim é como digo, isto não é FM.
Mudar por mudar, quando faltam 8 jogos para acabar a época, era um enorme tiro no pé, ainda mais que o jogador que se põe em causa é um "não-talentoso" que fez uns 70 golos em 3 épocas no Benfica.
Por um jogador, que por mais talentoso que seja, faz o primeiro treino com a equipa em fevereiro, e marca uns golos na B... para isso não sei porque razão o Rui Fonte não foi logo para titular da equipa principal, quando se fartou de marcar na segunda Liga...

helderrocha, mal ou bem, o plantel com que o JJ conta para o titulo está feito desde Julho (Final de Agosto, se pensarmos em Jonas, Samaris, Cristante...).
As opções do treinador, lá está, são do treinador.
E o lugar ao fim de semana, seja no 11 ou a entrar, ganha-se no Seixal durante a semana.
Dou-te um exemplo, se fosse pelos adeptos o Jardel nem estaria no Benfica, mas é (de longe) o 2º melhor central que temos.
O Bale no Real também é discutido, mas é indesmentível que é o melhor que por lá anda naquela posição.
Vão pôr um jogador inferior a jogar, mesmo se o outro não esteja a render os 100% que devia?

yerlow

Citação de: helderrocha em 25 de Março de 2015, 02:03
penafiel: guedes(91), derley (89) e sulejmani(89)
guimaraes: salvio, cristante e sulejmani (89)
maritimo: pizzi, ola john e derley
paços: pizzi derley e guedes (95)
boavista: artur, guedes e talisca
sporting: talisca, pizzi(87) e derley (91)
setubal: talisca, guedes e amorim
moreirense: talisca guedes e derley
estoril: talisca, ola john e cristante
arouca: talisca, ola john, ruben amorim
braga: talisca, amorim(87) e andré almeida (89)
rio ave: ola john, amorim e lisandro (88)

tirando algumas pontualidades, lesão de gaitan, expulsão de luisão e lesão de julio césar as substituições resumem-se a:

talisca para o lugar de pizzi, sendo que quando talisca era titular fazia ao contrário, pizzi para o lugar de talisca

ola john para o lugar do gaitan\ salvio

amorim para o lugar de samaris


depois tem o guedes que aquando da lesão do gaitan passou a entrar em vez do ola john.

derley que tem entrado quase sempre nos ultimos 10 minutos, mas que desde o moreirense que nao calça

os restantes somando os minutos todos nem 45 minutos devem ter feito.

quando há necessidade de fazer algo diferente do atras mencionado, não ha rotinas noutros jogadores. alem de que mesmo antes de aconteceram ja se sabe quem entre e para o lugar de quem


Porque invariavelmente jogam/entram os melhores. Porque ao teres um plantel de 25 jogadores, não estão todos ao mesmo nivel, isso é utópico.
É assim no FCP, no SCP, no Real Madrid, etc etc... tens aquele núcleo duro de 14/15 jogadores que contam para o totobola, o resto vai fazendo uns jogos quando algum dos outros está castigado ou lesionado...

J_PN

O problema é que chegamos a esta altura da época e temos, para saltar do banco, Ola John e Talisca com ritmo competitivo. Temos, portanto, 13 jogadores com jogos de assinalar nas pernas e os outros vão para o banco fazer número.

Eu percebo e concordo que se só estamos no camponato só têm é que jogar os melhores mas há jogadores tipo Derley, Cristante, Sílvio que deviam ter mais minutos. Podiam entrar quando estamos a ganhar ou seja preciso refrescar alguma dessas zonas.

ripas

A verdade é que todos põem em causa o treinador ( onde eu próprio me incluo), mas a realidade é que temos uma equipazinha, comparando com a equipa que tínhamos o ano passado.
Quando jogamos com Eliseus, Pizzis ( não tem pedal para a posição que ocupa), quando falha algum outro dos intocáveis do plantel ( castigo, lesão, etc), cai o Carmo e o Trindade.
O Maior desperta toda e qualquer tipo de emoções, ou não fosse o MAIOR.
Eu pessoalmente, observando a debandada do início da época, não esperava estar neste momento em primeiro lugar, mas já que estamos não resta outra coisa, senão APOIAR! ( ,mas como se trata do Maior, apoiamos mesmo estando em último).

PS: O Jesus é realmente um grande treinador, mas é realmente também um grande PÉ FRIO!

jose.elias

não percebo se a teoria prevalecente é que não temos equipa pro Rio Ave ou se estamos apenas a desculpar o indesculpável... podiamos ter estado a 9 pontos e começou o descalabro face a um porto cheio de putos e um treinador que caiu aqui de paraquedas.

helderrocha

Citação de: yerlow em 25 de Março de 2015, 02:52
Citação de: helderrocha em 25 de Março de 2015, 02:03
penafiel: guedes(91), derley (89) e sulejmani(89)
guimaraes: salvio, cristante e sulejmani (89)
maritimo: pizzi, ola john e derley
paços: pizzi derley e guedes (95)
boavista: artur, guedes e talisca
sporting: talisca, pizzi(87) e derley (91)
setubal: talisca, guedes e amorim
moreirense: talisca guedes e derley
estoril: talisca, ola john e cristante
arouca: talisca, ola john, ruben amorim
braga: talisca, amorim(87) e andré almeida (89)
rio ave: ola john, amorim e lisandro (88)

tirando algumas pontualidades, lesão de gaitan, expulsão de luisão e lesão de julio césar as substituições resumem-se a:

talisca para o lugar de pizzi, sendo que quando talisca era titular fazia ao contrário, pizzi para o lugar de talisca

ola john para o lugar do gaitan\ salvio

amorim para o lugar de samaris


depois tem o guedes que aquando da lesão do gaitan passou a entrar em vez do ola john.

derley que tem entrado quase sempre nos ultimos 10 minutos, mas que desde o moreirense que nao calça

os restantes somando os minutos todos nem 45 minutos devem ter feito.

quando há necessidade de fazer algo diferente do atras mencionado, não ha rotinas noutros jogadores. alem de que mesmo antes de aconteceram ja se sabe quem entre e para o lugar de quem


Porque invariavelmente jogam/entram os melhores. Porque ao teres um plantel de 25 jogadores, não estão todos ao mesmo nivel, isso é utópico.
É assim no FCP, no SCP, no Real Madrid, etc etc... tens aquele núcleo duro de 14/15 jogadores que contam para o totobola, o resto vai fazendo uns jogos quando algum dos outros está castigado ou lesionado...

teres um plantel de 25 jogadores para jogarem 14\15, é apenas uma questão de má gestão.

e ninguem falou em ter 25 jogadores  de nivel semelhante, se bem que a época passada foi assim, com os resultados financeiros que se sabem.

o derley fez o seu ultimo jogo contra o moreirense, como pode ele render quando for preciso se nem 45 minutos de jogo tem nos ultimos dois meses?
o cristante igual, o silvio igual, o andré almeida igual.


brazio

Citação de: ripas em 25 de Março de 2015, 09:51
A verdade é que todos põem em causa o treinador ( onde eu próprio me incluo), mas a realidade é que temos uma equipazinha, comparando com a equipa que tínhamos o ano passado.
Quando jogamos com Eliseus, Pizzis ( não tem pedal para a posição que ocupa), quando falha algum outro dos intocáveis do plantel ( castigo, lesão, etc), cai o Carmo e o Trindade.
O Maior desperta toda e qualquer tipo de emoções, ou não fosse o MAIOR.
Eu pessoalmente, observando a debandada do início da época, não esperava estar neste momento em primeiro lugar, mas já que estamos não resta outra coisa, senão APOIAR! ( ,mas como se trata do Maior, apoiamos mesmo estando em último).

PS: O Jesus é realmente um grande treinador, mas é realmente também um grande PÉ FRIO!

A "equipazinha" é mais que suficiente para não fazer cagada contra os rio ave desta vida.

Uma coisa é reconhecer que o plantel não é tão forte em termos individuais em relação a 2014 outra bem diferente é não ver que o plantel do Benfica está bem acima da realidade do campeonato que disputa.

E que jogos como fizemos em Paços e Vila do Conde não são admissíveis não só por aquilo que não se jogou mas sobretudo pela a atitude indolente da equipa e isso nada tem a ver com a menor valia individual do plantel.

Velazquez

O mal está em comparar com o plantel da época passada.Se calhar esse plantel não tem comparação com nenhum outro

E o Eliseu só joga porque o treinador quer.Tem um muito bom na bancada(nem sequer é no banco) que o treinador não utiliza apenas porque não quer